CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DA ARTE


Leia, com atenção, os fragmentos a seguir:

“O exercício teatral prapara o indivíduo para a vida, fazendo-o vivenciar alegrias e decepções, encorajando-o a impovisar diante de uma situação inesperada e exercitando-o para trabalho de equipe. A aula de teatro motiva a criação, desenvolve a comunicação verbal, gestual e visual e estimula a busca por novas formas de expressão;” (GRANERO, 2011, p.14).

 

“O teatro, no processo de formação da criança, cumpre não só função integradora, mas dá oportunidade para que ela se aproprie crítica e construtivamente dos conteúdos sociais e culturais de sua comunidade mediante trocas com os seus grupos.” (PCN-Artes, 1997, p.57).

 

Correlacionando os fragmentos apresentados e a importância da linguagem do teatro na educação escolar, avalie as afirmações a seguir.

A-  As propostas teatrais na escola devem colocar a criança em contato com a história dessa manifestação humana e de arte, valorizar o que ela já sabe e consegue expressar, e as suas vivências.

B- A linguagem do teatro tem como fundamento a experiência de vida - ideias, conhecimentos e sentimento – e a sua ação é a ordenação desses conteúdos individuais e grupais. (PCN-Artes, 1997).

C- Os momentos teatrais podem se manifestar de diferentes maneiras, desde as simples corriqueiras expressões de desejo humano até uma peça de teatro elaborada por atores e apresentada em um palco. (GRANERO, 2011).

D- A experiência artística do teatro tem o corpo como lócus de criação ficcional de tempos, espaços e sujeitos distintos de si próprios, por meio do verbal, não verbal e da ação física.

 

É correto apenas o que se afirma em:




  • A – B – C – D.

  • C – D.

  • A – B – C.

  • A – D.

  • A – C – D.