PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO


Frederic Skinner foi um dos principais desenvolvedores da Análise do Comportamento (Abordagem Comportamental ou Behaviorismo). Esse autor criou a teoria do comportamento operante. Skinner compreende que o sujeito age sobre o ambiente e, ao se comportar, provoca alterações no meio. Essas alterações, por sua vez, modificam a maneira como o sujeito se comporta. Esse comportamento que gera consequências e que é modificado por elas é denominado por Skinner de comportamento operante. O comportamento operante é aquele que opera no meio produzindo consequências e sendo afetado por elas. Sobre a teoria do comportamento operante (condicionamento operante), analise as assertivas a seguir.

 

I - Os eventos que seguem a resposta, ou seja, as consequências do comportamento, afetam a probabilidade de esse comportamento ocorrer novamente.

 

II - Quando o comportamento é seguido de uma consequência satisfatória, o sujeito tende a não repetir esse comportamento no futuro.

 

III - As consequências negativas, chamadas de aversivas, diminuem a frequência do comportamento.

 

IV – Todos os comportamentos operantes são aprendidos por modelagem, processo esse também denominado de aprendizagem por aproximações sucessivas.

É correto o que se afirma em:




  • I, II e IV, apenas.

  • I, III, apenas.

  • II e IV, apenas.

  • I e II, apenas.

  • I, II, e III, apenas.