GEOGRAFIA AGRÁRIA


Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “agronegócio, turismo e pluriatividade”.

O turismo em espaços rurais tem sido compreendido como uma atividade de complementação de renda para as famílias do campo. Muitos grupos, sobretudo aqueles que praticam a agricultura familiar, têm desenvolvido atividades tradicionalmente agrícolas concomitantemente com atividades ditas não agrícolas. Nessa perspectiva, pode-se afirmar que:




  • O turismo no espaço rural se torna mais promissor se desenvolvido e gerido pela população local, que conhece as características de suas propriedades região.
  • O turismo no espaço rural é mais promissor quando desenvolvido por empresas multinacionais, que implantam padrões culturais no campo brasileiro.
  • A grande vantagem do turismo no espaço rural é que ele não demanda nenhum tipo de investimento ou modificação no cotidiano das famílias receptoras.
  • Para que o turismo seja desenvolvido no campo é fundamental que as atividades agrícolas sejam suprimidas e a propriedade rural trabalhe apenas com o lazer.
  • O turismo no espaço rural não pode ser entendido como uma atividade econômica viável, pois as propriedades rurais não apresentam atrativos turísticos.