CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DA ARTE


Leia com atenção os fragmentos a seguir:

 

“No princípio, podemos supor, era o silêncio. Havia silêncio porque não havia movimento e, portanto, nenhuma vibração podia agitar o ar – um fenômeno de fundamental importância na produção do som. A criação do mundo, seja qual for a forma como ocorreu, deve ter sido acompanhada de movimento e, portanto, de som.” (KARÓLY, 1990, p. 5).  

 

“De acordo com Dalcroze, a rítmica é um método pedagógico que trabalha o ritmo, sua expressão e suas leis através do corpo. Dalcroze afirmava que o estudo da rítmica possibilita a concentração, o equilíbrio do pensamento e do movimento corporal; aprimora a disciplina dos movimentos e favorece a participação em conjuntos musicais.” (BORGES, 2017, p. 182)

 

Agora, considerando os estudos realizados sobre a expressão musical, analise as afirmações a seguir:

I. Dalcroze considerava que toda pessoa pode aprender música, mesmo não sendo “talentosa”, mesmo sendo uma pessoa comum e, com essa preocupação, desenvolveu o seu método pedagógico.

II. Dalcroze afirmava que a formação musical deve ser iniciada por meio das informações teóricas sobre como escrever a música na pauta e como ler uma partitura.

III. Dalcroze considerava que antes da criança começar a aprender a tocar um instrumento ela deve aprender a escutar música e movimentar-se de acordo com o que escuta.

IV. Dalcroze afirmava que a formação do “homem musical” começa com a observação das aptidões naturais da criança, tanto corporais como intelectuais para, assim, verificarmos se ela é ou não capaz de aprender música.

 

É correto apenas o que se afirma em:




  • II, III e IV.

  • II e IV.

  • I e II.

  • I, II e III.

  • I e III.