FORMAÇÃO GERAL XXI


Marque a alternativa correta:  Baseado na perspectiva do texto sobre Inclusão Social e Educação, a escola de qualidade, que todos querem para os próprios filhos e para todos, pode ser percebida como aquela que pratica cidadania e contempla as diferenças. Nesse sentido, uma escola inclusiva que realmente pode ser chamada de escola para todos é aquela capaz de:




  • Entender que a expansão escolar não pode ser garantia de uma ruptura da estrutura social, marcada pela desigualdade, pois não são todos que têm condições de aprender.

  • Oferecer o ensino profissionalizante para os filhos dos trabalhadores como uma forma de preparação da mão de obra para o mercado de trabalho e ascensão social.

  • Formar professores competentes e habilitados a atuar na adversidade da realidade educacional em que se precisa garantir a qualidade do ensino, tendo em vista que a maioria dos alunos não aprendem, e isso é líquido e certo.

     

  • Contemplar perspectivas que coloquem uma dimensão histórica e crítica na construção do regular instalado, de forma a permitir que as diferenças sejam percebidas como enriquecimento e não como obstáculos a um padrão único inexistente.

  • Garantir o ensino regular para os alunos da elite com conhecimentos clássicos e voltados para a formação humanista.