BIOTECNOLOGIA E BIOÉTICA


Leia o trecho de reportagem a seguir e, posteriormnte, responda a questão.

"Hoje, a maior parte do biodiesel produzido no Brasil é de origem vegetal, com notável predominância da soja. A porcentagem de biodiesel brasileiro derivado da soja vem variando mês a mês, mas em média oscila entre 70% e 85% do total da produção nacional. Para reduzir a dependência de um só produto, o governo vem incentivando também o uso de outros materiais.
Entre os outros vegetais que estão presentes na produção brasileira ou que são aposta para um futuro próximo estão o algodão e o dendê. Desses, o algodão é o que já está tendo maior utilização nas usinas, chegando a atingir perto de 4% da produção nacional.
O segundo lugar entre as matérias-primas de biodiesel no Brasil fica com o sebo bovino. A gordura do boi chegou a responder por 25% da produção nacional em março de 2008, de acordo com o Ministério de Minas e Energia, e em geral tem se mantido em torno dos 10%." (Fonte: https://www.biodieselbr.com/plantas/oleaginosas/index.htm. Acesso em 08 ago. 2018).

O processo mais utilizado para a produção de biodiesel no Brasil, consiste na reação química dos óleos vegetais ou gordura animal com o etanol ou metanol. Este processo recebe o nome de:




  • purificação.

  • desaminação.

  • transesterificação.

  • oxidação.

  • catalisação.