TÉCNICAS DE CONSULTORIA E ASSESSORIA


A cada nova linha de pensamento ou tendência, surgem novos conceitos, processos e diretrizes que reestruturam e recolocam as organizações em posições distintas dentro do mercado ao qual elas estão inseridas. Essa dinamicidade impulsiona o gestor a manter-se o tempo todo conectado às tendências ou devidamente amparado ou respaldado de profissionais especialistas na área de atuação correlata para que juntos possam acompanhar os processos e sustentar a organização no topo da pirâmide de sobrevivência nesse cenário cada vez mais competitivo.

Qual das alternativas, a seguir, representam as atitudes e posturas mais adequadas do consultor frente às constantes mudanças trazidas pela globalização?

Assinale (V) de Verdadeiro e (F) de Falso as alternativas a seguir e, em seguida, marque a alternativa CORRETA:

( ) Ter sempre como premissa essencial que é preciso escolher e aplicar as técnicas de sua especialidade de acordo com a essência da organização, foco do projeto.
( ) Observar apenas os concorrentes diretos como ameaça, não desgastando a organização para cenários futuros que podem nem se concretizar.
( ) Identificar erros e falhas dos colaboradores para que estes não voltem a prejudicar a organização.
( ) Saber que cada organização tem sua necessidade específica, mesmo ela sendo do mesmo universo da especialidade do consultor.
( ) É preciso desenhar o trabalho fundamentado no conhecimento e comprometido com a história da organização e suas ambições.
( ) O consultor deve prestar seu serviço conectado ao mercado de trabalho, mas doando-se à organização, objeto da consultoria.
( ) Observar e resguardar-se de fórmulas prontas que podem tornar-se uma grande armadilha, já que cada organização configura-se de uma forma diferente, mesmo aquelas do mesmo grupo de atuação e/ou ramo de trabalho.

A alternativa que melhor representa a sequência correta é:




  • V, F, V, V, V, V, V.
  • V, F, F, V, V, V, F.
  • V, F, V, F, V, V, V.
  • V, V, V, V, V, V, F.
  • F, V, F, F, F, V, V.