FORMAÇÃO GERAL XXI
Amparados no texto Inclusão Social e Educação, podemos inferir que para construir uma escola de todos e para todos é preciso ajudar na inclusão educativa e social dos alunos que têm particularidades e modos de aprendizagem diferentes das do modelo padrão esperado pela escola. Isso posto, entendemos que a inclusão não diz respeito a somente colocar as pessoas nas escolas regulares, há aspectos importantes e complexos que devem ser considerados ao se buscar a concretude de projetos desta natureza.
Sobre as questões que estão relacionadas com a construção de uma escola para todos, analise as assertivas a seguir:
I. Para ser para todos, é necessário mudar as escolas, se necessário, e torná-las mais responsivas às necessidades de todas as pessoas nelas inseridas.
II. Para ter uma escola para todos, é necessário capacitar os professores e sensibilizá-los a aceitarem a responsabilidade quanto à aprendizagem de todas as pessoas em suas escolas.
III. Para ter uma escola para todos, é necessário preparar e capacitar os professores para ensinar aquelas crianças, jovens e adultos que estão atual e correntemente excluídas das escolas por qualquer razão.
Fazendo uma interpretação do texto disposto no material Ética e Cidadania, Construindo Valores na Escola e na Sociedade, podemos entender que está correto o que se afirma:
Nas assertivas I e II, apenas.
Na assertiva II, apenas.
Na assertiva I, apenas.
Nas assertivas I, II e III.
Na assertiva III, apenas.
Marque a alternativa correta: Baseado na perspectiva do texto sobre Inclusão Social e Educação, a escola de qualidade, que todos querem para os próprios filhos e para todos, pode ser percebida como aquela que pratica cidadania e contempla as diferenças. Nesse sentido, uma escola inclusiva que realmente pode ser chamada de escola para todos é aquela capaz de:
Entender que a expansão escolar não pode ser garantia de uma ruptura da estrutura social, marcada pela desigualdade, pois não são todos que têm condições de aprender.
Oferecer o ensino profissionalizante para os filhos dos trabalhadores como uma forma de preparação da mão de obra para o mercado de trabalho e ascensão social.
Formar professores competentes e habilitados a atuar na adversidade da realidade educacional em que se precisa garantir a qualidade do ensino, tendo em vista que a maioria dos alunos não aprendem, e isso é líquido e certo.
Contemplar perspectivas que coloquem uma dimensão histórica e crítica na construção do regular instalado, de forma a permitir que as diferenças sejam percebidas como enriquecimento e não como obstáculos a um padrão único inexistente.
Garantir o ensino regular para os alunos da elite com conhecimentos clássicos e voltados para a formação humanista.
A escola inclusiva pode e deve ter um papel fundamental na construção de valores de ética e de cidadania, que auxiliem os membros que ali convivem a pautarem sua vida pessoal e coletiva no respeito às diferenças provocadoras de exclusão.
Considerando isso, e fazendo uma interpretação do texto disposto no material Ética e Cidadania, Construindo Valores na Escola e na Sociedade, sobre a educação inclusiva nas escolas, assinale a alternativa correta:
Em toda escola inclusiva, o aluno está sujeito a segregação, de modo a garantir a sua caminhada no processo de aprendizagem e de construção das competências necessárias para o exercício pleno da cidadania.
Escola inclusiva é, aquela que garante a qualidade de ensino educacional a cada um de seus alunos, reconhecendo e respeitando a diversidade e respondendo a cada um de acordo com suas potencialidades e necessidades.
A escola é aquela que garante a preferência no ensino educacional aos alunos destaque, tratando todos de forma genérica sem haver necessidade de tratamento diferenciado em nenhum aspecto.
A escola inclusiva é aquela na qual as crianças e os adolescentes vão para aprender as ciências, a língua, a matemática, a história, a física, a geografia, as artes, e apenas isso.
A escola somente poderá ser considerada inclusiva quando estiver direcionada para tratar os alunos de forma indiferente em todos os aspectos.
A Educação em Direitos Humanos é essencialmente a formação de uma cultura de respeito à dignidade humana através da promoção e da vivência dos valores da liberdade, da justiça, da igualdade, da solidariedade, da cooperação, da tolerância e da paz.
Maria Victoria Benevides, Palestra de abertura do Seminário de Educação em Direitos Humanos, São Paulo. Acesso em 10/05/2022
Considerando este pequeno conceito sobre Educação e Direitos Humanos, e fazendo uma interpretação do texto disposto no material Ética e Cidadania, Construindo Valores na Escola e na Sociedade, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Se quisermos promover uma educação ética e voltada para a cidadania, podemos tomar como base temáticas significativas do ponto de vista ético, como é o caso daquelas contidas na DECLAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS – DUDH.
PORQUE
A DUDH, por conter o consenso da comunidade internacional sobre os direitos considerados fundamentais ao ser humano, pode ser um guia de referência para a análise dos conflitos de valores vivenciados em nosso cotidiano e para a elaboração de programas educacionais que objetivem uma educação em valores.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
"Inclusão social é o ato de incluir na sociedade categorias de pessoas historicamente excluídas do processo de socialização, como negros, indígenas, pessoas com necessidades especiais, homossexuais, travestis e transgêneros, bem como aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica, como moradores de rua e pessoas de baixa renda."
https://brasilescola.uol.com.br/educacao/inclusao-social.htm
Considerando as informações acima, relativas à inclusão social, e fazendo uma interpretação do texto disposto no material Ética e Cidadania, Construindo Valores na Escola e na Sociedade, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
A total inclusão de todos os membros da humanidade, de quaisquer raças, religiões, nacionalidades, classes socioeconômicas, culturas ou capacidades, em ambientes de aprendizagem e comunidade, pode facilitar o desenvolvimento do respeito mútuo, do apoio mútuo e do aproveitamento dessas diferenças para melhorar nossa sociedade.
PORQUE
É durante seus anos de formação que as crianças adquirem o entendimento das diferenças, o respeito e o apoio mútuos em ambientes educacionais que promovem e celebram a diversidade humana.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
A Práxis é um termo empregado pelo educador Paulo Freire, configurando-se em teoria e prática, ação e reflexão. Quando pensamos em cidadania, ética e educação, remetemos à práxis. Temos que ter conhecimento, teorização, conceitos pautados em leis como os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e também temos que experienciar o que se preoniza nessa Declaração. A escola como uma organização, cujo objetivo institucional é EDUCAR, deve aplicar o que se estabelece na legislação.
Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
1. É necessário considerar o acolhimento dos estudantes – de suas diferenças, potencialidades e dificuldades – e o papel reservado aos discentes na instituição. O cuidado e a atenção com suas questões e problemáticas de vida precisam concretizar o respeito mútuo, o diálogo, a justiça e a solidariedade que queremos ensinar.
PORQUE
2. No ambiente escolar, a melhor forma de ensinar os alunos é estimular às reflexões e vivências. O convívio escolar é um elemento-chave na formação ética dos estudantes; o convívio social possiblita a construção de ambientes mais democráticos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Fonte: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=286&evento=7
O livro Educação: um tesouro a descobrir, escrito pelo economista e político Jacques Lucien Jean Delors explora os quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
- Aprender a conhecer – É necessário tornar prazeroso o ato de compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento para que não seja efêmero, para que se mantenha ao longo do tempo e para que valorize a curiosidade, a autonomia e a atenção permanentemente. É preciso, também, pensar o novo, reconstruir o velho e reinventar o pensar.
- Aprender a fazer – Não basta preparar-se com cuidados para se inserir no setor do trabalho. A rápida evolução por que passam as profissões pede que o indivíduo esteja apto a enfrentar novas situações de emprego e a trabalhar em equipe, desenvolvendo espírito cooperativo e de humildade na reelaboração conceitual e nas trocas, valores necessários ao trabalho coletivo. Ter iniciativa e intuição, gostar de uma certa dose de risco, saber comunicar-se e resolver conflitos e ser flexível. Aprender a fazer envolve uma série de técnicas a serem trabalhadas.
- Aprender a conviver – No mundo atual, este é um importantíssimo aprendizado por ser valorizado quem aprende a viver com os outros, a compreendê-los, a desenvolver a percepção de interdependência, a administrar conflitos, a participar de projetos comuns, a ter prazer no esforço comum.
- Aprender a ser – É importante desenvolver sensibilidade, sentido ético e estético, responsabilidade pessoal, pensamento autônomo e crítico, imaginação, criatividade, iniciativa e crescimento integral da pessoa em relação à inteligência. A aprendizagem precisa ser integral, não negligenciando nenhuma das potencialidades de cada indivíduo.
Lodi e Araújo (2007) afirmam que no livro Educação: um tesouro a descobrir, destacam-se algumas idéias que ajudam a compreender o papel da escola na construção da democracia e da cidadania.
- Espaço democrático e cidania plena são evidenciados em Escolas em que são evocados princípios como respeito mútuo, solidariedade, justiça e diálogo e em que os alunos e as alunas se apropriam de canais de participação na vida escolar e são incentivados pelos educadores.
- A disposição para a mudança e para a transformação da escola (incluindo formação de docentes, trabalho com os estudantes, participação dos demais funcionários e articulação com a comunidade) potencializa a capacidade de atuação e fortalece todo o trabalho educativo escolar.
- Os educadores devem sempre estar atentos à coerência entre o discurso e a ação: respeitar para ser respeitado, assumir e cumprir suas responsabilidades, como forma de ensinar aos estudantes a importância da responsabilidade.
É correto o que se afirma em:
II, apenas.
I e II, apenas.
I e III,apenas.
I, II e III
III, apenas.
“Aprender a ser cidadão e a ser cidadã é, entre outras coisas, aprender a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça, não-violência, aprender a usar o diálogo nas mais diferentes situações e comprometer-se com o que acontece na vida coletiva da comunidade e do país. Esses valores e essas atitudes precisam ser aprendidos e desenvolvidos pelos estudantes e, portanto, podem e devem ser ensinados na escola” (LODI e ARAÚJO, 2007, p.69).
Analise as seguintes assertivas sobre a aplicabilidade da ética e cidadania no contexto escolar:
- Os princípios éticos devem se embasar em situações reais, nas quais os sujeitos envolvidos possam ter experiências.
- É necessário que haja desenvolvimento da capacidade de autonomia moral dos sujeitos, isto é, da capacidade de analisar e eleger valores para si, consciente e livremente.
- É necessário se atentar ao papel ativo dos sujeitos da aprendizagem, estudantes e docentes, a partir de seus valores previamente construídos e de seus sentimentos e emoções.
É correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
III, apenas.
II, apenas.
I, II e III
I e III,apenas.
“A disposição para a mudança e para a transformação da escola (incluindo formação de docentes, trabalho com os estudantes, participação dos demais funcionários e articulação com a comunidade) potencializa a capacidade de atuação e fortalece todo o trabalho educativo escolar. A escola tem mais força para atingir suas metas educativas com os estudantes, o que reforça a própria instituição e produz um efeito cumulativo, proporcionando transformações cada vez mais profundas e duradouras”. (LODI e ARAÚJO, 2007, p.69).
Podemos dizer que a ética, educação e cidadania percebidas no âmbito escolar:
- Incentiva o protagonismo do aluno nos espaços escolares.
- Pode ser expressada nos Conselhos de Escola e Assembleias Escolares.
- É representado pelos fóruns escolares em que a presença exclusiva dos docentes e discentes contribuem paras as discussões e decisões educativas.
Assinale a alternativa que representa a sequência correta:
Nas assertivas I e II, apenas.
Na assertiva II, apenas.
Na assertiva I, apenas.
Nas assertivas I, II e III.
Na assertiva III, apenas.
Marque a alternativa correta: Baseado na perspectiva do texto sobre Inclusão Social e Educação, a escola de qualidade, que todos querem para os próprios filhos e para todos, pode ser percebida como aquela que pratica cidadania e contempla as diferenças. Nesse sentido, uma escola inclusiva que realmente pode ser chamada de escola para todos é aquela capaz de:
Entender que a expansão escolar não pode ser garantia de uma ruptura da estrutura social, marcada pela desigualdade, pois não são todos que têm condições de aprender.
Oferecer o ensino profissionalizante para os filhos dos trabalhadores como uma forma de preparação da mão de obra para o mercado de trabalho e ascensão social.
Formar professores competentes e habilitados a atuar na adversidade da realidade educacional em que se precisa garantir a qualidade do ensino, tendo em vista que a maioria dos alunos não aprendem, e isso é líquido e certo.
Contemplar perspectivas que coloquem uma dimensão histórica e crítica na construção do regular instalado, de forma a permitir que as diferenças sejam percebidas como enriquecimento e não como obstáculos a um padrão único inexistente.
Garantir o ensino regular para os alunos da elite com conhecimentos clássicos e voltados para a formação humanista.
A escola inclusiva pode e deve ter um papel fundamental na construção de valores de ética e de cidadania, que auxiliem os membros que ali convivem a pautarem sua vida pessoal e coletiva no respeito às diferenças provocadoras de exclusão.
Considerando isso, e fazendo uma interpretação do texto disposto no material Ética e Cidadania, Construindo Valores na Escola e na Sociedade, sobre a educação inclusiva nas escolas, assinale a alternativa correta:
Em toda escola inclusiva, o aluno está sujeito a segregação, de modo a garantir a sua caminhada no processo de aprendizagem e de construção das competências necessárias para o exercício pleno da cidadania.
Escola inclusiva é, aquela que garante a qualidade de ensino educacional a cada um de seus alunos, reconhecendo e respeitando a diversidade e respondendo a cada um de acordo com suas potencialidades e necessidades.
A escola é aquela que garante a preferência no ensino educacional aos alunos destaque, tratando todos de forma genérica sem haver necessidade de tratamento diferenciado em nenhum aspecto.
A escola inclusiva é aquela na qual as crianças e os adolescentes vão para aprender as ciências, a língua, a matemática, a história, a física, a geografia, as artes, e apenas isso.
A escola somente poderá ser considerada inclusiva quando estiver direcionada para tratar os alunos de forma indiferente em todos os aspectos.
A Educação em Direitos Humanos é essencialmente a formação de uma cultura de respeito à dignidade humana através da promoção e da vivência dos valores da liberdade, da justiça, da igualdade, da solidariedade, da cooperação, da tolerância e da paz.
Maria Victoria Benevides, Palestra de abertura do Seminário de Educação em Direitos Humanos, São Paulo. Acesso em 10/05/2022
Considerando este pequeno conceito sobre Educação e Direitos Humanos, e fazendo uma interpretação do texto disposto no material Ética e Cidadania, Construindo Valores na Escola e na Sociedade, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Se quisermos promover uma educação ética e voltada para a cidadania, podemos tomar como base temáticas significativas do ponto de vista ético, como é o caso daquelas contidas na DECLAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS – DUDH.
PORQUE
A DUDH, por conter o consenso da comunidade internacional sobre os direitos considerados fundamentais ao ser humano, pode ser um guia de referência para a análise dos conflitos de valores vivenciados em nosso cotidiano e para a elaboração de programas educacionais que objetivem uma educação em valores.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
"Inclusão social é o ato de incluir na sociedade categorias de pessoas historicamente excluídas do processo de socialização, como negros, indígenas, pessoas com necessidades especiais, homossexuais, travestis e transgêneros, bem como aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica, como moradores de rua e pessoas de baixa renda."
https://brasilescola.uol.com.br/educacao/inclusao-social.htm
Considerando as informações acima, relativas à inclusão social, e fazendo uma interpretação do texto disposto no material Ética e Cidadania, Construindo Valores na Escola e na Sociedade, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
A total inclusão de todos os membros da humanidade, de quaisquer raças, religiões, nacionalidades, classes socioeconômicas, culturas ou capacidades, em ambientes de aprendizagem e comunidade, pode facilitar o desenvolvimento do respeito mútuo, do apoio mútuo e do aproveitamento dessas diferenças para melhorar nossa sociedade.
PORQUE
É durante seus anos de formação que as crianças adquirem o entendimento das diferenças, o respeito e o apoio mútuos em ambientes educacionais que promovem e celebram a diversidade humana.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
A Práxis é um termo empregado pelo educador Paulo Freire, configurando-se em teoria e prática, ação e reflexão. Quando pensamos em cidadania, ética e educação, remetemos à práxis. Temos que ter conhecimento, teorização, conceitos pautados em leis como os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e também temos que experienciar o que se preoniza nessa Declaração. A escola como uma organização, cujo objetivo institucional é EDUCAR, deve aplicar o que se estabelece na legislação.
Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
1. É necessário considerar o acolhimento dos estudantes – de suas diferenças, potencialidades e dificuldades – e o papel reservado aos discentes na instituição. O cuidado e a atenção com suas questões e problemáticas de vida precisam concretizar o respeito mútuo, o diálogo, a justiça e a solidariedade que queremos ensinar.
PORQUE
2. No ambiente escolar, a melhor forma de ensinar os alunos é estimular às reflexões e vivências. O convívio escolar é um elemento-chave na formação ética dos estudantes; o convívio social possiblita a construção de ambientes mais democráticos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Fonte: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=286&evento=7
O livro Educação: um tesouro a descobrir, escrito pelo economista e político Jacques Lucien Jean Delors explora os quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
- Aprender a conhecer – É necessário tornar prazeroso o ato de compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento para que não seja efêmero, para que se mantenha ao longo do tempo e para que valorize a curiosidade, a autonomia e a atenção permanentemente. É preciso, também, pensar o novo, reconstruir o velho e reinventar o pensar.
- Aprender a fazer – Não basta preparar-se com cuidados para se inserir no setor do trabalho. A rápida evolução por que passam as profissões pede que o indivíduo esteja apto a enfrentar novas situações de emprego e a trabalhar em equipe, desenvolvendo espírito cooperativo e de humildade na reelaboração conceitual e nas trocas, valores necessários ao trabalho coletivo. Ter iniciativa e intuição, gostar de uma certa dose de risco, saber comunicar-se e resolver conflitos e ser flexível. Aprender a fazer envolve uma série de técnicas a serem trabalhadas.
- Aprender a conviver – No mundo atual, este é um importantíssimo aprendizado por ser valorizado quem aprende a viver com os outros, a compreendê-los, a desenvolver a percepção de interdependência, a administrar conflitos, a participar de projetos comuns, a ter prazer no esforço comum.
- Aprender a ser – É importante desenvolver sensibilidade, sentido ético e estético, responsabilidade pessoal, pensamento autônomo e crítico, imaginação, criatividade, iniciativa e crescimento integral da pessoa em relação à inteligência. A aprendizagem precisa ser integral, não negligenciando nenhuma das potencialidades de cada indivíduo.
Lodi e Araújo (2007) afirmam que no livro Educação: um tesouro a descobrir, destacam-se algumas idéias que ajudam a compreender o papel da escola na construção da democracia e da cidadania.
- Espaço democrático e cidania plena são evidenciados em Escolas em que são evocados princípios como respeito mútuo, solidariedade, justiça e diálogo e em que os alunos e as alunas se apropriam de canais de participação na vida escolar e são incentivados pelos educadores.
- A disposição para a mudança e para a transformação da escola (incluindo formação de docentes, trabalho com os estudantes, participação dos demais funcionários e articulação com a comunidade) potencializa a capacidade de atuação e fortalece todo o trabalho educativo escolar.
- Os educadores devem sempre estar atentos à coerência entre o discurso e a ação: respeitar para ser respeitado, assumir e cumprir suas responsabilidades, como forma de ensinar aos estudantes a importância da responsabilidade.
É correto o que se afirma em:
II, apenas.
I e II, apenas.
I e III,apenas.
I, II e III
III, apenas.
“Aprender a ser cidadão e a ser cidadã é, entre outras coisas, aprender a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça, não-violência, aprender a usar o diálogo nas mais diferentes situações e comprometer-se com o que acontece na vida coletiva da comunidade e do país. Esses valores e essas atitudes precisam ser aprendidos e desenvolvidos pelos estudantes e, portanto, podem e devem ser ensinados na escola” (LODI e ARAÚJO, 2007, p.69).
Analise as seguintes assertivas sobre a aplicabilidade da ética e cidadania no contexto escolar:
- Os princípios éticos devem se embasar em situações reais, nas quais os sujeitos envolvidos possam ter experiências.
- É necessário que haja desenvolvimento da capacidade de autonomia moral dos sujeitos, isto é, da capacidade de analisar e eleger valores para si, consciente e livremente.
- É necessário se atentar ao papel ativo dos sujeitos da aprendizagem, estudantes e docentes, a partir de seus valores previamente construídos e de seus sentimentos e emoções.
É correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
III, apenas.
II, apenas.
I, II e III
I e III,apenas.
“A disposição para a mudança e para a transformação da escola (incluindo formação de docentes, trabalho com os estudantes, participação dos demais funcionários e articulação com a comunidade) potencializa a capacidade de atuação e fortalece todo o trabalho educativo escolar. A escola tem mais força para atingir suas metas educativas com os estudantes, o que reforça a própria instituição e produz um efeito cumulativo, proporcionando transformações cada vez mais profundas e duradouras”. (LODI e ARAÚJO, 2007, p.69).
Podemos dizer que a ética, educação e cidadania percebidas no âmbito escolar:
- Incentiva o protagonismo do aluno nos espaços escolares.
- Pode ser expressada nos Conselhos de Escola e Assembleias Escolares.
- É representado pelos fóruns escolares em que a presença exclusiva dos docentes e discentes contribuem paras as discussões e decisões educativas.
Assinale a alternativa que representa a sequência correta:
Entender que a expansão escolar não pode ser garantia de uma ruptura da estrutura social, marcada pela desigualdade, pois não são todos que têm condições de aprender.
Oferecer o ensino profissionalizante para os filhos dos trabalhadores como uma forma de preparação da mão de obra para o mercado de trabalho e ascensão social.
Formar professores competentes e habilitados a atuar na adversidade da realidade educacional em que se precisa garantir a qualidade do ensino, tendo em vista que a maioria dos alunos não aprendem, e isso é líquido e certo.
Contemplar perspectivas que coloquem uma dimensão histórica e crítica na construção do regular instalado, de forma a permitir que as diferenças sejam percebidas como enriquecimento e não como obstáculos a um padrão único inexistente.
Garantir o ensino regular para os alunos da elite com conhecimentos clássicos e voltados para a formação humanista.
A escola inclusiva pode e deve ter um papel fundamental na construção de valores de ética e de cidadania, que auxiliem os membros que ali convivem a pautarem sua vida pessoal e coletiva no respeito às diferenças provocadoras de exclusão.
Considerando isso, e fazendo uma interpretação do texto disposto no material Ética e Cidadania, Construindo Valores na Escola e na Sociedade, sobre a educação inclusiva nas escolas, assinale a alternativa correta:
Em toda escola inclusiva, o aluno está sujeito a segregação, de modo a garantir a sua caminhada no processo de aprendizagem e de construção das competências necessárias para o exercício pleno da cidadania.
Escola inclusiva é, aquela que garante a qualidade de ensino educacional a cada um de seus alunos, reconhecendo e respeitando a diversidade e respondendo a cada um de acordo com suas potencialidades e necessidades.
A escola é aquela que garante a preferência no ensino educacional aos alunos destaque, tratando todos de forma genérica sem haver necessidade de tratamento diferenciado em nenhum aspecto.
A escola inclusiva é aquela na qual as crianças e os adolescentes vão para aprender as ciências, a língua, a matemática, a história, a física, a geografia, as artes, e apenas isso.
A escola somente poderá ser considerada inclusiva quando estiver direcionada para tratar os alunos de forma indiferente em todos os aspectos.
A Educação em Direitos Humanos é essencialmente a formação de uma cultura de respeito à dignidade humana através da promoção e da vivência dos valores da liberdade, da justiça, da igualdade, da solidariedade, da cooperação, da tolerância e da paz.
Maria Victoria Benevides, Palestra de abertura do Seminário de Educação em Direitos Humanos, São Paulo. Acesso em 10/05/2022
Considerando este pequeno conceito sobre Educação e Direitos Humanos, e fazendo uma interpretação do texto disposto no material Ética e Cidadania, Construindo Valores na Escola e na Sociedade, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Se quisermos promover uma educação ética e voltada para a cidadania, podemos tomar como base temáticas significativas do ponto de vista ético, como é o caso daquelas contidas na DECLAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS – DUDH.
PORQUE
A DUDH, por conter o consenso da comunidade internacional sobre os direitos considerados fundamentais ao ser humano, pode ser um guia de referência para a análise dos conflitos de valores vivenciados em nosso cotidiano e para a elaboração de programas educacionais que objetivem uma educação em valores.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
"Inclusão social é o ato de incluir na sociedade categorias de pessoas historicamente excluídas do processo de socialização, como negros, indígenas, pessoas com necessidades especiais, homossexuais, travestis e transgêneros, bem como aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica, como moradores de rua e pessoas de baixa renda."
https://brasilescola.uol.com.br/educacao/inclusao-social.htm
Considerando as informações acima, relativas à inclusão social, e fazendo uma interpretação do texto disposto no material Ética e Cidadania, Construindo Valores na Escola e na Sociedade, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
A total inclusão de todos os membros da humanidade, de quaisquer raças, religiões, nacionalidades, classes socioeconômicas, culturas ou capacidades, em ambientes de aprendizagem e comunidade, pode facilitar o desenvolvimento do respeito mútuo, do apoio mútuo e do aproveitamento dessas diferenças para melhorar nossa sociedade.
PORQUE
É durante seus anos de formação que as crianças adquirem o entendimento das diferenças, o respeito e o apoio mútuos em ambientes educacionais que promovem e celebram a diversidade humana.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
A Práxis é um termo empregado pelo educador Paulo Freire, configurando-se em teoria e prática, ação e reflexão. Quando pensamos em cidadania, ética e educação, remetemos à práxis. Temos que ter conhecimento, teorização, conceitos pautados em leis como os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e também temos que experienciar o que se preoniza nessa Declaração. A escola como uma organização, cujo objetivo institucional é EDUCAR, deve aplicar o que se estabelece na legislação.
Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
1. É necessário considerar o acolhimento dos estudantes – de suas diferenças, potencialidades e dificuldades – e o papel reservado aos discentes na instituição. O cuidado e a atenção com suas questões e problemáticas de vida precisam concretizar o respeito mútuo, o diálogo, a justiça e a solidariedade que queremos ensinar.
PORQUE
2. No ambiente escolar, a melhor forma de ensinar os alunos é estimular às reflexões e vivências. O convívio escolar é um elemento-chave na formação ética dos estudantes; o convívio social possiblita a construção de ambientes mais democráticos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Fonte: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=286&evento=7
O livro Educação: um tesouro a descobrir, escrito pelo economista e político Jacques Lucien Jean Delors explora os quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
- Aprender a conhecer – É necessário tornar prazeroso o ato de compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento para que não seja efêmero, para que se mantenha ao longo do tempo e para que valorize a curiosidade, a autonomia e a atenção permanentemente. É preciso, também, pensar o novo, reconstruir o velho e reinventar o pensar.
- Aprender a fazer – Não basta preparar-se com cuidados para se inserir no setor do trabalho. A rápida evolução por que passam as profissões pede que o indivíduo esteja apto a enfrentar novas situações de emprego e a trabalhar em equipe, desenvolvendo espírito cooperativo e de humildade na reelaboração conceitual e nas trocas, valores necessários ao trabalho coletivo. Ter iniciativa e intuição, gostar de uma certa dose de risco, saber comunicar-se e resolver conflitos e ser flexível. Aprender a fazer envolve uma série de técnicas a serem trabalhadas.
- Aprender a conviver – No mundo atual, este é um importantíssimo aprendizado por ser valorizado quem aprende a viver com os outros, a compreendê-los, a desenvolver a percepção de interdependência, a administrar conflitos, a participar de projetos comuns, a ter prazer no esforço comum.
- Aprender a ser – É importante desenvolver sensibilidade, sentido ético e estético, responsabilidade pessoal, pensamento autônomo e crítico, imaginação, criatividade, iniciativa e crescimento integral da pessoa em relação à inteligência. A aprendizagem precisa ser integral, não negligenciando nenhuma das potencialidades de cada indivíduo.
Lodi e Araújo (2007) afirmam que no livro Educação: um tesouro a descobrir, destacam-se algumas idéias que ajudam a compreender o papel da escola na construção da democracia e da cidadania.
- Espaço democrático e cidania plena são evidenciados em Escolas em que são evocados princípios como respeito mútuo, solidariedade, justiça e diálogo e em que os alunos e as alunas se apropriam de canais de participação na vida escolar e são incentivados pelos educadores.
- A disposição para a mudança e para a transformação da escola (incluindo formação de docentes, trabalho com os estudantes, participação dos demais funcionários e articulação com a comunidade) potencializa a capacidade de atuação e fortalece todo o trabalho educativo escolar.
- Os educadores devem sempre estar atentos à coerência entre o discurso e a ação: respeitar para ser respeitado, assumir e cumprir suas responsabilidades, como forma de ensinar aos estudantes a importância da responsabilidade.
É correto o que se afirma em:
II, apenas.
I e II, apenas.
I e III,apenas.
I, II e III
III, apenas.
“Aprender a ser cidadão e a ser cidadã é, entre outras coisas, aprender a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça, não-violência, aprender a usar o diálogo nas mais diferentes situações e comprometer-se com o que acontece na vida coletiva da comunidade e do país. Esses valores e essas atitudes precisam ser aprendidos e desenvolvidos pelos estudantes e, portanto, podem e devem ser ensinados na escola” (LODI e ARAÚJO, 2007, p.69).
Analise as seguintes assertivas sobre a aplicabilidade da ética e cidadania no contexto escolar:
- Os princípios éticos devem se embasar em situações reais, nas quais os sujeitos envolvidos possam ter experiências.
- É necessário que haja desenvolvimento da capacidade de autonomia moral dos sujeitos, isto é, da capacidade de analisar e eleger valores para si, consciente e livremente.
- É necessário se atentar ao papel ativo dos sujeitos da aprendizagem, estudantes e docentes, a partir de seus valores previamente construídos e de seus sentimentos e emoções.
É correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
III, apenas.
II, apenas.
I, II e III
I e III,apenas.
“A disposição para a mudança e para a transformação da escola (incluindo formação de docentes, trabalho com os estudantes, participação dos demais funcionários e articulação com a comunidade) potencializa a capacidade de atuação e fortalece todo o trabalho educativo escolar. A escola tem mais força para atingir suas metas educativas com os estudantes, o que reforça a própria instituição e produz um efeito cumulativo, proporcionando transformações cada vez mais profundas e duradouras”. (LODI e ARAÚJO, 2007, p.69).
Podemos dizer que a ética, educação e cidadania percebidas no âmbito escolar:
- Incentiva o protagonismo do aluno nos espaços escolares.
- Pode ser expressada nos Conselhos de Escola e Assembleias Escolares.
- É representado pelos fóruns escolares em que a presença exclusiva dos docentes e discentes contribuem paras as discussões e decisões educativas.
Assinale a alternativa que representa a sequência correta:
Em toda escola inclusiva, o aluno está sujeito a segregação, de modo a garantir a sua caminhada no processo de aprendizagem e de construção das competências necessárias para o exercício pleno da cidadania.
Escola inclusiva é, aquela que garante a qualidade de ensino educacional a cada um de seus alunos, reconhecendo e respeitando a diversidade e respondendo a cada um de acordo com suas potencialidades e necessidades.
A escola é aquela que garante a preferência no ensino educacional aos alunos destaque, tratando todos de forma genérica sem haver necessidade de tratamento diferenciado em nenhum aspecto.
A escola inclusiva é aquela na qual as crianças e os adolescentes vão para aprender as ciências, a língua, a matemática, a história, a física, a geografia, as artes, e apenas isso.
A escola somente poderá ser considerada inclusiva quando estiver direcionada para tratar os alunos de forma indiferente em todos os aspectos.
A Educação em Direitos Humanos é essencialmente a formação de uma cultura de respeito à dignidade humana através da promoção e da vivência dos valores da liberdade, da justiça, da igualdade, da solidariedade, da cooperação, da tolerância e da paz.
Maria Victoria Benevides, Palestra de abertura do Seminário de Educação em Direitos Humanos, São Paulo. Acesso em 10/05/2022
Considerando este pequeno conceito sobre Educação e Direitos Humanos, e fazendo uma interpretação do texto disposto no material Ética e Cidadania, Construindo Valores na Escola e na Sociedade, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Se quisermos promover uma educação ética e voltada para a cidadania, podemos tomar como base temáticas significativas do ponto de vista ético, como é o caso daquelas contidas na DECLAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS – DUDH.
PORQUE
A DUDH, por conter o consenso da comunidade internacional sobre os direitos considerados fundamentais ao ser humano, pode ser um guia de referência para a análise dos conflitos de valores vivenciados em nosso cotidiano e para a elaboração de programas educacionais que objetivem uma educação em valores.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
"Inclusão social é o ato de incluir na sociedade categorias de pessoas historicamente excluídas do processo de socialização, como negros, indígenas, pessoas com necessidades especiais, homossexuais, travestis e transgêneros, bem como aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica, como moradores de rua e pessoas de baixa renda."
https://brasilescola.uol.com.br/educacao/inclusao-social.htm
Considerando as informações acima, relativas à inclusão social, e fazendo uma interpretação do texto disposto no material Ética e Cidadania, Construindo Valores na Escola e na Sociedade, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
A total inclusão de todos os membros da humanidade, de quaisquer raças, religiões, nacionalidades, classes socioeconômicas, culturas ou capacidades, em ambientes de aprendizagem e comunidade, pode facilitar o desenvolvimento do respeito mútuo, do apoio mútuo e do aproveitamento dessas diferenças para melhorar nossa sociedade.
PORQUE
É durante seus anos de formação que as crianças adquirem o entendimento das diferenças, o respeito e o apoio mútuos em ambientes educacionais que promovem e celebram a diversidade humana.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
A Práxis é um termo empregado pelo educador Paulo Freire, configurando-se em teoria e prática, ação e reflexão. Quando pensamos em cidadania, ética e educação, remetemos à práxis. Temos que ter conhecimento, teorização, conceitos pautados em leis como os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e também temos que experienciar o que se preoniza nessa Declaração. A escola como uma organização, cujo objetivo institucional é EDUCAR, deve aplicar o que se estabelece na legislação.
Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
1. É necessário considerar o acolhimento dos estudantes – de suas diferenças, potencialidades e dificuldades – e o papel reservado aos discentes na instituição. O cuidado e a atenção com suas questões e problemáticas de vida precisam concretizar o respeito mútuo, o diálogo, a justiça e a solidariedade que queremos ensinar.
PORQUE
2. No ambiente escolar, a melhor forma de ensinar os alunos é estimular às reflexões e vivências. O convívio escolar é um elemento-chave na formação ética dos estudantes; o convívio social possiblita a construção de ambientes mais democráticos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Fonte: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=286&evento=7
O livro Educação: um tesouro a descobrir, escrito pelo economista e político Jacques Lucien Jean Delors explora os quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
- Aprender a conhecer – É necessário tornar prazeroso o ato de compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento para que não seja efêmero, para que se mantenha ao longo do tempo e para que valorize a curiosidade, a autonomia e a atenção permanentemente. É preciso, também, pensar o novo, reconstruir o velho e reinventar o pensar.
- Aprender a fazer – Não basta preparar-se com cuidados para se inserir no setor do trabalho. A rápida evolução por que passam as profissões pede que o indivíduo esteja apto a enfrentar novas situações de emprego e a trabalhar em equipe, desenvolvendo espírito cooperativo e de humildade na reelaboração conceitual e nas trocas, valores necessários ao trabalho coletivo. Ter iniciativa e intuição, gostar de uma certa dose de risco, saber comunicar-se e resolver conflitos e ser flexível. Aprender a fazer envolve uma série de técnicas a serem trabalhadas.
- Aprender a conviver – No mundo atual, este é um importantíssimo aprendizado por ser valorizado quem aprende a viver com os outros, a compreendê-los, a desenvolver a percepção de interdependência, a administrar conflitos, a participar de projetos comuns, a ter prazer no esforço comum.
- Aprender a ser – É importante desenvolver sensibilidade, sentido ético e estético, responsabilidade pessoal, pensamento autônomo e crítico, imaginação, criatividade, iniciativa e crescimento integral da pessoa em relação à inteligência. A aprendizagem precisa ser integral, não negligenciando nenhuma das potencialidades de cada indivíduo.
Lodi e Araújo (2007) afirmam que no livro Educação: um tesouro a descobrir, destacam-se algumas idéias que ajudam a compreender o papel da escola na construção da democracia e da cidadania.
- Espaço democrático e cidania plena são evidenciados em Escolas em que são evocados princípios como respeito mútuo, solidariedade, justiça e diálogo e em que os alunos e as alunas se apropriam de canais de participação na vida escolar e são incentivados pelos educadores.
- A disposição para a mudança e para a transformação da escola (incluindo formação de docentes, trabalho com os estudantes, participação dos demais funcionários e articulação com a comunidade) potencializa a capacidade de atuação e fortalece todo o trabalho educativo escolar.
- Os educadores devem sempre estar atentos à coerência entre o discurso e a ação: respeitar para ser respeitado, assumir e cumprir suas responsabilidades, como forma de ensinar aos estudantes a importância da responsabilidade.
É correto o que se afirma em:
II, apenas.
I e II, apenas.
I e III,apenas.
I, II e III
III, apenas.
“Aprender a ser cidadão e a ser cidadã é, entre outras coisas, aprender a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça, não-violência, aprender a usar o diálogo nas mais diferentes situações e comprometer-se com o que acontece na vida coletiva da comunidade e do país. Esses valores e essas atitudes precisam ser aprendidos e desenvolvidos pelos estudantes e, portanto, podem e devem ser ensinados na escola” (LODI e ARAÚJO, 2007, p.69).
Analise as seguintes assertivas sobre a aplicabilidade da ética e cidadania no contexto escolar:
- Os princípios éticos devem se embasar em situações reais, nas quais os sujeitos envolvidos possam ter experiências.
- É necessário que haja desenvolvimento da capacidade de autonomia moral dos sujeitos, isto é, da capacidade de analisar e eleger valores para si, consciente e livremente.
- É necessário se atentar ao papel ativo dos sujeitos da aprendizagem, estudantes e docentes, a partir de seus valores previamente construídos e de seus sentimentos e emoções.
É correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
III, apenas.
II, apenas.
I, II e III
I e III,apenas.
“A disposição para a mudança e para a transformação da escola (incluindo formação de docentes, trabalho com os estudantes, participação dos demais funcionários e articulação com a comunidade) potencializa a capacidade de atuação e fortalece todo o trabalho educativo escolar. A escola tem mais força para atingir suas metas educativas com os estudantes, o que reforça a própria instituição e produz um efeito cumulativo, proporcionando transformações cada vez mais profundas e duradouras”. (LODI e ARAÚJO, 2007, p.69).
Podemos dizer que a ética, educação e cidadania percebidas no âmbito escolar:
- Incentiva o protagonismo do aluno nos espaços escolares.
- Pode ser expressada nos Conselhos de Escola e Assembleias Escolares.
- É representado pelos fóruns escolares em que a presença exclusiva dos docentes e discentes contribuem paras as discussões e decisões educativas.
Assinale a alternativa que representa a sequência correta:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
"Inclusão social é o ato de incluir na sociedade categorias de pessoas historicamente excluídas do processo de socialização, como negros, indígenas, pessoas com necessidades especiais, homossexuais, travestis e transgêneros, bem como aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica, como moradores de rua e pessoas de baixa renda."
https://brasilescola.uol.com.br/educacao/inclusao-social.htm
Considerando as informações acima, relativas à inclusão social, e fazendo uma interpretação do texto disposto no material Ética e Cidadania, Construindo Valores na Escola e na Sociedade, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
A total inclusão de todos os membros da humanidade, de quaisquer raças, religiões, nacionalidades, classes socioeconômicas, culturas ou capacidades, em ambientes de aprendizagem e comunidade, pode facilitar o desenvolvimento do respeito mútuo, do apoio mútuo e do aproveitamento dessas diferenças para melhorar nossa sociedade.
PORQUE
É durante seus anos de formação que as crianças adquirem o entendimento das diferenças, o respeito e o apoio mútuos em ambientes educacionais que promovem e celebram a diversidade humana.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
A Práxis é um termo empregado pelo educador Paulo Freire, configurando-se em teoria e prática, ação e reflexão. Quando pensamos em cidadania, ética e educação, remetemos à práxis. Temos que ter conhecimento, teorização, conceitos pautados em leis como os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e também temos que experienciar o que se preoniza nessa Declaração. A escola como uma organização, cujo objetivo institucional é EDUCAR, deve aplicar o que se estabelece na legislação.
Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
1. É necessário considerar o acolhimento dos estudantes – de suas diferenças, potencialidades e dificuldades – e o papel reservado aos discentes na instituição. O cuidado e a atenção com suas questões e problemáticas de vida precisam concretizar o respeito mútuo, o diálogo, a justiça e a solidariedade que queremos ensinar.
PORQUE
2. No ambiente escolar, a melhor forma de ensinar os alunos é estimular às reflexões e vivências. O convívio escolar é um elemento-chave na formação ética dos estudantes; o convívio social possiblita a construção de ambientes mais democráticos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Fonte: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=286&evento=7
O livro Educação: um tesouro a descobrir, escrito pelo economista e político Jacques Lucien Jean Delors explora os quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
- Aprender a conhecer – É necessário tornar prazeroso o ato de compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento para que não seja efêmero, para que se mantenha ao longo do tempo e para que valorize a curiosidade, a autonomia e a atenção permanentemente. É preciso, também, pensar o novo, reconstruir o velho e reinventar o pensar.
- Aprender a fazer – Não basta preparar-se com cuidados para se inserir no setor do trabalho. A rápida evolução por que passam as profissões pede que o indivíduo esteja apto a enfrentar novas situações de emprego e a trabalhar em equipe, desenvolvendo espírito cooperativo e de humildade na reelaboração conceitual e nas trocas, valores necessários ao trabalho coletivo. Ter iniciativa e intuição, gostar de uma certa dose de risco, saber comunicar-se e resolver conflitos e ser flexível. Aprender a fazer envolve uma série de técnicas a serem trabalhadas.
- Aprender a conviver – No mundo atual, este é um importantíssimo aprendizado por ser valorizado quem aprende a viver com os outros, a compreendê-los, a desenvolver a percepção de interdependência, a administrar conflitos, a participar de projetos comuns, a ter prazer no esforço comum.
- Aprender a ser – É importante desenvolver sensibilidade, sentido ético e estético, responsabilidade pessoal, pensamento autônomo e crítico, imaginação, criatividade, iniciativa e crescimento integral da pessoa em relação à inteligência. A aprendizagem precisa ser integral, não negligenciando nenhuma das potencialidades de cada indivíduo.
Lodi e Araújo (2007) afirmam que no livro Educação: um tesouro a descobrir, destacam-se algumas idéias que ajudam a compreender o papel da escola na construção da democracia e da cidadania.
- Espaço democrático e cidania plena são evidenciados em Escolas em que são evocados princípios como respeito mútuo, solidariedade, justiça e diálogo e em que os alunos e as alunas se apropriam de canais de participação na vida escolar e são incentivados pelos educadores.
- A disposição para a mudança e para a transformação da escola (incluindo formação de docentes, trabalho com os estudantes, participação dos demais funcionários e articulação com a comunidade) potencializa a capacidade de atuação e fortalece todo o trabalho educativo escolar.
- Os educadores devem sempre estar atentos à coerência entre o discurso e a ação: respeitar para ser respeitado, assumir e cumprir suas responsabilidades, como forma de ensinar aos estudantes a importância da responsabilidade.
É correto o que se afirma em:
II, apenas.
I e II, apenas.
I e III,apenas.
I, II e III
III, apenas.
“Aprender a ser cidadão e a ser cidadã é, entre outras coisas, aprender a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça, não-violência, aprender a usar o diálogo nas mais diferentes situações e comprometer-se com o que acontece na vida coletiva da comunidade e do país. Esses valores e essas atitudes precisam ser aprendidos e desenvolvidos pelos estudantes e, portanto, podem e devem ser ensinados na escola” (LODI e ARAÚJO, 2007, p.69).
Analise as seguintes assertivas sobre a aplicabilidade da ética e cidadania no contexto escolar:
- Os princípios éticos devem se embasar em situações reais, nas quais os sujeitos envolvidos possam ter experiências.
- É necessário que haja desenvolvimento da capacidade de autonomia moral dos sujeitos, isto é, da capacidade de analisar e eleger valores para si, consciente e livremente.
- É necessário se atentar ao papel ativo dos sujeitos da aprendizagem, estudantes e docentes, a partir de seus valores previamente construídos e de seus sentimentos e emoções.
É correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
III, apenas.
II, apenas.
I, II e III
I e III,apenas.
“A disposição para a mudança e para a transformação da escola (incluindo formação de docentes, trabalho com os estudantes, participação dos demais funcionários e articulação com a comunidade) potencializa a capacidade de atuação e fortalece todo o trabalho educativo escolar. A escola tem mais força para atingir suas metas educativas com os estudantes, o que reforça a própria instituição e produz um efeito cumulativo, proporcionando transformações cada vez mais profundas e duradouras”. (LODI e ARAÚJO, 2007, p.69).
Podemos dizer que a ética, educação e cidadania percebidas no âmbito escolar:
- Incentiva o protagonismo do aluno nos espaços escolares.
- Pode ser expressada nos Conselhos de Escola e Assembleias Escolares.
- É representado pelos fóruns escolares em que a presença exclusiva dos docentes e discentes contribuem paras as discussões e decisões educativas.
Assinale a alternativa que representa a sequência correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
A Práxis é um termo empregado pelo educador Paulo Freire, configurando-se em teoria e prática, ação e reflexão. Quando pensamos em cidadania, ética e educação, remetemos à práxis. Temos que ter conhecimento, teorização, conceitos pautados em leis como os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e também temos que experienciar o que se preoniza nessa Declaração. A escola como uma organização, cujo objetivo institucional é EDUCAR, deve aplicar o que se estabelece na legislação.
Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
1. É necessário considerar o acolhimento dos estudantes – de suas diferenças, potencialidades e dificuldades – e o papel reservado aos discentes na instituição. O cuidado e a atenção com suas questões e problemáticas de vida precisam concretizar o respeito mútuo, o diálogo, a justiça e a solidariedade que queremos ensinar.
PORQUE
2. No ambiente escolar, a melhor forma de ensinar os alunos é estimular às reflexões e vivências. O convívio escolar é um elemento-chave na formação ética dos estudantes; o convívio social possiblita a construção de ambientes mais democráticos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Fonte: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=286&evento=7
O livro Educação: um tesouro a descobrir, escrito pelo economista e político Jacques Lucien Jean Delors explora os quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
- Aprender a conhecer – É necessário tornar prazeroso o ato de compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento para que não seja efêmero, para que se mantenha ao longo do tempo e para que valorize a curiosidade, a autonomia e a atenção permanentemente. É preciso, também, pensar o novo, reconstruir o velho e reinventar o pensar.
- Aprender a fazer – Não basta preparar-se com cuidados para se inserir no setor do trabalho. A rápida evolução por que passam as profissões pede que o indivíduo esteja apto a enfrentar novas situações de emprego e a trabalhar em equipe, desenvolvendo espírito cooperativo e de humildade na reelaboração conceitual e nas trocas, valores necessários ao trabalho coletivo. Ter iniciativa e intuição, gostar de uma certa dose de risco, saber comunicar-se e resolver conflitos e ser flexível. Aprender a fazer envolve uma série de técnicas a serem trabalhadas.
- Aprender a conviver – No mundo atual, este é um importantíssimo aprendizado por ser valorizado quem aprende a viver com os outros, a compreendê-los, a desenvolver a percepção de interdependência, a administrar conflitos, a participar de projetos comuns, a ter prazer no esforço comum.
- Aprender a ser – É importante desenvolver sensibilidade, sentido ético e estético, responsabilidade pessoal, pensamento autônomo e crítico, imaginação, criatividade, iniciativa e crescimento integral da pessoa em relação à inteligência. A aprendizagem precisa ser integral, não negligenciando nenhuma das potencialidades de cada indivíduo.
Lodi e Araújo (2007) afirmam que no livro Educação: um tesouro a descobrir, destacam-se algumas idéias que ajudam a compreender o papel da escola na construção da democracia e da cidadania.
- Espaço democrático e cidania plena são evidenciados em Escolas em que são evocados princípios como respeito mútuo, solidariedade, justiça e diálogo e em que os alunos e as alunas se apropriam de canais de participação na vida escolar e são incentivados pelos educadores.
- A disposição para a mudança e para a transformação da escola (incluindo formação de docentes, trabalho com os estudantes, participação dos demais funcionários e articulação com a comunidade) potencializa a capacidade de atuação e fortalece todo o trabalho educativo escolar.
- Os educadores devem sempre estar atentos à coerência entre o discurso e a ação: respeitar para ser respeitado, assumir e cumprir suas responsabilidades, como forma de ensinar aos estudantes a importância da responsabilidade.
É correto o que se afirma em:
II, apenas.
I e II, apenas.
I e III,apenas.
I, II e III
III, apenas.
“Aprender a ser cidadão e a ser cidadã é, entre outras coisas, aprender a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça, não-violência, aprender a usar o diálogo nas mais diferentes situações e comprometer-se com o que acontece na vida coletiva da comunidade e do país. Esses valores e essas atitudes precisam ser aprendidos e desenvolvidos pelos estudantes e, portanto, podem e devem ser ensinados na escola” (LODI e ARAÚJO, 2007, p.69).
Analise as seguintes assertivas sobre a aplicabilidade da ética e cidadania no contexto escolar:
- Os princípios éticos devem se embasar em situações reais, nas quais os sujeitos envolvidos possam ter experiências.
- É necessário que haja desenvolvimento da capacidade de autonomia moral dos sujeitos, isto é, da capacidade de analisar e eleger valores para si, consciente e livremente.
- É necessário se atentar ao papel ativo dos sujeitos da aprendizagem, estudantes e docentes, a partir de seus valores previamente construídos e de seus sentimentos e emoções.
É correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
III, apenas.
II, apenas.
I, II e III
I e III,apenas.
“A disposição para a mudança e para a transformação da escola (incluindo formação de docentes, trabalho com os estudantes, participação dos demais funcionários e articulação com a comunidade) potencializa a capacidade de atuação e fortalece todo o trabalho educativo escolar. A escola tem mais força para atingir suas metas educativas com os estudantes, o que reforça a própria instituição e produz um efeito cumulativo, proporcionando transformações cada vez mais profundas e duradouras”. (LODI e ARAÚJO, 2007, p.69).
Podemos dizer que a ética, educação e cidadania percebidas no âmbito escolar:
- Incentiva o protagonismo do aluno nos espaços escolares.
- Pode ser expressada nos Conselhos de Escola e Assembleias Escolares.
- É representado pelos fóruns escolares em que a presença exclusiva dos docentes e discentes contribuem paras as discussões e decisões educativas.
Assinale a alternativa que representa a sequência correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Fonte: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=286&evento=7
O livro Educação: um tesouro a descobrir, escrito pelo economista e político Jacques Lucien Jean Delors explora os quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
- Aprender a conhecer – É necessário tornar prazeroso o ato de compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento para que não seja efêmero, para que se mantenha ao longo do tempo e para que valorize a curiosidade, a autonomia e a atenção permanentemente. É preciso, também, pensar o novo, reconstruir o velho e reinventar o pensar.
- Aprender a fazer – Não basta preparar-se com cuidados para se inserir no setor do trabalho. A rápida evolução por que passam as profissões pede que o indivíduo esteja apto a enfrentar novas situações de emprego e a trabalhar em equipe, desenvolvendo espírito cooperativo e de humildade na reelaboração conceitual e nas trocas, valores necessários ao trabalho coletivo. Ter iniciativa e intuição, gostar de uma certa dose de risco, saber comunicar-se e resolver conflitos e ser flexível. Aprender a fazer envolve uma série de técnicas a serem trabalhadas.
- Aprender a conviver – No mundo atual, este é um importantíssimo aprendizado por ser valorizado quem aprende a viver com os outros, a compreendê-los, a desenvolver a percepção de interdependência, a administrar conflitos, a participar de projetos comuns, a ter prazer no esforço comum.
- Aprender a ser – É importante desenvolver sensibilidade, sentido ético e estético, responsabilidade pessoal, pensamento autônomo e crítico, imaginação, criatividade, iniciativa e crescimento integral da pessoa em relação à inteligência. A aprendizagem precisa ser integral, não negligenciando nenhuma das potencialidades de cada indivíduo.
Lodi e Araújo (2007) afirmam que no livro Educação: um tesouro a descobrir, destacam-se algumas idéias que ajudam a compreender o papel da escola na construção da democracia e da cidadania.
- Espaço democrático e cidania plena são evidenciados em Escolas em que são evocados princípios como respeito mútuo, solidariedade, justiça e diálogo e em que os alunos e as alunas se apropriam de canais de participação na vida escolar e são incentivados pelos educadores.
- A disposição para a mudança e para a transformação da escola (incluindo formação de docentes, trabalho com os estudantes, participação dos demais funcionários e articulação com a comunidade) potencializa a capacidade de atuação e fortalece todo o trabalho educativo escolar.
- Os educadores devem sempre estar atentos à coerência entre o discurso e a ação: respeitar para ser respeitado, assumir e cumprir suas responsabilidades, como forma de ensinar aos estudantes a importância da responsabilidade.
É correto o que se afirma em:
II, apenas.
I e II, apenas.
I e III,apenas.
I, II e III
III, apenas.
“Aprender a ser cidadão e a ser cidadã é, entre outras coisas, aprender a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça, não-violência, aprender a usar o diálogo nas mais diferentes situações e comprometer-se com o que acontece na vida coletiva da comunidade e do país. Esses valores e essas atitudes precisam ser aprendidos e desenvolvidos pelos estudantes e, portanto, podem e devem ser ensinados na escola” (LODI e ARAÚJO, 2007, p.69).
Analise as seguintes assertivas sobre a aplicabilidade da ética e cidadania no contexto escolar:
- Os princípios éticos devem se embasar em situações reais, nas quais os sujeitos envolvidos possam ter experiências.
- É necessário que haja desenvolvimento da capacidade de autonomia moral dos sujeitos, isto é, da capacidade de analisar e eleger valores para si, consciente e livremente.
- É necessário se atentar ao papel ativo dos sujeitos da aprendizagem, estudantes e docentes, a partir de seus valores previamente construídos e de seus sentimentos e emoções.
É correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
III, apenas.
II, apenas.
I, II e III
I e III,apenas.
“A disposição para a mudança e para a transformação da escola (incluindo formação de docentes, trabalho com os estudantes, participação dos demais funcionários e articulação com a comunidade) potencializa a capacidade de atuação e fortalece todo o trabalho educativo escolar. A escola tem mais força para atingir suas metas educativas com os estudantes, o que reforça a própria instituição e produz um efeito cumulativo, proporcionando transformações cada vez mais profundas e duradouras”. (LODI e ARAÚJO, 2007, p.69).
Podemos dizer que a ética, educação e cidadania percebidas no âmbito escolar:
- Incentiva o protagonismo do aluno nos espaços escolares.
- Pode ser expressada nos Conselhos de Escola e Assembleias Escolares.
- É representado pelos fóruns escolares em que a presença exclusiva dos docentes e discentes contribuem paras as discussões e decisões educativas.
Assinale a alternativa que representa a sequência correta:
II, apenas.
I e II, apenas.
I e III,apenas.
I, II e III
III, apenas.
“Aprender a ser cidadão e a ser cidadã é, entre outras coisas, aprender a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça, não-violência, aprender a usar o diálogo nas mais diferentes situações e comprometer-se com o que acontece na vida coletiva da comunidade e do país. Esses valores e essas atitudes precisam ser aprendidos e desenvolvidos pelos estudantes e, portanto, podem e devem ser ensinados na escola” (LODI e ARAÚJO, 2007, p.69).
Analise as seguintes assertivas sobre a aplicabilidade da ética e cidadania no contexto escolar:
- Os princípios éticos devem se embasar em situações reais, nas quais os sujeitos envolvidos possam ter experiências.
- É necessário que haja desenvolvimento da capacidade de autonomia moral dos sujeitos, isto é, da capacidade de analisar e eleger valores para si, consciente e livremente.
- É necessário se atentar ao papel ativo dos sujeitos da aprendizagem, estudantes e docentes, a partir de seus valores previamente construídos e de seus sentimentos e emoções.
É correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
III, apenas.
II, apenas.
I, II e III
I e III,apenas.
“A disposição para a mudança e para a transformação da escola (incluindo formação de docentes, trabalho com os estudantes, participação dos demais funcionários e articulação com a comunidade) potencializa a capacidade de atuação e fortalece todo o trabalho educativo escolar. A escola tem mais força para atingir suas metas educativas com os estudantes, o que reforça a própria instituição e produz um efeito cumulativo, proporcionando transformações cada vez mais profundas e duradouras”. (LODI e ARAÚJO, 2007, p.69).
Podemos dizer que a ética, educação e cidadania percebidas no âmbito escolar:
- Incentiva o protagonismo do aluno nos espaços escolares.
- Pode ser expressada nos Conselhos de Escola e Assembleias Escolares.
- É representado pelos fóruns escolares em que a presença exclusiva dos docentes e discentes contribuem paras as discussões e decisões educativas.
Assinale a alternativa que representa a sequência correta:
I e II, apenas.
III, apenas.
II, apenas.
I, II e III
I e III,apenas.