GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS


Leia o trecho da reportagem a seguir:

 

Caruaru produz 8.000 t de lixo ao mês; governos buscam alternativas a aterro

 

Com produção mensal de 8.000 toneladas de lixo por mês em Caruaru, no Agreste pernambucano, o aterro sanitário do município não suportaria mais tal quantidade. A unidade existe desde 1999, teria vida útil de 20 anos e passou por ampliação em 2012, mas o crescimento da cidade aumentou a necessidade de outras alternativas. Os governos municipal e estadual estão a analisá-las. Uma delas é a implantação de uma Central de Tratamento de Resíduos (CTR), considerando a origem e a classificação dos resíduos. A proposta, com os estudos e o relatório de impacto ambiental, foi apresentada em audiência pública organizada.

 

Disponível em: http://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/noticia/2014/08/caruaru-produz-8000-t-de-lixo-ao-mes-governos-buscam-alternativas-aterro.html. Acesso em: 11 fev. 2019.

 

A caracterização e a classificação dos resíduos são importantes para o correto gerenciamento, como por exemplo a implantação de uma CTR. Neste contexto, avalie as afirmativas a seguir:

 

I – Os resíduos perigosos possuem características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade ou patogenicidade.

II – Os resíduos são classificados quanto à periculosidade e quanto à origem, visando minimizar os riscos ao meio ambiente e à saúde pública.

III – Os resíduos sólidos podem ser caracterizados física e quimicamente apenas, de modo a facilitar e otimizar as etapas do gerenciamento.

IV – Entre as características físicas dos resíduos sólidos, pode-se citar a densidade e o teor de umidade.

 

Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:


Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.


Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.


Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.


Todas as afirmativas estão corretas.


Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.

Os primeiros esforços para a limpeza das cidades foram registrados na Idade Média e praticamente todos eles falharam. Com a crescente complexidade da sociedade, em um mundo cada vez mais populoso, a preocupação para com os resíduos sólidos é uma questão de sobrevivência. Uma abordagem tendente à gestão integrada de resíduos sólidos urbanos surgiu no início dos anos 1990, e o primeiro passo para implementar essa concepção foi classificar os serviços relacionados com a gestão desses resíduos como públicos, que passaram a ser chamados de serviços de limpeza urbana.

 

FILHO, C. R. V. Os serviços de limpeza urbana e a PNRS. In: Política Nacional, Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Barueri, SP: Manole, 2012.

 

Considerando que a gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) sempre foi objeto de preocupação e cuidados por parte da sociedade, avalie as afirmações a seguir:

 

I – A gestão dos resíduos sólidos urbanos é uma utilidade oferecida ao cidadão e, é de responsabilidade exclusiva dos Estados.

II – A limpeza urbana e o manejo de resíduos sólidos incluem apenas os serviços de varrição e limpeza de logradouros.

III – Os serviços de limpeza urbana garantem a proteção da saúde pública e a proteção ambiental, visto que impedem a proliferação de maus odores e de vetores.

IV – A coleta pode ser feita de forma unificada, que tem como vantagem ser mais barata e mais simples de gerenciar.

 

Apenas é correto o que se afirma em:


II e III apenas.


IV apenas.


III e IV apenas.


I, II e III apenas.


I e II apenas.

Leia o trecho da reportagem a seguir:

 

Nova empresa de coleta de lixo assina contrato e faz seleção de funcionários em Alvorada

 

A nova empresa que fará a coleta de lixo em Alvorada operou emergencialmente neste fim de semana. De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Marcos Paulo, o contrato com a Onze Construtora foi assinado no início de abril (2019). Logo em seguida, a prestadora de serviços iniciou o processo de seleção de funcionários. "Até quarta-feira a empresa deve estar operando 100%, com toda a equipe. Eles colocarão, como está em contrato, seis caminhões na rua e terão ainda um reserva. Os bairros Bela Vista e Aparecida ainda estão com uma situação bastante complicada e nós esperamos que seja resolvida nos próximos dias", disse o secretário. De forma emergencial, foram realocados dois caminhões, de municípios atendidos pela empresa, para fazer o recolhimento de lixo na cidade. Porém, com o novo contrato, sete veículos farão o serviço em Alvorada. A Prefeitura de Alvorada rescindiu o contrato com a Ecopav, empresa que fazia o recolhimento de lixo na cidade, já que a mesma estava há mais de uma semana com problemas para fazer o atendimento devido à falta de caminhões, que estariam em manutenção. A coleta chegou a ser paralisada no município.

 

Disponível em: https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2019/04/08/nova-empresa-de-coleta-de-lixo-assina-contrato-e-faz-selecao-de-funcionarios-em-alvorada.ghtml. Acesso em: 8 abr. 2019.

 

Considerando o contexto apresentado, preencha as lacunas do texto:

O planejamento e a administração da coleta envolvem algumas características importantes que devem ser consideradas, entre elas a ____________, o ponto de coleta, o horário de coleta, e a ____________ de coleta. Tais características têm por objetivo causar o menor incômodo possível para a população, serem ____________ adequadas e economicamente viáveis.

 

Os termos que preenchem corretamente as lacunas do texto, respectivamente, são:

 


Frequência / forma / sanitariamente.


Rota / forma / sanitariamente.


Rota / porcentagem / socialmente.


Rota / porcentagem / sanitariamente.


Rota / forma / socialmente.

A PNRS constitui um marco na transição do predomínio do clássico sistema de comando e controle estatais de cunho corretivo-repressivo, ao reunir diretrizes, mecanismos e instrumentos econômicos. Neste contexto, o conjunto de atribuições individualizadas e encadeadas dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, dos consumidores e dos titulares dos serviços de limpeza urbana, refere-se:


Logística reversa.


Princípio do poluidor-pagador.


Desenvolvimento sustentável.


Responsabilidade compartilhada.


Acordo setorial.

As lâmpadas fluorescentes contêm em sua composição vapor de mercúrio, uma substância tóxica com capacidade de acumulação nos organismos ao longo da cadeia alimentar, a qual pode causar contaminação das águas. Com o aumento da poluição gerada por resíduos sólidos, entre eles as lâmpadas fluorescentes pós-consumo houve a necessidade de estabelecer leis que regulamentam a sua destinação correta, assim a Lei Federal 12.305/10 que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi sancionada em 2010, a qual estabelece responsabilidade compartilhada.

 

PEREIRA, A. P. C. e GUARNIERI, P. Logística reversa de lâmpadas pós-consumo e política nacional de resíduos sólidos: estudo em uma instituição federal. Revista Eletrônica Gestão & Saúde ISSN: 1982-4785. 2014. p. 3.

 

A responsabilidade compartilhada é um dos objetivos da PNRS e, para que este objetivo seja alcançado, dentre os instrumentos definidos na PNRS, fica estabelecida a Logística Reversa. Sobre a responsabilidade compartilhada e a logística reversa, avalie as afirmações a seguir.

 

I - A responsabilidade compartilhada estabelece atribuições coletivas de fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e consumidores.

II - Os consumidores não possuem atribuições de responsabilidade compartilhada, logo não fazem parte da logística reversa.

III - As atribuições individuais estabelecidas na responsabilidade compartilhada referem-se a todas as etapas que envolvem apenas o desenvolvimento do produto.

IV - A logística reversa é um instrumento caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a redistribuição dos resíduos ao setor empresarial.

 

Apenas é correto o que se afirma em:


Apenas as afirmativas II e III estão corretas.


Apenas a afirmativa IV está correta.


Apenas a afirmativa I está correta.


Todas as afirmativas estão corretas.


Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.

O lixo ganhou na atualidade contornos públicos inusitados, não só pela crescente

quantidade produzida, mas também pelos impactos ambientais que vem trazendo e pelos custos elevados que acarreta ao contribuinte. A despeito do crescente interesse pelas questões ambientais, as questões relacionadas ao lixo não são ainda adequadamente tratadas, apesar de decisivas para o ordenamento urbano. Não fazem parte de nossa agenda de cultura geral (EIGENHEER, s.d., p.15).

 

EIGENHEER, Emílio Maciel. Lixo: a limpeza urbana através dos tempos. s.d. 144 p. Disponível em: http://www.lixoeeducacao.uerj.br/imagens/pdf/ahistoriadolixo.pdf. Acesso em: 11 fev. 2019.

 

Com base no contexto histórico dos resíduos sólidos, avalie as afirmativas a seguir:

 

I – Os Sumérios (4000 a.C.) possuem um plano de gestão das águas, que eram distribuídas em encanamentos de barro, também utilizados para limpeza urbana.

II – Investigações históricas evidenciam que os Hindus (2000 a.C.) possuem mecanismos de descarte de resíduos nas casas com mais de um andar.

III – A Idade Média foi um dos períodos mais preocupantes do ponto de vista das condições sanitárias das cidades, visto que os resíduos ficam nas ruas.

IV – Nas civilizações antigas, os resíduos eram basicamente materiais orgânicos e de fácil degradação, muitas vezes utilizados na alimentação animal.

 

Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:


Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.


Todas as afirmativas estão corretas.


Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.


Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.


Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

Leia o trecho da reportagem a seguir:

 

Justiça determina suspensão de obras de aterro em Juiz de Fora

 

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) determinou, em junho de 2015, a interrupção das obras de instalação de um aterro de resíduos industriais na localidade de Paula Lima, em Juiz de Fora. A ação foi ajuizada pela Promotoria de Justiça de Meio Ambiente da cidade, junto com a Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Meio Ambiente da Bacia do Paraíba do Sul. O G1 entrou em contato com a empresa e demais envolvidos e aguarda retorno. De acordo com a promotoria, a empresa Essencis Soluções Ambientais, responsável pela obra, buscou o licenciamento ambiental para a ampliação do aterro para resíduos perigosos industriais e para implantação de um aterro para disposição de resíduos sólidos não perigosos. Esta alteração foi deferida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). No entanto, o processo foi analisado pelo o Ministério Público (MP) identificou que não se tratava da ampliação do aterro e sim da construção de um novo empreendimento de grande porte e que seria potencial poluidor e degradador do Meio Ambiente.

 

Disponível em: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2015/09/justica-determina-suspensao-de-obras-de-aterro-em-juiz-de-fora.html. Acesso em: 11 fev. 2019.

 

Considerando o contexto apresentado, os resíduos perigosos e os resíduos não perigosos, são classificados segundo a NBR 10004:2004, respectivamente em:


Classe I e Classe II.


Classe A e Classe B.


Classe B e Classe A.


Classe IA e Classe IB.


Classe II e Classe I.

Páginas: 12