GEOGRAFIA AGRÁRIA


Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Questão agrária e questão agrícola brasileira – relações de trabalho e produção no campo”.

Os movimentos sociais de luta pela terra ou movimentos dos sem-terra, como são conhecidos pela sociedade, surgem da organização de trabalhadores rurais camponeses em combate à reprodução histórica do latifúndio. Assim, para compreender a existência dos movimentos sociais de luta pela terra, no Brasil, devemos buscar pressupostos históricos que estão além do tempo e do espaço no qual tais movimentos surgiram. Sobre esse assunto pode-se afirmar que: 




  • A reprodução do latifúndio, por meio das sesmarias, da lei de terras e das diversas políticas que beneficiaram a ascensão econômica dos latifundiários, sempre gerou conflitos no campo.

  • As ligas camponesas foram responsáveis por elaborar o Estatuto da Terra e apresentá-lo ao governo militar, que em novembro de 1964 aprovou as reivindicações do movimento dos trabalhadores.

  • Na década de 1940 surgiu o MST, no estado do Amazonas, com o propósito de reivindicar a reforma agrária no Brasil. Porém, não havia, de fato, trabalhadores rurais, mas sim marginais das cidades. 

  • Os movimentos sociais de luta pela terra advêm da organização de sindicatos urbanos que, após o fim da ditadura militar, conseguiram retomar suas lutas em defesa da classe trabalhadora.

  • Os movimentos sociais de luta pela terra surgiram para reivindicar leis trabalhistas na década de 1930, já que a criação da CLT não regulamentava o trabalho no meio rural.