FORMAÇÃO GERAL XXI


A escola inclusiva pode e deve ter um papel fundamental na construção de valores de ética e de cidadania, que auxiliem os membros que ali convivem a pautarem sua vida pessoal e coletiva no respeito às diferenças provocadoras de exclusão.

Considerando isso, e fazendo uma interpretação do texto disposto no material Ética e Cidadania, Construindo Valores na Escola e na Sociedade, sobre a educação inclusiva nas escolas, assinale a alternativa correta:




  • Em toda escola inclusiva, o aluno está sujeito a segregação, de modo a garantir a sua caminhada no processo de aprendizagem e de construção das competências necessárias para o exercício pleno da cidadania.

  • Escola inclusiva é, aquela que garante a qualidade de ensino educacional a cada um de seus alunos, reconhecendo e respeitando a diversidade e respondendo a cada um de acordo com suas potencialidades e necessidades.

  • A escola é aquela que garante a preferência no ensino educacional aos alunos destaque, tratando todos de forma genérica sem haver necessidade de tratamento diferenciado em nenhum aspecto.

  •  A escola inclusiva é aquela na qual as crianças e os adolescentes vão para aprender as ciências, a língua, a matemática, a história, a física, a geografia, as artes, e apenas isso.

  • A escola somente poderá ser considerada inclusiva quando estiver direcionada para tratar os alunos de forma indiferente em todos os aspectos.