GEOGRAFIA AGRÁRIA


Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Questão agrária e questão agrícola brasileira – relações de trabalho e produção no campo”.

A Lei de Terras foi um aparato jurídico que consolidou a propriedade privada no Brasil, tonando a compra como única forma de obtenção de terras. Ela está diretamente relacionada ao contexto social, econômico e político da sociedade em meados do século XIX. Desse modo, podemos apontar como causas da criação da Lei de Terras os seguintes pressupostos:




  • A independência do Brasil, ocorrida em 1822, e a criação de uma constituição, em 1824, o que exigia a regulamentação do acesso à terra.
  • A Lei Áurea de 1888, já que era “necessário” impedir que os ex-escravos tivessem acesso à propriedade fundiária, para que aceitassem o assalariamento. 
  • A revogação da lei de sesmarias a partir da independência, a proibição do tráfico negreiro e a vinda de imigrantes para trabalhar nas lavouras de café.
  • A necessidade que os latifundiários tinham de que a terra fosse um bem acessível a todos, para que se resolvesse o problema dos “desocupados”. 
  • A desvalorização do café na economia mundial, que resultou em desvalorização das terras, levando diversos latifundiários à quererem vender suas fazendas.