CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DA ARTE


A Proposta Triangular - como fazer arte (ou produção), leitura de obra de arte e contextualização sistematizada -, foi criada no período de 87/93, no Museu de Artes Contemporânea de São Paulo, tendo a sua frente Dra. Ana Mae Barbosa. Tal proposta foi segmento do “disciplined-based-art-education” (DBAE), uma proposta inglesa e norte-americana concebida na década de 60 que reuniu como componentes do ensino da Arte: a produção, a crítica de artes, a estética e a história da Arte. Conforme a autora, essa proposta surge da insatisfação de perceber que, apesar do indivíduo ter estudado artes no primário e secundário, possui uma grande dificuldade de entender, de usufruir do fazer artístico, não visitando um museu por não entender uma obra de arte.

Portanto, a abordagem triangular considera:


“produzir e entender a história da arte”.


“apreciar arte para visitar um museu”.


“saber realizar leitura de obra de arte”.


“fazer arte para entender a arte”.


“o fazer, ver e contextualizar o que vê e faz”.

“As Artes visuais são os processos e produtos artísticos e culturais, nos diversos tempos históricos e contextos sociais, que têm a expressão visual como elemento de comunicação. Essas manifestações resultam de explorações plurais e transformações de materiais, de recursos tecnológicos e de apropriações da cultura cotidiana.” (BNCC, 2018, p. 193). Em relação a essa linguagem da arte, analise as afirmativas abaixo e verifique as que estão CORRETAS:

 

A - o conteúdo de artes visuais inclui a pintura, a escultura, o desenho, a gravura, a arquitetura, a fotografia, as artes gráficas, o cinema, a televisão, o vídeo, a computação e a performance.

B - artes visuais deve ser trabalhada buscando uma concepção de arte que ajude na formação integral do aluno, que agregue conhecimento, de forma contextualizada e interdisciplinar.

C - o conteúdo de artes visuais é bastante complexo, por isso exige um amadurecimento maior das crianças para que seja estudado e compreendido.

D - artes visuais é uma divisão do estudo da Arte e acompanha a história da humanidade desde a Pré-história, possibilitando compreender os diferentes tempos e espaços por meio das obras de arte.

 

É correto apenas o que se afirma em:


B - D.


C - D.


A - B - D.


A - B - C.


A - D.

“Atividade divertida e lúdica, a pintura é capaz de exercitar a criatividade infantil durante horas usando poucos recursos. Basta um pouco de guache, folha sulfite e utensílios básicos do dia a dia para inventar novas técnicas com custo quase zero. Folhas de árvore, por exemplo, se transformam em "carimbos tropicais" para decorar o papel. Carambolas e quiabos também podem desempenhar essa função. E as ideias se misturam, sem problema algum.” Sobre este argumento é possível afirmar que:

 

I- Ao trabalhar com as Artes visuais na escola, o professor precisa ter conhecimentos teóricos e específicos ao conteúdo de Artes Visuais.

II- Atividades de desenhar, de descobrir cores, de colorir experenciando diferentes materiais, contribuem para que a criança possa transportar a forma de ver e perceber o mundo a sua volta.

III- O professor pode tornar a sala de aula um poderoso espaço de criação, com diferentes materiais e a partir de propostas pedagógicas bem estruturadas, criativas e prazerosas.

IV- O trabalho com as Artes visuais na escola tem como intenção formar artistas, pintores, escultores, mesmo que não sejam reconhecidos no decorrer da sua vida.

 

Assinale a alternativa correta.


I e IV, apenas.


I, II e III, apenas.


I, III e IV, apenas.


II e III, apenas.


III e IV, apenas.

A partir da leitura do conto “Os sete corvos”, de autoria dos irmãos Grimm, traduzido do original por Ruth Salles e Renate Kaufmann, a professora Heloísa elaborou para a sua turma do quinto ano, a seguinte proposta:

“Imagine que você é o pai das crianças e queira contar para os vizinhos o que aconteceu após todos terem voltados para casa, pois os vizinhos estavam curiosos com a continuação da história dos meninos que haviam se transformado em corvos e recuperaram a forma humana. Assim, para que todos saibam a sua versão como pai, você decide escrever um e-mail para a rádio local, no qual você deverá narrar os fatos que aconteceram no retorno dos filhos e solicita que a rádio transmita sua história.” (Adaptado)

 

Correlacionando a proposta da BNCC para o ensino de Arte e a proposta da professora Heloisa, avalie as afirmações a seguir.

I. A proposta da professora contribuiu para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita por meio de textos que circulam cotidianamente.

II. A atividade proposta explora a unidade temática Artes Integradas, uma vez que além de articular diferentes linguagens e suas práticas, possibilitou também o uso das novas tecnologias de informação e comunicação.

III. Para o Componente Curricular Arte é importante considerar o diálogo entre as linguagens - Artes visuais, Dança, Música e Teatro -, o diálogo com a literatura, possibilitando o contato e a reflexão acerca das formas estéticas híbridas.

IV. A proposta de atividade deixa a desejar no momento em que solicita aos alunos para que escrevam um e-mail, tendo em vista que nem todos os alunos conseguem trabalhar com o computador.

 

É correto apenas o que se afirma em:


I, II e III.


I e III.


I e II.


II, III e IV.


II e IV.

Leia o texto a seguir para responder a questão:

Conforme OSTROVER, em sua obra - Universos da Arte (1983), a relação do homem primitivo com a natureza era bem diferente da de hoje. O ser humano não se sentia rei do universo. As tribos, muitas vezes, identificaram-se através de figuras de animais. Sua atitude em relação aos animais era muito diferente, pois havia um sentimento de insegurança e dependência diante da natureza. Havia um profundo respeito por tudo, vivo ou não- vivo. Eles atribuíam vida às águas, às pedras, às montanhas, ao céu, às estrelas. Por isso, a arte na pré-história, pode ter vários sentidos. São hipóteses a partir dos estudos das pinturas rupestres (pinturas nas cavernas). Um dos sentidos está ligado à ideia da existência de um conflito de ordem moral que os povos primitivos viveram entre não caçar os animais, que eram considerados como seus ancestrais e a necessidade deste ato para a sobrevivência dos grupos. Outro sentido é a utilização da magia como instrumento de luta pela sobrevivência, diante de um mundo totalmente incompreensível e incontrolável e instrumento de conciliação com o espírito do animal morto.

Em relação ao sentido de conflito, magia e conciliação, é correto afirmar que:

I - A magia consistia, sobretudo, em crenças e práticas para controlar um fenômeno ou apoderar-se de um objeto, no caso, o animal.

II- A pintura das cavernas deve ser vista apenas como uma forma de registro da história do homem primitivo, um prazer por essa forma de expressão artística.

III - Os desenhos podem estar ligados a ritos para a expiação de culpa.  

IV- A conciliação se dá porque o homem primitivo acreditava que pintando essas imagens ele estaria homenageando os animais antes de matá-los.

 

Estão corretas as afirmativas contidas em:


I, II e III, apenas.


I e IV, apenas.


III e IV, apenas.


I, III e IV apenas.


II e III, apenas.

Leia, com atenção, o fragmento a seguir:

“‘Eu queria mesmo saber é por que existe música!’, disse Luís Fernando, de quatro anos, interrompendo uma de nossas atividades durante a aula. ‘É… essa é uma boa pergunta!’, respondi. ‘Quem saberia responder?’ ‘Pra deixar a gente animada’, disse Mariana, da mesma idade, após uma reflexão muito rápida. ‘Pra animar a gente, é?’, perguntei. ‘Posso falar uma coisa?’, interveio Ian. ‘Não é só pra deixar a gente animado, não, porque tem músicas que a minha mãe canta pra mim e pro meu irmão na hora de dormir, e a gente dorme. Tem música que é pra fazer a gente ficar calmo, como sono.’” (BRITO, 2003, p. 14).

 

Correlacionando o fragmento apresentado e a importância da música na educação escolar, avalie as afirmações a seguir.

I. A música enriquece o fazer pedagógico, por meio da música, a criança poderá harmonizar a relação entre o sentir e o pensar; perceber e explorar a beleza do som e dar-lhe sentido.

II. A música é um conteúdo enriquecedor para o desenvolvimento da criança nos aspectos cognitivo, afetivo, psicomotor e da capacidade de comunicação verbal e não verbal.

III. A música traz muitos benefícios para a formação das crianças porque colabora para o desenvolvimento da sensibilidade estética e artística, da imaginação e da criatividade das crianças.

IV. A música precisa ser trabalhada na escola como suporte para atender propostas de formação de hábitos e atitudes, relacionada a atividades de rotina - lavar as mãos antes das refeições, receber uma visita.

 

É correto apenas o que se afirma em:


I e II.


II e IV.


I, II e III.


II, III e IV.


I e III.

“As produções artísticas das crianças mostram-nos muita coisa. A criança revela-se diretamente e sem receio. Para ela, a arte é mais do que um passatempo; é uma comunicação significativa consigo mesma, é a seleção daqueles aspectos do seu meio, com que ela se identifica, e a organização desses aspectos em um novo e significativo todo.” (LOWENFELD; BRITTAIN, 2007, p.50).

No que diz respeito às fases do desenvolvimento do desenho infantil, é correto afirmar que:

I- O desenho é a primeira escrita da criança, antes de aprender a escrever a criança utiliza o desenho para expressar sua marca, falar seus medos, suas descobertas, suas alegrias e tristezas.

II- Na fase das Garatujas desordenadas é importante que o adulto ofereça oportunidades de garatujar e não busque formas e significados nas garatujas, nem queira que a criança copie algum desenho.

III- Transição para a inteligência representativa-simbólica: a criança começa a ser capaz de se expressar de forma simbólica, diz respeito a fase do desenho Garatujas controladas.

IV- Faz parte das fases do desenho infantil: Garatujas desordenadas, Garatujas controladas, Fase simbólica e Fase representativa.

V- Faz parte das fases do desenho infantil: Fase das garatujas (Garatujas desordenadas, Garatujas controladas), Fase pré-esquemática e Fase Esquemática.

 

Estão corretas as afirmativas:


I, III e V, apenas.


I, II, III e V, apenas.


III e V, apenas.


II, III e IV, apenas.


I, II, III e IV, apenas.

“A precepção que o sujeito tem do mundo não é neutra ou passiva, mas a relação do sujeito com sua cultura. Essa relação se constrói nos conteúdos significados na cultura. É a cultura, criação coletiva, que dá sentido às imagens que o sujeito vê ou cria.” (PEREIRA, 2014. P. 19).

Considerando o que Katia Helena Pereira refere e sobre a linguagem do desenho, é correto afirmar que:

I- O professor de arte precisa, sobretudo, se preocupar com a expressão criadora que é emocional e não mental.

II- O ensino de arte na escola precisa ter compromisso com a cultura e com a história.

III- Ao apreciar obras de arte, observar algum objeto ou mesmo ver situações cotidianas, estamos produzindo conhecimento sobre aquilo que é visto.

IV- O professor pode utilizar diferentes imagens na sala de aula como forma de provocar a reflexão e o diálogo com diferentes culturas.

 

Estão corretas as afirmativas contidas em:


II e III apenas.


I, III, e IV apenas.


III e IV apenas.


II, III e IV apenas.


I, II e IV apenas.

Tendo em conta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental, sobre a linguagem da Dança, analise as assertivas a seguir.

 

I A Dança ocupa um lugar privilegiado nas datas comemorativas do calendário escolar, o que tenciona maior atenção por parte do professor ao elaborar o plano de aula.

II A Dança permite a articulação entre diferentes linguagens e processos cognitivos, assim, para desenvolver esta linguagem na escola, é fundamental que o professor seja formado em dança.

III Ao integrar as dimensões do pensamento e do sentimento do corpo, a dança articula os processos cognitivos e as experiências sensíveis envolvidos no movimento dançado.

IV Enquanto processo e produção artística, corporeidade e produção estética, a dança permite aos alunos maior reconhecimento de si e do mundo bem como reconhecimento de si mesmo, no mundo.

 

Está correto o que se afirma em:


I e II, apenas.


I e III, apenas.


II e IV, apenas.


IV, apenas.


III e IV, apenas.

No artigo É preciso mudar o olhar e o tempo sobre a Arte na Educação Infantil (NOVA ESCOLA, 2018), Ana Angélica Albano destaca a importância do olhar do professor para o tempo da criança e os caminhos que o professor pode abrir para que as possibilidades internas das crianças possam se manifestar: “as possibilidades estão dentro das próprias crianças”, afirma a autora.

 

Considerando as ideias destacadas, analise as asserções a seguir.

 

A promoção de diferentes momentos de experimentação nas variadas linguagens artísticas amplia o repertório estético das crianças e favorece o desenvolvimento da autonomia e da reflexão nas suas criações.

PORQUE

Diferentes experiências artísticas, culturais e científicas contribuem para que as crianças se expressem por várias linguagens, exercitem sua autoria, desenvolvam o senso estético e crítico, o conhecimento de si mesmas, dos outros e da realidade que as cerca.

 

Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta.


As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.


As duas asserções são proposições falsas.

Páginas: 1234