FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
A LDB estabelece, em seus artigos 29 e 30:
Art. 29. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013).
Art. 30. A educação infantil será oferecida em:
I - Creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade;
II - Pré-escolas, para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade. (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)
https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/572694/Lei_diretrizes_bases_4ed.pdf?isAllowed=y
Considerando as atribuições propostas pela lei, assinale as propostas de qualidade que promovam as transformações que os artigos propõem:
I-O trabalho na Educação Infantil explora diversos e múltiplos espaços de elaboração de conhecimentos de diferentes linguagens, a construção da identidade, os processos de socialização e o desenvolvimento da autonomia das crianças, propiciando, por sua vez, o aprendizado considerado essencial.
II-A melhor forma de educar crianças seria conscientizar-se de que elas desenvolvem suas capacidades de maneira heterogênea. Cada criança é única e sua aprendizagem acontece no seu tempo.
III-O papel do educador é estar atento às habilidades de ordem física, afetiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social, garantindo, assim, uma permanência sadia da criança nesse importante segmento de escolaridade.
IV-A Constituição Federal vigente (BRASIL, 1988) determina que toda criança tem direito a ficar em uma creche, não somente como local de segurança e proteção, mas com direito de receber apoio e orientação educacional.
É correto apenas o que se afirmar em:
I, II e IV
I, III e IV
I, II e III
I e IV
I, II, III e IV;
Nos anos 90, ocorreu uma ampliação sobre a concepção de criança. Agora procura-se entender a criança como um ser sócio-histórico, onde a aprendizagem se dá pelas interações entre a criança e seu entorno social. Essa perspectiva sociointeracionista tem como principal teórico Vygotsky, que enfatiza a criança como sujeito social, que faz parte de uma cultura concreta. (OLIVEIRA,2002).
Para tanto, documentos com função pedagógica são formulados e resguardados pelas políticas públicas para esse segmento da educação básica. Assinale nas alternativas abaixo quais são esses documentos.
I-A nova LDB, Lei nº9394/96, incorpora a Educação Infantil como primeiro nível da Educação Básica, e formaliza a municipalização dessa etapa de ensino.
II-O RCNEI - Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil trazendo uma proposta pedagógica para todo território nacional.
III-A Constituição Federal reconhecendo a educação em creches e pré-escolas como um direito da criança e um dever do Estado.
IV-O ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, um documento que reúne as leis que asseguram os direitos e deveres de crianças e adolescentes em todo território nacional.
É correto apenas o que se afirmar em:
I, III e IV.
II, III.
I e II.
I e III.
I, II e III.
Uma sociedade em que governos, famílias e comunidades convergem esforços para apoiar e garantir que as crianças alcancem todo o seu potencial de desenvolvimento, é uma sociedade que valoriza o diálogo prioritário para a construção de uma verdadeira política pública da Primeira Infância, especificamente na garantia do direito à Educação Infantil. file:///C:/Users/Acer/Downloads/parametros_nacionais_qualidade_educacao_infantil.pd
Os parâmetros aqui apresentados sugerem também práticas a serem executadas por diversos atores do processo educativo. Nesse contexto, leia as sugestões que devem orientar o planejamento e a avaliação das práticas pedagógicas para o professor da Educação Infantil de acordo com esse documento acima.
I. Reconhecer as práticas recomendadas pelo documento como necessárias para a melhoria das práticas pedagógicas.
II. Participar de momentos de estudos sobre os conceitos e as práticas apresentadas neste documento e também criar estratégias e abordagens que respondam aos parâmetros aqui apresentados, como forma de enriquecer as relações, mediações e propostas realizadas junto às crianças.
III. Documentar a aprendizagem e o desenvolvimento da criança e realizar uma autorreflexão sobre a prática pedagógica a partir dos parâmetros estabelecidos.
IV. Identificar e solicitar ao Gestor da instituição de Educação Infantil e à Secretaria de Educação as condições e os insumos necessários para executar as ações e práticas aqui propostas.
V. Estruturar o dia a dia na Educação Infantil de forma que a criança tenha a oportunidade de ampliar seu espaço de utilização dos recursos e das brincadeiras.
Estão corretas apenas as alternativas:
II e IV
I, IV e V
I, II, III, IV.
I, II e V
I, III e IV
Nas últimas décadas, vem se consolidando, na Educação Infantil, a concepção que vincula educar e cuidar, entendendo o cuidado como algo indissociável do processo educativo. Nesse contexto, as creches e pré-escolas, ao acolher as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da família e no contexto de sua comunidade, e articulá-los em suas propostas pedagógicas, têm o objetivo de ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades dessas crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens, atuando de maneira complementar à educação familiar – especialmente quando se trata da educação dos bebês e das crianças bem pequenas, que envolve aprendizagens muito próximas (familiar e escolar), como a socialização, a autonomia e a comunicação.
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/
A partir das informações apresentadas acima, leia as afirmativas abaixo.
I. As políticas públicas que se referem a Educação Infantil orientam que educar significa criar situações de cuidados e brincadeiras, organizadas em função das características das crianças, favorecendo assim o seu desenvolvimento e aprendizado.
II.A educação infantil é o início de uma vida social mais ampla, a criança começa a ampliar seu mundo para além do convívio com a família, portanto necessita de um trabalho significativo com profissionais qualificados especialmente quando se trata da educação dos bebês e das crianças bem pequenas.
III. As instituições de educação infantil devem ter um caráter assistencialista, ou seja, atender as necessidades físicas das crianças – higiene, alimentação e repouso - para a maioria dos pais dedicar com tranquilidade seu tempo ao trabalho.
IV. As práticas pedagógicas contemplam o educar por meio de situações de cuidados e brincadeiras, organizadas de forma que ajudem a promover um ensino integrado com as interações, permitindo que a criança conheça a si mesma enquanto indivíduo e consiga viver e conviver em sociedade.
Está correta apenas a sequência:
I, II, IV.
I, II, III.
III, IV.
I, II, III, IV.
II, III.
Os eixos estruturantes das práticas pedagógicas dessa etapa da Educação Básica são as interações e a brincadeira, experiências nas quais as crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações e interações com seus pares e com os adultos, o que possibilita aprendizagens, desenvolvimento e socialização.
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/
A partir das informações apresentadas acima, leia as afirmativas abaixo.
I-A interação durante o brincar caracteriza o cotidiano da infância, trazendo novas aprendizagens e novas interações para o desenvolvimento integral das crianças.
II- As orientações didáticas, apontam a direção para o professor desenvolver um trabalho com maior eficácia, atendendo de fato a necessidade de cada criança.
III- Ao observar as interações e a brincadeira entre as crianças e delas com os adultos, podemos observar diferentes sensações e sentimentos que elas expressam em suas ações.
IV O professor reconhece a necessidade de rever a fundamentação teórica e a metodologia de ensino.
Está correta apenas a sequência:
I, II e III
I, III
II, III e IV
I, III e IV
I, IV
A postura de observador atento, permite ao professor observar as reais necessidades das crianças. Assim, ao planejar práticas cotidianas na rotina da sala de aula, deve-se organizar um ambiente rico, acolhedor e proporcionando as interações, onde as crianças possam desenvolver livremente de forma integral e em segurança.
Das considerações apresentadas abaixo, sobre o que se espera da atuação do professor ou educador infantil, assinale a alternativa correta.
Ter uma visão ampla de todo o processo educacional sendo o mediador entre o conhecimento a ser construído pela criança na Educação Infantil.
Valorizar as atividades do cotidiano enquanto eixos estruturantes da educação e da formação das crianças, tendo como referências o dia a dia da escola.
Desenvolver experiências mais livres, para que as crianças possam interagir e brincar.
Aproveitar o saber que a criança traz de casa é considerado importante para um bom professor, mas é função da escola desenvolver novos aprendizados.
Ser um bom observador para que tenha instrumentos para registrar as aprendizagens das crianças, que apresentam dificuldades.
Ao longo da Educação Básica – na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio –, os alunos devem desenvolver as dez competências gerais da Educação Básica, que pretendem assegurar, como resultado do seu processo de aprendizagem e desenvolvimento, uma formação humana integral que vise à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/
A partir das informações apresentadas acima, leia as afirmativas abaixo, sobre a organização estrutural da BNCC.
I- Os eixos estruturantes da Educação Infantil (interações e brincadeira), devem ser assegurados por meio dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento, para que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver.
II- Os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, elencados são: Conviver Brincar Participar Explorar Expressar Conhecer-Se.
III-Para que os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, possam acontecer a BNCC estabelece cinco campos de experiências, nos quais as crianças podem aprender e se desenvolver.
IV- São os campos de experiência: O eu, o outro e o nós • Corpo, gestos e movimentos • Traços, sons, cores e formas • Escuta, fala, pensamento e imaginação • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
V- Em cada campo de experiências, são definidos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento organizados em três grupos por faixa etária.
Está correta apenas a sequência:
III, IV, V.
I, II, III
I, II, III, IV, V.
I, II, III, IV,
I, III, V.
A concepção de criança é uma noção historicamente construída e consequentemente vem mudando ao longo dos tempos, não se apresentando de forma homogênea nem mesmo no interior de uma mesma sociedade e época. Assim é possível que, por exemplo, em uma mesma cidade existam diferentes maneiras de se considerar as crianças pequenas dependendo da classe social a qual pertencem, do grupo étnico do qual fazem parte.
Disponível em :<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf> Acesso em 29 ago. 2021.
Essa dualidade nos revela que:
Uma sociedade que acredita que as políticas públicas que existem no país, voltadas para a infância, são eficazes e não necessitam ser revistas.
Uma sociedade, que afirma ser a concepção de criança, um conhecimento uniforme construído desde a antiguidade.
Uma sociedade que ainda não resolveu as grandes desigualdades sociais presentes no cotidiano de muitas famílias brasileiras.
Uma sociedade que sempre foi dessa forma e não necessita de mudanças.
Uma sociedade que reconhece os problemas sociais existentes e busca resolvê-los rapidamente.
Compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças serem e estarem no mundo é o grande desafio da educação infantil e de seus profissionais. Embora os conhecimentos derivados da psicologia, antropologia, sociologia, medicina, etc., possam ser de grande valia para desvelar o universo infantil, apontando algumas características comuns de ser das crianças, elas permanecem únicas em suas individualidades e diferenças.
Disponível em :<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf> Acesso em 29 ago. 2021.p.21-22.
Com base na ideia expressa no documento acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
Os profissionais da educação infantil precisam compreender que a concepção de criança é uma noção historicamente construída, apresentando-se de forma homogênea na sociedade brasileira mesmo em diferentes épocas.
PORQUE
A criança como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico e que precisa ser respeitada em sua individualidade e diferenças.
A respeito dessas asserções assinale a alternativa correta:
A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.
As duas asserções são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, mas a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Na construção do trabalho pedagógico da Educação Infantil, a criança deve ser protagonista deste processo. Assim pensando, leia as alternativas abaixo e assinale aquelas que trazem informações sobre esta afirmativa.
I-O educador deve sempre rever sua forma de avaliar, planejar e se relacionar com a criança, protagonista deste processo.
II-O educador deve utilizar de guias educacionais, cartilhas e outros materiais que a escola oferece , aplicando-os às crianças integralmente.
III-O educador deve desenvolver propostas metodológicas coerentes e desafiadoras por meio de ações nas quais as crianças possam observar, experimentar, manipular materiais concretos e explorar o meio físico e social.
IV- O educador deve criar oportunidades para que as crianças entrem em contato com as mais diversas linguagens e conhecimentos auxiliando-as na construção da identidade infantil.
Está correta apenas a alternativa:
I, II e IV
I, III e IV
I, II e III
I e IV
I, II, III e IV;
Nos anos 90, ocorreu uma ampliação sobre a concepção de criança. Agora procura-se entender a criança como um ser sócio-histórico, onde a aprendizagem se dá pelas interações entre a criança e seu entorno social. Essa perspectiva sociointeracionista tem como principal teórico Vygotsky, que enfatiza a criança como sujeito social, que faz parte de uma cultura concreta. (OLIVEIRA,2002).
Para tanto, documentos com função pedagógica são formulados e resguardados pelas políticas públicas para esse segmento da educação básica. Assinale nas alternativas abaixo quais são esses documentos.
I-A nova LDB, Lei nº9394/96, incorpora a Educação Infantil como primeiro nível da Educação Básica, e formaliza a municipalização dessa etapa de ensino.
II-O RCNEI - Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil trazendo uma proposta pedagógica para todo território nacional.
III-A Constituição Federal reconhecendo a educação em creches e pré-escolas como um direito da criança e um dever do Estado.
IV-O ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, um documento que reúne as leis que asseguram os direitos e deveres de crianças e adolescentes em todo território nacional.
É correto apenas o que se afirmar em:
I, III e IV.
II, III.
I e II.
I e III.
I, II e III.
Uma sociedade em que governos, famílias e comunidades convergem esforços para apoiar e garantir que as crianças alcancem todo o seu potencial de desenvolvimento, é uma sociedade que valoriza o diálogo prioritário para a construção de uma verdadeira política pública da Primeira Infância, especificamente na garantia do direito à Educação Infantil. file:///C:/Users/Acer/Downloads/parametros_nacionais_qualidade_educacao_infantil.pd
Os parâmetros aqui apresentados sugerem também práticas a serem executadas por diversos atores do processo educativo. Nesse contexto, leia as sugestões que devem orientar o planejamento e a avaliação das práticas pedagógicas para o professor da Educação Infantil de acordo com esse documento acima.
I. Reconhecer as práticas recomendadas pelo documento como necessárias para a melhoria das práticas pedagógicas.
II. Participar de momentos de estudos sobre os conceitos e as práticas apresentadas neste documento e também criar estratégias e abordagens que respondam aos parâmetros aqui apresentados, como forma de enriquecer as relações, mediações e propostas realizadas junto às crianças.
III. Documentar a aprendizagem e o desenvolvimento da criança e realizar uma autorreflexão sobre a prática pedagógica a partir dos parâmetros estabelecidos.
IV. Identificar e solicitar ao Gestor da instituição de Educação Infantil e à Secretaria de Educação as condições e os insumos necessários para executar as ações e práticas aqui propostas.
V. Estruturar o dia a dia na Educação Infantil de forma que a criança tenha a oportunidade de ampliar seu espaço de utilização dos recursos e das brincadeiras.
Estão corretas apenas as alternativas:
II e IV
I, IV e V
I, II, III, IV.
I, II e V
I, III e IV
Nas últimas décadas, vem se consolidando, na Educação Infantil, a concepção que vincula educar e cuidar, entendendo o cuidado como algo indissociável do processo educativo. Nesse contexto, as creches e pré-escolas, ao acolher as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da família e no contexto de sua comunidade, e articulá-los em suas propostas pedagógicas, têm o objetivo de ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades dessas crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens, atuando de maneira complementar à educação familiar – especialmente quando se trata da educação dos bebês e das crianças bem pequenas, que envolve aprendizagens muito próximas (familiar e escolar), como a socialização, a autonomia e a comunicação.
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/
A partir das informações apresentadas acima, leia as afirmativas abaixo.
I. As políticas públicas que se referem a Educação Infantil orientam que educar significa criar situações de cuidados e brincadeiras, organizadas em função das características das crianças, favorecendo assim o seu desenvolvimento e aprendizado.
II.A educação infantil é o início de uma vida social mais ampla, a criança começa a ampliar seu mundo para além do convívio com a família, portanto necessita de um trabalho significativo com profissionais qualificados especialmente quando se trata da educação dos bebês e das crianças bem pequenas.
III. As instituições de educação infantil devem ter um caráter assistencialista, ou seja, atender as necessidades físicas das crianças – higiene, alimentação e repouso - para a maioria dos pais dedicar com tranquilidade seu tempo ao trabalho.
IV. As práticas pedagógicas contemplam o educar por meio de situações de cuidados e brincadeiras, organizadas de forma que ajudem a promover um ensino integrado com as interações, permitindo que a criança conheça a si mesma enquanto indivíduo e consiga viver e conviver em sociedade.
Está correta apenas a sequência:
I, II, IV.
I, II, III.
III, IV.
I, II, III, IV.
II, III.
Os eixos estruturantes das práticas pedagógicas dessa etapa da Educação Básica são as interações e a brincadeira, experiências nas quais as crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações e interações com seus pares e com os adultos, o que possibilita aprendizagens, desenvolvimento e socialização.
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/
A partir das informações apresentadas acima, leia as afirmativas abaixo.
I-A interação durante o brincar caracteriza o cotidiano da infância, trazendo novas aprendizagens e novas interações para o desenvolvimento integral das crianças.
II- As orientações didáticas, apontam a direção para o professor desenvolver um trabalho com maior eficácia, atendendo de fato a necessidade de cada criança.
III- Ao observar as interações e a brincadeira entre as crianças e delas com os adultos, podemos observar diferentes sensações e sentimentos que elas expressam em suas ações.
IV O professor reconhece a necessidade de rever a fundamentação teórica e a metodologia de ensino.
Está correta apenas a sequência:
I, II e III
I, III
II, III e IV
I, III e IV
I, IV
A postura de observador atento, permite ao professor observar as reais necessidades das crianças. Assim, ao planejar práticas cotidianas na rotina da sala de aula, deve-se organizar um ambiente rico, acolhedor e proporcionando as interações, onde as crianças possam desenvolver livremente de forma integral e em segurança.
Das considerações apresentadas abaixo, sobre o que se espera da atuação do professor ou educador infantil, assinale a alternativa correta.
Ter uma visão ampla de todo o processo educacional sendo o mediador entre o conhecimento a ser construído pela criança na Educação Infantil.
Valorizar as atividades do cotidiano enquanto eixos estruturantes da educação e da formação das crianças, tendo como referências o dia a dia da escola.
Desenvolver experiências mais livres, para que as crianças possam interagir e brincar.
Aproveitar o saber que a criança traz de casa é considerado importante para um bom professor, mas é função da escola desenvolver novos aprendizados.
Ser um bom observador para que tenha instrumentos para registrar as aprendizagens das crianças, que apresentam dificuldades.
Ao longo da Educação Básica – na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio –, os alunos devem desenvolver as dez competências gerais da Educação Básica, que pretendem assegurar, como resultado do seu processo de aprendizagem e desenvolvimento, uma formação humana integral que vise à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/
A partir das informações apresentadas acima, leia as afirmativas abaixo, sobre a organização estrutural da BNCC.
I- Os eixos estruturantes da Educação Infantil (interações e brincadeira), devem ser assegurados por meio dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento, para que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver.
II- Os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, elencados são: Conviver Brincar Participar Explorar Expressar Conhecer-Se.
III-Para que os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, possam acontecer a BNCC estabelece cinco campos de experiências, nos quais as crianças podem aprender e se desenvolver.
IV- São os campos de experiência: O eu, o outro e o nós • Corpo, gestos e movimentos • Traços, sons, cores e formas • Escuta, fala, pensamento e imaginação • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
V- Em cada campo de experiências, são definidos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento organizados em três grupos por faixa etária.
Está correta apenas a sequência:
III, IV, V.
I, II, III
I, II, III, IV, V.
I, II, III, IV,
I, III, V.
A concepção de criança é uma noção historicamente construída e consequentemente vem mudando ao longo dos tempos, não se apresentando de forma homogênea nem mesmo no interior de uma mesma sociedade e época. Assim é possível que, por exemplo, em uma mesma cidade existam diferentes maneiras de se considerar as crianças pequenas dependendo da classe social a qual pertencem, do grupo étnico do qual fazem parte.
Disponível em :<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf> Acesso em 29 ago. 2021.
Essa dualidade nos revela que:
Uma sociedade que acredita que as políticas públicas que existem no país, voltadas para a infância, são eficazes e não necessitam ser revistas.
Uma sociedade, que afirma ser a concepção de criança, um conhecimento uniforme construído desde a antiguidade.
Uma sociedade que ainda não resolveu as grandes desigualdades sociais presentes no cotidiano de muitas famílias brasileiras.
Uma sociedade que sempre foi dessa forma e não necessita de mudanças.
Uma sociedade que reconhece os problemas sociais existentes e busca resolvê-los rapidamente.
Compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças serem e estarem no mundo é o grande desafio da educação infantil e de seus profissionais. Embora os conhecimentos derivados da psicologia, antropologia, sociologia, medicina, etc., possam ser de grande valia para desvelar o universo infantil, apontando algumas características comuns de ser das crianças, elas permanecem únicas em suas individualidades e diferenças.
Disponível em :<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf> Acesso em 29 ago. 2021.p.21-22.
Com base na ideia expressa no documento acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
Os profissionais da educação infantil precisam compreender que a concepção de criança é uma noção historicamente construída, apresentando-se de forma homogênea na sociedade brasileira mesmo em diferentes épocas.
PORQUE
A criança como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico e que precisa ser respeitada em sua individualidade e diferenças.
A respeito dessas asserções assinale a alternativa correta:
A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.
As duas asserções são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, mas a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Na construção do trabalho pedagógico da Educação Infantil, a criança deve ser protagonista deste processo. Assim pensando, leia as alternativas abaixo e assinale aquelas que trazem informações sobre esta afirmativa.
I-O educador deve sempre rever sua forma de avaliar, planejar e se relacionar com a criança, protagonista deste processo.
II-O educador deve utilizar de guias educacionais, cartilhas e outros materiais que a escola oferece , aplicando-os às crianças integralmente.
III-O educador deve desenvolver propostas metodológicas coerentes e desafiadoras por meio de ações nas quais as crianças possam observar, experimentar, manipular materiais concretos e explorar o meio físico e social.
IV- O educador deve criar oportunidades para que as crianças entrem em contato com as mais diversas linguagens e conhecimentos auxiliando-as na construção da identidade infantil.
Está correta apenas a alternativa:
I, III e IV.
II, III.
I e II.
I e III.
I, II e III.
Uma sociedade em que governos, famílias e comunidades convergem esforços para apoiar e garantir que as crianças alcancem todo o seu potencial de desenvolvimento, é uma sociedade que valoriza o diálogo prioritário para a construção de uma verdadeira política pública da Primeira Infância, especificamente na garantia do direito à Educação Infantil. file:///C:/Users/Acer/Downloads/parametros_nacionais_qualidade_educacao_infantil.pd
Os parâmetros aqui apresentados sugerem também práticas a serem executadas por diversos atores do processo educativo. Nesse contexto, leia as sugestões que devem orientar o planejamento e a avaliação das práticas pedagógicas para o professor da Educação Infantil de acordo com esse documento acima.
I. Reconhecer as práticas recomendadas pelo documento como necessárias para a melhoria das práticas pedagógicas.
II. Participar de momentos de estudos sobre os conceitos e as práticas apresentadas neste documento e também criar estratégias e abordagens que respondam aos parâmetros aqui apresentados, como forma de enriquecer as relações, mediações e propostas realizadas junto às crianças.
III. Documentar a aprendizagem e o desenvolvimento da criança e realizar uma autorreflexão sobre a prática pedagógica a partir dos parâmetros estabelecidos.
IV. Identificar e solicitar ao Gestor da instituição de Educação Infantil e à Secretaria de Educação as condições e os insumos necessários para executar as ações e práticas aqui propostas.
V. Estruturar o dia a dia na Educação Infantil de forma que a criança tenha a oportunidade de ampliar seu espaço de utilização dos recursos e das brincadeiras.
Estão corretas apenas as alternativas:
II e IV
I, IV e V
I, II, III, IV.
I, II e V
I, III e IV
Nas últimas décadas, vem se consolidando, na Educação Infantil, a concepção que vincula educar e cuidar, entendendo o cuidado como algo indissociável do processo educativo. Nesse contexto, as creches e pré-escolas, ao acolher as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da família e no contexto de sua comunidade, e articulá-los em suas propostas pedagógicas, têm o objetivo de ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades dessas crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens, atuando de maneira complementar à educação familiar – especialmente quando se trata da educação dos bebês e das crianças bem pequenas, que envolve aprendizagens muito próximas (familiar e escolar), como a socialização, a autonomia e a comunicação.
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/
A partir das informações apresentadas acima, leia as afirmativas abaixo.
I. As políticas públicas que se referem a Educação Infantil orientam que educar significa criar situações de cuidados e brincadeiras, organizadas em função das características das crianças, favorecendo assim o seu desenvolvimento e aprendizado.
II.A educação infantil é o início de uma vida social mais ampla, a criança começa a ampliar seu mundo para além do convívio com a família, portanto necessita de um trabalho significativo com profissionais qualificados especialmente quando se trata da educação dos bebês e das crianças bem pequenas.
III. As instituições de educação infantil devem ter um caráter assistencialista, ou seja, atender as necessidades físicas das crianças – higiene, alimentação e repouso - para a maioria dos pais dedicar com tranquilidade seu tempo ao trabalho.
IV. As práticas pedagógicas contemplam o educar por meio de situações de cuidados e brincadeiras, organizadas de forma que ajudem a promover um ensino integrado com as interações, permitindo que a criança conheça a si mesma enquanto indivíduo e consiga viver e conviver em sociedade.
Está correta apenas a sequência:
I, II, IV.
I, II, III.
III, IV.
I, II, III, IV.
II, III.
Os eixos estruturantes das práticas pedagógicas dessa etapa da Educação Básica são as interações e a brincadeira, experiências nas quais as crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações e interações com seus pares e com os adultos, o que possibilita aprendizagens, desenvolvimento e socialização.
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/
A partir das informações apresentadas acima, leia as afirmativas abaixo.
I-A interação durante o brincar caracteriza o cotidiano da infância, trazendo novas aprendizagens e novas interações para o desenvolvimento integral das crianças.
II- As orientações didáticas, apontam a direção para o professor desenvolver um trabalho com maior eficácia, atendendo de fato a necessidade de cada criança.
III- Ao observar as interações e a brincadeira entre as crianças e delas com os adultos, podemos observar diferentes sensações e sentimentos que elas expressam em suas ações.
IV O professor reconhece a necessidade de rever a fundamentação teórica e a metodologia de ensino.
Está correta apenas a sequência:
I, II e III
I, III
II, III e IV
I, III e IV
I, IV
A postura de observador atento, permite ao professor observar as reais necessidades das crianças. Assim, ao planejar práticas cotidianas na rotina da sala de aula, deve-se organizar um ambiente rico, acolhedor e proporcionando as interações, onde as crianças possam desenvolver livremente de forma integral e em segurança.
Das considerações apresentadas abaixo, sobre o que se espera da atuação do professor ou educador infantil, assinale a alternativa correta.
Ter uma visão ampla de todo o processo educacional sendo o mediador entre o conhecimento a ser construído pela criança na Educação Infantil.
Valorizar as atividades do cotidiano enquanto eixos estruturantes da educação e da formação das crianças, tendo como referências o dia a dia da escola.
Desenvolver experiências mais livres, para que as crianças possam interagir e brincar.
Aproveitar o saber que a criança traz de casa é considerado importante para um bom professor, mas é função da escola desenvolver novos aprendizados.
Ser um bom observador para que tenha instrumentos para registrar as aprendizagens das crianças, que apresentam dificuldades.
Ao longo da Educação Básica – na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio –, os alunos devem desenvolver as dez competências gerais da Educação Básica, que pretendem assegurar, como resultado do seu processo de aprendizagem e desenvolvimento, uma formação humana integral que vise à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/
A partir das informações apresentadas acima, leia as afirmativas abaixo, sobre a organização estrutural da BNCC.
I- Os eixos estruturantes da Educação Infantil (interações e brincadeira), devem ser assegurados por meio dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento, para que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver.
II- Os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, elencados são: Conviver Brincar Participar Explorar Expressar Conhecer-Se.
III-Para que os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, possam acontecer a BNCC estabelece cinco campos de experiências, nos quais as crianças podem aprender e se desenvolver.
IV- São os campos de experiência: O eu, o outro e o nós • Corpo, gestos e movimentos • Traços, sons, cores e formas • Escuta, fala, pensamento e imaginação • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
V- Em cada campo de experiências, são definidos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento organizados em três grupos por faixa etária.
Está correta apenas a sequência:
III, IV, V.
I, II, III
I, II, III, IV, V.
I, II, III, IV,
I, III, V.
A concepção de criança é uma noção historicamente construída e consequentemente vem mudando ao longo dos tempos, não se apresentando de forma homogênea nem mesmo no interior de uma mesma sociedade e época. Assim é possível que, por exemplo, em uma mesma cidade existam diferentes maneiras de se considerar as crianças pequenas dependendo da classe social a qual pertencem, do grupo étnico do qual fazem parte.
Disponível em :<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf> Acesso em 29 ago. 2021.
Essa dualidade nos revela que:
Uma sociedade que acredita que as políticas públicas que existem no país, voltadas para a infância, são eficazes e não necessitam ser revistas.
Uma sociedade, que afirma ser a concepção de criança, um conhecimento uniforme construído desde a antiguidade.
Uma sociedade que ainda não resolveu as grandes desigualdades sociais presentes no cotidiano de muitas famílias brasileiras.
Uma sociedade que sempre foi dessa forma e não necessita de mudanças.
Uma sociedade que reconhece os problemas sociais existentes e busca resolvê-los rapidamente.
Compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças serem e estarem no mundo é o grande desafio da educação infantil e de seus profissionais. Embora os conhecimentos derivados da psicologia, antropologia, sociologia, medicina, etc., possam ser de grande valia para desvelar o universo infantil, apontando algumas características comuns de ser das crianças, elas permanecem únicas em suas individualidades e diferenças.
Disponível em :<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf> Acesso em 29 ago. 2021.p.21-22.
Com base na ideia expressa no documento acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
Os profissionais da educação infantil precisam compreender que a concepção de criança é uma noção historicamente construída, apresentando-se de forma homogênea na sociedade brasileira mesmo em diferentes épocas.
PORQUE
A criança como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico e que precisa ser respeitada em sua individualidade e diferenças.
A respeito dessas asserções assinale a alternativa correta:
A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.
As duas asserções são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, mas a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Na construção do trabalho pedagógico da Educação Infantil, a criança deve ser protagonista deste processo. Assim pensando, leia as alternativas abaixo e assinale aquelas que trazem informações sobre esta afirmativa.
I-O educador deve sempre rever sua forma de avaliar, planejar e se relacionar com a criança, protagonista deste processo.
II-O educador deve utilizar de guias educacionais, cartilhas e outros materiais que a escola oferece , aplicando-os às crianças integralmente.
III-O educador deve desenvolver propostas metodológicas coerentes e desafiadoras por meio de ações nas quais as crianças possam observar, experimentar, manipular materiais concretos e explorar o meio físico e social.
IV- O educador deve criar oportunidades para que as crianças entrem em contato com as mais diversas linguagens e conhecimentos auxiliando-as na construção da identidade infantil.
Está correta apenas a alternativa:
II e IV
I, IV e V
I, II, III, IV.
I, II e V
I, III e IV
Nas últimas décadas, vem se consolidando, na Educação Infantil, a concepção que vincula educar e cuidar, entendendo o cuidado como algo indissociável do processo educativo. Nesse contexto, as creches e pré-escolas, ao acolher as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da família e no contexto de sua comunidade, e articulá-los em suas propostas pedagógicas, têm o objetivo de ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades dessas crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens, atuando de maneira complementar à educação familiar – especialmente quando se trata da educação dos bebês e das crianças bem pequenas, que envolve aprendizagens muito próximas (familiar e escolar), como a socialização, a autonomia e a comunicação.
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/
A partir das informações apresentadas acima, leia as afirmativas abaixo.
I. As políticas públicas que se referem a Educação Infantil orientam que educar significa criar situações de cuidados e brincadeiras, organizadas em função das características das crianças, favorecendo assim o seu desenvolvimento e aprendizado.
II.A educação infantil é o início de uma vida social mais ampla, a criança começa a ampliar seu mundo para além do convívio com a família, portanto necessita de um trabalho significativo com profissionais qualificados especialmente quando se trata da educação dos bebês e das crianças bem pequenas.
III. As instituições de educação infantil devem ter um caráter assistencialista, ou seja, atender as necessidades físicas das crianças – higiene, alimentação e repouso - para a maioria dos pais dedicar com tranquilidade seu tempo ao trabalho.
IV. As práticas pedagógicas contemplam o educar por meio de situações de cuidados e brincadeiras, organizadas de forma que ajudem a promover um ensino integrado com as interações, permitindo que a criança conheça a si mesma enquanto indivíduo e consiga viver e conviver em sociedade.
Está correta apenas a sequência:
I, II, IV.
I, II, III.
III, IV.
I, II, III, IV.
II, III.
Os eixos estruturantes das práticas pedagógicas dessa etapa da Educação Básica são as interações e a brincadeira, experiências nas quais as crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações e interações com seus pares e com os adultos, o que possibilita aprendizagens, desenvolvimento e socialização.
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/
A partir das informações apresentadas acima, leia as afirmativas abaixo.
I-A interação durante o brincar caracteriza o cotidiano da infância, trazendo novas aprendizagens e novas interações para o desenvolvimento integral das crianças.
II- As orientações didáticas, apontam a direção para o professor desenvolver um trabalho com maior eficácia, atendendo de fato a necessidade de cada criança.
III- Ao observar as interações e a brincadeira entre as crianças e delas com os adultos, podemos observar diferentes sensações e sentimentos que elas expressam em suas ações.
IV O professor reconhece a necessidade de rever a fundamentação teórica e a metodologia de ensino.
Está correta apenas a sequência:
I, II e III
I, III
II, III e IV
I, III e IV
I, IV
A postura de observador atento, permite ao professor observar as reais necessidades das crianças. Assim, ao planejar práticas cotidianas na rotina da sala de aula, deve-se organizar um ambiente rico, acolhedor e proporcionando as interações, onde as crianças possam desenvolver livremente de forma integral e em segurança.
Das considerações apresentadas abaixo, sobre o que se espera da atuação do professor ou educador infantil, assinale a alternativa correta.
Ter uma visão ampla de todo o processo educacional sendo o mediador entre o conhecimento a ser construído pela criança na Educação Infantil.
Valorizar as atividades do cotidiano enquanto eixos estruturantes da educação e da formação das crianças, tendo como referências o dia a dia da escola.
Desenvolver experiências mais livres, para que as crianças possam interagir e brincar.
Aproveitar o saber que a criança traz de casa é considerado importante para um bom professor, mas é função da escola desenvolver novos aprendizados.
Ser um bom observador para que tenha instrumentos para registrar as aprendizagens das crianças, que apresentam dificuldades.
Ao longo da Educação Básica – na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio –, os alunos devem desenvolver as dez competências gerais da Educação Básica, que pretendem assegurar, como resultado do seu processo de aprendizagem e desenvolvimento, uma formação humana integral que vise à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/
A partir das informações apresentadas acima, leia as afirmativas abaixo, sobre a organização estrutural da BNCC.
I- Os eixos estruturantes da Educação Infantil (interações e brincadeira), devem ser assegurados por meio dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento, para que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver.
II- Os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, elencados são: Conviver Brincar Participar Explorar Expressar Conhecer-Se.
III-Para que os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, possam acontecer a BNCC estabelece cinco campos de experiências, nos quais as crianças podem aprender e se desenvolver.
IV- São os campos de experiência: O eu, o outro e o nós • Corpo, gestos e movimentos • Traços, sons, cores e formas • Escuta, fala, pensamento e imaginação • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
V- Em cada campo de experiências, são definidos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento organizados em três grupos por faixa etária.
Está correta apenas a sequência:
III, IV, V.
I, II, III
I, II, III, IV, V.
I, II, III, IV,
I, III, V.
A concepção de criança é uma noção historicamente construída e consequentemente vem mudando ao longo dos tempos, não se apresentando de forma homogênea nem mesmo no interior de uma mesma sociedade e época. Assim é possível que, por exemplo, em uma mesma cidade existam diferentes maneiras de se considerar as crianças pequenas dependendo da classe social a qual pertencem, do grupo étnico do qual fazem parte.
Disponível em :<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf> Acesso em 29 ago. 2021.
Essa dualidade nos revela que:
Uma sociedade que acredita que as políticas públicas que existem no país, voltadas para a infância, são eficazes e não necessitam ser revistas.
Uma sociedade, que afirma ser a concepção de criança, um conhecimento uniforme construído desde a antiguidade.
Uma sociedade que ainda não resolveu as grandes desigualdades sociais presentes no cotidiano de muitas famílias brasileiras.
Uma sociedade que sempre foi dessa forma e não necessita de mudanças.
Uma sociedade que reconhece os problemas sociais existentes e busca resolvê-los rapidamente.
Compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças serem e estarem no mundo é o grande desafio da educação infantil e de seus profissionais. Embora os conhecimentos derivados da psicologia, antropologia, sociologia, medicina, etc., possam ser de grande valia para desvelar o universo infantil, apontando algumas características comuns de ser das crianças, elas permanecem únicas em suas individualidades e diferenças.
Disponível em :<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf> Acesso em 29 ago. 2021.p.21-22.
Com base na ideia expressa no documento acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
Os profissionais da educação infantil precisam compreender que a concepção de criança é uma noção historicamente construída, apresentando-se de forma homogênea na sociedade brasileira mesmo em diferentes épocas.
PORQUE
A criança como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico e que precisa ser respeitada em sua individualidade e diferenças.
A respeito dessas asserções assinale a alternativa correta:
A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.
As duas asserções são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, mas a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Na construção do trabalho pedagógico da Educação Infantil, a criança deve ser protagonista deste processo. Assim pensando, leia as alternativas abaixo e assinale aquelas que trazem informações sobre esta afirmativa.
I-O educador deve sempre rever sua forma de avaliar, planejar e se relacionar com a criança, protagonista deste processo.
II-O educador deve utilizar de guias educacionais, cartilhas e outros materiais que a escola oferece , aplicando-os às crianças integralmente.
III-O educador deve desenvolver propostas metodológicas coerentes e desafiadoras por meio de ações nas quais as crianças possam observar, experimentar, manipular materiais concretos e explorar o meio físico e social.
IV- O educador deve criar oportunidades para que as crianças entrem em contato com as mais diversas linguagens e conhecimentos auxiliando-as na construção da identidade infantil.
Está correta apenas a alternativa:
I, II, IV.
I, II, III.
III, IV.
I, II, III, IV.
II, III.
Os eixos estruturantes das práticas pedagógicas dessa etapa da Educação Básica são as interações e a brincadeira, experiências nas quais as crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações e interações com seus pares e com os adultos, o que possibilita aprendizagens, desenvolvimento e socialização.
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/
A partir das informações apresentadas acima, leia as afirmativas abaixo.
I-A interação durante o brincar caracteriza o cotidiano da infância, trazendo novas aprendizagens e novas interações para o desenvolvimento integral das crianças.
II- As orientações didáticas, apontam a direção para o professor desenvolver um trabalho com maior eficácia, atendendo de fato a necessidade de cada criança.
III- Ao observar as interações e a brincadeira entre as crianças e delas com os adultos, podemos observar diferentes sensações e sentimentos que elas expressam em suas ações.
IV O professor reconhece a necessidade de rever a fundamentação teórica e a metodologia de ensino.
Está correta apenas a sequência:
I, II e III
I, III
II, III e IV
I, III e IV
I, IV
A postura de observador atento, permite ao professor observar as reais necessidades das crianças. Assim, ao planejar práticas cotidianas na rotina da sala de aula, deve-se organizar um ambiente rico, acolhedor e proporcionando as interações, onde as crianças possam desenvolver livremente de forma integral e em segurança.
Das considerações apresentadas abaixo, sobre o que se espera da atuação do professor ou educador infantil, assinale a alternativa correta.
Ter uma visão ampla de todo o processo educacional sendo o mediador entre o conhecimento a ser construído pela criança na Educação Infantil.
Valorizar as atividades do cotidiano enquanto eixos estruturantes da educação e da formação das crianças, tendo como referências o dia a dia da escola.
Desenvolver experiências mais livres, para que as crianças possam interagir e brincar.
Aproveitar o saber que a criança traz de casa é considerado importante para um bom professor, mas é função da escola desenvolver novos aprendizados.
Ser um bom observador para que tenha instrumentos para registrar as aprendizagens das crianças, que apresentam dificuldades.
Ao longo da Educação Básica – na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio –, os alunos devem desenvolver as dez competências gerais da Educação Básica, que pretendem assegurar, como resultado do seu processo de aprendizagem e desenvolvimento, uma formação humana integral que vise à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/
A partir das informações apresentadas acima, leia as afirmativas abaixo, sobre a organização estrutural da BNCC.
I- Os eixos estruturantes da Educação Infantil (interações e brincadeira), devem ser assegurados por meio dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento, para que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver.
II- Os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, elencados são: Conviver Brincar Participar Explorar Expressar Conhecer-Se.
III-Para que os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, possam acontecer a BNCC estabelece cinco campos de experiências, nos quais as crianças podem aprender e se desenvolver.
IV- São os campos de experiência: O eu, o outro e o nós • Corpo, gestos e movimentos • Traços, sons, cores e formas • Escuta, fala, pensamento e imaginação • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
V- Em cada campo de experiências, são definidos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento organizados em três grupos por faixa etária.
Está correta apenas a sequência:
III, IV, V.
I, II, III
I, II, III, IV, V.
I, II, III, IV,
I, III, V.
A concepção de criança é uma noção historicamente construída e consequentemente vem mudando ao longo dos tempos, não se apresentando de forma homogênea nem mesmo no interior de uma mesma sociedade e época. Assim é possível que, por exemplo, em uma mesma cidade existam diferentes maneiras de se considerar as crianças pequenas dependendo da classe social a qual pertencem, do grupo étnico do qual fazem parte.
Disponível em :<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf> Acesso em 29 ago. 2021.
Essa dualidade nos revela que:
Uma sociedade que acredita que as políticas públicas que existem no país, voltadas para a infância, são eficazes e não necessitam ser revistas.
Uma sociedade, que afirma ser a concepção de criança, um conhecimento uniforme construído desde a antiguidade.
Uma sociedade que ainda não resolveu as grandes desigualdades sociais presentes no cotidiano de muitas famílias brasileiras.
Uma sociedade que sempre foi dessa forma e não necessita de mudanças.
Uma sociedade que reconhece os problemas sociais existentes e busca resolvê-los rapidamente.
Compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças serem e estarem no mundo é o grande desafio da educação infantil e de seus profissionais. Embora os conhecimentos derivados da psicologia, antropologia, sociologia, medicina, etc., possam ser de grande valia para desvelar o universo infantil, apontando algumas características comuns de ser das crianças, elas permanecem únicas em suas individualidades e diferenças.
Disponível em :<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf> Acesso em 29 ago. 2021.p.21-22.
Com base na ideia expressa no documento acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
Os profissionais da educação infantil precisam compreender que a concepção de criança é uma noção historicamente construída, apresentando-se de forma homogênea na sociedade brasileira mesmo em diferentes épocas.
PORQUE
A criança como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico e que precisa ser respeitada em sua individualidade e diferenças.
A respeito dessas asserções assinale a alternativa correta:
A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.
As duas asserções são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, mas a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Na construção do trabalho pedagógico da Educação Infantil, a criança deve ser protagonista deste processo. Assim pensando, leia as alternativas abaixo e assinale aquelas que trazem informações sobre esta afirmativa.
I-O educador deve sempre rever sua forma de avaliar, planejar e se relacionar com a criança, protagonista deste processo.
II-O educador deve utilizar de guias educacionais, cartilhas e outros materiais que a escola oferece , aplicando-os às crianças integralmente.
III-O educador deve desenvolver propostas metodológicas coerentes e desafiadoras por meio de ações nas quais as crianças possam observar, experimentar, manipular materiais concretos e explorar o meio físico e social.
IV- O educador deve criar oportunidades para que as crianças entrem em contato com as mais diversas linguagens e conhecimentos auxiliando-as na construção da identidade infantil.
Está correta apenas a alternativa:
I, II e III
I, III
II, III e IV
I, III e IV
I, IV
A postura de observador atento, permite ao professor observar as reais necessidades das crianças. Assim, ao planejar práticas cotidianas na rotina da sala de aula, deve-se organizar um ambiente rico, acolhedor e proporcionando as interações, onde as crianças possam desenvolver livremente de forma integral e em segurança.
Das considerações apresentadas abaixo, sobre o que se espera da atuação do professor ou educador infantil, assinale a alternativa correta.
Ter uma visão ampla de todo o processo educacional sendo o mediador entre o conhecimento a ser construído pela criança na Educação Infantil.
Valorizar as atividades do cotidiano enquanto eixos estruturantes da educação e da formação das crianças, tendo como referências o dia a dia da escola.
Desenvolver experiências mais livres, para que as crianças possam interagir e brincar.
Aproveitar o saber que a criança traz de casa é considerado importante para um bom professor, mas é função da escola desenvolver novos aprendizados.
Ser um bom observador para que tenha instrumentos para registrar as aprendizagens das crianças, que apresentam dificuldades.
Ao longo da Educação Básica – na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio –, os alunos devem desenvolver as dez competências gerais da Educação Básica, que pretendem assegurar, como resultado do seu processo de aprendizagem e desenvolvimento, uma formação humana integral que vise à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/
A partir das informações apresentadas acima, leia as afirmativas abaixo, sobre a organização estrutural da BNCC.
I- Os eixos estruturantes da Educação Infantil (interações e brincadeira), devem ser assegurados por meio dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento, para que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver.
II- Os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, elencados são: Conviver Brincar Participar Explorar Expressar Conhecer-Se.
III-Para que os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, possam acontecer a BNCC estabelece cinco campos de experiências, nos quais as crianças podem aprender e se desenvolver.
IV- São os campos de experiência: O eu, o outro e o nós • Corpo, gestos e movimentos • Traços, sons, cores e formas • Escuta, fala, pensamento e imaginação • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
V- Em cada campo de experiências, são definidos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento organizados em três grupos por faixa etária.
Está correta apenas a sequência:
III, IV, V.
I, II, III
I, II, III, IV, V.
I, II, III, IV,
I, III, V.
A concepção de criança é uma noção historicamente construída e consequentemente vem mudando ao longo dos tempos, não se apresentando de forma homogênea nem mesmo no interior de uma mesma sociedade e época. Assim é possível que, por exemplo, em uma mesma cidade existam diferentes maneiras de se considerar as crianças pequenas dependendo da classe social a qual pertencem, do grupo étnico do qual fazem parte.
Disponível em :<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf> Acesso em 29 ago. 2021.
Essa dualidade nos revela que:
Uma sociedade que acredita que as políticas públicas que existem no país, voltadas para a infância, são eficazes e não necessitam ser revistas.
Uma sociedade, que afirma ser a concepção de criança, um conhecimento uniforme construído desde a antiguidade.
Uma sociedade que ainda não resolveu as grandes desigualdades sociais presentes no cotidiano de muitas famílias brasileiras.
Uma sociedade que sempre foi dessa forma e não necessita de mudanças.
Uma sociedade que reconhece os problemas sociais existentes e busca resolvê-los rapidamente.
Compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças serem e estarem no mundo é o grande desafio da educação infantil e de seus profissionais. Embora os conhecimentos derivados da psicologia, antropologia, sociologia, medicina, etc., possam ser de grande valia para desvelar o universo infantil, apontando algumas características comuns de ser das crianças, elas permanecem únicas em suas individualidades e diferenças.
Disponível em :<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf> Acesso em 29 ago. 2021.p.21-22.
Com base na ideia expressa no documento acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
Os profissionais da educação infantil precisam compreender que a concepção de criança é uma noção historicamente construída, apresentando-se de forma homogênea na sociedade brasileira mesmo em diferentes épocas.
PORQUE
A criança como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico e que precisa ser respeitada em sua individualidade e diferenças.
A respeito dessas asserções assinale a alternativa correta:
A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.
As duas asserções são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, mas a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Na construção do trabalho pedagógico da Educação Infantil, a criança deve ser protagonista deste processo. Assim pensando, leia as alternativas abaixo e assinale aquelas que trazem informações sobre esta afirmativa.
I-O educador deve sempre rever sua forma de avaliar, planejar e se relacionar com a criança, protagonista deste processo.
II-O educador deve utilizar de guias educacionais, cartilhas e outros materiais que a escola oferece , aplicando-os às crianças integralmente.
III-O educador deve desenvolver propostas metodológicas coerentes e desafiadoras por meio de ações nas quais as crianças possam observar, experimentar, manipular materiais concretos e explorar o meio físico e social.
IV- O educador deve criar oportunidades para que as crianças entrem em contato com as mais diversas linguagens e conhecimentos auxiliando-as na construção da identidade infantil.
Está correta apenas a alternativa:
Ter uma visão ampla de todo o processo educacional sendo o mediador entre o conhecimento a ser construído pela criança na Educação Infantil.
Valorizar as atividades do cotidiano enquanto eixos estruturantes da educação e da formação das crianças, tendo como referências o dia a dia da escola.
Desenvolver experiências mais livres, para que as crianças possam interagir e brincar.
Aproveitar o saber que a criança traz de casa é considerado importante para um bom professor, mas é função da escola desenvolver novos aprendizados.
Ser um bom observador para que tenha instrumentos para registrar as aprendizagens das crianças, que apresentam dificuldades.
Ao longo da Educação Básica – na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio –, os alunos devem desenvolver as dez competências gerais da Educação Básica, que pretendem assegurar, como resultado do seu processo de aprendizagem e desenvolvimento, uma formação humana integral que vise à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/
A partir das informações apresentadas acima, leia as afirmativas abaixo, sobre a organização estrutural da BNCC.
I- Os eixos estruturantes da Educação Infantil (interações e brincadeira), devem ser assegurados por meio dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento, para que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver.
II- Os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, elencados são: Conviver Brincar Participar Explorar Expressar Conhecer-Se.
III-Para que os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, possam acontecer a BNCC estabelece cinco campos de experiências, nos quais as crianças podem aprender e se desenvolver.
IV- São os campos de experiência: O eu, o outro e o nós • Corpo, gestos e movimentos • Traços, sons, cores e formas • Escuta, fala, pensamento e imaginação • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
V- Em cada campo de experiências, são definidos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento organizados em três grupos por faixa etária.
Está correta apenas a sequência:
III, IV, V.
I, II, III
I, II, III, IV, V.
I, II, III, IV,
I, III, V.
A concepção de criança é uma noção historicamente construída e consequentemente vem mudando ao longo dos tempos, não se apresentando de forma homogênea nem mesmo no interior de uma mesma sociedade e época. Assim é possível que, por exemplo, em uma mesma cidade existam diferentes maneiras de se considerar as crianças pequenas dependendo da classe social a qual pertencem, do grupo étnico do qual fazem parte.
Disponível em :<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf> Acesso em 29 ago. 2021.
Essa dualidade nos revela que:
Uma sociedade que acredita que as políticas públicas que existem no país, voltadas para a infância, são eficazes e não necessitam ser revistas.
Uma sociedade, que afirma ser a concepção de criança, um conhecimento uniforme construído desde a antiguidade.
Uma sociedade que ainda não resolveu as grandes desigualdades sociais presentes no cotidiano de muitas famílias brasileiras.
Uma sociedade que sempre foi dessa forma e não necessita de mudanças.
Uma sociedade que reconhece os problemas sociais existentes e busca resolvê-los rapidamente.
Compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças serem e estarem no mundo é o grande desafio da educação infantil e de seus profissionais. Embora os conhecimentos derivados da psicologia, antropologia, sociologia, medicina, etc., possam ser de grande valia para desvelar o universo infantil, apontando algumas características comuns de ser das crianças, elas permanecem únicas em suas individualidades e diferenças.
Disponível em :<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf> Acesso em 29 ago. 2021.p.21-22.
Com base na ideia expressa no documento acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
Os profissionais da educação infantil precisam compreender que a concepção de criança é uma noção historicamente construída, apresentando-se de forma homogênea na sociedade brasileira mesmo em diferentes épocas.
PORQUE
A criança como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico e que precisa ser respeitada em sua individualidade e diferenças.
A respeito dessas asserções assinale a alternativa correta:
A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.
As duas asserções são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, mas a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Na construção do trabalho pedagógico da Educação Infantil, a criança deve ser protagonista deste processo. Assim pensando, leia as alternativas abaixo e assinale aquelas que trazem informações sobre esta afirmativa.
I-O educador deve sempre rever sua forma de avaliar, planejar e se relacionar com a criança, protagonista deste processo.
II-O educador deve utilizar de guias educacionais, cartilhas e outros materiais que a escola oferece , aplicando-os às crianças integralmente.
III-O educador deve desenvolver propostas metodológicas coerentes e desafiadoras por meio de ações nas quais as crianças possam observar, experimentar, manipular materiais concretos e explorar o meio físico e social.
IV- O educador deve criar oportunidades para que as crianças entrem em contato com as mais diversas linguagens e conhecimentos auxiliando-as na construção da identidade infantil.
Está correta apenas a alternativa:
III, IV, V.
I, II, III
I, II, III, IV, V.
I, II, III, IV,
I, III, V.
A concepção de criança é uma noção historicamente construída e consequentemente vem mudando ao longo dos tempos, não se apresentando de forma homogênea nem mesmo no interior de uma mesma sociedade e época. Assim é possível que, por exemplo, em uma mesma cidade existam diferentes maneiras de se considerar as crianças pequenas dependendo da classe social a qual pertencem, do grupo étnico do qual fazem parte.
Disponível em :<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf> Acesso em 29 ago. 2021.
Essa dualidade nos revela que:
Uma sociedade que acredita que as políticas públicas que existem no país, voltadas para a infância, são eficazes e não necessitam ser revistas.
Uma sociedade, que afirma ser a concepção de criança, um conhecimento uniforme construído desde a antiguidade.
Uma sociedade que ainda não resolveu as grandes desigualdades sociais presentes no cotidiano de muitas famílias brasileiras.
Uma sociedade que sempre foi dessa forma e não necessita de mudanças.
Uma sociedade que reconhece os problemas sociais existentes e busca resolvê-los rapidamente.
Compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças serem e estarem no mundo é o grande desafio da educação infantil e de seus profissionais. Embora os conhecimentos derivados da psicologia, antropologia, sociologia, medicina, etc., possam ser de grande valia para desvelar o universo infantil, apontando algumas características comuns de ser das crianças, elas permanecem únicas em suas individualidades e diferenças.
Disponível em :<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf> Acesso em 29 ago. 2021.p.21-22.
Com base na ideia expressa no documento acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
Os profissionais da educação infantil precisam compreender que a concepção de criança é uma noção historicamente construída, apresentando-se de forma homogênea na sociedade brasileira mesmo em diferentes épocas.
PORQUE
A criança como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico e que precisa ser respeitada em sua individualidade e diferenças.
A respeito dessas asserções assinale a alternativa correta:
A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.
As duas asserções são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, mas a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Na construção do trabalho pedagógico da Educação Infantil, a criança deve ser protagonista deste processo. Assim pensando, leia as alternativas abaixo e assinale aquelas que trazem informações sobre esta afirmativa.
I-O educador deve sempre rever sua forma de avaliar, planejar e se relacionar com a criança, protagonista deste processo.
II-O educador deve utilizar de guias educacionais, cartilhas e outros materiais que a escola oferece , aplicando-os às crianças integralmente.
III-O educador deve desenvolver propostas metodológicas coerentes e desafiadoras por meio de ações nas quais as crianças possam observar, experimentar, manipular materiais concretos e explorar o meio físico e social.
IV- O educador deve criar oportunidades para que as crianças entrem em contato com as mais diversas linguagens e conhecimentos auxiliando-as na construção da identidade infantil.
Está correta apenas a alternativa:
Uma sociedade que acredita que as políticas públicas que existem no país, voltadas para a infância, são eficazes e não necessitam ser revistas.
Uma sociedade, que afirma ser a concepção de criança, um conhecimento uniforme construído desde a antiguidade.
Uma sociedade que ainda não resolveu as grandes desigualdades sociais presentes no cotidiano de muitas famílias brasileiras.
Uma sociedade que sempre foi dessa forma e não necessita de mudanças.
Uma sociedade que reconhece os problemas sociais existentes e busca resolvê-los rapidamente.
Compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças serem e estarem no mundo é o grande desafio da educação infantil e de seus profissionais. Embora os conhecimentos derivados da psicologia, antropologia, sociologia, medicina, etc., possam ser de grande valia para desvelar o universo infantil, apontando algumas características comuns de ser das crianças, elas permanecem únicas em suas individualidades e diferenças.
Disponível em :<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf> Acesso em 29 ago. 2021.p.21-22.
Com base na ideia expressa no documento acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
Os profissionais da educação infantil precisam compreender que a concepção de criança é uma noção historicamente construída, apresentando-se de forma homogênea na sociedade brasileira mesmo em diferentes épocas.
PORQUE
A criança como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico e que precisa ser respeitada em sua individualidade e diferenças.
A respeito dessas asserções assinale a alternativa correta:
A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.
As duas asserções são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, mas a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Na construção do trabalho pedagógico da Educação Infantil, a criança deve ser protagonista deste processo. Assim pensando, leia as alternativas abaixo e assinale aquelas que trazem informações sobre esta afirmativa.
I-O educador deve sempre rever sua forma de avaliar, planejar e se relacionar com a criança, protagonista deste processo.
II-O educador deve utilizar de guias educacionais, cartilhas e outros materiais que a escola oferece , aplicando-os às crianças integralmente.
III-O educador deve desenvolver propostas metodológicas coerentes e desafiadoras por meio de ações nas quais as crianças possam observar, experimentar, manipular materiais concretos e explorar o meio físico e social.
IV- O educador deve criar oportunidades para que as crianças entrem em contato com as mais diversas linguagens e conhecimentos auxiliando-as na construção da identidade infantil.
Está correta apenas a alternativa:
A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.
As duas asserções são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, mas a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.