GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Leia o trecho da reportagem a seguir:
Caruaru produz 8.000 t de lixo ao mês; governos buscam alternativas a aterro
Com produção mensal de 8.000 toneladas de lixo por mês em Caruaru, no Agreste pernambucano, o aterro sanitário do município não suportaria mais tal quantidade. A unidade existe desde 1999, teria vida útil de 20 anos e passou por ampliação em 2012, mas o crescimento da cidade aumentou a necessidade de outras alternativas. Os governos municipal e estadual estão a analisá-las. Uma delas é a implantação de uma Central de Tratamento de Resíduos (CTR), considerando a origem e a classificação dos resíduos. A proposta, com os estudos e o relatório de impacto ambiental, foi apresentada em audiência pública organizada.
Disponível em: http://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/noticia/2014/08/caruaru-produz-8000-t-de-lixo-ao-mes-governos-buscam-alternativas-aterro.html. Acesso em: 11 fev. 2019.
A caracterização e a classificação dos resíduos são importantes para o correto gerenciamento, como por exemplo a implantação de uma CTR. Neste contexto, avalie as afirmativas a seguir:
I – Os resíduos perigosos possuem características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade ou patogenicidade.
II – Os resíduos são classificados quanto à periculosidade e quanto à origem, visando minimizar os riscos ao meio ambiente e à saúde pública.
III – Os resíduos sólidos podem ser caracterizados física e quimicamente apenas, de modo a facilitar e otimizar as etapas do gerenciamento.
IV – Entre as características físicas dos resíduos sólidos, pode-se citar a densidade e o teor de umidade.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em: