CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DA ARTE


“Não se trata, pois, de aprender a ler uma imagem (como identificação de elementos visuais isolados), mas sim de conhecer criticamente as diferentes manifestações artísticas de cada cultura (e não só as obras de arte definidas como tais pela cultura ocidental e recolhidas em seus museus e enciclopédias).” (HERNÁNDEZ, 2000, p. 78).

Com base nos estudos sobre leitura e releitura, analise as afirmativas a seguir e julgue-as como verdadeiras (V) ou falsas (F): 

 

(   ) A releitura de uma obra de arte consiste na criação de uma nova obra realizada a partir de outra que foi feita anteriormente, mas que acrescenta algo pessoal de acordo com a maneira de ver e sentir de cada pessoa conforme sua cultura e vivências.

(   ) Desde que nascemos lemos tudo a nossa volta, um sorriso, um olhar, reconhecemos nossa casa e nossos objetos, tudo isso sem ao menos conhecer as letras do alfabeto.

(   ) Lemos para compreender o mundo e nos inserir nele. Lemos para aprender, para conhecer, pois a leitura nos faz existir e por ela continuamos a viver.

(   ) A leitura pode representar a porta de entrada para o encontro com o outro, com o mundo e em diferentes tempos e espaços.

(   ) A atividade de releitura só pode ser realizada no âmbito das Artes Visuais, ou seja, por meio do desenho, da pintura e da fotografia.

 

A sequência CORRETA está contida em:




  • V, F, V, V, V.

  • F, V, F, V, F.

  • F, V, V, F, F.

  • V, V, V, V, F.

  • F, V, F, V, V.