GEOGRAFIA AGRÁRIA


Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Modernização agrícola e políticas no meio rural”.

Até praticamente a década de 1970 as áreas de Cerrado no Brasil eram consideradas improdutivas, graças às características naturais do solo, muito ácidos. Porém, isso não demoraria a ser solucionado, por meio de pesquisas que investiram na agropecuária. A respeito da modernização conservadora do campo brasileiro e suas consequências, veja quais as alternativas corretas:

I)            Com relação aos Programas para desenvolvimento do Cerrado pode-se destacar o Polocentro e o Prodecer, este de cooperação Nipo-brasileira.

II)          A década de 1980 foi a de apogeu no setor agropecuário - resultado da implantação de novas tecnologias -, o que gerou divisas que acabaram beneficiando a todos os brasileiros.  

III)        No final da década de 1990 o Brasil enfrentou grave crise econômica e climática e houve necessidade de importar alimentos, especialmente feijão, dos Estados Unidos da América.

IV)         O Programa de Desenvolvimento dos Cerrados foi elaborado pelos agricultores excluídos pela modernização, que exigiam a reforma agrária.

V)           A Reforma Agrária não ocorreu no Brasil por vários fatores, especialmente pela desigualdade de forças entre os trabalhadores do campo em relação à burguesia agrária.

Pode-se afirmar que:




  • As alternativas III e V estão corretas.

  • As alternativas II, III e V estão corretas.

  • As alternativas II e IV estão corretas.

  • As alternativas I e V estão corretas.

  • As alternativas I, II e III estão corretas.