BIOTECNOLOGIA E BIOÉTICA


Leia o texto abaixo.

O bioma Cerrado apresenta grande variedade de fruteiras nativas, sendo que algumas já são comercializadas, exercendo importante papel no hábito de consumo da população brasileira (SOUZA, 2000). No entanto, as espécies nativas são de difícil propagação seminífera, por apresentarem heterogeneidade no processo de maturação dos frutos e sementes com algum tipo de dormência, o que compromete a germinação e a formação de mudas em escala comercial. Soma-se a isso o fato de que muitas destas sementes são recalcitrantes, comprometendo sua longevidade e viabilidade, constituindo um limitador para a comercialização. 

Outro fator importante relaciona-se às altas taxas de destruição do Cerrado, que, juntamente com o extrativismo predatório, originam progressivamente menores produções e perda de materiais genéticos de características desejáveis, colocando em risco real a sobrevivência de algumas espécies (LUIS, 2008). Sendo assim, a aplicação de técnicas de cultura de tecidos em fruteiras do Cerrado pode resolver ou minimizar estes entraves por meio da multiplicação sistematizada de plantas; intercâmbio de material genético; resgate de germoplasma e preservação de material ameaçado; redução no período de germinação; isenção de pragas e doenças e; uniformização nas plântulas obtidas (MELO, 2000). 

O cultivo in vitro é um procedimento relevante na propagação de diferentes espécies (LEDO et al., 2007), porém, o nível de conhecimento sobre essa técnica em fruteiras nativas do Cerrado é incipiente, pois essas plantas encontram-se, ainda, em estado selvagem, apresentando grande variabilidade genética (ALMEIDA, 2009). Algumas técnicas de cultura de tecidos vegetais vêm sendo empregadas em espécies de fruteiras do Cerrado, algumas com relativo sucesso enquanto outras ainda necessitam de mais estudos. 

Fonte: Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cr/v41n7/a3911cr4848.pdf. Acesso em: 12 out.2016.

Considerando as informações acima e, especificamente, as técnicas de cultura de tecidos vegetais, analise a veracidade das afirmações a seguir.

I)  A micropropagação se revelou de grande utilidade na produção de plantas com alto rigor sanitário e isentas de vírus, apresentando importância prática na propagação de espécies de interesse florestal e em espécies cujo modo de propagação é a vegetativa.

II) A adoção da técnica de micropropagação permite um rápido aumento no número de plantas geneticamente idênticas, possibilitando a produção de mudas durante todo o ano, colaborando, também, na propagação de plantas cujas sementes apresentam baixo poder germinativo.

III) Microenxertia é uma técnica que consiste em microenxertar, em condições assépticas, um ápice caulinar, retirado de uma planta matriz, sobre um porta enxerto estabelecido in vitro.

IV) Várias técnicas de culturas de tecidos são utilizadas na agricultura, e podemos citar como exemplos: a cultura de raízes; conservação in vitro de recursos genéticos de plantas; polinização e fertilização in vitro; cultura de embriões, entre outras.

É CORRETO afirmar que:




  • somente as afirmações I, II e III estão corretas.

  • somente as afirmações I e IV estão corretas.

  • somente as afirmações II, III e IV estão corretas.

  • apenas a afirmação I está correta.

  • todas as afirmações estão corretas.