GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
O lixo ganhou na atualidade contornos públicos inusitados, não só pela crescente
quantidade produzida, mas também pelos impactos ambientais que vem trazendo e pelos custos elevados que acarreta ao contribuinte. A despeito do crescente interesse pelas questões ambientais, as questões relacionadas ao lixo não são ainda adequadamente tratadas, apesar de decisivas para o ordenamento urbano. Não fazem parte de nossa agenda de cultura geral (EIGENHEER, s.d., p.15).
EIGENHEER, Emílio Maciel. Lixo: a limpeza urbana através dos tempos. s.d. 144 p. Disponível em: http://www.lixoeeducacao.uerj.br/imagens/pdf/ahistoriadolixo.pdf. Acesso em: 11 fev. 2019.
Com base no contexto histórico dos resíduos sólidos, avalie as afirmativas a seguir:
I – Os Sumérios (4000 a.C.) possuem um plano de gestão das águas, que eram distribuídas em encanamentos de barro, também utilizados para limpeza urbana.
II – Investigações históricas evidenciam que os Hindus (2000 a.C.) possuem mecanismos de descarte de resíduos nas casas com mais de um andar.
III – A Idade Média foi um dos períodos mais preocupantes do ponto de vista das condições sanitárias das cidades, visto que os resíduos ficam nas ruas.
IV – Nas civilizações antigas, os resíduos eram basicamente materiais orgânicos e de fácil degradação, muitas vezes utilizados na alimentação animal.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em: