METODOLOGIA DE ENSINO DA GINÁSTICA


O conceito de ginástica é diferenciado de autor para autor, sendo complicado estabelecer um único conceito, como também não é possível desconsiderar que no decorrer dos tempos tem sido direcionada conforme os objetivos estabelecidos pelo momento histórico e ora servindo para a ordem militar e cívica, ora com fins estéticos, ora para a formação da criança entre outros. No entanto, é consenso entre os estudiosos da área da ginástica que do ponto de vista do praticante, independentemente do tipo, ela contribui para formação do ser humano em todos os âmbitos.

Considerando sua abrangência, qual alternativa NÃO corresponde ao conceito de ginástica.




  • se trata de um conjunto de exercícios ritmados e sistematizados por meio de movimentos repetidos para que sejam atingidos os ideais propostos.
  • a palavra de origem grega – Gymnikos  e francesa – Gymnastique – significa o conjunto de exercícios corporais individualizados, realizados no solo e sem o auxílio de aparelhos e aplicados com objetivos de desenvolver a força, a flexibilidade, a resistência, a velocidade, o equilíbrio e a coordenação.
  • se refere ao conteúdo da Educação Física constituído de exercícios físicos metodologicamente organizados com objetivos formativos, preventivos, corretivos, compensatórios, estéticos e rítmicos, atendendo o ser humano em sua totalidade com ou sem o uso de aparelhos.
  • Nenhuma das alternativas anteriores
  • o termo ginástica (gymnos: nu) é criação dos estudiosos gregos, assim como as primeiras sistematizações de atividades físicas com vistas a trazer benefícios tanto para o corpo como para a mente.