BIOTECNOLOGIA E BIOÉTICA


Vacinas

Como diziam nossas avós, "é melhor prevenir que remediar". E essa é a importante função das vacinas, proteger o nosso corpo de vírus e bactérias que provocam várias doenças capazes de afetar seriamente a nossa saúde. Além de proteger quem foi vacinado, as vacinas também contribuem para a segurança de uma comunidade inteira. Quanto maior a quantidade de pessoas protegidas, menor a chance de qualquer uma delas (seja ela vacinada ou não) contrair alguma doença.

Fonte: Disponível em: http://www3.hermespardini.com.br/pagina/86/vacinas.aspx. Acesso em: 21 out.2016.

A utilização de vacinas tem uma melhor relação custo-benefício no controle de doenças imunopreviníveis que o uso de medicamentos para sua cura. Como consequência de muitos anos de investimento em pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico, as vacinas são seguras e julgadas essenciais para a saúde pública. Elas podem ser formadas de moléculas, microrganismos mortos ou microrganismos vivos atenuados (BIO-MANGUINHOS, 2007).

Considerando as informações do texto acima e a composição das vacinas, assinale a alternativa CORRETA.




  • As vacinas atenuadas são compostas por microrganismos conseguidos por meio da seleção de cepas naturais e atenuados por meio de passagens em meios de cultura específicos, em variados hospedeiros ou por manipulação genética. Causam infecção sem produzir a doença. Geralmente, possuem ampla capacidade protetora e com apenas uma dose conferem imunidade em longo prazo, como, por exemplo, as vacinas contra sarampo e febre amarela.

  • A rubéola é uma doença causada pela bactéria Bordetella pertussis. A vacina contra esta doença pode ser produzida tanto a partir da bactéria inativada (microrganismo morto) ou de componentes bacterianos purificados. A vacina contra rubéola, normalmente administrada junto com as vacinas antitetânica e antidiftérica (DTP), é produzida a partir do microrganismo morto.

  • O botulismo é uma doença causada pela bactéria Bordetella pertussis. A vacina contra esta doença pode ser produzida tanto a partir da bactéria inativada (microrganismo morto) ou de componentes bacterianos purificados. A vacina contra o botulismo, normalmente administrada junto com as vacinas antitetânica e antidiftérica (DTP), é produzida a partir do microrganismo morto.

  • As vacinas atenuadas são compostas por artrópodes (insetos) conseguidos por meio da seleção de cepas naturais e atenuados por meio de passagens em meios de cultura específicos, em variados hospedeiros ou por manipulação genética. Geralmente, possuem ampla capacidade protetora e com apenas uma dose conferem imunidade em longo prazo, como, por exemplo, a vacina contra a febre amarela.

  • Os soros são compostos por microrganismos conseguidos por meio da seleção de cepas naturais e atenuados por meio de passagens em meios de cultura específicos, em variados hospedeiros ou por manipulação genética. Causam infecção sem produzir a doença. Geralmente, possuem ampla capacidade protetora e com apenas uma dose conferem imunidade em longo prazo.