FORMAÇÃO GERAL XXI


Amparados no texto Inclusão Social e Educação, podemos inferir que para construir uma escola de todos e para todos é preciso ajudar na inclusão educativa e social dos alunos que têm particularidades e modos de aprendizagem diferentes das do modelo padrão esperado pela escola. Isso posto, entendemos que a inclusão não diz respeito a somente colocar as pessoas nas escolas regulares, há aspectos importantes e complexos que devem ser considerados ao se buscar a concretude de projetos desta natureza.

 

Sobre as questões que estão relacionadas com a construção de uma escola para todos, analise as assertivas a seguir:

 

I. Para ser para todos, é necessário mudar as escolas, se necessário, e torná-las mais responsivas às necessidades de todas as pessoas nelas inseridas.

II. Para ter uma escola para todos, é necessário capacitar os professores e sensibilizá-los a aceitarem a responsabilidade quanto à aprendizagem de todas as pessoas em suas escolas.

III. Para ter uma escola para todos, é necessário preparar e capacitar os professores para ensinar aquelas crianças, jovens e adultos que estão atual e correntemente excluídas das escolas por qualquer razão.

 

Fazendo uma interpretação do texto disposto no material Ética e Cidadania, Construindo Valores na Escola e na Sociedade, podemos entender que está correto o que se afirma:




  • Nas assertivas I e II, apenas.

  • Na assertiva II, apenas.

  • Na assertiva I, apenas.

  • Nas assertivas I, II e III.

  • Na assertiva III, apenas.