GEOGRAFIA AGRÁRIA


Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “agronegócio, turismo e pluriatividade”. Alguns autores como Graziano da Silva e Del Grossi definem as alterações do campo brasileiro (emergência de novas atividades econômicas, diferentes relações de trabalho e produção, etc.) como o “novo rural brasileiro”. Sobre isso, leia as assertivas e marque a alternativa correta:

No contexto do novo rural brasileiro é possível observar a inserção de atividades não agrícolas no espaço rural, diversificando as atividades econômicas no campo.
O novo rural brasileiro alterou as atividades econômicas no campo, porém, em nenhum sentido modificou o modo de vida da população do campo.
O novo rural brasileiro foi um programa lançado pelo governo federal com o objetivo de captar divisas para investimento nos esportes de aventura.
O novo rural brasileiro é caracterizado pelo fortalecimento da agricultura nas grandes propriedades monocultoras, com a inserção de tecnologias sempre mais desenvolvidas.
“Novo rural” foi a expressão cunhada para definir o conjunto de fenômenos climáticos anormais que destruiu parte das lavouras brasileiras durante no final do século XX.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “agronegócio, turismo e pluriatividade”. Silva; Pedroso (2011, p. 112) afirmam que “Ao apresentar os modos tradicionais e artesanais da agricultura familiar como produto turístico, o turismo rural amplia suas possibilidades, consolidando o modo de vida rural como um atrativo aos moradores das metrópoles. ” Sobre a temática, leias as assertivas e, posteriormente, marque a alternativa que indica as corretas: I – Os costumes e modos de vida das famílias rurais tendem a despertar o interesse das populações dos grandes centros urbanos. II – No meio rural os visitantes podem compartilhar tradições gastronômicas e culturais das famílias locais. III – As trocas culturais no turismo rural se dão entre as famílias visitantes, porém, não são comuns entre estas e as famílias receptoras. IV – Turismo em meio rural é sinônimo de turismo de massa, pois se trata de um turismo amplamente difundido pelo mundo. Pode-se dizer que:

Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
Apenas as assertivas I e II estão corretas.
Apenas as assertivas I e IV estão corretas.
Apenas as assertivas II e III estão corretas.
Apenas as assertivas I e III estão corretas.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Questão agrária e questão agrícola e organização da produção agrícola e suas atividades”. As discussões sobre os transgênicos têm despertado polêmicas no mundo inteiro. O assunto está repleto de desinformação, o que gera preocupações referentes às consequências de seu uso. Sobre o assunto, leia as assertivas que seguem e assinale a correta:

A transgenia atua transferindo genes de uma planta a outra, visando o aumento da variabilidade genética, especialmente no que refere a plantas utilizadas em jardinagem. 
A utilização dos transgênicos ainda não é permitida no Brasil, portanto, o que existem são pesquisas de melhoramento genético para aumento de produtividade. 
As plantas transgênicas foram criadas para solucionar o problema das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, o que resultou em grande sucesso, já que são repelentes naturais. 
A geração de transgênicos visa à obtenção de organismos mais resistentes e produtivos, porém, isso pode acarretar mudanças negativas em espécies nativas, graças à polinização. 
A transgenia é um ramo da biotecnologia que utiliza células e biomoléculas para resolver problemas de produtividade, com vistas à erradicação da fome no mundo. 
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Questão agrária e questão agrícola e organização da produção agrícola e suas atividades”. O Estatuto da Terra de 1964 define como propriedade familiar o imóvel rural que, diretamente explorado pela família de agricultores, lhes garanta renda suficiente à sua reprodução. Esse conceito é fundamental para compreender o significado de módulo rural e módulo fiscal. Sobre esse assunto, leia as assertivas a seguir e assinale a que estiver correta:

O módulo fiscal é utilizado para definir os limites da dimensão dos imóveis rurais no caso de aquisição por pessoa jurídica estrangeira, como é o caso de bancos transnacionais que adquirem terras no Brasil. 
Módulo rural é uma unidade de medida, expressa em hectares, que busca exprimir a interdependência entre a dimensão, a situação geográfica dos imóveis rurais e a forma e condições de seu aproveitamento econômico.
É considerada média propriedade o imóvel rural que apresente área superior a 4 (quatro) e inferior a 15 (quinze) módulos fiscais. As médias propriedades são as primeiras a serem destinadas à reforma agrária, em caso de ocupação.
O módulo rural é a medida padrão que pressupõe a possibilidade de progressão econômica e social de uma família. É a partir dela que as instâncias governamentais definem se uma propriedade é pequena, média ou grande
Módulo rural e módulo fiscal são expressões que se referem à mesma unidade de medida. Trata-se da base utilizada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) para avaliação da possibilidade de reforma agrária. 
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Questão agrária e questão agrícola e organização da produção agrícola e suas atividades”. A reforma agrária é um tema antigo no Brasil. Isso se deve à má distribuição de terras, que tem início no Brasil Colônia, e se prolonga até os dias atuais, podendo ser traduzida pelos privilégios de uns em detrimento de outros grupos sociais. Temos visto em nossos estudos que esse processo se inicia com as capitanias hereditárias e as sesmarias. A esse respeito, leia as afirmações a seguir, julgue-as verdadeiras ou falsas, e assinale, a seguir, a alternativa que indica as corretas quanto ao significado das capitanias hereditárias. As capitanias hereditárias foram lotes de terras de enorme extensão e fertilidade, distribuídos a portugueses aventureiros que apresentassem condições de manter uma quantidade estabelecida de indígenas como escravos. As capitanias hereditárias representaram a principal estratégia portuguesa de resolução dos conflitos sociais da Metrópole, já que os lotes de terras eram doados a famílias pobres portuguesas que se propunham a vir para o Brasil. As capitanias hereditárias foram glebas de terras da colônia Brasil distribuídas pela coroa portuguesa aos primeiros latifundiários de nosso país, os capitães donatários, que detinham amplos poderes dentro de sua enorme fatia de terras. Pode-se dizer que:

As afirmações 1 e 3 estão corretas.
Apenas a afirmação 2 está correta.
Apenas a afirmação 1 e 2 está correta.
Apenas a afirmação 3 está correta.
Apenas as afirmações 2 e 3 estão corretas.

Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “agronegócio, turismo e pluriatividade”.

Para entender o meio rural na contemporaneidade é importante dominar alguns conceitos. Um deles apresenta a seguinte definição:

“É o tipo de atividade em que a família detém a propriedade rural, os meios de produção e ainda são a mão de obra principal do estabelecimento produtivo.”

Esta definição se refere a:


Sustentabilidade


Turismo rural


Desenvolvimento local


Agronegócio


Agricultura familiar

Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Modernização agrícola e políticas no meio rural”.

Conforme Brum (2003) o Brasil é um país extenso, onde abundam os recursos naturais, tanto quanto as desigualdades sociais. Para ele o Brasil não é subdesenvolvido, mas sim injusto. Conforme essa afirmação e seus conhecimentos sobre a história agrária do Brasil, assinale a alternativa correta:


O grande problema da política brasileira, que auxilia na compreensão dos desequilíbrios sociais, é que seu potencial sempre foi orientado para o atendimento da balança comercial, e não do povo. 


A modernização do campo brasileiro se fortaleceu a partir da década de 1960, e os resultados positivos foram o aumento da produtividade. No entanto, o Cerrado acabou barrando o progresso e se tornou a fronteira agrícola do Brasil. 


A modernização da agropecuária brasileira foi marcada pela redistribuição de terras por meio de Reforma Agrária. Porém, muitos pequenos proprietários de terras, seduzidos pelas facilidades da vida urbana, abandonaram o campo. 


O Brasil teve períodos de maciço investimento em pesquisas para solucionar o visceral problema da fome no país, porém, a Revolução Verde impediu que o melhoramento genético avançasse, sob acusação de prejuízo socioambiental.


O Brasil poderia ter progredido e aproveitado muito seu potencial agrícola, porém, a Ditadura Militar impôs o fim às pesquisas agropecuárias no país, o que até a atualidade não foi retomado.  

Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Questão agrária e questão agrícola e organização da produção agrícola e suas atividades”. 

Há, no Brasil, uma relação direta entre o passado colonial, a distribuição de terras entre pequenos, médios e grandes proprietários, e ainda entre os conflitos no meio rural pelo acesso à terra. Observe o gráfico a seguir sobre a distribuição de imóveis rurais no Brasil e, de acordo com as informações apresentadas, assinale a alternativa correta, a seguir, quanto a distribuição das terras no Brasil:


O gráfico mostra a evolução das áreas menores em relação aos grandes latifúndios, um alento aos pequenos e médios proprietários, já que a distribuição dos imóveis já foi muito desequilibrada.


O gráfico denuncia que a maior parte das terras brasileiras está sob posse de grandes proprietários e que as terras estão mais concentradas na Região Centro-Oeste do país.


O gráfico apresenta a Região Sul como tendo a maior quantidade de pequenas propriedades, o que se explica pela relação direta com a História, já que essa região foi uma grande capitania hereditária. 


O gráfico mostra o domínio dos grandes agricultores e maiores imóveis rurais na Região Sudeste, o que pode ser explicitado, inclusive, pelos problemas urbanos da região, os mais graves do país. 


O gráfico revela as desigualdades entre grandes, médias e pequenas propriedades, provando que há maior quantidade de grandes fazendas, porém, que elas ocupam menor área, se comparado às demais. 

Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Questão agrária e questão agrícola e organização da produção agrícola e suas atividades”.

O Pronaf é um programa mais conhecido pelo crédito disponibilizado aos agricultores familiares, porém, suas ações são mais abrangentes, alcançando a assistência técnica e o extensionismo rural, entre outras ações. A respeito do Pronaf, assinale o que está correto:  


O Programa objetiva atender os pequenos produtores rurais, gerar emprego e reduzir as desigualdades sociais, entre outros. 


Os beneficiários do Programa devem apresentar, pelo menos, uma atividade ligada turismo rural, tão necessário na atualidade. 


A área da propriedade de um beneficiário do Programa destinado à agricultura familiar não pode ser inferior a quatro módulos fiscais. 


Dentre os beneficiários do Programa estão, especialmente, os produtores de soja, laranja, cana-de-açúcar e pecuaristas especializados.


Um dos principais objetivos do Programa é elevar a concorrência entre os pequenos produtores, para aumentar sua eficiência. 

Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Questão agrária e questão agrícola brasileira – relações de trabalho e produção no campo”.  

A Lei de Terras foi uma lei brasileira que teve como função consolidar o latifúndio monocultor no Brasil. Com base nessa Lei, julgue como certas ou erradas as afirmativas a seguir e, em seguida, marque a que indica apenas a (s) correta (s). 

  1. Após o processo de independência do Brasil, a posse de terras passou a campear livremente no país.
  2. A Lei de Terras de 1850 instituiu a compra como a única forma legal de obtenção de terras no Brasil.
  3. Essa Lei foi criada para resguardar índios, escravos e imigrantes, para que tivessem oportunidade de se tornarem proprietários de terras.

 Pode-se afirmar que:


Apenas as assertivas 1, 2 e 3 estão corretas.


Apenas a assertiva 3 está correta.


Apenas as assertivas 2 e 3 estão corretas.


Apenas as assertivas 1 e 3 estão corretas.


Apenas as assertivas 1 e 2 estão corretas.

Páginas: 1234