PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO


Diferentes autores compõem o que Fontana e Cruz (1997) denominam de abordagem inatista-maturacionista. O que esses autores têm em comum é que todos eles compreendem o desenvolvimento humano da mesma maneira. Os teóricos dessa abordagem buscavam estudar a inteligência e a maturação. Maturação se refere aos padrões de mudanças comuns da espécie humana, biologicamente determinados, que ocorrem durante a vida de um indivíduo. Um dos mais importantes pesquisadores da evolução maturacional da criança foi Arnold Gesell. Esse pesquisador estudou a evolução da criança do nascimento até os 16 anos de idade e desenvolveu reconhecidas escalas de maturidade. Sobre a teoria maturacionista de Gesell, analise as assertivas:

 

I. Existem padrões maturacionais gerais e universais de desenvolvimento, ou seja, padrões de desenvolvimento próprios de cada faixa etária.

 

II. O ambiente social se limita a facilitar ou dificultar o processo de maturação.

 

III. A experiência ambiental influencia os fatores maturacionais.

 

IV. Os comportamentos e formas de pensar dos indivíduos tornam-se mais complexos à medida que ele cresce e que seu sistema nervoso se desenvolve.

 

V. Gesell construiu o primeiro teste de inteligência. 

 

É correto o que se afirma em:




  • I, II, III e V, apenas.

  • I, II e III, apenas

  • II, III, IV e V, apenas.

  • I e V, apenas.

  • I, II e IV, apenas.