FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL


Ao longo da Educação Básica – na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio –, os alunos devem desenvolver as dez competências gerais da Educação Básica, que pretendem assegurar, como resultado do seu processo de aprendizagem e desenvolvimento, uma formação humana integral que vise à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/

 

A partir das informações apresentadas acima, leia as afirmativas abaixo, sobre a organização estrutural da BNCC.

 

I- Os eixos estruturantes da Educação Infantil (interações e brincadeira), devem ser assegurados por meio dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento, para que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver.

 

II- Os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, elencados são: Conviver Brincar Participar Explorar Expressar Conhecer-Se.

 

III-Para que os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, possam acontecer a BNCC estabelece cinco campos de experiências, nos quais as crianças podem aprender e se desenvolver.

 

IV- São os campos de experiência: O eu, o outro e o nós • Corpo, gestos e movimentos • Traços, sons, cores e formas • Escuta, fala, pensamento e imaginação • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

 

V- Em cada campo de experiências, são definidos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento organizados em três grupos por faixa etária.

 

Está correta apenas a sequência:


 III, IV, V.


I, II, III


I, II, III, IV, V.


I, II, III, IV, 


I, III, V.

A concepção de criança é uma noção historicamente construída e consequentemente vem mudando ao longo dos tempos, não se apresentando de forma homogênea nem mesmo no interior de uma mesma sociedade e época. Assim é possível que, por exemplo, em uma mesma cidade existam diferentes maneiras de se considerar as crianças pequenas dependendo da classe social a qual pertencem, do grupo étnico do qual fazem parte.

Disponível em :<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf> Acesso em 29 ago. 2021.

 

Essa dualidade  nos revela que:


Uma sociedade que acredita que as políticas públicas que existem no país, voltadas para a infância, são eficazes e não necessitam ser revistas.


Uma sociedade, que afirma ser a concepção de criança, um conhecimento uniforme construído desde a antiguidade.


Uma sociedade que ainda não resolveu as grandes desigualdades sociais presentes no cotidiano de muitas famílias brasileiras. 


Uma sociedade que sempre foi dessa forma e não necessita de mudanças.


Uma sociedade que reconhece os problemas sociais existentes e busca resolvê-los rapidamente.

Compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças serem e estarem no mundo é o grande desafio da educação infantil e de seus profissionais. Embora os conhecimentos derivados da psicologia, antropologia, sociologia, medicina, etc., possam ser de grande valia para desvelar o universo infantil, apontando algumas características comuns de ser das crianças, elas permanecem únicas em suas individualidades e diferenças. 

Disponível em :<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf> Acesso em 29 ago. 2021.p.21-22.

 

Com base na ideia expressa no documento acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

 

 

Os profissionais da educação infantil precisam compreender que a concepção de criança é uma noção historicamente construída, apresentando-se de forma homogênea na sociedade brasileira mesmo em diferentes épocas.

 

PORQUE

 

A criança como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico e que precisa ser respeitada em sua individualidade e diferenças.

 

A respeito dessas asserções assinale a alternativa correta:


A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.


As duas asserções são proposições falsas.


A asserção I é uma proposição falsa, mas a II é uma proposição verdadeira.


As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Na construção do trabalho pedagógico da Educação Infantil,  a criança deve ser protagonista deste processo. Assim pensando, leia as alternativas abaixo e assinale aquelas que trazem informações sobre esta afirmativa.

I-O educador deve sempre rever sua forma de avaliar, planejar e se relacionar com a criança, protagonista deste processo.

II-O educador deve utilizar de guias educacionais, cartilhas e outros materiais que a escola oferece , aplicando-os às crianças integralmente.

III-O educador deve desenvolver propostas metodológicas coerentes e desafiadoras por meio de ações nas quais as crianças possam observar, experimentar, manipular materiais concretos e explorar o meio físico e social.

IV- O educador deve criar oportunidades para que as crianças entrem em contato com as mais diversas linguagens e conhecimentos auxiliando-as na construção da identidade infantil.

Está correta apenas a alternativa:


I, II e III apenas;


II e IV, apenas;


II e III apenas;


I e IV apenas;


I, III e IV, apenas;

Assinale nas alternativas abaixo aquela que contempla,  o perfil do profissional de Educação Infantil.

 

Está correta apenas a afirmativa:


O trabalho direto com crianças exige que o professor goste de crianças, saiba cuidar delas, seja afetivo e tenha muita paciência com as crianças.


O trabalho direto com crianças, exige que o professor tenha grande experiência na educação, porque o bom professor é aquele que já tem muitos anos de trabalho.


O trabalho direto com crianças exige que o professor goste de participar de atividades recreativas e projetos da escola sem a preocupação pedagógica, apenas com muita ludicidade.


O trabalho direto com crianças exige que o professor esteja comprometido com a prática educacional, capaz de responder às demandas da escola, das famílias e das crianças nas questões de cuidados e aprendizagens infantis.


O trabalho direto com crianças exige que a principal função do profissional da educação infantil é que ele seja  amigo das famílias dos alunos.

Texto 1

Nas últimas décadas, os debates em nível nacional e internacional apontam para a necessidade de que as instituições de educação infantil incorporem de maneira integrada as funções de educar e cuidar, não mais diferenciando nem hierarquizando os profissionais e instituições que atuam com as crianças pequenas e/ou aqueles que trabalham com as maiores. As novas funções para a educação infantil devem estar associadas a padrões de qualidade. Essa qualidade advém de concepções de desenvolvimento que consideram as crianças nos seus contextos sociais, ambientais, culturais e, mais concretamente, nas interações e práticas sociais que lhes fornecem elementos relacionados às mais diversas linguagens e ao contato com os mais variados conhecimentos para a construção de uma identidade autônoma.

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.

Disponível em :<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf> Acesso em 29 ago. 2021.

 

 

Texto 2

Nas últimas décadas, vem se consolidando, na Educação Infantil, a concepção que vincula educar e cuidar, entendendo o cuidado como algo indissociável do processo educativo. Nesse contexto, as creches e pré-escolas, ao acolher as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da família e no contexto de sua comunidade, e articulá-los em suas propostas pedagógicas, têm o objetivo de ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades dessas crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens, atuando de maneira complementar à educação familiar – especialmente quando se trata da educação dos bebês e das crianças bem pequenas, que envolve aprendizagens muito próximas aos dois contextos (familiar e escolar), como a socialização, a autonomia e a comunicação.

Base Nacional Comum Curricular para  Educação Infantil.

Disponível em :<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/> Acesso em 29 ago. 2021.

 

A partir dos dois fragmentos apresentados sobre o cuidar e o educar avalie as afirmações a seguir.

 

I-Os dois documentos informam que a base do cuidado humano é compreender como ajudar o outro. Cuidar de uma criança em um contexto educativo demanda a integração de vários campos de conhecimentos, desenvolvendo atividades que propiciem a apropriação da cultura e o respeito as individualidades da criança.

 

II-Os dois documentos informam que o desenvolvimento integral da criança depende dos cuidados que envolvem a qualidade da alimentação e dos cuidados com a saúde que elas recebem diariamente pelos profissionais nas instituições infantis.

 

III-Os dois documentos informam que o cuidar com afeto constitui a base do trabalho do professor, na sua capacidade de adaptação da cultura, do contexto social e do ambiente local nas atividades que realiza com seus alunos, vivenciando na prática uma parceria junto às famílias e também o contexto de sua vida em comunidade

 

É correto o que se afirmar em:


II, e III  apenas.


I apenas.


I, II apenas.


III apenas.


II apenas.

Parâmetros: parâmetros podem ser definidos como referência, ponto de partida, ponto de chegada ou linha de fronteira. Por exemplo, a formação esperada do profissional de educação.

(...)

Uma sociedade em que governos, famílias e comunidades convergem esforços para apoiar e garantir que as crianças alcancem todo o seu potencial de desenvolvimento, é uma sociedade que valoriza o diálogo prioritário para a construção de uma verdadeira política pública da Primeira Infância, especificamente na garantia do direito à Educação Infantil. Esperamos, então, que os esforços da Secretaria de Educação Básica, e de todos os nossos parceiros na elaboração deste documento, sejam revertidos em melhoria na qualidade da Educação Infantil oferecida às crianças de 0 a 5 anos de idade.

 

                                                                     Parâmetros  Nacionaisde Qualidade da Educação Infantil,2018

                                                                      parametros-nacionais-qualidade-educacao-infantil.pdf

 

Nos fragmentos acima são feitas algumas considerações acerca do documento citado, na perspectiva de que suas informações sejam revertidas em melhoria na qualidade da Educação Infantil oferecida às crianças de 0 a 5 anos de idade.

 

A partir das informações trazidas no texto conclui-se que:

 

I- Esse documento, a partir da compreensão de qualidade, entendida como o conjunto de características positivas que a Educação Infantil pretendem ser a base para oferecer, formular, implementar e avaliar Políticas Públicas.

 

II- Esse documento pretende desenvolver sistemas de monitoramento e avaliação na melhoria da qualidade da etapa da Educação Infantil.

 

III- Esse documento pretende desenvolver sistemas ferramentas para medir a qualidade das práticas empregadas por adultos em diferentes serviços referentes a etapa da Educação Infantil.

 

 IV- Esse documento apresenta as diretrizes e orientações sobre o trabalho a ser desenvolvido pelos professores com as crianças da Educação Infantil.

 

 

É correto o que se afirma em:


I, II, III, apenas.


II, IV, apenas.


I, III, apenas.


I, apenas.


IV, apenas.

TEXTO 1

Compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças serem e estarem no mundo é o grande desafio da educação infantil e de seus profissionais. Embora os conhecimentos derivados da psicologia, antropologia, sociologia, medicina etc. possam ser de grande valia para desvelar o universo infantil apontando algumas características comuns de ser das crianças, elas permanecem únicas em suas individualidades e diferenças.

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.

Disponível em :<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf> Acesso em 29 ago. 2021.

 

TEXTO 2

(ENADE, 2017) Tomar como partida as crianças enquanto sujeitos de direitos, os quais são garantidos por leis e diretrizes nacionais, relaciona-se com a preocupação em prover o atendimento adequado em uma instituição educativa, que não seja apenas assistencial, mas promotora de educação, voltada para o desenvolvimento integral da criança.

(MONTEIRO, ML; VOLTARELI, MA. Concepções de professoras de educação Infantil sobre práticas docentes para a primeira infância.

                                 Disponivel em:< http://revista ſct. unesp. Br>. Acesso em: 5 set 2017) adaptado.

 

Com base nas informações apresentadas acima, avalie as afirmativas a seguir:

 

 I- Os dois textos abordam as determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96) sobre a necessidade de uma prática pedagógica específica dos profissionais que atuam nessa etapa da educação básica.

 

II- Os dois textos reconhecem o respeito à dignidade e aos direitos das crianças, considerando as diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas são fatores necessários para o desenvolvimento infantil.

 

III- Os dois textos trazem a evolução do contexto histórico e social exigindo dos profissionais da educação conhecimentos acerca do desenvolvimento infantil em ambientes que propiciem o acesso e a ampliação, pelas crianças, dos conhecimentos da realidade social e cultural.

 

É correto que se afirme em:


II apenas.


III apenas.


I apenas.


I e II apenas.


II e III apenas.

Para Libâneo, Oliveira e Toschi (2003, p. 212-213) a “Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelece que a Educação Básica é formada pela Educação Infantil, pelo Ensino Fundamental e pelo Ensino Médio”.

Leia, com atenção, as afirmativas seguintes, referentes às propostas para cada etapa da Educação Básica, e assinale as alternativas corretas.

  I – Alcançar, em quatro anos, a universalização da Educação Infantil para criança de 4 a 6 anos;

 II – Orientar os sistemas de ensino para que adotem projetos político-pedagógicos compromissados com a   inclusão, com a aprendizagem e com o sucesso escolar.

 III – Alcançar, em 4 anos, a universalização do Ensino Médio para todos os portadores de certificação do ensino fundamental.

 IV – Criar mecanismos para que, em todas as faculdades de Educação, seja oferecida a habilitação em Educação Infantil.

 V – Fazer valer padrões diferentes de qualidade no funcionamento das instituições públicas e privadas.

As afirmativas CORRETAS estão contidas em:


I, III e V apenas;
I, II, III e IV apenas;
II e V apenas;
II e III apenas;
I, II, IV e V apenas;

O RCNEI ao ser lido, pode auxiliar professores na reflexão sobre o trabalho a ser realizado com as crianças de 0 a 5 anos, em instituições de Educação infantil de todo país pois trata-se de um guia educacional, norteador da prática educativa dessa etapa da educação desde 1988.

O que significa RCNEI? 


Referencial Curricular do Ensino Infantil
Referencial Curricular para a Educação Infantil
eferencial Curricular para o Ensino Infantil
Referencial Curricular Nacional para a  Educação Infantil
Referência do Ensino Infantil