BIOTECNOLOGIA E BIOÉTICA


Atualmente, existem vários estudos direcionados para a síntese de vacinas eficazes contra diversas doenças que afligem pessoas mundialmente. Esses estudos objetivam a criação de uma vacina capaz de induzir uma resposta imune eficaz e duradoura, sendo muitos destes direcionados para o vírus da imunodeficiência humana HIV e certos tipos de câncer. A vacina contra o vírus da imunodeficiência humana foi uma das primeiras a serem investigadas, mas apresentou baixa eficácia na estimulação imunidade mediada pelas células T em seres humanos. (BASTOS; HACKER, 2006).

A partir do texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I)  A dengue, uma doença de alta incidência no território brasileiro, é alvo de pesquisas no intuito de desenvolver uma vacina de DNA recombinante contra o vírus. A imunização gerada pela vacina deve englobar os quatro tipos de vírus, sem facilitar o fenômeno da penetração viral em macrófagos, por meio dos anticorpos, que desencadeiam o mecanismo fisiopatológico responsável pela dengue hemorrágica. (FIGUEIREDO, 1999).

II)  A BCG recombinante (Bacilo Calmette-Guérin) – a vacina contra difteria, tétano e coqueluche – é composta por uma combinação de frações de toxinas na bactéria Escherichia coli e exibe restrições quanto a sua utilização, devido à possibilidade de desencadear uma resistência a antibióticos, em humanos (DIAS et al., 2006).

III) O HPV (Papilomavírus humano) é um vírus foco de muitas pesquisas por estar associado com mais de 90% dos cânceres cervicais, particularmente o HPV tipo 16. O uso de vacinas de DNA como imunoterapia apresenta alta eficácia em diversos estudos.

IV)  Segundo Nadal; Manzione (2006) existem dois tipos de vacinas para o HPV, classificadas como: terapêuticas: evitam à infecção pelo vírus HPV e as doenças associadas ao patógeno; profiláticas: induzem a regressão das lesões pré-cancerosas.

Está correto o que se afirma em:




  • I, II e III, apenas.

  • II e IV, apenas.

  • I, II, III e IV.

  • II, III e IV, apenas.

  • I e III, apenas.