GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Os primeiros esforços para a limpeza das cidades foram registrados na Idade Média e praticamente todos eles falharam. Com a crescente complexidade da sociedade, em um mundo cada vez mais populoso, a preocupação para com os resíduos sólidos é uma questão de sobrevivência. Uma abordagem tendente à gestão integrada de resíduos sólidos urbanos surgiu no início dos anos 1990, e o primeiro passo para implementar essa concepção foi classificar os serviços relacionados com a gestão desses resíduos como públicos, que passaram a ser chamados de serviços de limpeza urbana.
FILHO, C. R. V. Os serviços de limpeza urbana e a PNRS. In: Política Nacional, Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Barueri, SP: Manole, 2012.
Considerando que a gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) sempre foi objeto de preocupação e cuidados por parte da sociedade, avalie as afirmações a seguir:
I – A gestão dos resíduos sólidos urbanos é uma utilidade oferecida ao cidadão e, é de responsabilidade exclusiva dos Estados.
II – A limpeza urbana e o manejo de resíduos sólidos incluem apenas os serviços de varrição e limpeza de logradouros.
III – Os serviços de limpeza urbana garantem a proteção da saúde pública e a proteção ambiental, visto que impedem a proliferação de maus odores e de vetores.
IV – A coleta pode ser feita de forma unificada, que tem como vantagem ser mais barata e mais simples de gerenciar.
Apenas é correto o que se afirma em: