GEOGRAFIA AGRÁRIA


Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Questão agrária e questão agrícola e organização da produção agrícola e suas atividades”.

A produção agrícola brasileira, assim como em outros países, tem passado por transformações importantes nas últimas décadas, a fim de atender às constantes demandas urbanas. Dessa forma, considere se estão certas ou erradas as assertivas abaixo. Assinale a alternativa que indica as corretas.

I. A política governamental de reforma agrária destina um módulo fiscal por produtor familiar que se comprometer a produzir biomassa.

II. Da forma como foi conduzida, a modernização das atividades agrícolas contribuiu para acentuar a concentração fundiária histórica do Brasil.

III. O processo de expansão da cultura de cana-de-açúcar para produção de etanol foi fator fundamental para preservação de pequenas propriedades.

IV. No Brasil, graças às inovações científicas que otimizam a produtividade em pequenas glebas de terras, verifica-se a diminuição da concentração fundiária.

Pode-se dizer que:




  • Está correta apenas a assertiva III.
  • Está correta apenas a assertiva II.
  • Estão corretas as assertivas I, II e III.
  • Estão corretas as assertivas III e IV.
  • Estão corretas as assertivas I, II e IV.