FORMAÇÃO GERAL XXI


O Programa Ética e Cidadania deve ser visto como um projeto pelo qual a comunidade escolar pode iniciar, retomar ou aprofundar ações educativas que levem à formação ética e moral de todos os membros que atuam nas instituições escolares. Esse trabalho pressupõe intervenções, focando quatro grandes eixos, ou módulos, independentes, mas com nítida inter-relação entre eles: Ética; Convivência democrática; Direitos Humanos e Inclusão Social.

 

(1) Ética

(2) Convivência democrática

(3) Direitos humanos

(4) Inclusão social

 

(    ) O trabalho com as diversas formas de deficiências e com as exclusões geradas pelas diferenças social, econômica, psíquica, física, cultural, racial, de gênero e ideológica serão foco de abordagem neste programa.

(    )  Trata-se de gerar ações, reflexões e discussões sobre o significado desses valores e a sua importância para o desenvolvimento dos seres humanos e suas relações com o mundo.

(    ) Tem o objetivo explícito de introduzir o trabalho com assembleias escolares e com resolução de conflitos. Possibilita também outros tipos de ações como os grêmios e aproximações da escola com a comunidade.

(  ) A construção de valores socialmente desejáveis é um primeiro objetivo, daí o trabalho voltado para o conhecimento e desenvolvimento de experiências educativas focando a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

 

Assinale  a alternativa que representa a sequência correta:




  • 4, 1, 2, 3.

  • 3, 2, 1, 4.

  • 3, 1, 2, 4.

  • 1, 2, 3, 4.

  • 4, 2, 1, 3.