BIOTECNOLOGIA E BIOÉTICA
Primeiramente, leia o texto abaixo.
A biotecnologia moderna tem sido uma pauta recorrente de discussão, considerando-se suas formas de atuação, que provocam questionamentos ético- científicos quanto ao manuseio, à produção e o consumo dos bens e serviços advindos dessa técnica. Atualmente, essa biotécnica interfere no universo jurídico na medida em que exige-se do Direito o papel de resguardar e conservar o meio ambiente e proteger a saúde humana e animal. Nesse sentido, vale anotar que é uma técnica muito antiga, já que o seu surgimento está atrelado a fenômenos sociais como, por exemplo, a agricultura, que acompanha os seres humanos desde os primórdios. Entretanto, esta técnica se aprimorou ao longo do tempo, adquirindo um novo formato, cuja potencialidade é transformar a vida. Além disso, a técnica implementou-se no sentido de reformular questões pertinentes ao plano natural, ou seja, o homem passou a transformar e (re)criar a natureza, abrindo “uma nova era: a transgênese do mundo".
Fonte: http://institucional.us.es/revistas/Araucaria/A%C3%B1o%2017%20%20N%C2%BA%2033%20%202015/Biotecnologia%20moderna.pdf. Acesso em: 28 mar.2017.
Considerando as informações do texto acima, pode-se afirmar que a Biotecnologia moderna é também conhecida como:
engenharia genética ou tecnologia do DNA recombinante.
engenharia genética ou tecnologia do RNA recombinante.
engenharia nuclear ou tecnologia do DNA recombinante.
engenharia genética ou tecnologia do plasmídeo de DNA ou RNA recombinante.
engenharia nuclear ou tecnologia do RNA recombinante.
Vacinas
Como diziam nossas avós, "é melhor prevenir que remediar". E essa é a importante função das vacinas, proteger o nosso corpo de vírus e bactérias que provocam várias doenças capazes de afetar seriamente a nossa saúde. Além de proteger quem foi vacinado, as vacinas também contribuem para a segurança de uma comunidade inteira. Quanto maior a quantidade de pessoas protegidas, menor a chance de qualquer uma delas (seja ela vacinada ou não) contrair alguma doença.
Fonte: Disponível em: http://www3.hermespardini.com.br/pagina/86/vacinas.aspx. Acesso em: 21 out.2016.
A utilização de vacinas tem uma melhor relação custo-benefício no controle de doenças imunopreviníveis que o uso de medicamentos para sua cura. Como consequência de muitos anos de investimento em pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico, as vacinas são seguras e julgadas essenciais para a saúde pública. Elas podem ser formadas de moléculas, microrganismos mortos ou microrganismos vivos atenuados (BIO-MANGUINHOS, 2007).
Considerando as informações do texto acima e a composição das vacinas, assinale a alternativa CORRETA.
As vacinas atenuadas são compostas por microrganismos conseguidos por meio da seleção de cepas naturais e atenuados por meio de passagens em meios de cultura específicos, em variados hospedeiros ou por manipulação genética. Causam infecção sem produzir a doença. Geralmente, possuem ampla capacidade protetora e com apenas uma dose conferem imunidade em longo prazo, como, por exemplo, as vacinas contra sarampo e febre amarela.
A rubéola é uma doença causada pela bactéria Bordetella pertussis. A vacina contra esta doença pode ser produzida tanto a partir da bactéria inativada (microrganismo morto) ou de componentes bacterianos purificados. A vacina contra rubéola, normalmente administrada junto com as vacinas antitetânica e antidiftérica (DTP), é produzida a partir do microrganismo morto.
O botulismo é uma doença causada pela bactéria Bordetella pertussis. A vacina contra esta doença pode ser produzida tanto a partir da bactéria inativada (microrganismo morto) ou de componentes bacterianos purificados. A vacina contra o botulismo, normalmente administrada junto com as vacinas antitetânica e antidiftérica (DTP), é produzida a partir do microrganismo morto.
As vacinas atenuadas são compostas por artrópodes (insetos) conseguidos por meio da seleção de cepas naturais e atenuados por meio de passagens em meios de cultura específicos, em variados hospedeiros ou por manipulação genética. Geralmente, possuem ampla capacidade protetora e com apenas uma dose conferem imunidade em longo prazo, como, por exemplo, a vacina contra a febre amarela.
Os soros são compostos por microrganismos conseguidos por meio da seleção de cepas naturais e atenuados por meio de passagens em meios de cultura específicos, em variados hospedeiros ou por manipulação genética. Causam infecção sem produzir a doença. Geralmente, possuem ampla capacidade protetora e com apenas uma dose conferem imunidade em longo prazo.
Leia o texto abaixo.
O bioma Cerrado apresenta grande variedade de fruteiras nativas, sendo que algumas já são comercializadas, exercendo importante papel no hábito de consumo da população brasileira (SOUZA, 2000). No entanto, as espécies nativas são de difícil propagação seminífera, por apresentarem heterogeneidade no processo de maturação dos frutos e sementes com algum tipo de dormência, o que compromete a germinação e a formação de mudas em escala comercial. Soma-se a isso o fato de que muitas destas sementes são recalcitrantes, comprometendo sua longevidade e viabilidade, constituindo um limitador para a comercialização.
Outro fator importante relaciona-se às altas taxas de destruição do Cerrado, que, juntamente com o extrativismo predatório, originam progressivamente menores produções e perda de materiais genéticos de características desejáveis, colocando em risco real a sobrevivência de algumas espécies (LUIS, 2008). Sendo assim, a aplicação de técnicas de cultura de tecidos em fruteiras do Cerrado pode resolver ou minimizar estes entraves por meio da multiplicação sistematizada de plantas; intercâmbio de material genético; resgate de germoplasma e preservação de material ameaçado; redução no período de germinação; isenção de pragas e doenças e; uniformização nas plântulas obtidas (MELO, 2000).
O cultivo in vitro é um procedimento relevante na propagação de diferentes espécies (LEDO et al., 2007), porém, o nível de conhecimento sobre essa técnica em fruteiras nativas do Cerrado é incipiente, pois essas plantas encontram-se, ainda, em estado selvagem, apresentando grande variabilidade genética (ALMEIDA, 2009). Algumas técnicas de cultura de tecidos vegetais vêm sendo empregadas em espécies de fruteiras do Cerrado, algumas com relativo sucesso enquanto outras ainda necessitam de mais estudos.
Fonte: Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cr/v41n7/a3911cr4848.pdf. Acesso em: 12 out.2016.
Considerando as informações acima e, especificamente, as técnicas de cultura de tecidos vegetais, analise a veracidade das afirmações a seguir.
I) A micropropagação se revelou de grande utilidade na produção de plantas com alto rigor sanitário e isentas de vírus, apresentando importância prática na propagação de espécies de interesse florestal e em espécies cujo modo de propagação é a vegetativa.
II) A adoção da técnica de micropropagação permite um rápido aumento no número de plantas geneticamente idênticas, possibilitando a produção de mudas durante todo o ano, colaborando, também, na propagação de plantas cujas sementes apresentam baixo poder germinativo.
III) Microenxertia é uma técnica que consiste em microenxertar, em condições assépticas, um ápice caulinar, retirado de uma planta matriz, sobre um porta enxerto estabelecido in vitro.
IV) Várias técnicas de culturas de tecidos são utilizadas na agricultura, e podemos citar como exemplos: a cultura de raízes; conservação in vitro de recursos genéticos de plantas; polinização e fertilização in vitro; cultura de embriões, entre outras.
É CORRETO afirmar que:
somente as afirmações I, II e III estão corretas.
somente as afirmações I e IV estão corretas.
somente as afirmações II, III e IV estão corretas.
apenas a afirmação I está correta.
todas as afirmações estão corretas.
Leia o trecho de reportagem a seguir e, posteriormnte, responda a questão.
"Hoje, a maior parte do biodiesel produzido no Brasil é de origem vegetal, com notável predominância da soja. A porcentagem de biodiesel brasileiro derivado da soja vem variando mês a mês, mas em média oscila entre 70% e 85% do total da produção nacional. Para reduzir a dependência de um só produto, o governo vem incentivando também o uso de outros materiais.
Entre os outros vegetais que estão presentes na produção brasileira ou que são aposta para um futuro próximo estão o algodão e o dendê. Desses, o algodão é o que já está tendo maior utilização nas usinas, chegando a atingir perto de 4% da produção nacional.
O segundo lugar entre as matérias-primas de biodiesel no Brasil fica com o sebo bovino. A gordura do boi chegou a responder por 25% da produção nacional em março de 2008, de acordo com o Ministério de Minas e Energia, e em geral tem se mantido em torno dos 10%." (Fonte: https://www.biodieselbr.com/plantas/oleaginosas/index.htm. Acesso em 08 ago. 2018).
O processo mais utilizado para a produção de biodiesel no Brasil, consiste na reação química dos óleos vegetais ou gordura animal com o etanol ou metanol. Este processo recebe o nome de:
purificação.
desaminação.
transesterificação.
oxidação.
catalisação.
Leia o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
Ciclos biogeoquímicos
Os ciclos biogeoquímicos, também chamados de ciclos da matéria, podem ser definidos como processos naturais em que ocorre a ciclagem dos elementos, ou seja, sua passagem do meio ambiente (componentes físico-químicos) para os organismos vivos e destes de volta para o meio. Por esses ciclos envolverem organismos vivos, o meio terrestre (parte não viva) e elementos químicos, recebem a denominação de biogeoquímicos.
Durante um ciclo biogeoquímico, os elementos são absorvidos por seres vivos e são responsáveis por várias e diferentes reações químicas fundamentais para a sobrevivência desses organismos. Posteriormente esses elementos retornam ao ambiente pelo processo de decomposição ou por outros mecanismos, tais como a transpiração, respiração e eliminação de fezes. Assim sendo, fica nítido que a matéria é reciclada e que os elementos, tais como nitrogênio, carbono e oxigênio, não são criados nem destruídos. A contínua passagem dos elementos por meio dos seres vivos e dos elementos não vivos da Terra garante a sua disponibilidade constante na natureza. Em um ecossistema natural, sem intervenção do homem, esses ciclos permanecem em um constante equilíbrio.
Fonte: Disponível em: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/ciclos-biogeoquimicos.htm. Acesso em: 03 out.2016.
Considerando as informações acima e seus estudos sobre Biotecnologia clássica, analise as afirmativas a seguir e escolha a opção CORRETA.
A fixação biológica de nitrogênio (FBN) é o processo pelo qual este elemento químico é captado da atmosfera, onde se encontra em sua forma molecular relativamente inerte (N2), e é convertido em compostos nitrogenados (como amônio ou nitrato) usados em diversos processos químico-biológicos do solo, especialmente importantes para a nutrição de plantas.
A fixação biológica de carbono é o processo pelo qual este elemento químico é captado da atmosfera, onde se encontra em sua forma molecular relativamente inerte, e é convertido em compostos nitrogenados (como amônio ou nitrato) usados em diversos processos químico-biológicos do solo, especialmente importantes para a nutrição de plantas.
A fixação biológica de fósforo é o processo pelo qual este elemento químico é captado da atmosfera, onde se encontra em sua forma molecular relativamente inerte, e é convertido em compostos nitrogenados (como amônio ou nitrato) usados em diversos processos químico-biológicos do solo, especialmente importantes para a nutrição de plantas.
A fixação biológica de oxigênio (FBO) é o processo pelo qual este elemento químico é captado da atmosfera, onde se encontra em sua forma molecular relativamente inerte (O2), e é convertido em compostos nitrogenados (como amônio ou nitrato) usados em diversos processos químico-biológicos do solo, especialmente importantes para a nutrição de plantas.
A fixação biológica de hidrogênio (FBH) é o processo pelo qual este elemento químico é captado da atmosfera, onde se encontra em sua forma molecular relativamente inerte (H2), e é convertido em compostos nitrogenados (como amônio ou nitrato) usados em diversos processos químico-biológicos do solo, especialmente importantes para a nutrição de plantas.
A partir da fusão do óvulo com o espermatozoide (fecundação), as células resultantes começam a se dividir rapidamente. Quando o número de células chega a oito, sabe-se que cada uma destas células é capaz de desenvolver em um ser humano completo. Tais células são chamadas de totipotentes. São células-tronco totipotentes ou embrionárias, de maneira que cada uma delas tem a capacidade de se diferenciar em qualquer um dos 216 tecidos (inclusive a placenta e os anexos embrionários) que formam o organismo humano. Após cerca de 72 horas da fecundação, as divisões celulares dão origem a um aglomerado de aproximadamente 100 células (embrião), denominado:
mórula.
blastocisto.
zigoto.
singamia.
clivagem.
Atualmente, existem vários estudos direcionados para a síntese de vacinas eficazes contra diversas doenças que afligem pessoas mundialmente. Esses estudos objetivam a criação de uma vacina capaz de induzir uma resposta imune eficaz e duradoura, sendo muitos destes direcionados para o vírus da imunodeficiência humana HIV e certos tipos de câncer. A vacina contra o vírus da imunodeficiência humana foi uma das primeiras a serem investigadas, mas apresentou baixa eficácia na estimulação imunidade mediada pelas células T em seres humanos. (BASTOS; HACKER, 2006).
A partir do texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I) A dengue, uma doença de alta incidência no território brasileiro, é alvo de pesquisas no intuito de desenvolver uma vacina de DNA recombinante contra o vírus. A imunização gerada pela vacina deve englobar os quatro tipos de vírus, sem facilitar o fenômeno da penetração viral em macrófagos, por meio dos anticorpos, que desencadeiam o mecanismo fisiopatológico responsável pela dengue hemorrágica. (FIGUEIREDO, 1999).
II) A BCG recombinante (Bacilo Calmette-Guérin) a vacina contra difteria, tétano e coqueluche é composta por uma combinação de frações de toxinas na bactéria Escherichia coli e exibe restrições quanto a sua utilização, devido à possibilidade de desencadear uma resistência a antibióticos, em humanos (DIAS et al., 2006).
III) O HPV (Papilomavírus humano) é um vírus foco de muitas pesquisas por estar associado com mais de 90% dos cânceres cervicais, particularmente o HPV tipo 16. O uso de vacinas de DNA como imunoterapia apresenta alta eficácia em diversos estudos.
IV) Segundo Nadal; Manzione (2006) existem dois tipos de vacinas para o HPV, classificadas como: terapêuticas: evitam à infecção pelo vírus HPV e as doenças associadas ao patógeno; profiláticas: induzem a regressão das lesões pré-cancerosas.
Está correto o que se afirma em:
I, II e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
II, III e IV, apenas.
I e III, apenas.
Ética e bioética: uma questão de conduta e responsabilidade
A ética é uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso ético, uma espécie de "consciência moral", estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são certas ou erradas, justas ou injustas, boas ou más. Existem sempre comportamentos humanos classificáveis sob a ótica do certo e do errado, do bem e do mal. Embora relacionadas com a ação individual, essas classificações sempre têm relação com as matrizes culturais que prevalecem em determinados contextos históricos e determinadas sociedades. A ética está relacionada ao desejo, à opção de realizar a vida, mantendo com os outros, relações aceitáveis e justas. Está fundamentada, via de regra, nas ideias de bem e virtude, valores perseguidos por todo ser humano, cujo alcance se traduz numa existência feliz e plena. Já a Bioética é uma ética aplicada, chamada também de ética prática, que visa dar conta dos conflitos e controvérsias morais implicados pelas práticas no âmbito das Ciências da Vida e da Saúde, do ponto de vista de algum sistema de valores (chamado também de ética).
A respeito dessas temáticas, avalie as afirmações a seguir.
I) A consciência moral pode ser vista como um juiz, ou uma voz interior que ora gera em nós sentimentos de nostalgia e prazer, como também grandes arrependimentos e remorsos. Esta é uma característica que nos é dada pela própria natureza, e que deve de ser ouvida e seguida, porque ela pressupõe o que é para cada indivíduo o correto e o incorreto, ou seja, atua como uma bússola interior, emite conselhos e orienta a ação, indica-nos o melhor caminho.
II) A ética prática é uma das áreas onde a filosofia, praticada na sua melhor tradição argumentativa, demonstra a sua fecundidade como instrumento de abordagem a alguns dos grandes problemas da humanidade.
III) Etimologicamente, a palavra ética origina-se do grego ethos, que significa modo de ser, caráter. Por meio do latim mos ou plural mores, que significa costumes, é que se derivou a palavra moral. Em filosofia, ética significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade, e seu estado contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivíduo sociedade.
É correto o que se afirma em:
I, II e III.
I e III, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
Leia o texto abaixo.
A Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos, compilada entre o ano de 2005, é destinada então aos Estados, fornecendo subsídios éticos e legais para auxiliar na escolha de decisões e planejamento de linhas de pesquisas e atuações. Dessa forma, promove uma estrutura universal de princípios e procedimentos na formulação de legislação política e ética, assegurando o respeito pela vida e mantendo o respeito à dignidade humana sem afetar os direitos humanos. A promoção do diálogo interdisciplinar, reconhecendo a importância da liberdade da pesquisa, bem como a sua aplicabilidade na geração de benefícios, estando e se mantendo de acordo com os princípios éticos e legais, são itens dispostos na Declaração.Levando em consideração o respeito à vida e aos indivíduos, deve-se respeitar a autonomia das pessoas na tomada de decisões, protegendo os interesses e os direitos dos cidadãos não capazes de exercerem sua autonomia, sendo passível, assim, de consentimento prévio qualquer intervenção médica, tanto referente ao diagnóstico quanto à terapêutica.
A respeito dessa temática, analise a situação descrita a seguir e assinale a opção CORRETA.
Nele continham recomendações éticas necessárias para nortear a realização de pesquisas científicas que incluíssem seres humanos como sujeitos. Esse código preconizava a importância de avaliar o grupo de estudo, garantindo melhores resultados e minimizando possíveis riscos e benefícios aos sujeitos amostrais. Sendo assim, foi necessária a elaboração de um termo de consentimento, assinado pelo sujeito, confirmando a sua ciência para com a pesquisa e deliberando aos pesquisadores responsabilidades totais sob o grupo de estudo (DINIZ; GUILHEM; SCHUKLENK, 2005):
engenharia genética ou tecnologia do DNA recombinante.
engenharia genética ou tecnologia do RNA recombinante.
engenharia nuclear ou tecnologia do DNA recombinante.
engenharia genética ou tecnologia do plasmídeo de DNA ou RNA recombinante.
engenharia nuclear ou tecnologia do RNA recombinante.
Vacinas
Como diziam nossas avós, "é melhor prevenir que remediar". E essa é a importante função das vacinas, proteger o nosso corpo de vírus e bactérias que provocam várias doenças capazes de afetar seriamente a nossa saúde. Além de proteger quem foi vacinado, as vacinas também contribuem para a segurança de uma comunidade inteira. Quanto maior a quantidade de pessoas protegidas, menor a chance de qualquer uma delas (seja ela vacinada ou não) contrair alguma doença.
Fonte: Disponível em: http://www3.hermespardini.com.br/pagina/86/vacinas.aspx. Acesso em: 21 out.2016.
A utilização de vacinas tem uma melhor relação custo-benefício no controle de doenças imunopreviníveis que o uso de medicamentos para sua cura. Como consequência de muitos anos de investimento em pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico, as vacinas são seguras e julgadas essenciais para a saúde pública. Elas podem ser formadas de moléculas, microrganismos mortos ou microrganismos vivos atenuados (BIO-MANGUINHOS, 2007).
Considerando as informações do texto acima e a composição das vacinas, assinale a alternativa CORRETA.
As vacinas atenuadas são compostas por microrganismos conseguidos por meio da seleção de cepas naturais e atenuados por meio de passagens em meios de cultura específicos, em variados hospedeiros ou por manipulação genética. Causam infecção sem produzir a doença. Geralmente, possuem ampla capacidade protetora e com apenas uma dose conferem imunidade em longo prazo, como, por exemplo, as vacinas contra sarampo e febre amarela.
A rubéola é uma doença causada pela bactéria Bordetella pertussis. A vacina contra esta doença pode ser produzida tanto a partir da bactéria inativada (microrganismo morto) ou de componentes bacterianos purificados. A vacina contra rubéola, normalmente administrada junto com as vacinas antitetânica e antidiftérica (DTP), é produzida a partir do microrganismo morto.
O botulismo é uma doença causada pela bactéria Bordetella pertussis. A vacina contra esta doença pode ser produzida tanto a partir da bactéria inativada (microrganismo morto) ou de componentes bacterianos purificados. A vacina contra o botulismo, normalmente administrada junto com as vacinas antitetânica e antidiftérica (DTP), é produzida a partir do microrganismo morto.
As vacinas atenuadas são compostas por artrópodes (insetos) conseguidos por meio da seleção de cepas naturais e atenuados por meio de passagens em meios de cultura específicos, em variados hospedeiros ou por manipulação genética. Geralmente, possuem ampla capacidade protetora e com apenas uma dose conferem imunidade em longo prazo, como, por exemplo, a vacina contra a febre amarela.
Os soros são compostos por microrganismos conseguidos por meio da seleção de cepas naturais e atenuados por meio de passagens em meios de cultura específicos, em variados hospedeiros ou por manipulação genética. Causam infecção sem produzir a doença. Geralmente, possuem ampla capacidade protetora e com apenas uma dose conferem imunidade em longo prazo.
Leia o texto abaixo.
O bioma Cerrado apresenta grande variedade de fruteiras nativas, sendo que algumas já são comercializadas, exercendo importante papel no hábito de consumo da população brasileira (SOUZA, 2000). No entanto, as espécies nativas são de difícil propagação seminífera, por apresentarem heterogeneidade no processo de maturação dos frutos e sementes com algum tipo de dormência, o que compromete a germinação e a formação de mudas em escala comercial. Soma-se a isso o fato de que muitas destas sementes são recalcitrantes, comprometendo sua longevidade e viabilidade, constituindo um limitador para a comercialização.
Outro fator importante relaciona-se às altas taxas de destruição do Cerrado, que, juntamente com o extrativismo predatório, originam progressivamente menores produções e perda de materiais genéticos de características desejáveis, colocando em risco real a sobrevivência de algumas espécies (LUIS, 2008). Sendo assim, a aplicação de técnicas de cultura de tecidos em fruteiras do Cerrado pode resolver ou minimizar estes entraves por meio da multiplicação sistematizada de plantas; intercâmbio de material genético; resgate de germoplasma e preservação de material ameaçado; redução no período de germinação; isenção de pragas e doenças e; uniformização nas plântulas obtidas (MELO, 2000).
O cultivo in vitro é um procedimento relevante na propagação de diferentes espécies (LEDO et al., 2007), porém, o nível de conhecimento sobre essa técnica em fruteiras nativas do Cerrado é incipiente, pois essas plantas encontram-se, ainda, em estado selvagem, apresentando grande variabilidade genética (ALMEIDA, 2009). Algumas técnicas de cultura de tecidos vegetais vêm sendo empregadas em espécies de fruteiras do Cerrado, algumas com relativo sucesso enquanto outras ainda necessitam de mais estudos.
Fonte: Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cr/v41n7/a3911cr4848.pdf. Acesso em: 12 out.2016.
Considerando as informações acima e, especificamente, as técnicas de cultura de tecidos vegetais, analise a veracidade das afirmações a seguir.
I) A micropropagação se revelou de grande utilidade na produção de plantas com alto rigor sanitário e isentas de vírus, apresentando importância prática na propagação de espécies de interesse florestal e em espécies cujo modo de propagação é a vegetativa.
II) A adoção da técnica de micropropagação permite um rápido aumento no número de plantas geneticamente idênticas, possibilitando a produção de mudas durante todo o ano, colaborando, também, na propagação de plantas cujas sementes apresentam baixo poder germinativo.
III) Microenxertia é uma técnica que consiste em microenxertar, em condições assépticas, um ápice caulinar, retirado de uma planta matriz, sobre um porta enxerto estabelecido in vitro.
IV) Várias técnicas de culturas de tecidos são utilizadas na agricultura, e podemos citar como exemplos: a cultura de raízes; conservação in vitro de recursos genéticos de plantas; polinização e fertilização in vitro; cultura de embriões, entre outras.
É CORRETO afirmar que:
somente as afirmações I, II e III estão corretas.
somente as afirmações I e IV estão corretas.
somente as afirmações II, III e IV estão corretas.
apenas a afirmação I está correta.
todas as afirmações estão corretas.
Leia o trecho de reportagem a seguir e, posteriormnte, responda a questão.
"Hoje, a maior parte do biodiesel produzido no Brasil é de origem vegetal, com notável predominância da soja. A porcentagem de biodiesel brasileiro derivado da soja vem variando mês a mês, mas em média oscila entre 70% e 85% do total da produção nacional. Para reduzir a dependência de um só produto, o governo vem incentivando também o uso de outros materiais.
Entre os outros vegetais que estão presentes na produção brasileira ou que são aposta para um futuro próximo estão o algodão e o dendê. Desses, o algodão é o que já está tendo maior utilização nas usinas, chegando a atingir perto de 4% da produção nacional.
O segundo lugar entre as matérias-primas de biodiesel no Brasil fica com o sebo bovino. A gordura do boi chegou a responder por 25% da produção nacional em março de 2008, de acordo com o Ministério de Minas e Energia, e em geral tem se mantido em torno dos 10%." (Fonte: https://www.biodieselbr.com/plantas/oleaginosas/index.htm. Acesso em 08 ago. 2018).
O processo mais utilizado para a produção de biodiesel no Brasil, consiste na reação química dos óleos vegetais ou gordura animal com o etanol ou metanol. Este processo recebe o nome de:
purificação.
desaminação.
transesterificação.
oxidação.
catalisação.
Leia o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
Ciclos biogeoquímicos
Os ciclos biogeoquímicos, também chamados de ciclos da matéria, podem ser definidos como processos naturais em que ocorre a ciclagem dos elementos, ou seja, sua passagem do meio ambiente (componentes físico-químicos) para os organismos vivos e destes de volta para o meio. Por esses ciclos envolverem organismos vivos, o meio terrestre (parte não viva) e elementos químicos, recebem a denominação de biogeoquímicos.
Durante um ciclo biogeoquímico, os elementos são absorvidos por seres vivos e são responsáveis por várias e diferentes reações químicas fundamentais para a sobrevivência desses organismos. Posteriormente esses elementos retornam ao ambiente pelo processo de decomposição ou por outros mecanismos, tais como a transpiração, respiração e eliminação de fezes. Assim sendo, fica nítido que a matéria é reciclada e que os elementos, tais como nitrogênio, carbono e oxigênio, não são criados nem destruídos. A contínua passagem dos elementos por meio dos seres vivos e dos elementos não vivos da Terra garante a sua disponibilidade constante na natureza. Em um ecossistema natural, sem intervenção do homem, esses ciclos permanecem em um constante equilíbrio.
Fonte: Disponível em: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/ciclos-biogeoquimicos.htm. Acesso em: 03 out.2016.
Considerando as informações acima e seus estudos sobre Biotecnologia clássica, analise as afirmativas a seguir e escolha a opção CORRETA.
A fixação biológica de nitrogênio (FBN) é o processo pelo qual este elemento químico é captado da atmosfera, onde se encontra em sua forma molecular relativamente inerte (N2), e é convertido em compostos nitrogenados (como amônio ou nitrato) usados em diversos processos químico-biológicos do solo, especialmente importantes para a nutrição de plantas.
A fixação biológica de carbono é o processo pelo qual este elemento químico é captado da atmosfera, onde se encontra em sua forma molecular relativamente inerte, e é convertido em compostos nitrogenados (como amônio ou nitrato) usados em diversos processos químico-biológicos do solo, especialmente importantes para a nutrição de plantas.
A fixação biológica de fósforo é o processo pelo qual este elemento químico é captado da atmosfera, onde se encontra em sua forma molecular relativamente inerte, e é convertido em compostos nitrogenados (como amônio ou nitrato) usados em diversos processos químico-biológicos do solo, especialmente importantes para a nutrição de plantas.
A fixação biológica de oxigênio (FBO) é o processo pelo qual este elemento químico é captado da atmosfera, onde se encontra em sua forma molecular relativamente inerte (O2), e é convertido em compostos nitrogenados (como amônio ou nitrato) usados em diversos processos químico-biológicos do solo, especialmente importantes para a nutrição de plantas.
A fixação biológica de hidrogênio (FBH) é o processo pelo qual este elemento químico é captado da atmosfera, onde se encontra em sua forma molecular relativamente inerte (H2), e é convertido em compostos nitrogenados (como amônio ou nitrato) usados em diversos processos químico-biológicos do solo, especialmente importantes para a nutrição de plantas.
A partir da fusão do óvulo com o espermatozoide (fecundação), as células resultantes começam a se dividir rapidamente. Quando o número de células chega a oito, sabe-se que cada uma destas células é capaz de desenvolver em um ser humano completo. Tais células são chamadas de totipotentes. São células-tronco totipotentes ou embrionárias, de maneira que cada uma delas tem a capacidade de se diferenciar em qualquer um dos 216 tecidos (inclusive a placenta e os anexos embrionários) que formam o organismo humano. Após cerca de 72 horas da fecundação, as divisões celulares dão origem a um aglomerado de aproximadamente 100 células (embrião), denominado:
mórula.
blastocisto.
zigoto.
singamia.
clivagem.
Atualmente, existem vários estudos direcionados para a síntese de vacinas eficazes contra diversas doenças que afligem pessoas mundialmente. Esses estudos objetivam a criação de uma vacina capaz de induzir uma resposta imune eficaz e duradoura, sendo muitos destes direcionados para o vírus da imunodeficiência humana HIV e certos tipos de câncer. A vacina contra o vírus da imunodeficiência humana foi uma das primeiras a serem investigadas, mas apresentou baixa eficácia na estimulação imunidade mediada pelas células T em seres humanos. (BASTOS; HACKER, 2006).
A partir do texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I) A dengue, uma doença de alta incidência no território brasileiro, é alvo de pesquisas no intuito de desenvolver uma vacina de DNA recombinante contra o vírus. A imunização gerada pela vacina deve englobar os quatro tipos de vírus, sem facilitar o fenômeno da penetração viral em macrófagos, por meio dos anticorpos, que desencadeiam o mecanismo fisiopatológico responsável pela dengue hemorrágica. (FIGUEIREDO, 1999).
II) A BCG recombinante (Bacilo Calmette-Guérin) a vacina contra difteria, tétano e coqueluche é composta por uma combinação de frações de toxinas na bactéria Escherichia coli e exibe restrições quanto a sua utilização, devido à possibilidade de desencadear uma resistência a antibióticos, em humanos (DIAS et al., 2006).
III) O HPV (Papilomavírus humano) é um vírus foco de muitas pesquisas por estar associado com mais de 90% dos cânceres cervicais, particularmente o HPV tipo 16. O uso de vacinas de DNA como imunoterapia apresenta alta eficácia em diversos estudos.
IV) Segundo Nadal; Manzione (2006) existem dois tipos de vacinas para o HPV, classificadas como: terapêuticas: evitam à infecção pelo vírus HPV e as doenças associadas ao patógeno; profiláticas: induzem a regressão das lesões pré-cancerosas.
Está correto o que se afirma em:
I, II e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
II, III e IV, apenas.
I e III, apenas.
Ética e bioética: uma questão de conduta e responsabilidade
A ética é uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso ético, uma espécie de "consciência moral", estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são certas ou erradas, justas ou injustas, boas ou más. Existem sempre comportamentos humanos classificáveis sob a ótica do certo e do errado, do bem e do mal. Embora relacionadas com a ação individual, essas classificações sempre têm relação com as matrizes culturais que prevalecem em determinados contextos históricos e determinadas sociedades. A ética está relacionada ao desejo, à opção de realizar a vida, mantendo com os outros, relações aceitáveis e justas. Está fundamentada, via de regra, nas ideias de bem e virtude, valores perseguidos por todo ser humano, cujo alcance se traduz numa existência feliz e plena. Já a Bioética é uma ética aplicada, chamada também de ética prática, que visa dar conta dos conflitos e controvérsias morais implicados pelas práticas no âmbito das Ciências da Vida e da Saúde, do ponto de vista de algum sistema de valores (chamado também de ética).
A respeito dessas temáticas, avalie as afirmações a seguir.
I) A consciência moral pode ser vista como um juiz, ou uma voz interior que ora gera em nós sentimentos de nostalgia e prazer, como também grandes arrependimentos e remorsos. Esta é uma característica que nos é dada pela própria natureza, e que deve de ser ouvida e seguida, porque ela pressupõe o que é para cada indivíduo o correto e o incorreto, ou seja, atua como uma bússola interior, emite conselhos e orienta a ação, indica-nos o melhor caminho.
II) A ética prática é uma das áreas onde a filosofia, praticada na sua melhor tradição argumentativa, demonstra a sua fecundidade como instrumento de abordagem a alguns dos grandes problemas da humanidade.
III) Etimologicamente, a palavra ética origina-se do grego ethos, que significa modo de ser, caráter. Por meio do latim mos ou plural mores, que significa costumes, é que se derivou a palavra moral. Em filosofia, ética significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade, e seu estado contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivíduo sociedade.
É correto o que se afirma em:
I, II e III.
I e III, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
Leia o texto abaixo.
A Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos, compilada entre o ano de 2005, é destinada então aos Estados, fornecendo subsídios éticos e legais para auxiliar na escolha de decisões e planejamento de linhas de pesquisas e atuações. Dessa forma, promove uma estrutura universal de princípios e procedimentos na formulação de legislação política e ética, assegurando o respeito pela vida e mantendo o respeito à dignidade humana sem afetar os direitos humanos. A promoção do diálogo interdisciplinar, reconhecendo a importância da liberdade da pesquisa, bem como a sua aplicabilidade na geração de benefícios, estando e se mantendo de acordo com os princípios éticos e legais, são itens dispostos na Declaração.Levando em consideração o respeito à vida e aos indivíduos, deve-se respeitar a autonomia das pessoas na tomada de decisões, protegendo os interesses e os direitos dos cidadãos não capazes de exercerem sua autonomia, sendo passível, assim, de consentimento prévio qualquer intervenção médica, tanto referente ao diagnóstico quanto à terapêutica.
A respeito dessa temática, analise a situação descrita a seguir e assinale a opção CORRETA.
Nele continham recomendações éticas necessárias para nortear a realização de pesquisas científicas que incluíssem seres humanos como sujeitos. Esse código preconizava a importância de avaliar o grupo de estudo, garantindo melhores resultados e minimizando possíveis riscos e benefícios aos sujeitos amostrais. Sendo assim, foi necessária a elaboração de um termo de consentimento, assinado pelo sujeito, confirmando a sua ciência para com a pesquisa e deliberando aos pesquisadores responsabilidades totais sob o grupo de estudo (DINIZ; GUILHEM; SCHUKLENK, 2005):
As vacinas atenuadas são compostas por microrganismos conseguidos por meio da seleção de cepas naturais e atenuados por meio de passagens em meios de cultura específicos, em variados hospedeiros ou por manipulação genética. Causam infecção sem produzir a doença. Geralmente, possuem ampla capacidade protetora e com apenas uma dose conferem imunidade em longo prazo, como, por exemplo, as vacinas contra sarampo e febre amarela.
A rubéola é uma doença causada pela bactéria Bordetella pertussis. A vacina contra esta doença pode ser produzida tanto a partir da bactéria inativada (microrganismo morto) ou de componentes bacterianos purificados. A vacina contra rubéola, normalmente administrada junto com as vacinas antitetânica e antidiftérica (DTP), é produzida a partir do microrganismo morto.
O botulismo é uma doença causada pela bactéria Bordetella pertussis. A vacina contra esta doença pode ser produzida tanto a partir da bactéria inativada (microrganismo morto) ou de componentes bacterianos purificados. A vacina contra o botulismo, normalmente administrada junto com as vacinas antitetânica e antidiftérica (DTP), é produzida a partir do microrganismo morto.
As vacinas atenuadas são compostas por artrópodes (insetos) conseguidos por meio da seleção de cepas naturais e atenuados por meio de passagens em meios de cultura específicos, em variados hospedeiros ou por manipulação genética. Geralmente, possuem ampla capacidade protetora e com apenas uma dose conferem imunidade em longo prazo, como, por exemplo, a vacina contra a febre amarela.
Os soros são compostos por microrganismos conseguidos por meio da seleção de cepas naturais e atenuados por meio de passagens em meios de cultura específicos, em variados hospedeiros ou por manipulação genética. Causam infecção sem produzir a doença. Geralmente, possuem ampla capacidade protetora e com apenas uma dose conferem imunidade em longo prazo.
Leia o texto abaixo.
O bioma Cerrado apresenta grande variedade de fruteiras nativas, sendo que algumas já são comercializadas, exercendo importante papel no hábito de consumo da população brasileira (SOUZA, 2000). No entanto, as espécies nativas são de difícil propagação seminífera, por apresentarem heterogeneidade no processo de maturação dos frutos e sementes com algum tipo de dormência, o que compromete a germinação e a formação de mudas em escala comercial. Soma-se a isso o fato de que muitas destas sementes são recalcitrantes, comprometendo sua longevidade e viabilidade, constituindo um limitador para a comercialização.
Outro fator importante relaciona-se às altas taxas de destruição do Cerrado, que, juntamente com o extrativismo predatório, originam progressivamente menores produções e perda de materiais genéticos de características desejáveis, colocando em risco real a sobrevivência de algumas espécies (LUIS, 2008). Sendo assim, a aplicação de técnicas de cultura de tecidos em fruteiras do Cerrado pode resolver ou minimizar estes entraves por meio da multiplicação sistematizada de plantas; intercâmbio de material genético; resgate de germoplasma e preservação de material ameaçado; redução no período de germinação; isenção de pragas e doenças e; uniformização nas plântulas obtidas (MELO, 2000).
O cultivo in vitro é um procedimento relevante na propagação de diferentes espécies (LEDO et al., 2007), porém, o nível de conhecimento sobre essa técnica em fruteiras nativas do Cerrado é incipiente, pois essas plantas encontram-se, ainda, em estado selvagem, apresentando grande variabilidade genética (ALMEIDA, 2009). Algumas técnicas de cultura de tecidos vegetais vêm sendo empregadas em espécies de fruteiras do Cerrado, algumas com relativo sucesso enquanto outras ainda necessitam de mais estudos.
Fonte: Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cr/v41n7/a3911cr4848.pdf. Acesso em: 12 out.2016.
Considerando as informações acima e, especificamente, as técnicas de cultura de tecidos vegetais, analise a veracidade das afirmações a seguir.
I) A micropropagação se revelou de grande utilidade na produção de plantas com alto rigor sanitário e isentas de vírus, apresentando importância prática na propagação de espécies de interesse florestal e em espécies cujo modo de propagação é a vegetativa.
II) A adoção da técnica de micropropagação permite um rápido aumento no número de plantas geneticamente idênticas, possibilitando a produção de mudas durante todo o ano, colaborando, também, na propagação de plantas cujas sementes apresentam baixo poder germinativo.
III) Microenxertia é uma técnica que consiste em microenxertar, em condições assépticas, um ápice caulinar, retirado de uma planta matriz, sobre um porta enxerto estabelecido in vitro.
IV) Várias técnicas de culturas de tecidos são utilizadas na agricultura, e podemos citar como exemplos: a cultura de raízes; conservação in vitro de recursos genéticos de plantas; polinização e fertilização in vitro; cultura de embriões, entre outras.
É CORRETO afirmar que:
somente as afirmações I, II e III estão corretas.
somente as afirmações I e IV estão corretas.
somente as afirmações II, III e IV estão corretas.
apenas a afirmação I está correta.
todas as afirmações estão corretas.
Leia o trecho de reportagem a seguir e, posteriormnte, responda a questão.
"Hoje, a maior parte do biodiesel produzido no Brasil é de origem vegetal, com notável predominância da soja. A porcentagem de biodiesel brasileiro derivado da soja vem variando mês a mês, mas em média oscila entre 70% e 85% do total da produção nacional. Para reduzir a dependência de um só produto, o governo vem incentivando também o uso de outros materiais.
Entre os outros vegetais que estão presentes na produção brasileira ou que são aposta para um futuro próximo estão o algodão e o dendê. Desses, o algodão é o que já está tendo maior utilização nas usinas, chegando a atingir perto de 4% da produção nacional.
O segundo lugar entre as matérias-primas de biodiesel no Brasil fica com o sebo bovino. A gordura do boi chegou a responder por 25% da produção nacional em março de 2008, de acordo com o Ministério de Minas e Energia, e em geral tem se mantido em torno dos 10%." (Fonte: https://www.biodieselbr.com/plantas/oleaginosas/index.htm. Acesso em 08 ago. 2018).
O processo mais utilizado para a produção de biodiesel no Brasil, consiste na reação química dos óleos vegetais ou gordura animal com o etanol ou metanol. Este processo recebe o nome de:
purificação.
desaminação.
transesterificação.
oxidação.
catalisação.
Leia o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
Ciclos biogeoquímicos
Os ciclos biogeoquímicos, também chamados de ciclos da matéria, podem ser definidos como processos naturais em que ocorre a ciclagem dos elementos, ou seja, sua passagem do meio ambiente (componentes físico-químicos) para os organismos vivos e destes de volta para o meio. Por esses ciclos envolverem organismos vivos, o meio terrestre (parte não viva) e elementos químicos, recebem a denominação de biogeoquímicos.
Durante um ciclo biogeoquímico, os elementos são absorvidos por seres vivos e são responsáveis por várias e diferentes reações químicas fundamentais para a sobrevivência desses organismos. Posteriormente esses elementos retornam ao ambiente pelo processo de decomposição ou por outros mecanismos, tais como a transpiração, respiração e eliminação de fezes. Assim sendo, fica nítido que a matéria é reciclada e que os elementos, tais como nitrogênio, carbono e oxigênio, não são criados nem destruídos. A contínua passagem dos elementos por meio dos seres vivos e dos elementos não vivos da Terra garante a sua disponibilidade constante na natureza. Em um ecossistema natural, sem intervenção do homem, esses ciclos permanecem em um constante equilíbrio.
Fonte: Disponível em: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/ciclos-biogeoquimicos.htm. Acesso em: 03 out.2016.
Considerando as informações acima e seus estudos sobre Biotecnologia clássica, analise as afirmativas a seguir e escolha a opção CORRETA.
A fixação biológica de nitrogênio (FBN) é o processo pelo qual este elemento químico é captado da atmosfera, onde se encontra em sua forma molecular relativamente inerte (N2), e é convertido em compostos nitrogenados (como amônio ou nitrato) usados em diversos processos químico-biológicos do solo, especialmente importantes para a nutrição de plantas.
A fixação biológica de carbono é o processo pelo qual este elemento químico é captado da atmosfera, onde se encontra em sua forma molecular relativamente inerte, e é convertido em compostos nitrogenados (como amônio ou nitrato) usados em diversos processos químico-biológicos do solo, especialmente importantes para a nutrição de plantas.
A fixação biológica de fósforo é o processo pelo qual este elemento químico é captado da atmosfera, onde se encontra em sua forma molecular relativamente inerte, e é convertido em compostos nitrogenados (como amônio ou nitrato) usados em diversos processos químico-biológicos do solo, especialmente importantes para a nutrição de plantas.
A fixação biológica de oxigênio (FBO) é o processo pelo qual este elemento químico é captado da atmosfera, onde se encontra em sua forma molecular relativamente inerte (O2), e é convertido em compostos nitrogenados (como amônio ou nitrato) usados em diversos processos químico-biológicos do solo, especialmente importantes para a nutrição de plantas.
A fixação biológica de hidrogênio (FBH) é o processo pelo qual este elemento químico é captado da atmosfera, onde se encontra em sua forma molecular relativamente inerte (H2), e é convertido em compostos nitrogenados (como amônio ou nitrato) usados em diversos processos químico-biológicos do solo, especialmente importantes para a nutrição de plantas.
A partir da fusão do óvulo com o espermatozoide (fecundação), as células resultantes começam a se dividir rapidamente. Quando o número de células chega a oito, sabe-se que cada uma destas células é capaz de desenvolver em um ser humano completo. Tais células são chamadas de totipotentes. São células-tronco totipotentes ou embrionárias, de maneira que cada uma delas tem a capacidade de se diferenciar em qualquer um dos 216 tecidos (inclusive a placenta e os anexos embrionários) que formam o organismo humano. Após cerca de 72 horas da fecundação, as divisões celulares dão origem a um aglomerado de aproximadamente 100 células (embrião), denominado:
mórula.
blastocisto.
zigoto.
singamia.
clivagem.
Atualmente, existem vários estudos direcionados para a síntese de vacinas eficazes contra diversas doenças que afligem pessoas mundialmente. Esses estudos objetivam a criação de uma vacina capaz de induzir uma resposta imune eficaz e duradoura, sendo muitos destes direcionados para o vírus da imunodeficiência humana HIV e certos tipos de câncer. A vacina contra o vírus da imunodeficiência humana foi uma das primeiras a serem investigadas, mas apresentou baixa eficácia na estimulação imunidade mediada pelas células T em seres humanos. (BASTOS; HACKER, 2006).
A partir do texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I) A dengue, uma doença de alta incidência no território brasileiro, é alvo de pesquisas no intuito de desenvolver uma vacina de DNA recombinante contra o vírus. A imunização gerada pela vacina deve englobar os quatro tipos de vírus, sem facilitar o fenômeno da penetração viral em macrófagos, por meio dos anticorpos, que desencadeiam o mecanismo fisiopatológico responsável pela dengue hemorrágica. (FIGUEIREDO, 1999).
II) A BCG recombinante (Bacilo Calmette-Guérin) a vacina contra difteria, tétano e coqueluche é composta por uma combinação de frações de toxinas na bactéria Escherichia coli e exibe restrições quanto a sua utilização, devido à possibilidade de desencadear uma resistência a antibióticos, em humanos (DIAS et al., 2006).
III) O HPV (Papilomavírus humano) é um vírus foco de muitas pesquisas por estar associado com mais de 90% dos cânceres cervicais, particularmente o HPV tipo 16. O uso de vacinas de DNA como imunoterapia apresenta alta eficácia em diversos estudos.
IV) Segundo Nadal; Manzione (2006) existem dois tipos de vacinas para o HPV, classificadas como: terapêuticas: evitam à infecção pelo vírus HPV e as doenças associadas ao patógeno; profiláticas: induzem a regressão das lesões pré-cancerosas.
Está correto o que se afirma em:
I, II e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
II, III e IV, apenas.
I e III, apenas.
Ética e bioética: uma questão de conduta e responsabilidade
A ética é uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso ético, uma espécie de "consciência moral", estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são certas ou erradas, justas ou injustas, boas ou más. Existem sempre comportamentos humanos classificáveis sob a ótica do certo e do errado, do bem e do mal. Embora relacionadas com a ação individual, essas classificações sempre têm relação com as matrizes culturais que prevalecem em determinados contextos históricos e determinadas sociedades. A ética está relacionada ao desejo, à opção de realizar a vida, mantendo com os outros, relações aceitáveis e justas. Está fundamentada, via de regra, nas ideias de bem e virtude, valores perseguidos por todo ser humano, cujo alcance se traduz numa existência feliz e plena. Já a Bioética é uma ética aplicada, chamada também de ética prática, que visa dar conta dos conflitos e controvérsias morais implicados pelas práticas no âmbito das Ciências da Vida e da Saúde, do ponto de vista de algum sistema de valores (chamado também de ética).
A respeito dessas temáticas, avalie as afirmações a seguir.
I) A consciência moral pode ser vista como um juiz, ou uma voz interior que ora gera em nós sentimentos de nostalgia e prazer, como também grandes arrependimentos e remorsos. Esta é uma característica que nos é dada pela própria natureza, e que deve de ser ouvida e seguida, porque ela pressupõe o que é para cada indivíduo o correto e o incorreto, ou seja, atua como uma bússola interior, emite conselhos e orienta a ação, indica-nos o melhor caminho.
II) A ética prática é uma das áreas onde a filosofia, praticada na sua melhor tradição argumentativa, demonstra a sua fecundidade como instrumento de abordagem a alguns dos grandes problemas da humanidade.
III) Etimologicamente, a palavra ética origina-se do grego ethos, que significa modo de ser, caráter. Por meio do latim mos ou plural mores, que significa costumes, é que se derivou a palavra moral. Em filosofia, ética significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade, e seu estado contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivíduo sociedade.
É correto o que se afirma em:
I, II e III.
I e III, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
Leia o texto abaixo.
A Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos, compilada entre o ano de 2005, é destinada então aos Estados, fornecendo subsídios éticos e legais para auxiliar na escolha de decisões e planejamento de linhas de pesquisas e atuações. Dessa forma, promove uma estrutura universal de princípios e procedimentos na formulação de legislação política e ética, assegurando o respeito pela vida e mantendo o respeito à dignidade humana sem afetar os direitos humanos. A promoção do diálogo interdisciplinar, reconhecendo a importância da liberdade da pesquisa, bem como a sua aplicabilidade na geração de benefícios, estando e se mantendo de acordo com os princípios éticos e legais, são itens dispostos na Declaração.Levando em consideração o respeito à vida e aos indivíduos, deve-se respeitar a autonomia das pessoas na tomada de decisões, protegendo os interesses e os direitos dos cidadãos não capazes de exercerem sua autonomia, sendo passível, assim, de consentimento prévio qualquer intervenção médica, tanto referente ao diagnóstico quanto à terapêutica.
A respeito dessa temática, analise a situação descrita a seguir e assinale a opção CORRETA.
Nele continham recomendações éticas necessárias para nortear a realização de pesquisas científicas que incluíssem seres humanos como sujeitos. Esse código preconizava a importância de avaliar o grupo de estudo, garantindo melhores resultados e minimizando possíveis riscos e benefícios aos sujeitos amostrais. Sendo assim, foi necessária a elaboração de um termo de consentimento, assinado pelo sujeito, confirmando a sua ciência para com a pesquisa e deliberando aos pesquisadores responsabilidades totais sob o grupo de estudo (DINIZ; GUILHEM; SCHUKLENK, 2005):
somente as afirmações I, II e III estão corretas.
somente as afirmações I e IV estão corretas.
somente as afirmações II, III e IV estão corretas.
apenas a afirmação I está correta.
todas as afirmações estão corretas.
Leia o trecho de reportagem a seguir e, posteriormnte, responda a questão.
"Hoje, a maior parte do biodiesel produzido no Brasil é de origem vegetal, com notável predominância da soja. A porcentagem de biodiesel brasileiro derivado da soja vem variando mês a mês, mas em média oscila entre 70% e 85% do total da produção nacional. Para reduzir a dependência de um só produto, o governo vem incentivando também o uso de outros materiais.
Entre os outros vegetais que estão presentes na produção brasileira ou que são aposta para um futuro próximo estão o algodão e o dendê. Desses, o algodão é o que já está tendo maior utilização nas usinas, chegando a atingir perto de 4% da produção nacional.
O segundo lugar entre as matérias-primas de biodiesel no Brasil fica com o sebo bovino. A gordura do boi chegou a responder por 25% da produção nacional em março de 2008, de acordo com o Ministério de Minas e Energia, e em geral tem se mantido em torno dos 10%." (Fonte: https://www.biodieselbr.com/plantas/oleaginosas/index.htm. Acesso em 08 ago. 2018).
O processo mais utilizado para a produção de biodiesel no Brasil, consiste na reação química dos óleos vegetais ou gordura animal com o etanol ou metanol. Este processo recebe o nome de:
purificação.
desaminação.
transesterificação.
oxidação.
catalisação.
Leia o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
Ciclos biogeoquímicos
Os ciclos biogeoquímicos, também chamados de ciclos da matéria, podem ser definidos como processos naturais em que ocorre a ciclagem dos elementos, ou seja, sua passagem do meio ambiente (componentes físico-químicos) para os organismos vivos e destes de volta para o meio. Por esses ciclos envolverem organismos vivos, o meio terrestre (parte não viva) e elementos químicos, recebem a denominação de biogeoquímicos.
Durante um ciclo biogeoquímico, os elementos são absorvidos por seres vivos e são responsáveis por várias e diferentes reações químicas fundamentais para a sobrevivência desses organismos. Posteriormente esses elementos retornam ao ambiente pelo processo de decomposição ou por outros mecanismos, tais como a transpiração, respiração e eliminação de fezes. Assim sendo, fica nítido que a matéria é reciclada e que os elementos, tais como nitrogênio, carbono e oxigênio, não são criados nem destruídos. A contínua passagem dos elementos por meio dos seres vivos e dos elementos não vivos da Terra garante a sua disponibilidade constante na natureza. Em um ecossistema natural, sem intervenção do homem, esses ciclos permanecem em um constante equilíbrio.
Fonte: Disponível em: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/ciclos-biogeoquimicos.htm. Acesso em: 03 out.2016.
Considerando as informações acima e seus estudos sobre Biotecnologia clássica, analise as afirmativas a seguir e escolha a opção CORRETA.
A fixação biológica de nitrogênio (FBN) é o processo pelo qual este elemento químico é captado da atmosfera, onde se encontra em sua forma molecular relativamente inerte (N2), e é convertido em compostos nitrogenados (como amônio ou nitrato) usados em diversos processos químico-biológicos do solo, especialmente importantes para a nutrição de plantas.
A fixação biológica de carbono é o processo pelo qual este elemento químico é captado da atmosfera, onde se encontra em sua forma molecular relativamente inerte, e é convertido em compostos nitrogenados (como amônio ou nitrato) usados em diversos processos químico-biológicos do solo, especialmente importantes para a nutrição de plantas.
A fixação biológica de fósforo é o processo pelo qual este elemento químico é captado da atmosfera, onde se encontra em sua forma molecular relativamente inerte, e é convertido em compostos nitrogenados (como amônio ou nitrato) usados em diversos processos químico-biológicos do solo, especialmente importantes para a nutrição de plantas.
A fixação biológica de oxigênio (FBO) é o processo pelo qual este elemento químico é captado da atmosfera, onde se encontra em sua forma molecular relativamente inerte (O2), e é convertido em compostos nitrogenados (como amônio ou nitrato) usados em diversos processos químico-biológicos do solo, especialmente importantes para a nutrição de plantas.
A fixação biológica de hidrogênio (FBH) é o processo pelo qual este elemento químico é captado da atmosfera, onde se encontra em sua forma molecular relativamente inerte (H2), e é convertido em compostos nitrogenados (como amônio ou nitrato) usados em diversos processos químico-biológicos do solo, especialmente importantes para a nutrição de plantas.
A partir da fusão do óvulo com o espermatozoide (fecundação), as células resultantes começam a se dividir rapidamente. Quando o número de células chega a oito, sabe-se que cada uma destas células é capaz de desenvolver em um ser humano completo. Tais células são chamadas de totipotentes. São células-tronco totipotentes ou embrionárias, de maneira que cada uma delas tem a capacidade de se diferenciar em qualquer um dos 216 tecidos (inclusive a placenta e os anexos embrionários) que formam o organismo humano. Após cerca de 72 horas da fecundação, as divisões celulares dão origem a um aglomerado de aproximadamente 100 células (embrião), denominado:
mórula.
blastocisto.
zigoto.
singamia.
clivagem.
Atualmente, existem vários estudos direcionados para a síntese de vacinas eficazes contra diversas doenças que afligem pessoas mundialmente. Esses estudos objetivam a criação de uma vacina capaz de induzir uma resposta imune eficaz e duradoura, sendo muitos destes direcionados para o vírus da imunodeficiência humana HIV e certos tipos de câncer. A vacina contra o vírus da imunodeficiência humana foi uma das primeiras a serem investigadas, mas apresentou baixa eficácia na estimulação imunidade mediada pelas células T em seres humanos. (BASTOS; HACKER, 2006).
A partir do texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I) A dengue, uma doença de alta incidência no território brasileiro, é alvo de pesquisas no intuito de desenvolver uma vacina de DNA recombinante contra o vírus. A imunização gerada pela vacina deve englobar os quatro tipos de vírus, sem facilitar o fenômeno da penetração viral em macrófagos, por meio dos anticorpos, que desencadeiam o mecanismo fisiopatológico responsável pela dengue hemorrágica. (FIGUEIREDO, 1999).
II) A BCG recombinante (Bacilo Calmette-Guérin) a vacina contra difteria, tétano e coqueluche é composta por uma combinação de frações de toxinas na bactéria Escherichia coli e exibe restrições quanto a sua utilização, devido à possibilidade de desencadear uma resistência a antibióticos, em humanos (DIAS et al., 2006).
III) O HPV (Papilomavírus humano) é um vírus foco de muitas pesquisas por estar associado com mais de 90% dos cânceres cervicais, particularmente o HPV tipo 16. O uso de vacinas de DNA como imunoterapia apresenta alta eficácia em diversos estudos.
IV) Segundo Nadal; Manzione (2006) existem dois tipos de vacinas para o HPV, classificadas como: terapêuticas: evitam à infecção pelo vírus HPV e as doenças associadas ao patógeno; profiláticas: induzem a regressão das lesões pré-cancerosas.
Está correto o que se afirma em:
I, II e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
II, III e IV, apenas.
I e III, apenas.
Ética e bioética: uma questão de conduta e responsabilidade
A ética é uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso ético, uma espécie de "consciência moral", estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são certas ou erradas, justas ou injustas, boas ou más. Existem sempre comportamentos humanos classificáveis sob a ótica do certo e do errado, do bem e do mal. Embora relacionadas com a ação individual, essas classificações sempre têm relação com as matrizes culturais que prevalecem em determinados contextos históricos e determinadas sociedades. A ética está relacionada ao desejo, à opção de realizar a vida, mantendo com os outros, relações aceitáveis e justas. Está fundamentada, via de regra, nas ideias de bem e virtude, valores perseguidos por todo ser humano, cujo alcance se traduz numa existência feliz e plena. Já a Bioética é uma ética aplicada, chamada também de ética prática, que visa dar conta dos conflitos e controvérsias morais implicados pelas práticas no âmbito das Ciências da Vida e da Saúde, do ponto de vista de algum sistema de valores (chamado também de ética).
A respeito dessas temáticas, avalie as afirmações a seguir.
I) A consciência moral pode ser vista como um juiz, ou uma voz interior que ora gera em nós sentimentos de nostalgia e prazer, como também grandes arrependimentos e remorsos. Esta é uma característica que nos é dada pela própria natureza, e que deve de ser ouvida e seguida, porque ela pressupõe o que é para cada indivíduo o correto e o incorreto, ou seja, atua como uma bússola interior, emite conselhos e orienta a ação, indica-nos o melhor caminho.
II) A ética prática é uma das áreas onde a filosofia, praticada na sua melhor tradição argumentativa, demonstra a sua fecundidade como instrumento de abordagem a alguns dos grandes problemas da humanidade.
III) Etimologicamente, a palavra ética origina-se do grego ethos, que significa modo de ser, caráter. Por meio do latim mos ou plural mores, que significa costumes, é que se derivou a palavra moral. Em filosofia, ética significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade, e seu estado contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivíduo sociedade.
É correto o que se afirma em:
I, II e III.
I e III, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
Leia o texto abaixo.
A Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos, compilada entre o ano de 2005, é destinada então aos Estados, fornecendo subsídios éticos e legais para auxiliar na escolha de decisões e planejamento de linhas de pesquisas e atuações. Dessa forma, promove uma estrutura universal de princípios e procedimentos na formulação de legislação política e ética, assegurando o respeito pela vida e mantendo o respeito à dignidade humana sem afetar os direitos humanos. A promoção do diálogo interdisciplinar, reconhecendo a importância da liberdade da pesquisa, bem como a sua aplicabilidade na geração de benefícios, estando e se mantendo de acordo com os princípios éticos e legais, são itens dispostos na Declaração.Levando em consideração o respeito à vida e aos indivíduos, deve-se respeitar a autonomia das pessoas na tomada de decisões, protegendo os interesses e os direitos dos cidadãos não capazes de exercerem sua autonomia, sendo passível, assim, de consentimento prévio qualquer intervenção médica, tanto referente ao diagnóstico quanto à terapêutica.
A respeito dessa temática, analise a situação descrita a seguir e assinale a opção CORRETA.
Nele continham recomendações éticas necessárias para nortear a realização de pesquisas científicas que incluíssem seres humanos como sujeitos. Esse código preconizava a importância de avaliar o grupo de estudo, garantindo melhores resultados e minimizando possíveis riscos e benefícios aos sujeitos amostrais. Sendo assim, foi necessária a elaboração de um termo de consentimento, assinado pelo sujeito, confirmando a sua ciência para com a pesquisa e deliberando aos pesquisadores responsabilidades totais sob o grupo de estudo (DINIZ; GUILHEM; SCHUKLENK, 2005):
Entre os outros vegetais que estão presentes na produção brasileira ou que são aposta para um futuro próximo estão o algodão e o dendê. Desses, o algodão é o que já está tendo maior utilização nas usinas, chegando a atingir perto de 4% da produção nacional.
O segundo lugar entre as matérias-primas de biodiesel no Brasil fica com o sebo bovino. A gordura do boi chegou a responder por 25% da produção nacional em março de 2008, de acordo com o Ministério de Minas e Energia, e em geral tem se mantido em torno dos 10%." (Fonte: https://www.biodieselbr.com/plantas/oleaginosas/index.htm. Acesso em 08 ago. 2018).
purificação.
desaminação.
transesterificação.
oxidação.
catalisação.
Leia o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
Ciclos biogeoquímicos
Os ciclos biogeoquímicos, também chamados de ciclos da matéria, podem ser definidos como processos naturais em que ocorre a ciclagem dos elementos, ou seja, sua passagem do meio ambiente (componentes físico-químicos) para os organismos vivos e destes de volta para o meio. Por esses ciclos envolverem organismos vivos, o meio terrestre (parte não viva) e elementos químicos, recebem a denominação de biogeoquímicos.
Durante um ciclo biogeoquímico, os elementos são absorvidos por seres vivos e são responsáveis por várias e diferentes reações químicas fundamentais para a sobrevivência desses organismos. Posteriormente esses elementos retornam ao ambiente pelo processo de decomposição ou por outros mecanismos, tais como a transpiração, respiração e eliminação de fezes. Assim sendo, fica nítido que a matéria é reciclada e que os elementos, tais como nitrogênio, carbono e oxigênio, não são criados nem destruídos. A contínua passagem dos elementos por meio dos seres vivos e dos elementos não vivos da Terra garante a sua disponibilidade constante na natureza. Em um ecossistema natural, sem intervenção do homem, esses ciclos permanecem em um constante equilíbrio.
Fonte: Disponível em: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/ciclos-biogeoquimicos.htm. Acesso em: 03 out.2016.
Considerando as informações acima e seus estudos sobre Biotecnologia clássica, analise as afirmativas a seguir e escolha a opção CORRETA.
A fixação biológica de nitrogênio (FBN) é o processo pelo qual este elemento químico é captado da atmosfera, onde se encontra em sua forma molecular relativamente inerte (N2), e é convertido em compostos nitrogenados (como amônio ou nitrato) usados em diversos processos químico-biológicos do solo, especialmente importantes para a nutrição de plantas.
A fixação biológica de carbono é o processo pelo qual este elemento químico é captado da atmosfera, onde se encontra em sua forma molecular relativamente inerte, e é convertido em compostos nitrogenados (como amônio ou nitrato) usados em diversos processos químico-biológicos do solo, especialmente importantes para a nutrição de plantas.
A fixação biológica de fósforo é o processo pelo qual este elemento químico é captado da atmosfera, onde se encontra em sua forma molecular relativamente inerte, e é convertido em compostos nitrogenados (como amônio ou nitrato) usados em diversos processos químico-biológicos do solo, especialmente importantes para a nutrição de plantas.
A fixação biológica de oxigênio (FBO) é o processo pelo qual este elemento químico é captado da atmosfera, onde se encontra em sua forma molecular relativamente inerte (O2), e é convertido em compostos nitrogenados (como amônio ou nitrato) usados em diversos processos químico-biológicos do solo, especialmente importantes para a nutrição de plantas.
A fixação biológica de hidrogênio (FBH) é o processo pelo qual este elemento químico é captado da atmosfera, onde se encontra em sua forma molecular relativamente inerte (H2), e é convertido em compostos nitrogenados (como amônio ou nitrato) usados em diversos processos químico-biológicos do solo, especialmente importantes para a nutrição de plantas.
A partir da fusão do óvulo com o espermatozoide (fecundação), as células resultantes começam a se dividir rapidamente. Quando o número de células chega a oito, sabe-se que cada uma destas células é capaz de desenvolver em um ser humano completo. Tais células são chamadas de totipotentes. São células-tronco totipotentes ou embrionárias, de maneira que cada uma delas tem a capacidade de se diferenciar em qualquer um dos 216 tecidos (inclusive a placenta e os anexos embrionários) que formam o organismo humano. Após cerca de 72 horas da fecundação, as divisões celulares dão origem a um aglomerado de aproximadamente 100 células (embrião), denominado:
mórula.
blastocisto.
zigoto.
singamia.
clivagem.
Atualmente, existem vários estudos direcionados para a síntese de vacinas eficazes contra diversas doenças que afligem pessoas mundialmente. Esses estudos objetivam a criação de uma vacina capaz de induzir uma resposta imune eficaz e duradoura, sendo muitos destes direcionados para o vírus da imunodeficiência humana HIV e certos tipos de câncer. A vacina contra o vírus da imunodeficiência humana foi uma das primeiras a serem investigadas, mas apresentou baixa eficácia na estimulação imunidade mediada pelas células T em seres humanos. (BASTOS; HACKER, 2006).
A partir do texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I) A dengue, uma doença de alta incidência no território brasileiro, é alvo de pesquisas no intuito de desenvolver uma vacina de DNA recombinante contra o vírus. A imunização gerada pela vacina deve englobar os quatro tipos de vírus, sem facilitar o fenômeno da penetração viral em macrófagos, por meio dos anticorpos, que desencadeiam o mecanismo fisiopatológico responsável pela dengue hemorrágica. (FIGUEIREDO, 1999).
II) A BCG recombinante (Bacilo Calmette-Guérin) a vacina contra difteria, tétano e coqueluche é composta por uma combinação de frações de toxinas na bactéria Escherichia coli e exibe restrições quanto a sua utilização, devido à possibilidade de desencadear uma resistência a antibióticos, em humanos (DIAS et al., 2006).
III) O HPV (Papilomavírus humano) é um vírus foco de muitas pesquisas por estar associado com mais de 90% dos cânceres cervicais, particularmente o HPV tipo 16. O uso de vacinas de DNA como imunoterapia apresenta alta eficácia em diversos estudos.
IV) Segundo Nadal; Manzione (2006) existem dois tipos de vacinas para o HPV, classificadas como: terapêuticas: evitam à infecção pelo vírus HPV e as doenças associadas ao patógeno; profiláticas: induzem a regressão das lesões pré-cancerosas.
Está correto o que se afirma em:
I, II e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
II, III e IV, apenas.
I e III, apenas.
Ética e bioética: uma questão de conduta e responsabilidade
A ética é uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso ético, uma espécie de "consciência moral", estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são certas ou erradas, justas ou injustas, boas ou más. Existem sempre comportamentos humanos classificáveis sob a ótica do certo e do errado, do bem e do mal. Embora relacionadas com a ação individual, essas classificações sempre têm relação com as matrizes culturais que prevalecem em determinados contextos históricos e determinadas sociedades. A ética está relacionada ao desejo, à opção de realizar a vida, mantendo com os outros, relações aceitáveis e justas. Está fundamentada, via de regra, nas ideias de bem e virtude, valores perseguidos por todo ser humano, cujo alcance se traduz numa existência feliz e plena. Já a Bioética é uma ética aplicada, chamada também de ética prática, que visa dar conta dos conflitos e controvérsias morais implicados pelas práticas no âmbito das Ciências da Vida e da Saúde, do ponto de vista de algum sistema de valores (chamado também de ética).
A respeito dessas temáticas, avalie as afirmações a seguir.
I) A consciência moral pode ser vista como um juiz, ou uma voz interior que ora gera em nós sentimentos de nostalgia e prazer, como também grandes arrependimentos e remorsos. Esta é uma característica que nos é dada pela própria natureza, e que deve de ser ouvida e seguida, porque ela pressupõe o que é para cada indivíduo o correto e o incorreto, ou seja, atua como uma bússola interior, emite conselhos e orienta a ação, indica-nos o melhor caminho.
II) A ética prática é uma das áreas onde a filosofia, praticada na sua melhor tradição argumentativa, demonstra a sua fecundidade como instrumento de abordagem a alguns dos grandes problemas da humanidade.
III) Etimologicamente, a palavra ética origina-se do grego ethos, que significa modo de ser, caráter. Por meio do latim mos ou plural mores, que significa costumes, é que se derivou a palavra moral. Em filosofia, ética significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade, e seu estado contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivíduo sociedade.
É correto o que se afirma em:
I, II e III.
I e III, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
Leia o texto abaixo.
A Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos, compilada entre o ano de 2005, é destinada então aos Estados, fornecendo subsídios éticos e legais para auxiliar na escolha de decisões e planejamento de linhas de pesquisas e atuações. Dessa forma, promove uma estrutura universal de princípios e procedimentos na formulação de legislação política e ética, assegurando o respeito pela vida e mantendo o respeito à dignidade humana sem afetar os direitos humanos. A promoção do diálogo interdisciplinar, reconhecendo a importância da liberdade da pesquisa, bem como a sua aplicabilidade na geração de benefícios, estando e se mantendo de acordo com os princípios éticos e legais, são itens dispostos na Declaração.Levando em consideração o respeito à vida e aos indivíduos, deve-se respeitar a autonomia das pessoas na tomada de decisões, protegendo os interesses e os direitos dos cidadãos não capazes de exercerem sua autonomia, sendo passível, assim, de consentimento prévio qualquer intervenção médica, tanto referente ao diagnóstico quanto à terapêutica.
A respeito dessa temática, analise a situação descrita a seguir e assinale a opção CORRETA.
Nele continham recomendações éticas necessárias para nortear a realização de pesquisas científicas que incluíssem seres humanos como sujeitos. Esse código preconizava a importância de avaliar o grupo de estudo, garantindo melhores resultados e minimizando possíveis riscos e benefícios aos sujeitos amostrais. Sendo assim, foi necessária a elaboração de um termo de consentimento, assinado pelo sujeito, confirmando a sua ciência para com a pesquisa e deliberando aos pesquisadores responsabilidades totais sob o grupo de estudo (DINIZ; GUILHEM; SCHUKLENK, 2005):
A fixação biológica de nitrogênio (FBN) é o processo pelo qual este elemento químico é captado da atmosfera, onde se encontra em sua forma molecular relativamente inerte (N2), e é convertido em compostos nitrogenados (como amônio ou nitrato) usados em diversos processos químico-biológicos do solo, especialmente importantes para a nutrição de plantas.
A fixação biológica de carbono é o processo pelo qual este elemento químico é captado da atmosfera, onde se encontra em sua forma molecular relativamente inerte, e é convertido em compostos nitrogenados (como amônio ou nitrato) usados em diversos processos químico-biológicos do solo, especialmente importantes para a nutrição de plantas.
A fixação biológica de fósforo é o processo pelo qual este elemento químico é captado da atmosfera, onde se encontra em sua forma molecular relativamente inerte, e é convertido em compostos nitrogenados (como amônio ou nitrato) usados em diversos processos químico-biológicos do solo, especialmente importantes para a nutrição de plantas.
A fixação biológica de oxigênio (FBO) é o processo pelo qual este elemento químico é captado da atmosfera, onde se encontra em sua forma molecular relativamente inerte (O2), e é convertido em compostos nitrogenados (como amônio ou nitrato) usados em diversos processos químico-biológicos do solo, especialmente importantes para a nutrição de plantas.
A fixação biológica de hidrogênio (FBH) é o processo pelo qual este elemento químico é captado da atmosfera, onde se encontra em sua forma molecular relativamente inerte (H2), e é convertido em compostos nitrogenados (como amônio ou nitrato) usados em diversos processos químico-biológicos do solo, especialmente importantes para a nutrição de plantas.
A partir da fusão do óvulo com o espermatozoide (fecundação), as células resultantes começam a se dividir rapidamente. Quando o número de células chega a oito, sabe-se que cada uma destas células é capaz de desenvolver em um ser humano completo. Tais células são chamadas de totipotentes. São células-tronco totipotentes ou embrionárias, de maneira que cada uma delas tem a capacidade de se diferenciar em qualquer um dos 216 tecidos (inclusive a placenta e os anexos embrionários) que formam o organismo humano. Após cerca de 72 horas da fecundação, as divisões celulares dão origem a um aglomerado de aproximadamente 100 células (embrião), denominado:
mórula.
blastocisto.
zigoto.
singamia.
clivagem.
Atualmente, existem vários estudos direcionados para a síntese de vacinas eficazes contra diversas doenças que afligem pessoas mundialmente. Esses estudos objetivam a criação de uma vacina capaz de induzir uma resposta imune eficaz e duradoura, sendo muitos destes direcionados para o vírus da imunodeficiência humana HIV e certos tipos de câncer. A vacina contra o vírus da imunodeficiência humana foi uma das primeiras a serem investigadas, mas apresentou baixa eficácia na estimulação imunidade mediada pelas células T em seres humanos. (BASTOS; HACKER, 2006).
A partir do texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I) A dengue, uma doença de alta incidência no território brasileiro, é alvo de pesquisas no intuito de desenvolver uma vacina de DNA recombinante contra o vírus. A imunização gerada pela vacina deve englobar os quatro tipos de vírus, sem facilitar o fenômeno da penetração viral em macrófagos, por meio dos anticorpos, que desencadeiam o mecanismo fisiopatológico responsável pela dengue hemorrágica. (FIGUEIREDO, 1999).
II) A BCG recombinante (Bacilo Calmette-Guérin) a vacina contra difteria, tétano e coqueluche é composta por uma combinação de frações de toxinas na bactéria Escherichia coli e exibe restrições quanto a sua utilização, devido à possibilidade de desencadear uma resistência a antibióticos, em humanos (DIAS et al., 2006).
III) O HPV (Papilomavírus humano) é um vírus foco de muitas pesquisas por estar associado com mais de 90% dos cânceres cervicais, particularmente o HPV tipo 16. O uso de vacinas de DNA como imunoterapia apresenta alta eficácia em diversos estudos.
IV) Segundo Nadal; Manzione (2006) existem dois tipos de vacinas para o HPV, classificadas como: terapêuticas: evitam à infecção pelo vírus HPV e as doenças associadas ao patógeno; profiláticas: induzem a regressão das lesões pré-cancerosas.
Está correto o que se afirma em:
I, II e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
II, III e IV, apenas.
I e III, apenas.
Ética e bioética: uma questão de conduta e responsabilidade
A ética é uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso ético, uma espécie de "consciência moral", estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são certas ou erradas, justas ou injustas, boas ou más. Existem sempre comportamentos humanos classificáveis sob a ótica do certo e do errado, do bem e do mal. Embora relacionadas com a ação individual, essas classificações sempre têm relação com as matrizes culturais que prevalecem em determinados contextos históricos e determinadas sociedades. A ética está relacionada ao desejo, à opção de realizar a vida, mantendo com os outros, relações aceitáveis e justas. Está fundamentada, via de regra, nas ideias de bem e virtude, valores perseguidos por todo ser humano, cujo alcance se traduz numa existência feliz e plena. Já a Bioética é uma ética aplicada, chamada também de ética prática, que visa dar conta dos conflitos e controvérsias morais implicados pelas práticas no âmbito das Ciências da Vida e da Saúde, do ponto de vista de algum sistema de valores (chamado também de ética).
A respeito dessas temáticas, avalie as afirmações a seguir.
I) A consciência moral pode ser vista como um juiz, ou uma voz interior que ora gera em nós sentimentos de nostalgia e prazer, como também grandes arrependimentos e remorsos. Esta é uma característica que nos é dada pela própria natureza, e que deve de ser ouvida e seguida, porque ela pressupõe o que é para cada indivíduo o correto e o incorreto, ou seja, atua como uma bússola interior, emite conselhos e orienta a ação, indica-nos o melhor caminho.
II) A ética prática é uma das áreas onde a filosofia, praticada na sua melhor tradição argumentativa, demonstra a sua fecundidade como instrumento de abordagem a alguns dos grandes problemas da humanidade.
III) Etimologicamente, a palavra ética origina-se do grego ethos, que significa modo de ser, caráter. Por meio do latim mos ou plural mores, que significa costumes, é que se derivou a palavra moral. Em filosofia, ética significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade, e seu estado contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivíduo sociedade.
É correto o que se afirma em:
I, II e III.
I e III, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
Leia o texto abaixo.
A Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos, compilada entre o ano de 2005, é destinada então aos Estados, fornecendo subsídios éticos e legais para auxiliar na escolha de decisões e planejamento de linhas de pesquisas e atuações. Dessa forma, promove uma estrutura universal de princípios e procedimentos na formulação de legislação política e ética, assegurando o respeito pela vida e mantendo o respeito à dignidade humana sem afetar os direitos humanos. A promoção do diálogo interdisciplinar, reconhecendo a importância da liberdade da pesquisa, bem como a sua aplicabilidade na geração de benefícios, estando e se mantendo de acordo com os princípios éticos e legais, são itens dispostos na Declaração.Levando em consideração o respeito à vida e aos indivíduos, deve-se respeitar a autonomia das pessoas na tomada de decisões, protegendo os interesses e os direitos dos cidadãos não capazes de exercerem sua autonomia, sendo passível, assim, de consentimento prévio qualquer intervenção médica, tanto referente ao diagnóstico quanto à terapêutica.
A respeito dessa temática, analise a situação descrita a seguir e assinale a opção CORRETA.
Nele continham recomendações éticas necessárias para nortear a realização de pesquisas científicas que incluíssem seres humanos como sujeitos. Esse código preconizava a importância de avaliar o grupo de estudo, garantindo melhores resultados e minimizando possíveis riscos e benefícios aos sujeitos amostrais. Sendo assim, foi necessária a elaboração de um termo de consentimento, assinado pelo sujeito, confirmando a sua ciência para com a pesquisa e deliberando aos pesquisadores responsabilidades totais sob o grupo de estudo (DINIZ; GUILHEM; SCHUKLENK, 2005):
mórula.
blastocisto.
zigoto.
singamia.
clivagem.
Atualmente, existem vários estudos direcionados para a síntese de vacinas eficazes contra diversas doenças que afligem pessoas mundialmente. Esses estudos objetivam a criação de uma vacina capaz de induzir uma resposta imune eficaz e duradoura, sendo muitos destes direcionados para o vírus da imunodeficiência humana HIV e certos tipos de câncer. A vacina contra o vírus da imunodeficiência humana foi uma das primeiras a serem investigadas, mas apresentou baixa eficácia na estimulação imunidade mediada pelas células T em seres humanos. (BASTOS; HACKER, 2006).
A partir do texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I) A dengue, uma doença de alta incidência no território brasileiro, é alvo de pesquisas no intuito de desenvolver uma vacina de DNA recombinante contra o vírus. A imunização gerada pela vacina deve englobar os quatro tipos de vírus, sem facilitar o fenômeno da penetração viral em macrófagos, por meio dos anticorpos, que desencadeiam o mecanismo fisiopatológico responsável pela dengue hemorrágica. (FIGUEIREDO, 1999).
II) A BCG recombinante (Bacilo Calmette-Guérin) a vacina contra difteria, tétano e coqueluche é composta por uma combinação de frações de toxinas na bactéria Escherichia coli e exibe restrições quanto a sua utilização, devido à possibilidade de desencadear uma resistência a antibióticos, em humanos (DIAS et al., 2006).
III) O HPV (Papilomavírus humano) é um vírus foco de muitas pesquisas por estar associado com mais de 90% dos cânceres cervicais, particularmente o HPV tipo 16. O uso de vacinas de DNA como imunoterapia apresenta alta eficácia em diversos estudos.
IV) Segundo Nadal; Manzione (2006) existem dois tipos de vacinas para o HPV, classificadas como: terapêuticas: evitam à infecção pelo vírus HPV e as doenças associadas ao patógeno; profiláticas: induzem a regressão das lesões pré-cancerosas.
Está correto o que se afirma em:
I, II e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
II, III e IV, apenas.
I e III, apenas.
Ética e bioética: uma questão de conduta e responsabilidade
A ética é uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso ético, uma espécie de "consciência moral", estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são certas ou erradas, justas ou injustas, boas ou más. Existem sempre comportamentos humanos classificáveis sob a ótica do certo e do errado, do bem e do mal. Embora relacionadas com a ação individual, essas classificações sempre têm relação com as matrizes culturais que prevalecem em determinados contextos históricos e determinadas sociedades. A ética está relacionada ao desejo, à opção de realizar a vida, mantendo com os outros, relações aceitáveis e justas. Está fundamentada, via de regra, nas ideias de bem e virtude, valores perseguidos por todo ser humano, cujo alcance se traduz numa existência feliz e plena. Já a Bioética é uma ética aplicada, chamada também de ética prática, que visa dar conta dos conflitos e controvérsias morais implicados pelas práticas no âmbito das Ciências da Vida e da Saúde, do ponto de vista de algum sistema de valores (chamado também de ética).
A respeito dessas temáticas, avalie as afirmações a seguir.
I) A consciência moral pode ser vista como um juiz, ou uma voz interior que ora gera em nós sentimentos de nostalgia e prazer, como também grandes arrependimentos e remorsos. Esta é uma característica que nos é dada pela própria natureza, e que deve de ser ouvida e seguida, porque ela pressupõe o que é para cada indivíduo o correto e o incorreto, ou seja, atua como uma bússola interior, emite conselhos e orienta a ação, indica-nos o melhor caminho.
II) A ética prática é uma das áreas onde a filosofia, praticada na sua melhor tradição argumentativa, demonstra a sua fecundidade como instrumento de abordagem a alguns dos grandes problemas da humanidade.
III) Etimologicamente, a palavra ética origina-se do grego ethos, que significa modo de ser, caráter. Por meio do latim mos ou plural mores, que significa costumes, é que se derivou a palavra moral. Em filosofia, ética significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade, e seu estado contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivíduo sociedade.
É correto o que se afirma em:
I, II e III.
I e III, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
Leia o texto abaixo.
A Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos, compilada entre o ano de 2005, é destinada então aos Estados, fornecendo subsídios éticos e legais para auxiliar na escolha de decisões e planejamento de linhas de pesquisas e atuações. Dessa forma, promove uma estrutura universal de princípios e procedimentos na formulação de legislação política e ética, assegurando o respeito pela vida e mantendo o respeito à dignidade humana sem afetar os direitos humanos. A promoção do diálogo interdisciplinar, reconhecendo a importância da liberdade da pesquisa, bem como a sua aplicabilidade na geração de benefícios, estando e se mantendo de acordo com os princípios éticos e legais, são itens dispostos na Declaração.Levando em consideração o respeito à vida e aos indivíduos, deve-se respeitar a autonomia das pessoas na tomada de decisões, protegendo os interesses e os direitos dos cidadãos não capazes de exercerem sua autonomia, sendo passível, assim, de consentimento prévio qualquer intervenção médica, tanto referente ao diagnóstico quanto à terapêutica.
A respeito dessa temática, analise a situação descrita a seguir e assinale a opção CORRETA.
Nele continham recomendações éticas necessárias para nortear a realização de pesquisas científicas que incluíssem seres humanos como sujeitos. Esse código preconizava a importância de avaliar o grupo de estudo, garantindo melhores resultados e minimizando possíveis riscos e benefícios aos sujeitos amostrais. Sendo assim, foi necessária a elaboração de um termo de consentimento, assinado pelo sujeito, confirmando a sua ciência para com a pesquisa e deliberando aos pesquisadores responsabilidades totais sob o grupo de estudo (DINIZ; GUILHEM; SCHUKLENK, 2005):
I, II e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
II, III e IV, apenas.
I e III, apenas.
Ética e bioética: uma questão de conduta e responsabilidade
A ética é uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso ético, uma espécie de "consciência moral", estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são certas ou erradas, justas ou injustas, boas ou más. Existem sempre comportamentos humanos classificáveis sob a ótica do certo e do errado, do bem e do mal. Embora relacionadas com a ação individual, essas classificações sempre têm relação com as matrizes culturais que prevalecem em determinados contextos históricos e determinadas sociedades. A ética está relacionada ao desejo, à opção de realizar a vida, mantendo com os outros, relações aceitáveis e justas. Está fundamentada, via de regra, nas ideias de bem e virtude, valores perseguidos por todo ser humano, cujo alcance se traduz numa existência feliz e plena. Já a Bioética é uma ética aplicada, chamada também de ética prática, que visa dar conta dos conflitos e controvérsias morais implicados pelas práticas no âmbito das Ciências da Vida e da Saúde, do ponto de vista de algum sistema de valores (chamado também de ética).
A respeito dessas temáticas, avalie as afirmações a seguir.
I) A consciência moral pode ser vista como um juiz, ou uma voz interior que ora gera em nós sentimentos de nostalgia e prazer, como também grandes arrependimentos e remorsos. Esta é uma característica que nos é dada pela própria natureza, e que deve de ser ouvida e seguida, porque ela pressupõe o que é para cada indivíduo o correto e o incorreto, ou seja, atua como uma bússola interior, emite conselhos e orienta a ação, indica-nos o melhor caminho.
II) A ética prática é uma das áreas onde a filosofia, praticada na sua melhor tradição argumentativa, demonstra a sua fecundidade como instrumento de abordagem a alguns dos grandes problemas da humanidade.
III) Etimologicamente, a palavra ética origina-se do grego ethos, que significa modo de ser, caráter. Por meio do latim mos ou plural mores, que significa costumes, é que se derivou a palavra moral. Em filosofia, ética significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade, e seu estado contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivíduo sociedade.
É correto o que se afirma em:
I, II e III.
I e III, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
Leia o texto abaixo.
A Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos, compilada entre o ano de 2005, é destinada então aos Estados, fornecendo subsídios éticos e legais para auxiliar na escolha de decisões e planejamento de linhas de pesquisas e atuações. Dessa forma, promove uma estrutura universal de princípios e procedimentos na formulação de legislação política e ética, assegurando o respeito pela vida e mantendo o respeito à dignidade humana sem afetar os direitos humanos. A promoção do diálogo interdisciplinar, reconhecendo a importância da liberdade da pesquisa, bem como a sua aplicabilidade na geração de benefícios, estando e se mantendo de acordo com os princípios éticos e legais, são itens dispostos na Declaração.Levando em consideração o respeito à vida e aos indivíduos, deve-se respeitar a autonomia das pessoas na tomada de decisões, protegendo os interesses e os direitos dos cidadãos não capazes de exercerem sua autonomia, sendo passível, assim, de consentimento prévio qualquer intervenção médica, tanto referente ao diagnóstico quanto à terapêutica.
A respeito dessa temática, analise a situação descrita a seguir e assinale a opção CORRETA.
Nele continham recomendações éticas necessárias para nortear a realização de pesquisas científicas que incluíssem seres humanos como sujeitos. Esse código preconizava a importância de avaliar o grupo de estudo, garantindo melhores resultados e minimizando possíveis riscos e benefícios aos sujeitos amostrais. Sendo assim, foi necessária a elaboração de um termo de consentimento, assinado pelo sujeito, confirmando a sua ciência para com a pesquisa e deliberando aos pesquisadores responsabilidades totais sob o grupo de estudo (DINIZ; GUILHEM; SCHUKLENK, 2005):
I, II e III.
I e III, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.