PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO


Para responder esta questão, leia a citação com atenção e complete o que se pede.

O desenvolvimento cognitivo se inicia a partir dos reflexos que gradualmente se transforma em esquemas de ação. Do nascimento até os dois anos de idade, aproximadamente, a criança passa do nível neonatal, marcado pelo funcionamento dos reflexos inatos, por outro em que ela já é capaz de uma organização perceptiva e motora dos fenômenos do meio. (FONTANA & CRUZ, p. 48-49,1997)

A citação acima trata-se:


de algumas das características do estágio do desenvolvimento, denominado por Piaget, operações formais.


de algumas das características do estágio do desenvolvimento, denominado por Piaget, sensório-motor.


de algumas das características do estágio do desenvolvimento, denominado por Piaget, operações concretas.


de algumas das características do estágio do desenvolvimento, denominado por Piaget, operações informais.


de algumas das características do estágio do desenvolvimento, denominado por Piaget, pré-operatório.

Nos estudos sobre a abordagem inatista-maturacionista (FONTANA & CRUZ, 1997), vimos que, essa concepção, supõe que as aptidões, as características e a inteligência infantil são determinadas biologicamente (hereditariamente) no ato de sua concepção. Segundo essa abordagem, qual o papel do meio social?


o papel do meio social é aumentar ou modificar a manifestação dessas aptidões.


o papel do meio social é impedir ou permitir a manifestação dessas aptidões.


o papel do meio social é, apenas, diminuir a manifestação dessas aptidões.


o papel do meio social é, apenas, permitir a manifestação dessas aptidões.


o papel do meio social é, apenas, impedir e restringir a manifestação dessas aptidões.

Segundo Vigotski (2010), o pensamento da criança se estrutura por conceitos verbais. Ao internalizar a linguagem, o pensamento torna-se verbal. Ao estudar o desenvolvimento cognitivo da criança, Vigotski define duas classes de conceitos: os cotidianos (ou espontâneos) e os conceitos científicos. Com base nos estudos de Vigotski sobre o pensamento verbal, assinale a alternativa que melhor define o que são conceitos científicos.


São conceitos concretos, que se desenvolvem a partir da experiência abstrata da criança.


São conceitos que se desenvolvem de forma espontânea.


São conceitos relacionados com as funções que estão em processo de desenvolvimento, ao que a criança é capaz de fazer com o auxílio de perguntas, demonstrações e dicas.


São conceitos abstratos, generalizações do pensamento que se desenvolvem a partir de um processo sistemático de ensino.


É o mais importante sistema de signos criado pelo homem.

Segundo Vigotski (2010), o pensamento da criança se estrutura por conceitos verbais. Ao internalizar a linguagem, o pensamento torna-se verbal. Ao estudar o desenvolvimento cognitivo da criança, Vigotski define duas classes de conceitos: os cotidianos (ou espontâneos) e os conceitos científicos. Com base nos estudos de Vigotski sobre o pensamento verbal, assinale a alternativa que melhor define o que são conceitos cotidianos. 


zem respeito às funções que estão em processo de desenvolvimento.


São conceitos abstratos, teóricos e se inserem em um sistema conceitual.


São conceitos que a criança adquire por conta de sua estrutura neurológica.


São os conceitos que a criança adquire em sua prática cotidiana, a partir da experiência com os objetos e de sua relação com os adultos.


São conceitos que se desenvolvem a partir de uma definição verbal, a partir de um enunciado teórico.

De acordo com a Epistemologia Genética de Piaget, a criança constrói seu conhecimento por meio de um processo de adaptação à realidade, denominado de equilibração. Existem dois processos fundamentais relacionados à equilibração: a assimilação e a acomodação. Quando a criança entra em contato com um novo objeto, ocorre um desequilíbrio. A criança busca alcançar o equilíbrio por meio dos mecanismos de assimilação e acomodação. Especificamente sobre a acomodação, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa que melhor define esse processo. A acomodação:


Ocorre a partir da reorganização e/ou criação de novas estruturas cognitivas.


Se caracteriza pelo raciocínio hipotético-dedutivo.


Se caracteriza pela reversibilidade do pensamento.


É a adaptação do novo conhecimento aos conhecimentos prévios da criança.


É o processo de organização das informações em sistemas.

A teoria piagetiana entende que a criança constrói o conhecimento por um processo de adaptação à realidade. Existem dois processos fundamentais relacionados à adaptação, quais sejam, os processos de assimilação e acomodação. Quando o sujeito se depara com um conhecimento novo, ocorre um desequilíbrio. A criança, primeiramente, busca alcançar o equilíbrio por meio do mecanismo de assimilação. Sobre a assimilação, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa que melhor define esse processo. A assimilação: 


É um processo de autorregulação.


Diz respeito ao ajuste dos novos conhecimentos às estruturas cognitivas já desenvolvidas pela criança.


Se refere à modificação das estruturas cognitivas que a criança já possui.


Diz respeito à criação de novas estruturas cognitivas.


É um caso particular de adaptação biológica.

Diferentes autores compõem o que Fontana e Cruz (1997) denominam de abordagem inatista-maturacionista. O que esses autores têm em comum é que todos eles compreendem o desenvolvimento humano da mesma maneira. Os teóricos dessa abordagem buscavam estudar a inteligência e a maturação. Maturação se refere aos padrões de mudanças comuns da espécie humana, biologicamente determinados, que ocorrem durante a vida de um indivíduo. Um dos mais importantes pesquisadores da evolução maturacional da criança foi Arnold Gesell. Esse pesquisador estudou a evolução da criança do nascimento até os 16 anos de idade e desenvolveu reconhecidas escalas de maturidade. Sobre a teoria maturacionista de Gesell, analise as assertivas:

 

I. Existem padrões maturacionais gerais e universais de desenvolvimento, ou seja, padrões de desenvolvimento próprios de cada faixa etária.

 

II. O ambiente social se limita a facilitar ou dificultar o processo de maturação.

 

III. A experiência ambiental influencia os fatores maturacionais.

 

IV. Os comportamentos e formas de pensar dos indivíduos tornam-se mais complexos à medida que ele cresce e que seu sistema nervoso se desenvolve.

 

V. Gesell construiu o primeiro teste de inteligência. 

 

É correto o que se afirma em:


I, II, III e V, apenas.


I, II e III, apenas


II, III, IV e V, apenas.


I e V, apenas.


I, II e IV, apenas.

Frederic Skinner foi um dos principais desenvolvedores da Análise do Comportamento (Abordagem Comportamental ou Behaviorismo). Esse autor criou a teoria do comportamento operante. Skinner compreende que o sujeito age sobre o ambiente e, ao se comportar, provoca alterações no meio. Essas alterações, por sua vez, modificam a maneira como o sujeito se comporta. Esse comportamento que gera consequências e que é modificado por elas é denominado por Skinner de comportamento operante. O comportamento operante é aquele que opera no meio produzindo consequências e sendo afetado por elas. Sobre a teoria do comportamento operante (condicionamento operante), analise as assertivas a seguir.

 

I - Os eventos que seguem a resposta, ou seja, as consequências do comportamento, afetam a probabilidade de esse comportamento ocorrer novamente.

 

II - Quando o comportamento é seguido de uma consequência satisfatória, o sujeito tende a não repetir esse comportamento no futuro.

 

III - As consequências negativas, chamadas de aversivas, diminuem a frequência do comportamento.

 

IV – Todos os comportamentos operantes são aprendidos por modelagem, processo esse também denominado de aprendizagem por aproximações sucessivas.

É correto o que se afirma em:


I, II e IV, apenas.


I, III, apenas.


II e IV, apenas.


I e II, apenas.


I, II, e III, apenas.

São as condições históricas presentes na sociedade e na cultura na qual o sujeito está inserido que possibilitam que ele vivencie a infância, a adolescência e a idade adulta de determinada maneira. Para Leontiev (2004) e Elkonin (1987), cada estágio de desenvolvimento é caracterizado por certo tipo de relação da criança com a realidade. Isso é o que os autores denominam de atividade principal ou atividade-guia. Quanto a esse conceito, tais autores entendem que atividade-guia é


aquela para a qual a criança dedica a maior parte do seu tempo.


aquela que reorganiza os processos psíquicos da criança, em uma dada fase do desenvolvimento, que impulsiona o desenvolvimento do indivíduo.


definida como o entrecruzamento entre pensamento e linguagem.


a atividade de estudo/atividade de trabalho.


sempre a mesma em cada período do desenvolvimento, independentemente da cultura na qual o sujeito está inserido.

Grande parte de nossos comportamentos são aprendidos por observação e imitação, principalmente durante a infância e a adolescência. O indivíduo observa as pessoas ao seu redor e passa a reproduzir o comportamento apresentado por eles. A criança observa como o adulto utiliza os instrumentos, por exemplo, e busca imitar essa ação com os objetos. Sobre a forma de aprendizagem por observação e imitação discutida por Carmo (2012), analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta. 


O comportamento aprendido por imitação se manterá, mesmo que o grupo social no qual o sujeito está inserido não valorize aquele comportamento.


A aprendizagem por observação e imitação é uma importante forma de aprendizagem que ocorre, exclusivamente, na infância e na adolescência.


Apesar de a aprendizagem por observação ser importante, é a aprendizagem por seguimento de regras que se constitui como a principal forma de aprendizagem dos valores sociais.


Esse tipo de aprendizagem ocorre no contexto social, e não pode ser reproduzido na escola.


A aprendizagem por observação e imitação pode ocorrer quando a criança está diante de um modelo significativo.