METODOLOGIA DO ENSINO DE NATAÇÃO


A natação é um dos esportes mais antigos praticado pelos homens. Pressupõe-se, que os homens primitivos estavam sempre próximos aos rios pescando, caçando ou com finalidades locomotivas. Pode-se falar, assim, da existência de um nado primitivo. Portanto com relação a história da natação, é correto afirmar que:

 


Maria Lenk foi a primeira atleta sul-americana a participar de uma olimpíada na modalidade natação, sendo esta participação nas Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016.


Existem registros de atividade no meio líquido de forma terapêutica mencionadas em obras como a de Aureliano, da Roma Antiga no final do século V.


Os indícios que habitavam determinadas regiões do Brasil nunca utilizavam a natação, por não terem tido oportunidade de frequentarem escolas da natação.


Foi descrito por Jacques Delpcch (1777-1838) que não existe uma correlação positiva entre a natação e a coluna vertebral.


Foi na Áustria em 1837, que foi realizada a primeira competição pela Sociedade Britânica de Natação, tendo como único estilo: o peito.

Quando se fala do ensino da natação para as crianças, o profissional deve considerar que estará lidando com os aspectos da formação humana e do desenvolvimento das habilidades cognitivas, motoras e afetivas (QUEIROZ, 1998). Com relação à aprendizagem da natação para crianças, assinale a afirmativa correta:

 


Não é necessário que o professor compreenda em qual etapa do desenvolvimento cognitivo seus alunos se encontram, pois durante as aulas de natação não são momentos propícios para estimular o desenvolvimento das crianças.


Quanto mais motivado o aluno estiver, mais dificultado será a conquista da independência na água para aprender os fundamentos do nado.


Se durante as aulas de natação para crianças o professor utilizar o lúdico com ferramenta para estimular a participação dos alunos, estes nunca irão aprender sobre os ensinamentos da natação.


As aulas de natação, para melhor aprendizagem das crianças nunca devem ter componente lúdico.


Devemos considerar o lúdico como importante ferramenta para o desenvolvimento global das crianças durante as aulas de natação.

Páginas: 1