FORMAÇÃO GERAL XXI


A Educação em Direitos Humanos é essencialmente a formação de uma cultura de respeito à dignidade humana através da promoção e da vivência dos valores da liberdade, da justiça, da igualdade, da solidariedade, da cooperação, da tolerância e da paz.

Maria Victoria Benevides, Palestra de abertura do Seminário de Educação em Direitos Humanos, São Paulo. Acesso em 10/05/2022

Considerando este pequeno conceito sobre Educação e Direitos Humanos, e fazendo uma interpretação do texto disposto no material Ética e Cidadania, Construindo Valores na Escola e na Sociedade, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

 

Se quisermos promover uma educação ética e voltada para a cidadania, podemos tomar como base temáticas significativas do ponto de vista ético, como é o caso daquelas contidas na DECLAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS – DUDH.

 

PORQUE

 

A DUDH, por conter o consenso da comunidade internacional sobre os direitos considerados fundamentais ao ser humano, pode ser um guia de referência para a análise dos conflitos de valores vivenciados em nosso cotidiano e para a elaboração de programas educacionais que objetivem uma educação em valores.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.




  • A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

     

  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

  •  As asserções I e II são proposições falsas.

  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

  • A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.