METODOLOGIA DO ENSINO DE NATAÇÃO


Entre os objetivos da natação para bebês podemos destacar, exceto:

 




  • Garantir a aprendizagem concreta da técnica dos nados crawl, costas, peito e borboleta, promovendo o sucesso esportivo na modalidade.

  • Estimular a segurança na piscina, a motivação e o prazer em se deslocar na água, e o desenvolvimento emocional a partir de vivências práticas de erros e acertos, limites e potencialidades.

  • Promover o respeito a si e ao outro, o estímulo às resoluções de problemas, o desenvolvimento da comunicação e interação entre pares, o incentivo às relações de amizade.

  • Desenvolver a capacidade respiratória, o sistema circulatório, a coordenação óculo-manual, da noção espacial, a lateralidade e as qualidades físicas (equilíbrio, força, velocidade de reação, resistência aeróbica e muscular, destreza, agilidade e coordenação motora); a criatividade através dos movimentos espontâneos; a vivência de diferentes sinais gestuais e verbais.

  • Aprimorar as habilidades motoras, inclusive estimulando a coordenação motora fina e grossa, a percepção dos sentidos (tato, audição, visão, olfato e paladar) e das sensações geradas a partir dos movimentos (ascensão, descensão, rápido, lento, forte, fraco, entre outras), o equilíbrio, a lateralidade, e muitas outras possibilidades.