BIOTECNOLOGIA E BIOÉTICA


Leia o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

Ciclos biogeoquímicos

Os ciclos biogeoquímicos, também chamados de ciclos da matéria, podem ser definidos como processos naturais em que ocorre a ciclagem dos elementos, ou seja, sua passagem do meio ambiente (componentes físico-químicos) para os organismos vivos e destes de volta para o meio. Por esses ciclos envolverem organismos vivos, o meio terrestre (parte não viva) e elementos químicos, recebem a denominação de biogeoquímicos.

Durante um ciclo biogeoquímico, os elementos são absorvidos por seres vivos e são responsáveis por várias e diferentes reações químicas fundamentais para a sobrevivência desses organismos. Posteriormente esses elementos retornam ao ambiente pelo processo de decomposição ou por outros mecanismos, tais como a transpiração, respiração e eliminação de fezes. Assim sendo, fica nítido que a matéria é reciclada e que os elementos, tais como nitrogênio, carbono e oxigênio, não são criados nem destruídos. A contínua passagem dos elementos por meio dos seres vivos e dos elementos não vivos da Terra garante a sua disponibilidade constante na natureza. Em um ecossistema natural, sem intervenção do homem, esses ciclos permanecem em um constante equilíbrio.

Fonte: Disponível em: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/ciclos-biogeoquimicos.htm. Acesso em: 03 out.2016.

Considerando as informações acima e seus estudos sobre Biotecnologia clássica, analise as afirmativas a seguir e escolha a opção CORRETA. 




  • A fixação biológica de nitrogênio (FBN) é o processo pelo qual este elemento químico é captado da atmosfera, onde se encontra em sua forma molecular relativamente inerte (N2), e é convertido em compostos nitrogenados (como amônio ou nitrato) usados em diversos processos químico-biológicos do solo, especialmente importantes para a nutrição de plantas.

  • A fixação biológica de carbono é o processo pelo qual este elemento químico é captado da atmosfera, onde se encontra em sua forma molecular relativamente inerte, e é convertido em compostos nitrogenados (como amônio ou nitrato) usados em diversos processos químico-biológicos do solo, especialmente importantes para a nutrição de plantas.

  • A fixação biológica de fósforo é o processo pelo qual este elemento químico é captado da atmosfera, onde se encontra em sua forma molecular relativamente inerte, e é convertido em compostos nitrogenados (como amônio ou nitrato) usados em diversos processos químico-biológicos do solo, especialmente importantes para a nutrição de plantas.

  • A fixação biológica de oxigênio (FBO) é o processo pelo qual este elemento químico é captado da atmosfera, onde se encontra em sua forma molecular relativamente inerte (O2), e é convertido em compostos nitrogenados (como amônio ou nitrato) usados em diversos processos químico-biológicos do solo, especialmente importantes para a nutrição de plantas.

  • A fixação biológica de hidrogênio (FBH) é o processo pelo qual este elemento químico é captado da atmosfera, onde se encontra em sua forma molecular relativamente inerte (H2), e é convertido em compostos nitrogenados (como amônio ou nitrato) usados em diversos processos químico-biológicos do solo, especialmente importantes para a nutrição de plantas.