GEOGRAFIA AGRÁRIA


Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Modernização agrícola e políticas no meio rural”.

Getúlio Vargas se tornou presidente do Brasil com o fim da Revolução de 1930. Sua gestão foi marcada pela criação de instituições encarregadas pela pesquisa de dados que auxiliariam nas políticas daquele período. Com base em seus estudos sobre essa época, avalie as assertivas abaixo e assinale a alternativa que melhor representa e que mais se relaciona com essa afirmação dada:




  • A Marcha para o Oeste foi uma ação planejada do governo Vargas para atrair habitantes para a Região Centro-Oeste do Brasil, ainda considerada pouco habitada e distante do processo de acumulação de capital. 

  • Entre 1933 e 1955 o setor industrial brasileiro foi se consolidando, gradativamente, deslocando o foco da economia, do café para o segundo setor. O país começa, então, a deixar de ser basicamente agrícola. 

  • Entre as décadas de 1930 e 1940 a centralização da política do Estado Nacional, juntamente com a política agrícola do período, mantinham os interesses do Estado e das oligarquias agrárias, regionais e setoriais.

  • No segundo governo de Vargas foram feitas algumas reformas na estratégia de intervenção do Estado no setor agropecuário, no sentido de sua intensificação. A criação da política de preços mínimos, de 1951 pode ser citada como exemplo.

  • O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), criado em 1936, foi uma das instituições que auxiliaram na elaboração de políticas para combate aos “vazios demográficos” e a pouca integração da rede urbana no Brasil.