LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS


Eclesiaste dizia: Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu: Tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou, tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir, tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar, tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter, tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e tempo de jogar fora, tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar, tempo de amar e tempo de odiar, tempo de lutar e tempo de viver em paz.

 

A pandemia da Covid-19 nos trouxe o tempo para prantear, tempo para isolar e tempo para mudança e adaptabilidade. Diversas empresas grandes e pequenas foram obrigadas a aderir e se adaptar ao trabalho remoto como a Ford, Facebook, Google e Alibaba. Devido às incertezas provocadas pelo coronavírus e algumas vantagens deste modelo, empresas, como o Twitter, já declararam que os seus colaboradores podem continuar trabalhando remotamente por tempo indeterminado.

 

Analise as seguintes assertivas:

 

I) Em um nível mais geral, as empresas que usam equipes virtuais melhoram o desempenho, empregando indivíduos qualificados ao redor do mundo e criando times que seriam inviáveis se a equipe fosse presencial.

II) A  liderança nas equipes virtuais examina como os líderes usam a tecnologia para interagir virtualmente com os membros da equipe, todavia, existem poucos estudos que tratam da dinâmica da liderança em equipes virtuais.

III) Na liderança remota é necessário que o líder realize um chekin emocional com seus liderados a partir de competências como comunicação, interação pessoal, respeito, honestidade, consenso, reconhecimento de interesse mútuo e coordenação comportamental.

 

É correto o que se afirma em:


II e III, apenas.


III, apenas.


I, II e III.


I e II, apenas.


I, apenas.

A liderança é a arte de mobilizar os outros para que queiram lutar por aspirações compartilhadas; o que constitui um conceito no qual se destaca a palavra “querer”, pois o que leva as pessoas a fazerem alguma coisa não é uma tarefa relativamente simples. Para se sentir a real essência da liderança, pergunta-se: O que é necessário para que as pessoas queiram se engajar em uma organização de forma “voluntária”? O que precisa ser feito para que as pessoas apresentem um desempenho de alto nível? O que você pode fazer para que as pessoas permaneçam leais à organização? Existe uma diferença entre obter apoio e ordenar, com os verdadeiros líderes mantendo a credibilidade em conseqüência de suas ações – ao desafiar, inspirar, permitir, guiar e encorajar (KOUZES e POSNER, 1997).

 

A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I) Em equipes virtuais, os processos de liderança são mediados por tecnologias da informação e comunicação (TICs) que funcionam como facilitadoras da comunicação, interação, desenvolvimento e compartilhamento de tarefas.

 

                                                             PORQUE

 

 

II) Equipes tradicionais trabalham em locais diferentes, as tarefas são mais estruturadas e a comunicação é em grande parte eletrônica e assíncrona.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


As asserções I e II são proposições falsas.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

A definição detalhada de conflito é um processo de oposição e confronto que ocorre entre indivíduos ou grupos nas organizações, quando as partes envolvidas exercem poder na busca de metas ou objetivos valorizados e obstruem o progresso de uma ou várias metas. Isso é de fácil visualização nas organizações, sejam elas públicas ou privadas (DUBRIN, 2006, p. 16 apud ELIAS, 2013b, p.126).  A administradora Lidiane Elias (2013) enuncia os conflitos em pessoais, hierárquicos, percebidos, experienciados e manifestados.  

 

I.  Os conflitos percebidos são aqueles em que se reconhecem  conflito latente, em que os envolvidos percebem que existem divergências na relação entre os colaboradores, pois seus interesses são diferentes.

 

II.  Os conflitos hierárquicos ocorrem entre a liderança e seus subordinados, gerando desinteresse e prejuízo para todos os envolvidos.

 

III. Os conflitos manifestados são denominados de rixas pessoais que surgem por pequenas situações que ocorrem no cotidiano das organizações. Neste conflito não há diálogo para solução de um problema específico. 

 

As assertivas corretas sobre os tipos de conflito são: 

 


II e III, apenas. 


I, II e III.


I e II, apenas. 


II, apenas. 


I e III, apenas. 

No setor de faturamento da Usina Farmacêutica Lopes & Oliveira estava ocorrendo erros na emissão de algumas notas fiscais devido a falha no processo de comunicação. A gerente do departamento de Gestão de Pessoas  realizou um treinamento e aplicou uma dinâmica de grupo com os colaboradores envolvidos que trabalham no respectivo setor.  Algumas competências  técnicas e comportamentais foram evidenciadas durante o desenvolvimento da atividade. A gerente percebeu que Luiza possuia habilidades para liderança e a promoveu para liderar o setor de faturamento. Luiza ficou surpresa com sua promoção  e afirmou: Nossa!! Eu não imaginava que eu tinha habilidades para liderança! Estou muito feliz em ser promovida! Joseph Luft e Harry Ingham criaram uma teoria para idealizar a importância do processo de dar e receber feedback  denominada “Janela de Johari”. Podemos dizer que antes da aplicação da dinâmica Luiza se encontrava no quadrante:

 


Eu fechado.


Eu conhecido.


Eu cego.


Eu desconhecido.


Eu aberto.

A Empresa Lopes e Carvalho atua na área de informática no sudeste brasileiro.  O sistema de avaliação de desempenho aplicado em algumas áreas da empresa é o 360º. Dessa forma, a avaliação de desempenho é realizada pelo próprio colaborador, pelos pares e pelo superior imediato. A equipe de Gestão de Pessoas aplicou uma dinâmica de grupo para sensibilizar os colaboradores do setor de Gamificação sobre a importância da Avaliação de Desempenho 360º. O gerente Carlos foi avaliado por 80% dos subordinados como um gestor autoritário, com dificuldades de comunicação e falta de empatia. Paulo, seu assistente foi avaliado por 90% dos colegas de trabalho como um funcionário tímido, que não expressa suas emoções e pensamentos. Ao conversar com Carlos sobre seu desempenho, a psicóloga da empresa ponderou sobre a percepção dos colaboradores em relação à conduta de Carlos e este justificou que sua liderança autoritária é decorrente da sua insegurança, pois foi nomeado há seis meses para esse cargo e gostaria de comprovar para seus subordinados suas competências de líder. Assim, Carlos reconhece seu autoritarismo, suas limitações e fraquezas na função de líder. Ao ser questionado pela psicóloga, Paulo afirma não gostar de falar o que pensa, prefere guardar para si suas crenças para não gerar conflitos e porque não sabe qual é a reação das demais pessoas....Na aplicação da dinâmica e da avaliação de desempenho, ocorreu situações de comunicação e feedback enunciadas pelos autores Joseph Luft e Harry Ingham na Janela de Johari. Após conversar com a psicóloga da empresa e relatar sobre suas atitudes, podemos afirma que Carlos e Paulo se encontram no quadrante:

 


Eu aberto e Eu fechado.


Eu aberto e Eu desconhecido.


Eu aberto e Eu cego.


Eu desconhecido e Eu aberto.


Eu cego e Eu aberto.

Nas  mais novas teorias de dinâmicas de grupo, o grupo não é pensado como uma máquina, mas como uma massa dotada de subjetividade.

 

I) O feedback é um dos processos mais relevantes dentro de uma organização, pois é a partir dele que o indivíduo consegue enxergar-se a si próprio, conforme os outros o veem.

 

II) O feedback  deve ser utilizado para modificar um comportamento mediante o reconhecimento de um ponto falho e estímulo pessoal para corrigi-lo. 

 

III) Para que ocorra a comunicação, é necessário que haja uma conexão psicológica.

 

IV) O feedback deve ser generalizado, pois funciona como um palestra motivacional.

 

Está correto o que se afirma em:

 


Todas alternativas estão corretas.


Somente I e II.


Somente III e IV.


Somente I, II e III.


O trabalho em equipe pode ser definido como algo que contribui para o alcance dos resultados organizacionais à medida que potencializa a capacidade de inovar e solucionar problemas por meio de atitudes colaborativas dos membros da equipe. A metodologia que envolve o desenvolvimento das equipes segue fases que formam as técnicas empregadas em sua dinâmica. O processo com que as equipes desenvolvem seus trabalhos irá depender muito das ações de liderança em sua condução. Até ser consolidada, a equipe apresenta diversos estágios. No estágio da formação:

 


a energia grupal se movimenta para o resultado.


o grupo se prepara para a dissolução.

 


o grupo mostra gradativa coesão.


o propósito do grupo é definido.


surge o conflito intergrupal.

Analise a figura abaixo:

Figura: Estilos de liderança.

 

Pensando na figura acima e nos estudos de Kurt Lewin sobre os estilos de liderança, marque a alternativa CORRETA:


A figura 3 refere-se a um líder comportamental.


A figura 1 refere-se a um líder autoritário.


A figura 2 refere-se a um líder democrático.


A figura 2 refere-se a um líder laissez-faire.


A figura 1 refere-se a um líder democrático.

A evolução da Gestão de Pessoas é marcada por alguns momentos. Tendo-os em vista, associe a segunda coluna de acordo com a primeira:

 

 1. Departamento de pessoal

 2. Administração de RH

 3. Gestão de pessoas

 

( ) Desenvolvimento de subsistemas como recrutamento, seleção, desenvolvimento, remuneração.

( ) Atuação estratégica com ênfase no trabalho mental, tendo pessoas como vantagem competitiva.

( ) Destinado a cumprir exigências legais, marcado por atividades operacionais e conservação de valores.

 

 Agora escolha a alternativa CORRETA:


1, 2, 3.


1, 3, 2.


2, 3, 1.


2, 1, 3.


3, 2, 1.

Atente para a seguinte conversa entre diretores da empresa Voe Bem Ltda.

– Um diretor diz: – Os funcionários não têm dificuldades em acessar o sistema e buscar os benefícios que lhes são disponibilizados. A princípio, quem atuava nessa relação era o gerente de linha. Ele era o provedor que o nosso funcionário tinha antes do modelo informatizado. Então, veja a carga que tiramos do gerente de linha. Isso não é gerência de RH. O que seria isso? O gestor de linha deve estar preocupado com a produção, com desenvolvimento dos recursos humanos, com a satisfação do indivíduo no local de trabalho. Com esse modelo, demos instrumentos e ferramentas para o processo de gestão de pessoas conduzido pelo gerente. Criamos um ambiente melhor para a relação superior–subordinado. O gestor mudou o canal de contato, ele não fala tanto com o RH, mas fala muito mais com seu subordinado.

O outro diretor replica:

– Sim, com o projeto INFORH, a área de RH deixa de ser preponderantemente operacional e passa a assumir uma atuação mais consultiva. Isso, contudo, implicou a diminuição de seu quadro de funcionários. A racionalização de processos eliminou vagas de menor qualificação. A evolução do número de funcionários da empresa Voe Bem Ltda. por analista de RH, desde o início do projeto INFORH de informatização, em 1996, é apresentada no gráfico abaixo:


Com base nos dados do gráfico e a conversa entre os diretores, é CORRETO afirmar que a informatização:

 

I) não transformou a atuação do gerente de linha.

II) melhorou o foco de atuação do gerente de linha.

III) trouxe benefícios, tanto para o gerente de linha quanto para o RH.

 

É CORRETO somente o que se afirma em:


I, apenas.


II e  III, apenas.


II, apenas.


I, II, III.


I e II, apenas.