ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS


Ao avaliar a estrutura organizacional das empresas, o profissional de OSM (Organização, Sistemas e Métodos) pode identificar alguns problemas conhecidos na literatura do tema como patologias organizacionais. Tais patologias precisam ser identificadas e corrigidas um quanto antes, de modo a garantir a qualidade da estrutura organizacional.

Tendo em vista as patologias organizacionais mais frequentes, analise as sentenças abaixo: 

_______________________: há um grande número de subordinados para uma só chefia.

_______________________: várias pessoas dão ordem a um mesmo setor ou funcionário.

_______________________: atividades opostas são alocadas a uma mesma chefia.

_______________________: há um número excessivo de assessorias para uma mesma chefia.

 A alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas é: 


Coordenação acumulativa, insegurança executiva, inexistência de formalização estrutural, multicomando.


Excesso de organização, falta de delegação de autoridade, multicomando, insegurança executiva.


Coordenação acumulativa, multicomando, conjugação de atividades divergentes, insegurança executiva.


Multicomando, falta de delegação de autoridade, conjugação de atividades divergentes, excesso de organização.


Excesso de organização, inexistência de formalização estrutural, multicomando, insegurança executiva.

Para que tenhamos uma proposta de solução eficiente e eficaz, trazendo resultados efetivos para a empresa, é preciso normalizar as melhorias. São objetivos da normalização:

I - Economia: Proporcionar a redução da crescente variedade de produtos e processos;

II - Segurança: Proteger a vida humana e a preservação da saúde;

III - Comunicação: Proporcionar meios mais eficientes na troca de informações entre o fabricante e o cliente, melhorando a confiabilidade das relações comerciais e de serviços;

IV - Proteção do Consumidor: Prover a sociedade de meios eficazes para aferir a qualidade dos produtos;

V - Eliminação de barreiras Técnicas e Comerciais: Evitar existência de regulamentos conflitantes sobre produtos e serviços em diferentes países, facilitando, assim, o intercâmbio comercial.

É correto o que se afirma em:


I, II, III, IV, V


II, III, V


II, IV


I, III, V


II, III, IV

Um aspecto a ser considerado pelo profissional da OSM – Organização, Sistemas e Métodos é a normalização. Segundo a ABNT, normalização é a “atividade que estabelece, em relação a problemas existentes ou potenciais, prescrições destinadas à utilização comum e repetitiva com vistas à obtenção do grau ótimo de ordem em um dado momento”. Tendo em vista a definição e importância da normalização nas empresas, avalie as sentenças abaixo:

 

       I. Qualitativamente, a normalização permite: reduzir os desperdícios; padronizar componentes; diminuir o consumo de materiais; padronizar equipamentos; aumentar a produtividade.

       II. Quantitativamente, a normalização facilita: melhorar a qualidade de produtos e serviços, utilizar adequadamente os recursos humanos, materiais, financeiros e tecnológicos; padronizar a produção, dentre outros.

       III. A normalização pode ser feita segundo critérios da International Organization for Standardization (ISO), federação internacional de organismos nacionais de normalização, sendo exemplos a ISO 9000, ISO 14000, ISO 26000.

 

A alternativa que a apresenta as sentenças VERDADEIRAS É:

 


I.


III.


I e II.


II.


I, II e III.

Gerir a qualidade de uma empresa é um trabalho árduo que exige a dedicação e persistência de profissionais e gestores envolvidos. Além de planejado e desenvolvido, esse trabalho precisa ser documentado e divulgado aos demais funcionários, sob a forma de manuais, formulários e instruções. Sobre isso é INCORRETO afirmar que:

 


O Manual de Procedimentos e da Qualidade estabelece as regras orientadoras e disciplinadoras a nível operacional, padronizando a execução de operações.


O Manual de Política da Qualidade demonstra as verdadeiras intenções e diretrizes globais da empresa, relativas à qualidade.


O sistema de gerenciamento da qualidade é dividido em três níveis: estratégico, tático e operacional.


O Manual de Gestão da qualidade (MGQ) é a coletânea de todos os documentos e atividades relativas ao gerenciamento da qualidade de uma organização.


As instruções de trabalho têm o objetivo de impedir o alcance de resultados esperados por cada tarefa executada.

Dando continuidade as características de OSM, são elas, também:

I – é uma ferramenta de gestão de pessoas;

II – racionaliza os setores administrativo e operacional;

III – usa a criatividade como ferramenta primordial;

IV – é o motor das transformações evolutivas na empresa;

V – atua também no empoderamento das pessoas.

Assinale a alternativa correta:


somente as alternativas II e III estão corretas


as alternativas, I, II, III e IV estão corretas


todas as alternativas estão corretas


as alternativas I, III, IV e V estão corretas


as alternativas II, III, IV e V estão corretas

Taylor é considerado o pai da Administração Científica. Ele preconizava a utilização da ciência na administração, transformando profundamente as relações de trabalho e os negócios das empresas. Sai de cena o empirismo e entra a cientificidade. Sai de cena também a subjetividade para dar lugar às técnicas de engenharia industrial.

A Administração Científica de Taylor veio para:

I – diminuir a vadiagem sistemática de funcionários que não tinham a carga de trabalho adequada ou, pior, que queriam sabotar o sistema por acharem que o sistema os sabotava diariamente;

II – implantar tempos-padrão para execução das tarefas, suportando assim uma melhor divisão das tarefas;

III – diminuir a subjetividade e a falta de uniformidade na distribuição de cargos e tarefas;

IV – potencializar as vendas da empresa que implantava corretamente a administração científica.

Diante disso e do exposto em sala de aula, é correto o que se afirma em:


II, III, IV


I, II, III


II, IV


I, II, III, IV


I, III, IV

Adaptado de 2018 - ADM-TEC - Prefeitura Municipal de Belo Monte

Quando se fala de Gestão e Garantia da Qualidade, é vital que façamos conexões entre conteúdos e metodologias diferentes que, em conjunto, forma o pensamento da qualidade melhorada continuamente. Logo, leia as afirmativas a seguir:

I. Um dos objetivos do método 5S é a melhoria da qualidade de vida do trabalhador e a diminuição dos desperdícios na instituição.

II. O escritório de projetos é a unidade organizacional responsável por administrar a limpeza e manutenção das instalações da organização.

III. Traçar os planos e definir metas é parte da fase de execução (Act), do ciclo PDCA.

Marque a alternativa CORRETA:


apenas a afirmativa III está correta


apenas afirmativa I está correta


as afirmativas I, e III estão corretas


apenas a afirmativa II está correta


todas as afirmativas estão corretas

Adaptado de 2019 - COMPERVE – UFRN

Em determinado órgão público, em certa repartição com excesso de trabalho, no momento em que assumiu a função de assistente administrativo, o novo servidor de uma pró-reitoria percebeu uma desorganização no ambiente de trabalho. Foi informado de que os servidores haviam acabado de implantar a ferramenta 5S para melhorar a qualidade no serviço. Ao conversar com o funcionário mais antigo, perguntou-lhe, apontando para documentos rasgados e deixados sobre a mesa, se eles haviam, de fato, aplicado corretamente os 5S. O funcionário antigo imediatamente se desculpou e disse que não estavam, por relaxamento, aplicando adequadamente as etapas de:


organização e limpeza


nenhuma das alternativas


utilização e organização


padronização e limpeza


padronização e utilização

Quando se fala sobre o programa 5S+3, já nos vem a mente que é um programa de difícil implementação mas que tem ganhos efetivos para a empresa que o implanta. Obviamente isso é verdade, porém, o fato de ser de difícil implantação não justifica o fato de muitos desistirem dele. Precisamos insistir na sua implantação, pois os benefícios dele são muito maiores que as dificuldades na implantação. Logo, os 4 primeiros sensos são:

I – Seiri: é a fase inicial, onde se analisa os postos e locais de trabalho buscando selecionar e deixar no local somente os materiais, as ferramentas e os equipamentos que agregam valor ao processo e à execução da atividade;

II – Seiton: é a ordenação e arrumação das ferramentas, materiais e equipamentos de tal forma que facilite a execução das atividades que agregam valor;

III – Seisou: é a preocupação que cada funcionário deve ter com a sua própria saúde;

IV – Seiketsu: o ambiente de trabalho precisa estar 100% limpo, e isto é tarefa de todos na organização, não somente de um ou outro setor ou nível hierárquico.

Analisando o exposto acima, e paralelizando com o conteúdo estudado, é correto o que se afirma em:


IV, apenas


III, IV, apenas


II, III, IV


I, II, III, IV


I, II, apenas

Adaptado de 2020 - FCC - AL-AP

Quando se fala em Gestão da Qualidade, é obrigatório que falemos dos grandes gurus da qualidade. Entre os principais teóricos que contribuiriam para a formação e desenvolvimento dos conceitos de Gestão da Qualidade, destaca-se, como um dos precursores, William Edwards Deming. Entre os preceitos sustentados pelo citado estudioso, insere(m)-se o(s) seguinte(s):

I. necessidade de inspeção em massa para assegurar a qualidade dos produtos. II. importância de desenvolver um único fornecedor para cada item, em relacionamento de longo prazo fundado na lealdade e na confiança.

III. eliminação de slogans, exortações e metas que exijam nível zero de falhas. IV. adoção de administração por processo, por meio do exemplo dos líderes.

Está correto o que se afirma APENAS em:


II e IV


I e III


II, III e IV


I e IV


I e II