CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DA ARTE


Leia, com atenção, uma proposta de atividades elaborada para certa turma do sexto ano do Ensino Fundamental.

Após estudar e conhecer sobre o artista Joan Miró, foi desenvolvida as seguintes atividades: “Olhares sobre a obra de Joan Miró” e “Liga-pontos” (Adaptados). A proposta, então, foi desenvolvida em cinco momentos: primeiro momento: Orientar as crianças a olharem cuidadosamente a imagem da obra de Joan Miró: Constelações, para identificar e interpretar detalhes visuais.

 

Miró – Constelações: L’Estel Matinal

 

Segundo momento: Estimular as crianças a prestarem atenção na linguagem visual e nos mais variados elementos que a compõem: cores, linhas, pontos, formas, preenchimento de espaços, entre outros. Fazer uma série de perguntas para provocar a observação. Terceiro momento: A partir das ideias, interpretações e sentimentos transformar tudo isso na ação de desenhar, colorir, criando a sua própria expressão pessoal a partir do que foi visto e analisado. Estimular as crianças a fazer comparações entre as cores, as formas, as linhas, as texturas e a organização espacial utilizadas. Quarto momento: Junto com as crianças, elaborar uma lista com os aspectos que provocaram a curiosidade sobre a obra, o autor, o processo de criação, a época, entre outras descobertas e questionamentos. Quinto momento: O espaço de criação e socialização a partir da atividade em grupo “Liga-pontos”: com giz ou pastel sobre o papel, criar pontos variados, ligados, em seguida, com linhas. Objetivo: Entender o ponto e a linha como a base do desenho. Referência: Joan Miró (1893-1983). Materiais: Papéis diversos, giz de cera ou pastel aquarelado e anilina. Socialização: Momento de socialização de aprendizagens e descobertas dos alunos, apreciação e reflexão das produções dos colegas. Importante destacar que alguns alunos reconheceram imagens e formas que lhes são familiares, dentre as linhas, os pontos e os coloridos no papel – pipa, borboleta, flor, por exemplo.

 

Atividade “Liga-pontos”. Fonte: própria.

 

Pela descrição da proposta de atividades, infere-se que a prática é condizente com as linguagens que compõem o componente curricular Arte, nos termos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental. Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I – A proposta de atividades possibilitou a interação arte e cultura, conhecimentos, processos e técnicas produzidos em diferentes linguagens, permitindo compreender as relações entre tempos e contextos sociais dos sujeitos.

II – As atividades desta proposta não correspondem ao que a BNCC propõe para o ensino de Arte no Ensino Fundamental, pois apresenta o estudo de um pintor estrangeiro, fora da realidade dos alunos.

III – A proposta de atividades contempla competências específicas de arte para o Ensino Fundamental, como: desenvolver autonomia, crítica, autoria e trabalho coletivo e colaborativo nas artes.

IV – As atividades propostas estão em acordo com os termos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino de Arte no Ensino Fundamental, ao assegurar aos alunos a ampliação de suas interações com manifestações artísticas e culturais nacionais e internacionais, de diferentes épocas e contextos.

 

Está correto o que se afirma em:




  • I, apenas.

  • I e II, apenas.

  • I e III, apenas.

  • II e IV, apenas.

  • I, III e IV, apenas.