FORMAÇÃO GERAL XXI


A Práxis é um termo empregado pelo educador Paulo Freire, configurando-se em  teoria e prática, ação e reflexão. Quando pensamos em cidadania, ética e educação, remetemos à práxis. Temos que ter conhecimento, teorização, conceitos pautados em leis como os artigos da  Declaração Universal dos Direitos Humanos e também temos que experienciar o que se preoniza nessa Declaração. A escola como uma organização, cujo objetivo institucional é EDUCAR, deve aplicar o que se estabelece na legislação.

Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

1. É necessário considerar o acolhimento dos estudantes – de suas diferenças, potencialidades e dificuldades – e o papel reservado aos discentes na instituição. O cuidado e a atenção com suas questões e problemáticas de vida precisam concretizar o respeito mútuo, o diálogo, a justiça e a solidariedade que queremos ensinar.

 

PORQUE

 

2. No ambiente escolar, a melhor forma de  ensinar os alunos é estimular às  reflexões e vivências. O convívio escolar é um elemento-chave na formação ética dos estudantes; o convívio social possiblita a construção de ambientes mais democráticos.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.




  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta  da I.

  • A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

  • A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

  • As asserções I e II são proposições falsas.

  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.