METODOLOGIA DE ENSINO DA GINÁSTICA


Na história da humanidade, o exercício físico e a ginástica passaram de recomendação médica, atrelada à ideia de eugenia da população, a uma busca pessoal por ajustar o próprio corpo aos padrões de beleza difundidos pela mídia. Sobre o assunto, assinale o que for CORRETO.

Até meados da década de sessenta do século passado a ginástica pela televisão era a única forma de divulgação e execução para além da escola.
na segunda metade do século XX, a prática de exercícios físicos para a mulher – como a ginástica – era considerada importante, pois fortaleceria o corpo daquelas que gerariam filhos fortes para servirem à nação, promovendo a eugenia no país.
a partir da década de 1970, a mulher conquistou a possibilidade de novas práticas corporais até então não recomendadas para o sexo feminino, como é o caso da ginastica para todos.
nos últimos trinta anos, a mulher está inserida na cultura do fitness, tido como um conjunto de dispositivos que opera em torno da construção de uma representação de corpo que busca saúde e beleza, assim como bem-estar, qualidade de vida e vida saudável.
a partir do final da década de 1930, a mulher passou a frequentar as academias de musculação, divulgadas a partir do rádio.

As capacidades coordenativas são qualidades que permitem organizar, regular e controlar os movimentos. Assinale a alternativa correta:


coordenação motora refere-se à combinação dos movimentos do corpo para criar uma ação pretendida, englobando a cinemática (como a direção espacial) e a cinética (força).


A coordenação motora é entendida como a capacidade máxima que uma pessoa tem de mover os seus membros superiores e/ou inferiores tão rápido quanto possível.


A corrida que antecede o salto sobre a mesa necessita de uma boa coordenação motora fina do ginasta.


O equilíbrio recuperado pode ser exemplificado por um indivíduo que se movimenta de um ponto a outro da trave, ou seja, acontece durante as ações de movimento.


O equilíbrio dinâmico é a habilidade do corpo em manter-se em certa posição estacionária.

Considerando as escolas ginásticas, assinale a alternativa CORRETA


A escola francesa primava em seu método propostas respiratórias aliadas a exercícios corretivos e ortopédicos.


Foi durante a estruturação do método francês que houve um movimento pelo emprego de professores especialistas em número suficiente para as turmas de ginástica, criando cursos destinados à formação de professores.


A escola alemã possibilitou que a Educação Física entrasse na escola pela via dos exercícios físicos/ginástica, em função da grande importância que dava à saúde.


A calistenia se caracteriza pela grande variação de exercícios corporais que deveriam ser ministrados diariamente tanto para homens, mulheres e crianças, os quais priorizavam a agilidade a partir de lançamentos, escaladas e suspensão em escadas oblíquas, natação e equilíbrio e a força, através de corridas, saltos de cavalo, transporte de sacolas cheias de areia e lutas.


De acordo com os princípios do método feminino moderno havia a necessidade de regenerar a população, com um caráter pedagógico e social e não militar, e com isso haveria a geração de indivíduos fortes que serviriam tanto a pátrica como a produção, sem distinção de sexo, idade ou condições materiais e sociais.

Nista-Piccolo e Moreira (2012) apontam para a importância do método de ensino em três momentos. Assim, a aula de ginástica pode ser organizada da seguinte forma:


No primeiro momento crianças deverão explorar movimentos da ginástica para que o professor consiga observar melhor seu aluno e identificar sua bagagem motora.


No terceiro momento, o professor deverá comparar os alunos e premiar apenas aqueles que realizaram exatamente o movimento correto.


No primeiro momento é importante que as propostas sejam transmitidas por meio de pistas, visando a criatividade do trabalho e busca de solução de problemas para realizar alguma tarefa gímnica.


No primeiro momento o professor já demonstra o movimento pedido e pede para os alunos executarem, independente da sua bagagem motora. 


No segundo momento faz-se uma roda da conversa para apontar os erros de cada aluno.

Quando ensinamos qualquer tipo de ginástica é importante nos atentarmos para os processos de ensino-aprendizagem, para tanto, falamos muito dos educativos, ou seja, atividades com o intuito de facilitar o aprendizado dos alunos a determinados movimentos. Assinale a alternativa correta:


Para pensar em exercícios educativos não é necessário que o professor compreenda as dificuldades de executar do mesmo.


Dividir os exercícios em partes, ensinando cada parte do movimento separado, apenas para as crianças.


Utilizar materiais e espaços que facilitam a ação proposta, desde que o professor segure cada aluno.


Os educativos são utilizados apenas para crianças e idosos, adolescentes e adultos  que já possuem coordenação motora suficiente para executarem qualquer movimento da ginástica.


Os educativos devem ser utilizados, dentre outras situações, sempre que os alunos, demonstrarem dificuldade para executar o movimento solicitado. 

Sobre os métodos ginásticos

 

I. a ginástica feminina moderna propunha exercícios com musica tanto para homens como para mulheres e sem distinção de idade com a finalidade de exercitar o corpo para desenvolver a graça feminina e a elegância masculina através da combinação de exercícios simples com arte, musica e beleza.

II. o método francês dividia a ginástica em 4 tipos: civil e industrial, militar, médica, cênica ou funambulesca

III. o método alemão dividia a ginástica em 4 versões com objetivos distintos: pedagógica, militar, médica e estética, tornado evidente o caráter médico-higiênico e anatomofisiológico.

IV. o método sueco priorizava extirpar os vícios da sociedade, principalmente o álcool, e instigar força e coragem no enfraquecido povo acometido por tuberculose e raquitismoAssinale o que for correto:


Todas as alternativas estão corretas.


somente as alternativas I e III estão corretas.


somente as alternativas I, III e IV estão corretas.


somente as alternativas II e IV estão corretas.


somente as alternativas II, III e IV estão corretas.

Os princípios da escola Sueca, estão atrelados a que fatores:

 

I. nas escolas deveria ter um local especifico para a prática da ginástica e um professor para isto.

II.- deveria ser ministradas todos os dias para homens, mulheres e crianças.

III. criar indivíduos fortes, saudáveis e livres de vícios, sendo úteis para a pátria e produção.

IV. predominância de análise anatômica do corpo, dividida em 4 partes: pedagógica, militar, médica e estética.

Considerando as opções acima, estão corretas apenas as alternativas:


II – III – IV


I – II – IV


I – III – IV


I – II –III


Todas as alternativas estão corretas.

Ao ensinar a ginástica para idosos, é correto afirmar, exceto:


Recomenda-se buscar variedade nos exercícios a fim de que a aula não seja monótona e entediante, podendo propor atividades que estimulem a criatividade e a memória.


De maneira geral, o movimento deve ser apresentado de forma progressiva, tanto no que se refere à intensidade quanto à dificuldade dos exercícios e da aula.


Caso algum aluno não consiga realizar algum movimento, o professor deve deixa-lo de fora da atividade.


Deve-se dar prioridade, no início, para movimentos mais naturais e evitando a fadiga excessiva.


A música nesta faixa etária é bastante motivante, assim como atividades lúdicas.

São características da coordenação motora, exceto:


Refere-se à combinação dos movimentos do corpo para criar uma ação pretendida, englobando a cinemática (como a direção espacial) e a cinética (força).


É entendida como a capacidade máxima que uma pessoa tem de mover os seus membros superiores e/ou inferiores tão rápido quanto possível.


É a capacidade física que permite realizar uma sequência eficiente de movimentos, desde os mais simples até os mais complexos, de forma coordenada, com um mínimo de esforço.


Quanto mais complicadas as tarefas motoras, maior o nível de coordenação para um desempenho eficiente.


Pode envolver uma única parte do corpo ou um conjunto, e a repetição contínua de movimentos combinados, melhora gradualmente a coordenação.

Apesar de estarem conectadas no mesmo eixo de conteúdo, o das ginásticas, podemos observar características que diferenciam as ginásticas uma das outras. Considerando estas características, assinale a alternativa correta:


A ginástica rítmica caracteriza-se pelo manejo dos aparelhos uníssonos a expressividade, quais sejam: bola, arco e fita.


A ginástica acrobática diz respeito a ginástica que não utiliza materiais em suas apresentações e que prima pela organização de formações entre os atletas para formação de diferentes e ousadas poses de equilíbrio.


A ginástica aeróbica é caracterizada pela demonstração de força e flexibilidade e é permitida na apresentação de solo a utilização de música somente pelas mulheres.


Na ginástica aeróbica, o atleta deve demonstrar uma rotina coreografada com componentes do fitness, através de movimentos contínuos.


Na ginástica acrobática, os atletas realizam movimentos de montagem de figuras e não é permitido o uso de acrobacias, como os mortais.

Páginas: 12345