BIOTECNOLOGIA E BIOÉTICA


Ética e bioética: uma questão de conduta e responsabilidade

A ética é uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso ético, uma espécie de "consciência moral", estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são certas ou erradas, justas ou injustas, boas ou más. Existem sempre comportamentos humanos classificáveis sob a ótica do certo e do errado, do bem e do mal. Embora relacionadas com a ação individual, essas classificações sempre têm relação com as matrizes culturais que prevalecem em determinados contextos históricos e determinadas sociedades. A ética está relacionada ao desejo, à opção de realizar a vida, mantendo com os outros, relações aceitáveis e justas. Está fundamentada, via de regra, nas ideias de bem e virtude, valores perseguidos por todo ser humano, cujo alcance se traduz numa existência feliz e plena. Já a Bioética é uma ética aplicada, chamada também de “ética prática”, que visa “dar conta” dos conflitos e controvérsias morais implicados pelas práticas no âmbito das Ciências da Vida e da Saúde, do ponto de vista de algum sistema de valores (chamado também de “ética”).

A respeito dessas temáticas, avalie as afirmações a seguir.

I)  A consciência moral pode ser vista como um juiz, ou uma voz interior que ora gera em nós sentimentos de nostalgia e prazer, como também grandes arrependimentos e remorsos. Esta é uma característica que nos é dada pela própria natureza, e que deve de ser ouvida e seguida, porque ela pressupõe o que é para cada indivíduo o correto e o incorreto, ou seja, atua como uma bússola interior, emite conselhos e orienta a ação, indica-nos o melhor caminho.

II) A ética prática é uma das áreas onde a filosofia, praticada na sua melhor tradição argumentativa, demonstra a sua fecundidade como instrumento de abordagem a alguns dos grandes problemas da humanidade.

III) Etimologicamente, a palavra ética origina-se do grego ethos, que significa modo de ser, caráter. Por meio do latim mos ou plural mores, que significa costumes, é que se derivou a palavra moral. Em filosofia, ética significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade, e seu estado contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivíduo – sociedade.

É correto o que se afirma em:




  • I, II e III.

  • I e III, apenas.

  • I, apenas.

  • II e III, apenas.

  • I e II, apenas.