GEOGRAFIA AGRÁRIA


Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Questão agrária e questão agrícola e organização da produção agrícola e suas atividades”.

 

Há uma grande discussão em torno da Reforma Agrária no Brasil. Isso se deve à histórica má distribuição da terra, datada do Brasil Colônia. De acordo com os estudos realizados sobre o assunto, avalie as afirmações a seguir e assinale a alternativa que indica a (s) correta (s).

 

I – A Reforma Agrária objetiva a redistribuição, realizada pelo Estado, de propriedades rurais improdutivas, a fim de que se cumpra a função social da propriedade rural, de modo a atender ao bem estar da coletividade e à justiça social. 

II – Há muitas barreiras que impedem a Reforma Agrária, tais como dificuldades jurídicas, elevado custo de manutenção das famílias assentadas, e resistência dos latifundiários, que dissimulam de variadas formas a produtividade das fazendas.

III – Para avaliar a produtividade de um imóvel rural, o INCRA observa o Grau de Utilização da Terra (GUT), que deve ser superior a 80%, e o Grau de Eficiência da Exploração (GEE), que deve ser de 100%.

 

Pode-se dizer que:

 




  • Estão corretas as alternativas I, II e III.
  • Estão corretas apenas as alternativas I e III.
  • Estão corretas apenas as alternativas I e II.
  • Está correta apenas a alternativa II.
  • Estão corretas apenas as alternativas II e III.