TÉCNICAS DE CONSULTORIA E ASSESSORIA


O avanço das organizações vem fomentando oportunidades e para que estas possam ser aproveitadas elas precisam ser organizadas, desenvolvidas e gerenciadas, caso contrário, as oportunidades se tornam efêmeras. Com essa preocupação, colaboradores passam a ser partes indissociáveis do crescimento e sedimentação no mercado ganhando dos administradores atenção especial.Com base nessa afirmação, podemos reiterar que


O novo colaborador é autodidata e não deve ser gerenciado com frequência sob o risco de perdê-lo para a concorrência mais flexível.
O novo colaborador precisa receber apenas altos benefícios e remuneração para que possa ser possível fidelizá-lo junto à organização.
O novo colaborador não precisa "pertencer" à organização, basta tão somente possuir habilidades técnicas.
A gestão de pessoas passa a ser essencial para a organização dependendo exclusivamente dela o sucesso do empreendimento e o bem-estar do colaborador. 
Já não nos basta mais somente ter profissionais capazes de reproduzir movimentos e procedimentos pré-determinados.

Os modelos de gestão sofreram transformações ao longo da evolução econômico-sociais, já que, quanto maior era a capacidade produtiva e a demanda de consumo, maior se tornava a necessidade de produção, logo, acompanhar, usufruir e dominar esse crescimento exigia profissionais especializados e integrados neste cenário apoiando as tomadas de decisão e as estratégias da organização. O conhecimento, a especialização e a capacidade de se antecipar as tendências começaram a exigir profissionais mais e mais integrados.

Enumere as opções a seguir de acordo com as correspondências corretas e, em seguida, marque a alternativa CORRETA:

(1)  Era da produção em massa.
(2)  Era da eficiência.
(3)  Era da Qualidade.
(4)  Era da competitividade.
(5)  Era tecnológica.


( ) Modelo tradicional de gestão: foco na administração científica.
( ) Modelos emergentes de gestão: gestão virtual; gestão do conhecimento; gestão da informação.
( ) Modelo tradicional de gestão: foco na administração burocrática.
( ) Surge na década de 70.
( ) Surge na década de 90.

A alternativa que representa a sequência CORRETA é:


4, 3, 1, 1, 3
1, 5, 3, 2, 4
2, 4, 5, 1, 3
5, 1, 2, 3, 2
1, 5, 2, 3, 4

A cada nova linha de pensamento ou tendência, surgem novos conceitos, processos e diretrizes que reestruturam e recolocam as organizações em posições distintas dentro do mercado ao qual elas estão inseridas. Essa dinamicidade impulsiona o gestor a manter-se o tempo todo conectado às tendências ou devidamente amparado ou respaldado de profissionais especialistas na área de atuação correlata para que juntos possam acompanhar os processos e sustentar a organização no topo da pirâmide de sobrevivência nesse cenário cada vez mais competitivo.

Qual das alternativas, a seguir, representam as atitudes e posturas mais adequadas do consultor frente às constantes mudanças trazidas pela globalização?

Assinale (V) de Verdadeiro e (F) de Falso as alternativas a seguir e, em seguida, marque a alternativa CORRETA:

( ) Ter sempre como premissa essencial que é preciso escolher e aplicar as técnicas de sua especialidade de acordo com a essência da organização, foco do projeto.
( ) Observar apenas os concorrentes diretos como ameaça, não desgastando a organização para cenários futuros que podem nem se concretizar.
( ) Identificar erros e falhas dos colaboradores para que estes não voltem a prejudicar a organização.
( ) Saber que cada organização tem sua necessidade específica, mesmo ela sendo do mesmo universo da especialidade do consultor.
( ) É preciso desenhar o trabalho fundamentado no conhecimento e comprometido com a história da organização e suas ambições.
( ) O consultor deve prestar seu serviço conectado ao mercado de trabalho, mas doando-se à organização, objeto da consultoria.
( ) Observar e resguardar-se de fórmulas prontas que podem tornar-se uma grande armadilha, já que cada organização configura-se de uma forma diferente, mesmo aquelas do mesmo grupo de atuação e/ou ramo de trabalho.

A alternativa que melhor representa a sequência correta é:


V, F, V, V, V, V, V.
V, F, F, V, V, V, F.
V, F, V, F, V, V, V.
V, V, V, V, V, V, F.
F, V, F, F, F, V, V.

Lembre-se, a segurança que o consultor transmite durante o processo é a credibilidade necessária transmitida para o fechamento do contrato. Para que esse processo seja seguro e certo, é importante destacar aspectos, como: conhecimento sobre o produto ou serviço, foco da consultoria; conhecimento sobre o mercado que a organização está inserida; segurança na oferta de soluções consagradas pelo mercado; otimismo na resolução do conflito vivido pela organização e também clareza sobre a consciência das interferências econômicas e sociais nos processos de reestruturação e mudança da organização.

Estamos falando de:
Assinale (V) de Verdadeiro e (F) de Falso as alternativas a seguir e, em seguida, marque a alternativa CORRETA:
( ) Contrato.
( ) Negociação.
( ) Relatório final.
( ) Diagnostico.
( ) Resultados.
( ) Investimentos.
( ) Remuneração.

A alternativa que melhor representa a sequência correta é:


F, F, V, F, F, F, F.
F, V, F, F, F, F, F.
F, F, F, F, F, V, F.
V, V, F, F, F, F, F. 
F, F, F, F, F, F, V.
Douglas McGregor (1906-1964), desenvolveu uma teoria de interpretação básica da natureza humana até hoje seguida por muitos gerentes. Dividiu essa teoria em dois segmentos: Teoria X baseada em valores conservadoristas típicos da abordagem estrutural e a Teoria Y calcada nos pensadores humanistas.A partir da afirmação anterior, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira e, em seguida, marque a alternativa CORRETA: (1) Teoria X( ) A imaginação, criatividade, iniciativa e capacidade para tomar decisões constituem qualidades exclusivas dos gestores que encaram o trabalho de forma tão natural como a alimentação e o descanso e pode obter satisfação na atividade produtiva.( ) As pessoas em geral aceitam as responsabilidades que lhes são confiadas se estiverem comprometidas com os objetivos a perseguir.( ) Os trabalhadores colocam a segurança acima de tudo e possuem pouca ambição; e não gostam de trabalhar, evitando ao máximo o esforço produtivo.(2) Teoria Y( ) A maior parte das pessoas encara o trabalho de forma tão natural como a alimentação e o descanso e pode obter satisfação na atividade produtiva.( ) Os trabalhadores são capazes de exercer autodireção e autocontrole, não precisando, assim, de uma supervisão rígida para cumprir as normas e padrões de produção.( ) Os empregados devem ser coagidos, controlados e ameaçados com punições para que trabalhem de acordo com os padrões de produtividades exigidos.( ) O operário típico não gosta de trabalhar e evita ao máximo o esforço produtivo. A maior parte das pessoas evita assumir responsabilidades no ambiente de trabalho. A alternativa que melhor representa a sequência correta é:

1, 2, 1, 2, 1, 2, 1. 
2, 2, 1, 1, 2, 1, 2.
2, 2, 1, 1, 1, 2, 1.
2, 2, 1, 2, 2, 1, 1. 
1, 1, 2, 2, 2, 1, 1.
É decisivo conhecer tanto o ambiente que nos comporta, ou seja, o mercado que estamos inseridos, como também, a própria estrutura da organização. Pagnoncelli e Vasconcellos (1992) traçaram algumas diretrizes importantes a serem consideradas quando nosso objetivo é perceber quais são as ameaças externas que podem afetar a organização. Vejamos:Roteiro de etapas para análise do Ambiente Externo1 Definir o escopo do ambiente a ser analisado2 Selecionar as informações relevantes3 Escolher o cenário referência4 Identificar as oportunidades e ameaças no cenário referência5 Selecionar as oportunidades e ameaças relevantes para a empresaRoteiro de etapas para análise do Ambiente Externo1Definir o escopo do ambiente a ser analisado2Selecionar as informações relevantes3Escolher o cenário referência4Identificar as oportunidades e ameaças no cenário referência5Selecionar as oportunidades e ameaças relevantes para a empresaQuadro 1: Fatores relevantes para análise do ambiente externoFonte: Pagnoncelli e Vasconcellos (1992)Os autores classificam ainda quais seriam os agentes externos que poderiam ser considerados ameaças para um plano de ação.Identifique-os a seguir:Assinale (V) de Verdadeiro e (F) de Falso as alternativas a seguir e, em seguida, marque a alternativa CORRETA:( ) Concorrência.( ) Mídia.( ) Fornecedores.( ) Governo.( ) Sindicatos.( ) Sociedade.( ) Modelos de gestão da organização.A alternativa que melhor representa a sequência correta é:

F, V, F, F, F, F, F.
V, F, F, F, F, F, F.
F, F, V, F, F, F, F.
F, F, F, V, F, F, F.
V, V, V, V, V, V, F.

Cenário econômico diz respeito às prospecções da própria economia, tanto da região em que está estabelecida a organização, como nos seus reflexos globais. Um cenário econômico deve prever além de taxas de juros e índices financeiros internos gerais, as flutuações de mercados variáveis ou que tenham como base de desempenho índices incontroláveis internamente, por exemplo, o câmbio de moedas internacionais, taxa de juros internacionais, preço de matérias-primas (commodities) etc.

Para que seja possível traçar um cenário econômico seguro é importante ter sempre em mente alguns dados estratégicos para organização. Para isso, sugere-se algumas perguntas que se respondidas corretamente, apoiam os números essenciais deste cenário.
Quais são elas?
( ) Quais são os índices que operam variáveis nessa taxa?
( ) Como eu adquiro matéria-prima?
( ) Quais as opções, caso haja uma variação muito representativa no valor dessa matéria-prima?
( ) Quais as perspectivas econômicas durante o processo de aquisição ou venda de meus produtos e/ou serviços?
( ) Qual o meu custo com logística (transporte e armazenagem)?
( ) Quais as minhas opções para baixar custo sem perder qualidade?

A alternativa que melhor representa a sequência correta é:


V, F, V, F, F, V.


F, F, V, V, F, F. 


F, F, V, V, V, F.


V, V, V, V, V, V.


F, V, F, V, V, F.

Diversas são as formas de manifestação das organizações sobre as necessidades específicas de cada mercado, nessa perspectiva, a própria função do consultor precisou evoluir e se adaptar. Assim, não é só por meio da tradicional prestação de serviço de consultoria que pode atuar o consultor. Existem outras formas de atuação que permitem uma repetida participação do consultor – sem vínculo empregatício – e que ainda mantêm a característica e a qualidade dos serviços de consultoria.

Marque a alternativa que NÃO trata de formas de interação entre consultor e organização.


Consultoria de risco e palestra.


Treinamento e consultoria de risco.


Assessoria e treinamento.


Conselho consultivo e serviço de contabilidade.


Consultoria executiva e assessoria

Estudamos que para a sobrevivência e crescimento das empresas, a definição de uma estratégia é fundamental para que seja possível atingir objetivos comuns. Para Lucena (1995), o campo político é um dos fatores que mais provoca instabilidades nas organizações. No texto, o autor dá continuidade a essa afirmação direcionando o caminho para que a organização chegue aos seus objetivos. Dessa forma, podemos afirmar que:

 

Assinale (V) de Verdadeiro e (F) de Falso nas afirmativas a seguir. Marque a alternativa que melhor representa a sequência CORRETA.

 

( ) Conquistar os objetivos da organização não é tão fácil quanto parece.
( ) É preciso que tenha bem definido a que futuro ela deseja pertencer.
( ) As organizações precisam definir e partilhar com seus colaboradores os rumos a serem seguidos.
( ) A organização deve ditar as regras e rumos evitando ao máximo a interferência dos colaboradores, correndo o risco de atraso no cronograma quando aberto as intervenções constantes.
( ) A organização deve sim manter segredo sobre seus objetivos, pois o colaborador de hoje pode ser o concorrente de amanhã.
( ) Somente com uma clara comunicação e a transparência dos objetivos a serem conquistados, a ação poderá reunir esforços com os colaboradores para chegarem juntos ao mesmo objetivo futuro.
( ) O segredo do negócio é ter sempre à frente pessoas competentes e com autonomia e sabedoria para resolver as dificuldades e desafios sem que precisem das intervenções dos demais membros das equipes.

 


F, V, F, V, F, F, V.


V, V, V, F, F, V, V


F, F, V, V, V, V, V.


F, V, V, V, V, V, F.


V, V, V, V, V, F, V.

Para que seja possível traçar um plano de trabalho focando a construção de um cenário possível para a organização, sugere-se o conhecimento para as seguintes perguntas: Para onde eu quero ir? Como eu posso chegar lá? Quando eu quero chegar lá? O que eu preciso ter (ferramentas, estratégias) para chegar lá? O que eu preciso fazer para chegar lá? Quem eu preciso para me ajudar a chegar lá? Com essas diretrizes, o próximo passo é traçar um bom planejamento de gestão, mas um plano de ação por mais completo que se apresente, não supre anos de decadência e estagnação, muito menos, atende a complexa estrutura que envolve o quadro de pessoal e as expectativas das organizações, seja a curto, médio ou longo prazo. Schwartz (2000, pp.98-99) nos traz alguns passos essenciais a serem seguidos quando o assunto é elaboração de cenário. Quais são eles?

 

Assinale (V) de Verdadeiro e (F) de Falso as alternativas a seguir e, em seguida, marque a alternativa CORRETA:

 

( ) Identifique a questão ou decisão central.
( ) Determine as forças críticas no ambiente local.
( ) Faça uma lista das forças principais que exercem alguma influência sobre os fatores-chave identificados.
( ) Classifique-as quanto à ordem de importância e grau de certeza.
( ) Defina a lógica do cenário: os vetores em torno dos quais haverá mudança.
( ) Discorra sobre qualquer ou nenhum dos elementos em jogo e indique as consequências dessa análise para a questão ou decisão central.
( )  Não estabeleça os indicadores que marcarão a evolução em direção a um ou outro cenário.

 

A alternativa que melhor representa a sequência CORRETA é:


V, V, V, V, V, F, F.


V, F, F, V, V, V, F.


V, V, V, F, V, F, V.


F, F, V, V, V, V, V.


V, V, F, F, F, F, V.

Páginas: 12345678910
11