FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL


Leia a leitura complementar solicitada: O que diferencia a BNCC do DCNEI e do RCNEI? (TREVISAN, RITA) e responda à questão a seguir como estão organizados esses documentos, numerando a segunda coluna de acordo com a primeira.

1-RCNEI

2-DCNEI

3-BNCC

(   ) As diversas áreas de conhecimento e as diferentes linguagens são integradas por meio dos Campos de Experiência. Parte-se do pressuposto de que a criança aprende por meio das experiências vividas no contexto escolar.

(   ) Considera, como eixos estruturantes, a interação e a brincadeira, mas propõe a articulação das diferentes linguagens para a organização curricular e didática.

(   ) Em eixos, que devem ser considerados de forma integrada: movimento, identidade e autonomia, conhecimento de mundo, artes visuais, música, linguagem oral e escrita, natureza/sociedade e matemática.

 

Está correta a sequência:


1-3-2


3-2-1


2-1-3


3-1-2


1-2-3

De acordo com os documentos do MEC, que estudamos, a etapa da Educação Infantil, deve ter como meta:

 

I-Favorecer o desenvolvimento intelectual, afetivo, psicomotor, social e moral de todas as crianças, independentemente de credo, raça ou condição social, visando à sua formação como cidadãos autônomos.

 

II-Desenvolver igualmente em todas as crianças o desenvolvimento intelectual, afetivo, psicomotor, social e moral de todas as crianças, independentemente de credo, raça ou condição social, visando à sua formação como cidadãos autônomos.

 

III-Favorecer o desenvolvimento intelectual, afetivo, psicomotor, social e moral de todas as crianças, mas precisa levar em consideração o credo, a raça ou a condição social, de cada criança.

 

IV-Favorecer o desenvolvimento intelectual, afetivo e psicomotor de todas as crianças para que elas sejam alfabetizadas com tranquilidade.

 

Está correta apenas a alternativa:


I, apenas.


III apenas.


II  apenas.


I  e III apenas.


 II e IV apenas.

No Brasil, são criadas as primeiras regulamentações do atendimento de crianças pequenas em escolas maternais e jardins de infância. Sua demanda se faz necessária devido ao grande número de crianças abandonadas nas ruas, advindas da abolição da escravatura e também pela chegada dos imigrantes que não tinham onde deixar as crianças para que os pais pudessem trabalhar.

 

De qual período histórico estamos falando:


Século XIX;


Século XVIII;


Século XXI;


Século XX;


Século XVII;

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI (BRASIL, 2010, p. 27), em seu Artigo 9, as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e as brincadeiras, garantindo experiências que:

 

I- Promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança;

 

II- Favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical;

 

III- Possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;

 

IV- Recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais;

 

V- Ampliem a confiança e priorizem a participação das crianças nas atividades individuais;

 

Está correta apenas a sequência:


III, IV e V ;
I, III e IV ;
I, II e III;
 I, II, III, IV;
II, III e V ;

Das considerações abaixo, sobre o que se espera da atuação do professor ou educador infantil, assinale a justificativa que vai de encontro com os estudos na disciplina Fundamentos da Educação Infantil sobre essa temática.

 


Aproveitar o saber que a criança traz de casa não é considerado importante para um bom professor, afinal, é na escola ela vai aprender coisas novas e importantes.
Ter uma visão ampla de todo o processo educacional sendo o mediador entre o conhecimento a ser construído pela criança na Educação Infantil.
Refletir sobre a prática pedagógica é importante, mas nem sempre é necessário principalmente se a turma está correspondendo ao que o professor ensina.
É considerado professor ou educador somente o profissional que atua nos espaços escolares.
Cuidar e gostar de criança é o essencial para atuar na Educação Infantil.

A partir da promulgação da Constituição Federal em 1988, a Educação Infantil passou por um processo de mudanças incorporadas à legislação.

 

 Assinale nas alternativas abaixo quais são essas mudanças referentes a Educação Infantil:

 

I. Passa a ser legalmente um dever do estado e um direito de toda criança estar matriculada em uma instituição de Educação Infantil.

 

II. Passa a ser considerada a primeira etapa da educação básica.

 

III. Passa a repensar a formação do profissional da educação infantil com este novo olhar da legislação.

 

IV. Passa a substituir a educação  da família por um profissional especializado, na educação das crianças de 0 a 6 anos.

 

Estão corretas apenas as alternativas:


III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
I, apenas.
I e IV, apenas.

Por meio da inserção das crianças em ambientes e tempos de diferentes dimensões, experimentando, coordenando os seus movimentos, observando, comparando, pensando sobre as situações vivenciadas e descrevendo-as, elas construirão seus conhecimentos. Daí a relevância de conhecer os dois eixos norteadores que compõem a proposta curricular da Educação Infantil:

 

São eles:

 


Os campos de experiência e os direitos de aprendizagem;
Cuidar e educar.
Brincar e educar;
Os direitos de aprendizagem e os direitos de desenvolvimento;
As interações e as brincadeiras;

Leia as alternativas abaixo e, a seguir, assinale as alternativas corretas, levando em consideração o que está proposto no documento orientador RCNEI.

 

I. Embora a brincadeira faça parte da infância, ela não faz parte da proposta metodológica  para a Educação Infantil.

 

II. Este documento   apresenta um caráter  assistencialista, para o trabalho pedagógico na Educação Infantil.

 

 

III. Educar e cuidar são pilares que devem ser trabalhados juntos para a proposta pedagógica da Educação Infantil 

 

IV. Neste documento resguarda que  as crianças têm capacidade de aprender e desenvolver suas habilidades de formas e em ritmos diferenciados.

Estão corretas apenas as alternativas:


I, II e IV;
I e IV;
I, II e III  ;
I,  III e IV;
 III e IV;

Abordar a história da infância e da educação brasileira no contexto da educação infantil é um empreendimento complexo, porque nelas são vivenciados diferentes tipos de infância: crianças que começam a trabalhar cedo, crianças que habitam ricos condomínios, crianças que vivem nas ruas, crianças que vivem na zona rural, crianças que não podem brincar por falta de espaço nas grandes cidades, entre outras situações.

 

Assinale a alternativa que traz o fator preponderante que faz com que tais situações aconteçam:

 


A situação econômica de nosso país.
A constituição de nosso país.
A diversidade cultural de nosso país.
A densidão demográfica de nosso país.
A extensão territorial de nosso país.

Os jogos de exercício ou funcionais, típicos do primeiro estágio do desenvolvimento da criança, são ações muito importantes que ela realiza diversas vezes por meio dos gestos repetitivos, envolvendo diferentes ações mentais.

 

Sobre os jogos de exercício ou funcionais, leia com atenção as duas asserções abaixo:

 

Balançar, introduzir, bater objetos e balbuciar, entre outros movimentos repetitivos, são os chamados jogos de exercício. Seu caráter repetitivo é importante para o processo de desenvolvimento da criança porque possibilita a construção de novas formas de ação.

 

                                                             Porque

 

A criança pequena, ou seja, no período sensório-motor (0 a 2 anos), sente a necessidade de utilizar repetidamente cada esquema de ação construído.

 

A respeito dessas asserções assinale a alternativa correta:

 


Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.  
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.  
Páginas: 12345678910
1112