ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM PEDAGOGIA
A complexidade do homem enquanto objeto de estudo é evidente: simultaneamente é um ser biológico e não biológico; possui um cérebro que é um órgão morfológico e um espírito ou uma consciência que é psíquica. Possui um pensamento que é racional, empírico e técnico e ao mesmo tempo simbólico, mítico e mágico. Possui um código genético que estabelece possibilidades e limitações, mas interage efetivamente com uma enorme diversidade de meios físico-geográficos e socioculturais. (COUTINHO E MOREIRA, 2006).
Para o profissional de educação é muito importante saber dessa complexidade humana, e conhecer bem o seu aluno, por quê?
I- Para propor atividades adequadas à faixa etária de seus alunos oportunizando estímulos na medida certa, para que suas aulas sejam ao mesmo tempo interessantes e desafiadoras.
II- Para detectar, avaliar e resolver os problemas cognitivos, psicológicos e de relacionamento que os alunos, por ventura, venham a apresentar durante o período de suas aulas.
III- Para trabalhar de forma contextualizada, levando em consideração a realidade do aluno, sua cultura, sua etnia, a sociedade a qual pertence permitindo-lhe processar suas mudanças internas e externas de forma saudável e natural.
IV- Para considerar seu aluno como um ser integral, alguém com sentimentos, necessidades e habilidades específicas. É preciso propiciar aos alunos a capacidade de se conhecer e conhecer e interpretar o mundo.
É correto o que se afirma em:
III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
Texto 1
Meus errinhos
Pedro bandeira
Está bem, eu confesso que errei.
Eu errei, está bem, me dê zero!
Me dê bronca, castigo, conselho.
Mas eu tenho o direito de errar.
Só o que eu peço é que saibam
Que eu necessito errar.
Se eu não errar vez por outra
Como é que eu vou aprender
Como se faz pra acertar?
Pais, professores, adultos
Também já erraram à vontade,
Já fizeram sujeira e borrão.
Ou vai dizer que a borracha
Surgiu só nesta geração?
Vocês que errando aprenderam,
Ouçam o que eu tenho a falar:
Se até hoje cometem seus erros,
Só as crianças não podem errar?
Concordem, eu estou aprendendo.
Comparem meus erros com os seus,
Se já cometeram os seus erros,
Deixem-me agora com os meus!
Disponível em: https://www.pensador.com/poesias_de_pedro_bandeira/. Acesso em 18/02/19.
Texto 2
A abordagem humanista, em educação, é muito valorizada atualmente e está no marketing das escolas particulares, nos PPPs das escolas públicas, nas propostas de ensino do MEC, na Pedagogia do oprimido de Paulo Freire e, claro, nos planos de aula dos professores. O aluno é considerado como uma pessoa situada no mundo. Não existem modelos prontos nem regras fixas a seguir, existe o tempo do aluno, um processo de vir a ser.
Sobre a Abordagem Humanista em educação, avalie as afirmativas abaixo:
I- A abordagem humanista tem o homem como centro e suas realizações pessoais são fundamentais para que o seu crescimento aconteça, de forma progressiva e contínua.
II- A abordagem humanista considera o homem como uma pessoa completa, considerando as dimensões (biológica, psicológica, social, cultural, afetiva e espiritual).
III- A abordagem humanista, vê o homem como independente, ele consegue sobreviver sozinho independente do outro e não pode contribuir para que o outro sobreviva.
IV- A abordagem humanista, tem o homem como um projeto permanentemente em construção é um ser inacabado, em constante processo de construção e de atualização.
É correto o que se afirma em:
I, II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
A Escola estadual Mariana passou por um período de mudanças em relação as características de sua gestão. Expandiu suas ligações com a comunidade em que está inserida, fortaleceu a equipe escolar, acompanhou a assiduidade e a aprendizagem dos alunos. Quando surgiram problemas, os membros da equipe escolar, formado por professores, gestores e pedagogos e alunos, conversaram entre si. E, passaram a considerar que a reflexão por parte dos educadores acerca da importância da sua atuação profissional e do papel ativo na formação de seus alunos é necessária e que, por isso mesmo, o estudo e aperfeiçoamento profissional deve ser constante:
Analise as afirmativas a seguir verificando se são coerentes ou não, quanto a competências que cabem ao professor na sua atuação profissional.
I. O docente deve perceber que o entrelaçamento do desenvolvimento biológico, psicológico, social e cultural de cada pessoa torna-a única e traça as diretrizes de sua forma de aprender.
II. O docente deve compreender desenvolvimento infantil para que consiga propor atividade adequada às crianças.
III. O docente deve estar atento ao fato de que uma das causas do fracasso escolar pode ser provocada pela falta de habilidade didática do professor.
IV. O docente deve buscar estratégias de ensino e metodologias que se adequem a cada um de seus alunos, pois todos possuem capacidades e potencialidades para aprender.
É correto o que se afirma em:
II, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, III, e IV, apenas.
I, II, III e IV.
A situação descrita a seguir ocorreu entre uma pesquisadora, identificando como “Ex” no evento de pesquisa abaixo destacado, e o aluno Lucas, de 5 anos de idade.
Ex: - Vou mostrar para você duas figuras, dois cartões. Vou ler, pra você me dizer qual é o que tem mais pedaços. Qual é a palavrinha maior: formiga ou boi?
Lucas: - Formiga.
Ex: - Como foi que você descobriu?
Lucas: - Eu olhei assim... no dedo.
Ex: - Como foi que você fez no dedo?
Lucas: -Fiz assim... for-mi-ga.
Ex: - Cama. Ventilador. Qual é maior?
Lucas: - Ca-ma, ven-ti-la-dor... ventilador.
Ex:- Como é que você descobriu?
Lucas: - Porque tem quatro palavras.
AQUINO, S. B. O trabalho com consciência fonológica na Educação Infantil e processo de apropriação da escrita pelas crianças. Recife: FPE, 2007, p. 121 (adaptado).
Analisando este diálogo, um professor que integre as contribuições da linguística à sua proposta de trabalho com a língua escrita, na abordagem interacionista, deveria concluir que o aluno Lucas
I. Considera o significado das figuras mostradas pela pesquisadora para comparar as palavras (formiga e boi; cama e ventilador), e encontra-se na fase do realismo nominal.
II. Analisa a quantidade de segmentos sonoros das palavras de forma intencional.
III. Utiliza o termo “palavras” para indicar “sílabas”, mas esse “equívoco” não interfere na análise das unidades sonoras, sendo possível que ocorram avanços na consciência fonológica.
IV. Emprega a habilidade de comparação das palavras quanto às suas unidades sonoras e demonstra o desenvolvimento da consciência de unidades silábicas.
É correto apenas o que se afirma em:
I, II e III.
I e IV.
II, III e IV.
II e IV.
I e III.
O trabalho é uma relação social fundamental dos homens com a natureza, que leva a criação do indivíduo e da sociedade. Essa atividade do homem, em sua apropriação e transformação do mundo é, ao mesmo tempo, processo histórico e processo de humanização, desencadeado pela dupla relação dos homens com a natureza e entre si.
Tendo em vista o que se afirma no trecho acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O homem é mais que sua individualidade é ator de mudanças nas interações sociais.
PORQUE
II. A transformação permanente do homem, em seu contato com a natureza e com os outros homens, gera a constante mudança da sociedade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
O Estágio Supervisionado compreende "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...)" (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10).
Considerando o fragmento, acima apresentado, analise o seguinte enunciado.
No que se refere aos trabalhos propostos durante cada um dos estágios, no nosso curso de Pedagogia, os estágios têm por objetivo levar o aluno a conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar.
Dessa forma, é preciso então:
Que o Estágio Curricular seja realizado pelo(a) aluno(a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação, acompanhamento e supervisão da equipe de orientadores do campo, da gestão do curso e dos docentes da Instituição.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma complementação correta da primeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Leia o texto a seguir:
Pesquisa aponta redução drástica de besouros na Amazônia.
Figura: Besouro rola-bosta. Fonte: https://www.climatempo.com.br/noticia/2020/02/13/pesquisa-aponta-reducao-drastica-de-besouros-na-amazonia-1880. Acesso em: 13 fev. 2020.
A população desses insetos na Amazônia caiu para um terço do total original após o El Niño registrado de 2014 a 2016, aponta um estudo publicado na edição desta semana do periódico "Biotropica". O levantamento soma-se a tantas outras pesquisas recentes que mostram um cenário alarmante: o mundo pode estar perto de um apocalipse dos insetos. E esse cenário é muito grave para a viabilidade da vida na Terra.
"Condições climáticas extremas, aliadas às atividades humanas, como degradação florestal, incêndios e desmatamento, estão causando grandes perdas para os insetos", afirma à DW Brasil o biólogo Filipe França.
"É suficientemente preocupante quando mostramos que mais da metade dos besouros foram perdidos após o evento climático do El Niño, mas o problema não para por aí. Nossos resultados também mostram que a contribuição desses besouros (figura) para espalhar nutrientes e sementes nas florestas foi reduzida, respectivamente, em 67% e 22%", diz.
Trecho disponível em: https://www.dw.com/pt-br/pesquisa-aponta-redu%C3%A7%C3%A3o-dr%C3%A1stica-de-besouros-na-amaz%C3%B4nia/a-52369264. Acesso em: 12 fev. 2020
Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I) A reprodução das plantas na Amazonia foram prejudicadas devido à ausência dos besouros que, atuam como agentes disseminadores das sementes e nutrientes nas florestas.
PORQUE
II) As ações do homem, bem como as alterações climáticas contribuem para a diminuição da população de besouros na Amazonia.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
O projeto político-pedagógico elaborado apenas por especialistas não consegue representar os anseios da comunidade escolar, por isso ele deve ser entendido como um processo que inclui as discussões sobre a comunidade local, as prioridades e os objetivos de cada escola e os problemas que precisam ser superados, por meio da criação de práticas pedagógicas coletivas e da co-responsabilidade de todos os membros da comunidade escolar.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_cad1.pdf Acesso em: 15 ago. 2017.
Para a elaboração coletiva desse projeto educativo, é importante considerar:
I. a experiência acumulada dos profissionais da educação mais antigos da escola, pois eles são os responsáveis pela cultura organizacional e nada pode ser mudado para não atrapalhar o trabalho que já vem sendo desenvolvido há anos naquela instituição;
II. os objetivos e os valores a serem coletivamente assumidos, definindo prioridades e contribuindo para a organização do currículo de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, levando em conta a realidade do contexto local;
III. o desafio de constituir uma gestão democrática que contribua efetivamente para o processo de construção da autonomia pedagógica, financeira e administrativa, combatendo a ideia burocrática de hierarquia e autoritarismo;
IV. a filosofia da escola, deve se sustentar por uma análise crítica da realidade que a caracterize em sua singularidade, permitindo um acompanhamento e avaliação contínuos por parte de toda a comunidade escolar.
Estão corretos os itens:
I – II – III, apenas.
III – IV, apenas.
II – III – IV, apenas.
I – II – IV, apenas.
II – III, apenas.
Durante muitos anos, foi praticado no Brasil, o ensino da Geografia Tradicional que se traduziu, e muitas vezes ainda se traduz, pelo estudo descritivo das paisagens naturais e humanizadas, de forma dissociada do espaço vivido pela sociedade e das relações contraditórias de produção e organização do espaço [...]. Com as mudanças no cenário mundial, a realidade tornou-se mais complexa: o desenvolvimento do capitalismo e da globalização [...] as realidades locais passaram a estar articuladas em uma rede de escala mundial. Cada lugar deixou de explicar-se por si mesmo. Os métodos e as teorias da Geografia Tradicional tornaram-se insuficientes para alcançar essa complexidade e principalmente para explicá-la.
Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro052.pdf. Acesso em 08/02/19.
De acordo com as afirmações do texto, assinale o que, com essas mudanças, o ensino da Geografia deve enfatizar.
O Estudo não só do espaço geográfico, mas a análise das relações mundiais, contemplando as questões econômicas, sociais, políticas e ideológicas.
O Estudo não só do espaço geográfico, mas a origem das paisagens naturais, das paisagens construídas e sua produtividade.
O Estudo do espaço geográfico, as paisagens naturais, a urbanização, o cenário mundial, a globalização e o capitalismo.
O Estudo não só do espaço geográfico, mas também o desenvolvimento do capitalismo ponderando sobre a importância do mercado financeiro.
O Estudo somente do espaço geográfico com suas paisagens naturais de forma descritiva porque essa é a finalidade da disciplina Geografia.
As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil - DCNEI/2010, em seu artigo 9º define os eixos estruturantes das práticas pedagógicas para a Educação Infantil: as Interações e as Brincadeiras. Para garantir esses eixos estruturantes, a BNCC traz os direitos de aprendizagem e desenvolvimento. São eles:
Brincar, cuidar e educar.
Brincar, cuidar, educar, participar; explorar.
Matemática, linguagem oral e escrita, movimento, artes visuais e natureza e sociedade.
Conviver; brincar; participar; explorar; expressar; conhecer-se.
Eu o outro e nós, Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.
III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
Texto 1
Meus errinhos
Pedro bandeira
Está bem, eu confesso que errei.
Eu errei, está bem, me dê zero!
Me dê bronca, castigo, conselho.
Mas eu tenho o direito de errar.
Só o que eu peço é que saibam
Que eu necessito errar.
Se eu não errar vez por outra
Como é que eu vou aprender
Como se faz pra acertar?
Pais, professores, adultos
Também já erraram à vontade,
Já fizeram sujeira e borrão.
Ou vai dizer que a borracha
Surgiu só nesta geração?
Vocês que errando aprenderam,
Ouçam o que eu tenho a falar:
Se até hoje cometem seus erros,
Só as crianças não podem errar?
Concordem, eu estou aprendendo.
Comparem meus erros com os seus,
Se já cometeram os seus erros,
Deixem-me agora com os meus!
Disponível em: https://www.pensador.com/poesias_de_pedro_bandeira/. Acesso em 18/02/19.
Texto 2
A abordagem humanista, em educação, é muito valorizada atualmente e está no marketing das escolas particulares, nos PPPs das escolas públicas, nas propostas de ensino do MEC, na Pedagogia do oprimido de Paulo Freire e, claro, nos planos de aula dos professores. O aluno é considerado como uma pessoa situada no mundo. Não existem modelos prontos nem regras fixas a seguir, existe o tempo do aluno, um processo de vir a ser.
Sobre a Abordagem Humanista em educação, avalie as afirmativas abaixo:
I- A abordagem humanista tem o homem como centro e suas realizações pessoais são fundamentais para que o seu crescimento aconteça, de forma progressiva e contínua.
II- A abordagem humanista considera o homem como uma pessoa completa, considerando as dimensões (biológica, psicológica, social, cultural, afetiva e espiritual).
III- A abordagem humanista, vê o homem como independente, ele consegue sobreviver sozinho independente do outro e não pode contribuir para que o outro sobreviva.
IV- A abordagem humanista, tem o homem como um projeto permanentemente em construção é um ser inacabado, em constante processo de construção e de atualização.
É correto o que se afirma em:
I, II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
A Escola estadual Mariana passou por um período de mudanças em relação as características de sua gestão. Expandiu suas ligações com a comunidade em que está inserida, fortaleceu a equipe escolar, acompanhou a assiduidade e a aprendizagem dos alunos. Quando surgiram problemas, os membros da equipe escolar, formado por professores, gestores e pedagogos e alunos, conversaram entre si. E, passaram a considerar que a reflexão por parte dos educadores acerca da importância da sua atuação profissional e do papel ativo na formação de seus alunos é necessária e que, por isso mesmo, o estudo e aperfeiçoamento profissional deve ser constante:
Analise as afirmativas a seguir verificando se são coerentes ou não, quanto a competências que cabem ao professor na sua atuação profissional.
I. O docente deve perceber que o entrelaçamento do desenvolvimento biológico, psicológico, social e cultural de cada pessoa torna-a única e traça as diretrizes de sua forma de aprender.
II. O docente deve compreender desenvolvimento infantil para que consiga propor atividade adequada às crianças.
III. O docente deve estar atento ao fato de que uma das causas do fracasso escolar pode ser provocada pela falta de habilidade didática do professor.
IV. O docente deve buscar estratégias de ensino e metodologias que se adequem a cada um de seus alunos, pois todos possuem capacidades e potencialidades para aprender.
É correto o que se afirma em:
II, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, III, e IV, apenas.
I, II, III e IV.
A situação descrita a seguir ocorreu entre uma pesquisadora, identificando como “Ex” no evento de pesquisa abaixo destacado, e o aluno Lucas, de 5 anos de idade.
Ex: - Vou mostrar para você duas figuras, dois cartões. Vou ler, pra você me dizer qual é o que tem mais pedaços. Qual é a palavrinha maior: formiga ou boi?
Lucas: - Formiga.
Ex: - Como foi que você descobriu?
Lucas: - Eu olhei assim... no dedo.
Ex: - Como foi que você fez no dedo?
Lucas: -Fiz assim... for-mi-ga.
Ex: - Cama. Ventilador. Qual é maior?
Lucas: - Ca-ma, ven-ti-la-dor... ventilador.
Ex:- Como é que você descobriu?
Lucas: - Porque tem quatro palavras.
AQUINO, S. B. O trabalho com consciência fonológica na Educação Infantil e processo de apropriação da escrita pelas crianças. Recife: FPE, 2007, p. 121 (adaptado).
Analisando este diálogo, um professor que integre as contribuições da linguística à sua proposta de trabalho com a língua escrita, na abordagem interacionista, deveria concluir que o aluno Lucas
I. Considera o significado das figuras mostradas pela pesquisadora para comparar as palavras (formiga e boi; cama e ventilador), e encontra-se na fase do realismo nominal.
II. Analisa a quantidade de segmentos sonoros das palavras de forma intencional.
III. Utiliza o termo “palavras” para indicar “sílabas”, mas esse “equívoco” não interfere na análise das unidades sonoras, sendo possível que ocorram avanços na consciência fonológica.
IV. Emprega a habilidade de comparação das palavras quanto às suas unidades sonoras e demonstra o desenvolvimento da consciência de unidades silábicas.
É correto apenas o que se afirma em:
I, II e III.
I e IV.
II, III e IV.
II e IV.
I e III.
O trabalho é uma relação social fundamental dos homens com a natureza, que leva a criação do indivíduo e da sociedade. Essa atividade do homem, em sua apropriação e transformação do mundo é, ao mesmo tempo, processo histórico e processo de humanização, desencadeado pela dupla relação dos homens com a natureza e entre si.
Tendo em vista o que se afirma no trecho acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O homem é mais que sua individualidade é ator de mudanças nas interações sociais.
PORQUE
II. A transformação permanente do homem, em seu contato com a natureza e com os outros homens, gera a constante mudança da sociedade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
O Estágio Supervisionado compreende "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...)" (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10).
Considerando o fragmento, acima apresentado, analise o seguinte enunciado.
No que se refere aos trabalhos propostos durante cada um dos estágios, no nosso curso de Pedagogia, os estágios têm por objetivo levar o aluno a conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar.
Dessa forma, é preciso então:
Que o Estágio Curricular seja realizado pelo(a) aluno(a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação, acompanhamento e supervisão da equipe de orientadores do campo, da gestão do curso e dos docentes da Instituição.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma complementação correta da primeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Leia o texto a seguir:
Pesquisa aponta redução drástica de besouros na Amazônia.
Figura: Besouro rola-bosta. Fonte: https://www.climatempo.com.br/noticia/2020/02/13/pesquisa-aponta-reducao-drastica-de-besouros-na-amazonia-1880. Acesso em: 13 fev. 2020.
A população desses insetos na Amazônia caiu para um terço do total original após o El Niño registrado de 2014 a 2016, aponta um estudo publicado na edição desta semana do periódico "Biotropica". O levantamento soma-se a tantas outras pesquisas recentes que mostram um cenário alarmante: o mundo pode estar perto de um apocalipse dos insetos. E esse cenário é muito grave para a viabilidade da vida na Terra.
"Condições climáticas extremas, aliadas às atividades humanas, como degradação florestal, incêndios e desmatamento, estão causando grandes perdas para os insetos", afirma à DW Brasil o biólogo Filipe França.
"É suficientemente preocupante quando mostramos que mais da metade dos besouros foram perdidos após o evento climático do El Niño, mas o problema não para por aí. Nossos resultados também mostram que a contribuição desses besouros (figura) para espalhar nutrientes e sementes nas florestas foi reduzida, respectivamente, em 67% e 22%", diz.
Trecho disponível em: https://www.dw.com/pt-br/pesquisa-aponta-redu%C3%A7%C3%A3o-dr%C3%A1stica-de-besouros-na-amaz%C3%B4nia/a-52369264. Acesso em: 12 fev. 2020
Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I) A reprodução das plantas na Amazonia foram prejudicadas devido à ausência dos besouros que, atuam como agentes disseminadores das sementes e nutrientes nas florestas.
PORQUE
II) As ações do homem, bem como as alterações climáticas contribuem para a diminuição da população de besouros na Amazonia.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
O projeto político-pedagógico elaborado apenas por especialistas não consegue representar os anseios da comunidade escolar, por isso ele deve ser entendido como um processo que inclui as discussões sobre a comunidade local, as prioridades e os objetivos de cada escola e os problemas que precisam ser superados, por meio da criação de práticas pedagógicas coletivas e da co-responsabilidade de todos os membros da comunidade escolar.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_cad1.pdf Acesso em: 15 ago. 2017.
Para a elaboração coletiva desse projeto educativo, é importante considerar:
I. a experiência acumulada dos profissionais da educação mais antigos da escola, pois eles são os responsáveis pela cultura organizacional e nada pode ser mudado para não atrapalhar o trabalho que já vem sendo desenvolvido há anos naquela instituição;
II. os objetivos e os valores a serem coletivamente assumidos, definindo prioridades e contribuindo para a organização do currículo de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, levando em conta a realidade do contexto local;
III. o desafio de constituir uma gestão democrática que contribua efetivamente para o processo de construção da autonomia pedagógica, financeira e administrativa, combatendo a ideia burocrática de hierarquia e autoritarismo;
IV. a filosofia da escola, deve se sustentar por uma análise crítica da realidade que a caracterize em sua singularidade, permitindo um acompanhamento e avaliação contínuos por parte de toda a comunidade escolar.
Estão corretos os itens:
I – II – III, apenas.
III – IV, apenas.
II – III – IV, apenas.
I – II – IV, apenas.
II – III, apenas.
Durante muitos anos, foi praticado no Brasil, o ensino da Geografia Tradicional que se traduziu, e muitas vezes ainda se traduz, pelo estudo descritivo das paisagens naturais e humanizadas, de forma dissociada do espaço vivido pela sociedade e das relações contraditórias de produção e organização do espaço [...]. Com as mudanças no cenário mundial, a realidade tornou-se mais complexa: o desenvolvimento do capitalismo e da globalização [...] as realidades locais passaram a estar articuladas em uma rede de escala mundial. Cada lugar deixou de explicar-se por si mesmo. Os métodos e as teorias da Geografia Tradicional tornaram-se insuficientes para alcançar essa complexidade e principalmente para explicá-la.
Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro052.pdf. Acesso em 08/02/19.
De acordo com as afirmações do texto, assinale o que, com essas mudanças, o ensino da Geografia deve enfatizar.
O Estudo não só do espaço geográfico, mas a análise das relações mundiais, contemplando as questões econômicas, sociais, políticas e ideológicas.
O Estudo não só do espaço geográfico, mas a origem das paisagens naturais, das paisagens construídas e sua produtividade.
O Estudo do espaço geográfico, as paisagens naturais, a urbanização, o cenário mundial, a globalização e o capitalismo.
O Estudo não só do espaço geográfico, mas também o desenvolvimento do capitalismo ponderando sobre a importância do mercado financeiro.
O Estudo somente do espaço geográfico com suas paisagens naturais de forma descritiva porque essa é a finalidade da disciplina Geografia.
As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil - DCNEI/2010, em seu artigo 9º define os eixos estruturantes das práticas pedagógicas para a Educação Infantil: as Interações e as Brincadeiras. Para garantir esses eixos estruturantes, a BNCC traz os direitos de aprendizagem e desenvolvimento. São eles:
Brincar, cuidar e educar.
Brincar, cuidar, educar, participar; explorar.
Matemática, linguagem oral e escrita, movimento, artes visuais e natureza e sociedade.
Conviver; brincar; participar; explorar; expressar; conhecer-se.
Eu o outro e nós, Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.
Está bem, eu confesso que errei.
Eu errei, está bem, me dê zero!
Me dê bronca, castigo, conselho.
Mas eu tenho o direito de errar.
Só o que eu peço é que saibam
Que eu necessito errar.
Se eu não errar vez por outra
Como é que eu vou aprender
Como se faz pra acertar?
Também já erraram à vontade,
Já fizeram sujeira e borrão.
Ou vai dizer que a borracha
Surgiu só nesta geração?
Vocês que errando aprenderam,
Ouçam o que eu tenho a falar:
Se até hoje cometem seus erros,
Só as crianças não podem errar?
Concordem, eu estou aprendendo.
Comparem meus erros com os seus,
Se já cometeram os seus erros,
Deixem-me agora com os meus!
I, II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
A Escola estadual Mariana passou por um período de mudanças em relação as características de sua gestão. Expandiu suas ligações com a comunidade em que está inserida, fortaleceu a equipe escolar, acompanhou a assiduidade e a aprendizagem dos alunos. Quando surgiram problemas, os membros da equipe escolar, formado por professores, gestores e pedagogos e alunos, conversaram entre si. E, passaram a considerar que a reflexão por parte dos educadores acerca da importância da sua atuação profissional e do papel ativo na formação de seus alunos é necessária e que, por isso mesmo, o estudo e aperfeiçoamento profissional deve ser constante:
Analise as afirmativas a seguir verificando se são coerentes ou não, quanto a competências que cabem ao professor na sua atuação profissional.
I. O docente deve perceber que o entrelaçamento do desenvolvimento biológico, psicológico, social e cultural de cada pessoa torna-a única e traça as diretrizes de sua forma de aprender.
II. O docente deve compreender desenvolvimento infantil para que consiga propor atividade adequada às crianças.
III. O docente deve estar atento ao fato de que uma das causas do fracasso escolar pode ser provocada pela falta de habilidade didática do professor.
IV. O docente deve buscar estratégias de ensino e metodologias que se adequem a cada um de seus alunos, pois todos possuem capacidades e potencialidades para aprender.
É correto o que se afirma em:
II, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, III, e IV, apenas.
I, II, III e IV.
A situação descrita a seguir ocorreu entre uma pesquisadora, identificando como “Ex” no evento de pesquisa abaixo destacado, e o aluno Lucas, de 5 anos de idade.
Ex: - Vou mostrar para você duas figuras, dois cartões. Vou ler, pra você me dizer qual é o que tem mais pedaços. Qual é a palavrinha maior: formiga ou boi?
Lucas: - Formiga.
Ex: - Como foi que você descobriu?
Lucas: - Eu olhei assim... no dedo.
Ex: - Como foi que você fez no dedo?
Lucas: -Fiz assim... for-mi-ga.
Ex: - Cama. Ventilador. Qual é maior?
Lucas: - Ca-ma, ven-ti-la-dor... ventilador.
Ex:- Como é que você descobriu?
Lucas: - Porque tem quatro palavras.
AQUINO, S. B. O trabalho com consciência fonológica na Educação Infantil e processo de apropriação da escrita pelas crianças. Recife: FPE, 2007, p. 121 (adaptado).
Analisando este diálogo, um professor que integre as contribuições da linguística à sua proposta de trabalho com a língua escrita, na abordagem interacionista, deveria concluir que o aluno Lucas
I. Considera o significado das figuras mostradas pela pesquisadora para comparar as palavras (formiga e boi; cama e ventilador), e encontra-se na fase do realismo nominal.
II. Analisa a quantidade de segmentos sonoros das palavras de forma intencional.
III. Utiliza o termo “palavras” para indicar “sílabas”, mas esse “equívoco” não interfere na análise das unidades sonoras, sendo possível que ocorram avanços na consciência fonológica.
IV. Emprega a habilidade de comparação das palavras quanto às suas unidades sonoras e demonstra o desenvolvimento da consciência de unidades silábicas.
É correto apenas o que se afirma em:
I, II e III.
I e IV.
II, III e IV.
II e IV.
I e III.
O trabalho é uma relação social fundamental dos homens com a natureza, que leva a criação do indivíduo e da sociedade. Essa atividade do homem, em sua apropriação e transformação do mundo é, ao mesmo tempo, processo histórico e processo de humanização, desencadeado pela dupla relação dos homens com a natureza e entre si.
Tendo em vista o que se afirma no trecho acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O homem é mais que sua individualidade é ator de mudanças nas interações sociais.
PORQUE
II. A transformação permanente do homem, em seu contato com a natureza e com os outros homens, gera a constante mudança da sociedade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
O Estágio Supervisionado compreende "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...)" (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10).
Considerando o fragmento, acima apresentado, analise o seguinte enunciado.
No que se refere aos trabalhos propostos durante cada um dos estágios, no nosso curso de Pedagogia, os estágios têm por objetivo levar o aluno a conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar.
Dessa forma, é preciso então:
Que o Estágio Curricular seja realizado pelo(a) aluno(a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação, acompanhamento e supervisão da equipe de orientadores do campo, da gestão do curso e dos docentes da Instituição.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma complementação correta da primeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Leia o texto a seguir:
Pesquisa aponta redução drástica de besouros na Amazônia.
Figura: Besouro rola-bosta. Fonte: https://www.climatempo.com.br/noticia/2020/02/13/pesquisa-aponta-reducao-drastica-de-besouros-na-amazonia-1880. Acesso em: 13 fev. 2020.
A população desses insetos na Amazônia caiu para um terço do total original após o El Niño registrado de 2014 a 2016, aponta um estudo publicado na edição desta semana do periódico "Biotropica". O levantamento soma-se a tantas outras pesquisas recentes que mostram um cenário alarmante: o mundo pode estar perto de um apocalipse dos insetos. E esse cenário é muito grave para a viabilidade da vida na Terra.
"Condições climáticas extremas, aliadas às atividades humanas, como degradação florestal, incêndios e desmatamento, estão causando grandes perdas para os insetos", afirma à DW Brasil o biólogo Filipe França.
"É suficientemente preocupante quando mostramos que mais da metade dos besouros foram perdidos após o evento climático do El Niño, mas o problema não para por aí. Nossos resultados também mostram que a contribuição desses besouros (figura) para espalhar nutrientes e sementes nas florestas foi reduzida, respectivamente, em 67% e 22%", diz.
Trecho disponível em: https://www.dw.com/pt-br/pesquisa-aponta-redu%C3%A7%C3%A3o-dr%C3%A1stica-de-besouros-na-amaz%C3%B4nia/a-52369264. Acesso em: 12 fev. 2020
Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I) A reprodução das plantas na Amazonia foram prejudicadas devido à ausência dos besouros que, atuam como agentes disseminadores das sementes e nutrientes nas florestas.
PORQUE
II) As ações do homem, bem como as alterações climáticas contribuem para a diminuição da população de besouros na Amazonia.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
O projeto político-pedagógico elaborado apenas por especialistas não consegue representar os anseios da comunidade escolar, por isso ele deve ser entendido como um processo que inclui as discussões sobre a comunidade local, as prioridades e os objetivos de cada escola e os problemas que precisam ser superados, por meio da criação de práticas pedagógicas coletivas e da co-responsabilidade de todos os membros da comunidade escolar.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_cad1.pdf Acesso em: 15 ago. 2017.
Para a elaboração coletiva desse projeto educativo, é importante considerar:
I. a experiência acumulada dos profissionais da educação mais antigos da escola, pois eles são os responsáveis pela cultura organizacional e nada pode ser mudado para não atrapalhar o trabalho que já vem sendo desenvolvido há anos naquela instituição;
II. os objetivos e os valores a serem coletivamente assumidos, definindo prioridades e contribuindo para a organização do currículo de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, levando em conta a realidade do contexto local;
III. o desafio de constituir uma gestão democrática que contribua efetivamente para o processo de construção da autonomia pedagógica, financeira e administrativa, combatendo a ideia burocrática de hierarquia e autoritarismo;
IV. a filosofia da escola, deve se sustentar por uma análise crítica da realidade que a caracterize em sua singularidade, permitindo um acompanhamento e avaliação contínuos por parte de toda a comunidade escolar.
Estão corretos os itens:
I – II – III, apenas.
III – IV, apenas.
II – III – IV, apenas.
I – II – IV, apenas.
II – III, apenas.
Durante muitos anos, foi praticado no Brasil, o ensino da Geografia Tradicional que se traduziu, e muitas vezes ainda se traduz, pelo estudo descritivo das paisagens naturais e humanizadas, de forma dissociada do espaço vivido pela sociedade e das relações contraditórias de produção e organização do espaço [...]. Com as mudanças no cenário mundial, a realidade tornou-se mais complexa: o desenvolvimento do capitalismo e da globalização [...] as realidades locais passaram a estar articuladas em uma rede de escala mundial. Cada lugar deixou de explicar-se por si mesmo. Os métodos e as teorias da Geografia Tradicional tornaram-se insuficientes para alcançar essa complexidade e principalmente para explicá-la.
Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro052.pdf. Acesso em 08/02/19.
De acordo com as afirmações do texto, assinale o que, com essas mudanças, o ensino da Geografia deve enfatizar.
O Estudo não só do espaço geográfico, mas a análise das relações mundiais, contemplando as questões econômicas, sociais, políticas e ideológicas.
O Estudo não só do espaço geográfico, mas a origem das paisagens naturais, das paisagens construídas e sua produtividade.
O Estudo do espaço geográfico, as paisagens naturais, a urbanização, o cenário mundial, a globalização e o capitalismo.
O Estudo não só do espaço geográfico, mas também o desenvolvimento do capitalismo ponderando sobre a importância do mercado financeiro.
O Estudo somente do espaço geográfico com suas paisagens naturais de forma descritiva porque essa é a finalidade da disciplina Geografia.
As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil - DCNEI/2010, em seu artigo 9º define os eixos estruturantes das práticas pedagógicas para a Educação Infantil: as Interações e as Brincadeiras. Para garantir esses eixos estruturantes, a BNCC traz os direitos de aprendizagem e desenvolvimento. São eles:
Brincar, cuidar e educar.
Brincar, cuidar, educar, participar; explorar.
Matemática, linguagem oral e escrita, movimento, artes visuais e natureza e sociedade.
Conviver; brincar; participar; explorar; expressar; conhecer-se.
Eu o outro e nós, Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.
II, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, III, e IV, apenas.
I, II, III e IV.
A situação descrita a seguir ocorreu entre uma pesquisadora, identificando como “Ex” no evento de pesquisa abaixo destacado, e o aluno Lucas, de 5 anos de idade.
Ex: - Vou mostrar para você duas figuras, dois cartões. Vou ler, pra você me dizer qual é o que tem mais pedaços. Qual é a palavrinha maior: formiga ou boi?
Lucas: - Formiga.
Ex: - Como foi que você descobriu?
Lucas: - Eu olhei assim... no dedo.
Ex: - Como foi que você fez no dedo?
Lucas: -Fiz assim... for-mi-ga.
Ex: - Cama. Ventilador. Qual é maior?
Lucas: - Ca-ma, ven-ti-la-dor... ventilador.
Ex:- Como é que você descobriu?
Lucas: - Porque tem quatro palavras.
AQUINO, S. B. O trabalho com consciência fonológica na Educação Infantil e processo de apropriação da escrita pelas crianças. Recife: FPE, 2007, p. 121 (adaptado).
Analisando este diálogo, um professor que integre as contribuições da linguística à sua proposta de trabalho com a língua escrita, na abordagem interacionista, deveria concluir que o aluno Lucas
I. Considera o significado das figuras mostradas pela pesquisadora para comparar as palavras (formiga e boi; cama e ventilador), e encontra-se na fase do realismo nominal.
II. Analisa a quantidade de segmentos sonoros das palavras de forma intencional.
III. Utiliza o termo “palavras” para indicar “sílabas”, mas esse “equívoco” não interfere na análise das unidades sonoras, sendo possível que ocorram avanços na consciência fonológica.
IV. Emprega a habilidade de comparação das palavras quanto às suas unidades sonoras e demonstra o desenvolvimento da consciência de unidades silábicas.
É correto apenas o que se afirma em:
I, II e III.
I e IV.
II, III e IV.
II e IV.
I e III.
O trabalho é uma relação social fundamental dos homens com a natureza, que leva a criação do indivíduo e da sociedade. Essa atividade do homem, em sua apropriação e transformação do mundo é, ao mesmo tempo, processo histórico e processo de humanização, desencadeado pela dupla relação dos homens com a natureza e entre si.
Tendo em vista o que se afirma no trecho acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O homem é mais que sua individualidade é ator de mudanças nas interações sociais.
PORQUE
II. A transformação permanente do homem, em seu contato com a natureza e com os outros homens, gera a constante mudança da sociedade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
O Estágio Supervisionado compreende "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...)" (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10).
Considerando o fragmento, acima apresentado, analise o seguinte enunciado.
No que se refere aos trabalhos propostos durante cada um dos estágios, no nosso curso de Pedagogia, os estágios têm por objetivo levar o aluno a conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar.
Dessa forma, é preciso então:
Que o Estágio Curricular seja realizado pelo(a) aluno(a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação, acompanhamento e supervisão da equipe de orientadores do campo, da gestão do curso e dos docentes da Instituição.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma complementação correta da primeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Leia o texto a seguir:
Pesquisa aponta redução drástica de besouros na Amazônia.
Figura: Besouro rola-bosta. Fonte: https://www.climatempo.com.br/noticia/2020/02/13/pesquisa-aponta-reducao-drastica-de-besouros-na-amazonia-1880. Acesso em: 13 fev. 2020.
A população desses insetos na Amazônia caiu para um terço do total original após o El Niño registrado de 2014 a 2016, aponta um estudo publicado na edição desta semana do periódico "Biotropica". O levantamento soma-se a tantas outras pesquisas recentes que mostram um cenário alarmante: o mundo pode estar perto de um apocalipse dos insetos. E esse cenário é muito grave para a viabilidade da vida na Terra.
"Condições climáticas extremas, aliadas às atividades humanas, como degradação florestal, incêndios e desmatamento, estão causando grandes perdas para os insetos", afirma à DW Brasil o biólogo Filipe França.
"É suficientemente preocupante quando mostramos que mais da metade dos besouros foram perdidos após o evento climático do El Niño, mas o problema não para por aí. Nossos resultados também mostram que a contribuição desses besouros (figura) para espalhar nutrientes e sementes nas florestas foi reduzida, respectivamente, em 67% e 22%", diz.
Trecho disponível em: https://www.dw.com/pt-br/pesquisa-aponta-redu%C3%A7%C3%A3o-dr%C3%A1stica-de-besouros-na-amaz%C3%B4nia/a-52369264. Acesso em: 12 fev. 2020
Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I) A reprodução das plantas na Amazonia foram prejudicadas devido à ausência dos besouros que, atuam como agentes disseminadores das sementes e nutrientes nas florestas.
PORQUE
II) As ações do homem, bem como as alterações climáticas contribuem para a diminuição da população de besouros na Amazonia.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
O projeto político-pedagógico elaborado apenas por especialistas não consegue representar os anseios da comunidade escolar, por isso ele deve ser entendido como um processo que inclui as discussões sobre a comunidade local, as prioridades e os objetivos de cada escola e os problemas que precisam ser superados, por meio da criação de práticas pedagógicas coletivas e da co-responsabilidade de todos os membros da comunidade escolar.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_cad1.pdf Acesso em: 15 ago. 2017.
Para a elaboração coletiva desse projeto educativo, é importante considerar:
I. a experiência acumulada dos profissionais da educação mais antigos da escola, pois eles são os responsáveis pela cultura organizacional e nada pode ser mudado para não atrapalhar o trabalho que já vem sendo desenvolvido há anos naquela instituição;
II. os objetivos e os valores a serem coletivamente assumidos, definindo prioridades e contribuindo para a organização do currículo de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, levando em conta a realidade do contexto local;
III. o desafio de constituir uma gestão democrática que contribua efetivamente para o processo de construção da autonomia pedagógica, financeira e administrativa, combatendo a ideia burocrática de hierarquia e autoritarismo;
IV. a filosofia da escola, deve se sustentar por uma análise crítica da realidade que a caracterize em sua singularidade, permitindo um acompanhamento e avaliação contínuos por parte de toda a comunidade escolar.
Estão corretos os itens:
I – II – III, apenas.
III – IV, apenas.
II – III – IV, apenas.
I – II – IV, apenas.
II – III, apenas.
Durante muitos anos, foi praticado no Brasil, o ensino da Geografia Tradicional que se traduziu, e muitas vezes ainda se traduz, pelo estudo descritivo das paisagens naturais e humanizadas, de forma dissociada do espaço vivido pela sociedade e das relações contraditórias de produção e organização do espaço [...]. Com as mudanças no cenário mundial, a realidade tornou-se mais complexa: o desenvolvimento do capitalismo e da globalização [...] as realidades locais passaram a estar articuladas em uma rede de escala mundial. Cada lugar deixou de explicar-se por si mesmo. Os métodos e as teorias da Geografia Tradicional tornaram-se insuficientes para alcançar essa complexidade e principalmente para explicá-la.
Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro052.pdf. Acesso em 08/02/19.
De acordo com as afirmações do texto, assinale o que, com essas mudanças, o ensino da Geografia deve enfatizar.
O Estudo não só do espaço geográfico, mas a análise das relações mundiais, contemplando as questões econômicas, sociais, políticas e ideológicas.
O Estudo não só do espaço geográfico, mas a origem das paisagens naturais, das paisagens construídas e sua produtividade.
O Estudo do espaço geográfico, as paisagens naturais, a urbanização, o cenário mundial, a globalização e o capitalismo.
O Estudo não só do espaço geográfico, mas também o desenvolvimento do capitalismo ponderando sobre a importância do mercado financeiro.
O Estudo somente do espaço geográfico com suas paisagens naturais de forma descritiva porque essa é a finalidade da disciplina Geografia.
As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil - DCNEI/2010, em seu artigo 9º define os eixos estruturantes das práticas pedagógicas para a Educação Infantil: as Interações e as Brincadeiras. Para garantir esses eixos estruturantes, a BNCC traz os direitos de aprendizagem e desenvolvimento. São eles:
Brincar, cuidar e educar.
Brincar, cuidar, educar, participar; explorar.
Matemática, linguagem oral e escrita, movimento, artes visuais e natureza e sociedade.
Conviver; brincar; participar; explorar; expressar; conhecer-se.
Eu o outro e nós, Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.
I, II e III.
I e IV.
II, III e IV.
II e IV.
I e III.
O trabalho é uma relação social fundamental dos homens com a natureza, que leva a criação do indivíduo e da sociedade. Essa atividade do homem, em sua apropriação e transformação do mundo é, ao mesmo tempo, processo histórico e processo de humanização, desencadeado pela dupla relação dos homens com a natureza e entre si.
Tendo em vista o que se afirma no trecho acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O homem é mais que sua individualidade é ator de mudanças nas interações sociais.
PORQUE
II. A transformação permanente do homem, em seu contato com a natureza e com os outros homens, gera a constante mudança da sociedade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
O Estágio Supervisionado compreende "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...)" (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10).
Considerando o fragmento, acima apresentado, analise o seguinte enunciado.
No que se refere aos trabalhos propostos durante cada um dos estágios, no nosso curso de Pedagogia, os estágios têm por objetivo levar o aluno a conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar.
Dessa forma, é preciso então:
Que o Estágio Curricular seja realizado pelo(a) aluno(a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação, acompanhamento e supervisão da equipe de orientadores do campo, da gestão do curso e dos docentes da Instituição.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma complementação correta da primeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Leia o texto a seguir:
Pesquisa aponta redução drástica de besouros na Amazônia.
Figura: Besouro rola-bosta. Fonte: https://www.climatempo.com.br/noticia/2020/02/13/pesquisa-aponta-reducao-drastica-de-besouros-na-amazonia-1880. Acesso em: 13 fev. 2020.
A população desses insetos na Amazônia caiu para um terço do total original após o El Niño registrado de 2014 a 2016, aponta um estudo publicado na edição desta semana do periódico "Biotropica". O levantamento soma-se a tantas outras pesquisas recentes que mostram um cenário alarmante: o mundo pode estar perto de um apocalipse dos insetos. E esse cenário é muito grave para a viabilidade da vida na Terra.
"Condições climáticas extremas, aliadas às atividades humanas, como degradação florestal, incêndios e desmatamento, estão causando grandes perdas para os insetos", afirma à DW Brasil o biólogo Filipe França.
"É suficientemente preocupante quando mostramos que mais da metade dos besouros foram perdidos após o evento climático do El Niño, mas o problema não para por aí. Nossos resultados também mostram que a contribuição desses besouros (figura) para espalhar nutrientes e sementes nas florestas foi reduzida, respectivamente, em 67% e 22%", diz.
Trecho disponível em: https://www.dw.com/pt-br/pesquisa-aponta-redu%C3%A7%C3%A3o-dr%C3%A1stica-de-besouros-na-amaz%C3%B4nia/a-52369264. Acesso em: 12 fev. 2020
Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I) A reprodução das plantas na Amazonia foram prejudicadas devido à ausência dos besouros que, atuam como agentes disseminadores das sementes e nutrientes nas florestas.
PORQUE
II) As ações do homem, bem como as alterações climáticas contribuem para a diminuição da população de besouros na Amazonia.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
O projeto político-pedagógico elaborado apenas por especialistas não consegue representar os anseios da comunidade escolar, por isso ele deve ser entendido como um processo que inclui as discussões sobre a comunidade local, as prioridades e os objetivos de cada escola e os problemas que precisam ser superados, por meio da criação de práticas pedagógicas coletivas e da co-responsabilidade de todos os membros da comunidade escolar.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_cad1.pdf Acesso em: 15 ago. 2017.
Para a elaboração coletiva desse projeto educativo, é importante considerar:
I. a experiência acumulada dos profissionais da educação mais antigos da escola, pois eles são os responsáveis pela cultura organizacional e nada pode ser mudado para não atrapalhar o trabalho que já vem sendo desenvolvido há anos naquela instituição;
II. os objetivos e os valores a serem coletivamente assumidos, definindo prioridades e contribuindo para a organização do currículo de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, levando em conta a realidade do contexto local;
III. o desafio de constituir uma gestão democrática que contribua efetivamente para o processo de construção da autonomia pedagógica, financeira e administrativa, combatendo a ideia burocrática de hierarquia e autoritarismo;
IV. a filosofia da escola, deve se sustentar por uma análise crítica da realidade que a caracterize em sua singularidade, permitindo um acompanhamento e avaliação contínuos por parte de toda a comunidade escolar.
Estão corretos os itens:
I – II – III, apenas.
III – IV, apenas.
II – III – IV, apenas.
I – II – IV, apenas.
II – III, apenas.
Durante muitos anos, foi praticado no Brasil, o ensino da Geografia Tradicional que se traduziu, e muitas vezes ainda se traduz, pelo estudo descritivo das paisagens naturais e humanizadas, de forma dissociada do espaço vivido pela sociedade e das relações contraditórias de produção e organização do espaço [...]. Com as mudanças no cenário mundial, a realidade tornou-se mais complexa: o desenvolvimento do capitalismo e da globalização [...] as realidades locais passaram a estar articuladas em uma rede de escala mundial. Cada lugar deixou de explicar-se por si mesmo. Os métodos e as teorias da Geografia Tradicional tornaram-se insuficientes para alcançar essa complexidade e principalmente para explicá-la.
Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro052.pdf. Acesso em 08/02/19.
De acordo com as afirmações do texto, assinale o que, com essas mudanças, o ensino da Geografia deve enfatizar.
O Estudo não só do espaço geográfico, mas a análise das relações mundiais, contemplando as questões econômicas, sociais, políticas e ideológicas.
O Estudo não só do espaço geográfico, mas a origem das paisagens naturais, das paisagens construídas e sua produtividade.
O Estudo do espaço geográfico, as paisagens naturais, a urbanização, o cenário mundial, a globalização e o capitalismo.
O Estudo não só do espaço geográfico, mas também o desenvolvimento do capitalismo ponderando sobre a importância do mercado financeiro.
O Estudo somente do espaço geográfico com suas paisagens naturais de forma descritiva porque essa é a finalidade da disciplina Geografia.
As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil - DCNEI/2010, em seu artigo 9º define os eixos estruturantes das práticas pedagógicas para a Educação Infantil: as Interações e as Brincadeiras. Para garantir esses eixos estruturantes, a BNCC traz os direitos de aprendizagem e desenvolvimento. São eles:
Brincar, cuidar e educar.
Brincar, cuidar, educar, participar; explorar.
Matemática, linguagem oral e escrita, movimento, artes visuais e natureza e sociedade.
Conviver; brincar; participar; explorar; expressar; conhecer-se.
Eu o outro e nós, Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
O Estágio Supervisionado compreende "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...)" (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10).
Considerando o fragmento, acima apresentado, analise o seguinte enunciado.
No que se refere aos trabalhos propostos durante cada um dos estágios, no nosso curso de Pedagogia, os estágios têm por objetivo levar o aluno a conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar.
Dessa forma, é preciso então:
Que o Estágio Curricular seja realizado pelo(a) aluno(a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação, acompanhamento e supervisão da equipe de orientadores do campo, da gestão do curso e dos docentes da Instituição.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma complementação correta da primeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Leia o texto a seguir:
Pesquisa aponta redução drástica de besouros na Amazônia.
Figura: Besouro rola-bosta. Fonte: https://www.climatempo.com.br/noticia/2020/02/13/pesquisa-aponta-reducao-drastica-de-besouros-na-amazonia-1880. Acesso em: 13 fev. 2020.
A população desses insetos na Amazônia caiu para um terço do total original após o El Niño registrado de 2014 a 2016, aponta um estudo publicado na edição desta semana do periódico "Biotropica". O levantamento soma-se a tantas outras pesquisas recentes que mostram um cenário alarmante: o mundo pode estar perto de um apocalipse dos insetos. E esse cenário é muito grave para a viabilidade da vida na Terra.
"Condições climáticas extremas, aliadas às atividades humanas, como degradação florestal, incêndios e desmatamento, estão causando grandes perdas para os insetos", afirma à DW Brasil o biólogo Filipe França.
"É suficientemente preocupante quando mostramos que mais da metade dos besouros foram perdidos após o evento climático do El Niño, mas o problema não para por aí. Nossos resultados também mostram que a contribuição desses besouros (figura) para espalhar nutrientes e sementes nas florestas foi reduzida, respectivamente, em 67% e 22%", diz.
Trecho disponível em: https://www.dw.com/pt-br/pesquisa-aponta-redu%C3%A7%C3%A3o-dr%C3%A1stica-de-besouros-na-amaz%C3%B4nia/a-52369264. Acesso em: 12 fev. 2020
Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I) A reprodução das plantas na Amazonia foram prejudicadas devido à ausência dos besouros que, atuam como agentes disseminadores das sementes e nutrientes nas florestas.
PORQUE
II) As ações do homem, bem como as alterações climáticas contribuem para a diminuição da população de besouros na Amazonia.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
O projeto político-pedagógico elaborado apenas por especialistas não consegue representar os anseios da comunidade escolar, por isso ele deve ser entendido como um processo que inclui as discussões sobre a comunidade local, as prioridades e os objetivos de cada escola e os problemas que precisam ser superados, por meio da criação de práticas pedagógicas coletivas e da co-responsabilidade de todos os membros da comunidade escolar.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_cad1.pdf Acesso em: 15 ago. 2017.
Para a elaboração coletiva desse projeto educativo, é importante considerar:
I. a experiência acumulada dos profissionais da educação mais antigos da escola, pois eles são os responsáveis pela cultura organizacional e nada pode ser mudado para não atrapalhar o trabalho que já vem sendo desenvolvido há anos naquela instituição;
II. os objetivos e os valores a serem coletivamente assumidos, definindo prioridades e contribuindo para a organização do currículo de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, levando em conta a realidade do contexto local;
III. o desafio de constituir uma gestão democrática que contribua efetivamente para o processo de construção da autonomia pedagógica, financeira e administrativa, combatendo a ideia burocrática de hierarquia e autoritarismo;
IV. a filosofia da escola, deve se sustentar por uma análise crítica da realidade que a caracterize em sua singularidade, permitindo um acompanhamento e avaliação contínuos por parte de toda a comunidade escolar.
Estão corretos os itens:
I – II – III, apenas.
III – IV, apenas.
II – III – IV, apenas.
I – II – IV, apenas.
II – III, apenas.
Durante muitos anos, foi praticado no Brasil, o ensino da Geografia Tradicional que se traduziu, e muitas vezes ainda se traduz, pelo estudo descritivo das paisagens naturais e humanizadas, de forma dissociada do espaço vivido pela sociedade e das relações contraditórias de produção e organização do espaço [...]. Com as mudanças no cenário mundial, a realidade tornou-se mais complexa: o desenvolvimento do capitalismo e da globalização [...] as realidades locais passaram a estar articuladas em uma rede de escala mundial. Cada lugar deixou de explicar-se por si mesmo. Os métodos e as teorias da Geografia Tradicional tornaram-se insuficientes para alcançar essa complexidade e principalmente para explicá-la.
Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro052.pdf. Acesso em 08/02/19.
De acordo com as afirmações do texto, assinale o que, com essas mudanças, o ensino da Geografia deve enfatizar.
O Estudo não só do espaço geográfico, mas a análise das relações mundiais, contemplando as questões econômicas, sociais, políticas e ideológicas.
O Estudo não só do espaço geográfico, mas a origem das paisagens naturais, das paisagens construídas e sua produtividade.
O Estudo do espaço geográfico, as paisagens naturais, a urbanização, o cenário mundial, a globalização e o capitalismo.
O Estudo não só do espaço geográfico, mas também o desenvolvimento do capitalismo ponderando sobre a importância do mercado financeiro.
O Estudo somente do espaço geográfico com suas paisagens naturais de forma descritiva porque essa é a finalidade da disciplina Geografia.
As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil - DCNEI/2010, em seu artigo 9º define os eixos estruturantes das práticas pedagógicas para a Educação Infantil: as Interações e as Brincadeiras. Para garantir esses eixos estruturantes, a BNCC traz os direitos de aprendizagem e desenvolvimento. São eles:
Brincar, cuidar e educar.
Brincar, cuidar, educar, participar; explorar.
Matemática, linguagem oral e escrita, movimento, artes visuais e natureza e sociedade.
Conviver; brincar; participar; explorar; expressar; conhecer-se.
Eu o outro e nós, Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma complementação correta da primeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Leia o texto a seguir:
Pesquisa aponta redução drástica de besouros na Amazônia.
Figura: Besouro rola-bosta. Fonte: https://www.climatempo.com.br/noticia/2020/02/13/pesquisa-aponta-reducao-drastica-de-besouros-na-amazonia-1880. Acesso em: 13 fev. 2020.
A população desses insetos na Amazônia caiu para um terço do total original após o El Niño registrado de 2014 a 2016, aponta um estudo publicado na edição desta semana do periódico "Biotropica". O levantamento soma-se a tantas outras pesquisas recentes que mostram um cenário alarmante: o mundo pode estar perto de um apocalipse dos insetos. E esse cenário é muito grave para a viabilidade da vida na Terra.
"Condições climáticas extremas, aliadas às atividades humanas, como degradação florestal, incêndios e desmatamento, estão causando grandes perdas para os insetos", afirma à DW Brasil o biólogo Filipe França.
"É suficientemente preocupante quando mostramos que mais da metade dos besouros foram perdidos após o evento climático do El Niño, mas o problema não para por aí. Nossos resultados também mostram que a contribuição desses besouros (figura) para espalhar nutrientes e sementes nas florestas foi reduzida, respectivamente, em 67% e 22%", diz.
Trecho disponível em: https://www.dw.com/pt-br/pesquisa-aponta-redu%C3%A7%C3%A3o-dr%C3%A1stica-de-besouros-na-amaz%C3%B4nia/a-52369264. Acesso em: 12 fev. 2020
Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I) A reprodução das plantas na Amazonia foram prejudicadas devido à ausência dos besouros que, atuam como agentes disseminadores das sementes e nutrientes nas florestas.
PORQUE
II) As ações do homem, bem como as alterações climáticas contribuem para a diminuição da população de besouros na Amazonia.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
O projeto político-pedagógico elaborado apenas por especialistas não consegue representar os anseios da comunidade escolar, por isso ele deve ser entendido como um processo que inclui as discussões sobre a comunidade local, as prioridades e os objetivos de cada escola e os problemas que precisam ser superados, por meio da criação de práticas pedagógicas coletivas e da co-responsabilidade de todos os membros da comunidade escolar.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_cad1.pdf Acesso em: 15 ago. 2017.
Para a elaboração coletiva desse projeto educativo, é importante considerar:
I. a experiência acumulada dos profissionais da educação mais antigos da escola, pois eles são os responsáveis pela cultura organizacional e nada pode ser mudado para não atrapalhar o trabalho que já vem sendo desenvolvido há anos naquela instituição;
II. os objetivos e os valores a serem coletivamente assumidos, definindo prioridades e contribuindo para a organização do currículo de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, levando em conta a realidade do contexto local;
III. o desafio de constituir uma gestão democrática que contribua efetivamente para o processo de construção da autonomia pedagógica, financeira e administrativa, combatendo a ideia burocrática de hierarquia e autoritarismo;
IV. a filosofia da escola, deve se sustentar por uma análise crítica da realidade que a caracterize em sua singularidade, permitindo um acompanhamento e avaliação contínuos por parte de toda a comunidade escolar.
Estão corretos os itens:
I – II – III, apenas.
III – IV, apenas.
II – III – IV, apenas.
I – II – IV, apenas.
II – III, apenas.
Durante muitos anos, foi praticado no Brasil, o ensino da Geografia Tradicional que se traduziu, e muitas vezes ainda se traduz, pelo estudo descritivo das paisagens naturais e humanizadas, de forma dissociada do espaço vivido pela sociedade e das relações contraditórias de produção e organização do espaço [...]. Com as mudanças no cenário mundial, a realidade tornou-se mais complexa: o desenvolvimento do capitalismo e da globalização [...] as realidades locais passaram a estar articuladas em uma rede de escala mundial. Cada lugar deixou de explicar-se por si mesmo. Os métodos e as teorias da Geografia Tradicional tornaram-se insuficientes para alcançar essa complexidade e principalmente para explicá-la.
Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro052.pdf. Acesso em 08/02/19.
De acordo com as afirmações do texto, assinale o que, com essas mudanças, o ensino da Geografia deve enfatizar.
O Estudo não só do espaço geográfico, mas a análise das relações mundiais, contemplando as questões econômicas, sociais, políticas e ideológicas.
O Estudo não só do espaço geográfico, mas a origem das paisagens naturais, das paisagens construídas e sua produtividade.
O Estudo do espaço geográfico, as paisagens naturais, a urbanização, o cenário mundial, a globalização e o capitalismo.
O Estudo não só do espaço geográfico, mas também o desenvolvimento do capitalismo ponderando sobre a importância do mercado financeiro.
O Estudo somente do espaço geográfico com suas paisagens naturais de forma descritiva porque essa é a finalidade da disciplina Geografia.
As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil - DCNEI/2010, em seu artigo 9º define os eixos estruturantes das práticas pedagógicas para a Educação Infantil: as Interações e as Brincadeiras. Para garantir esses eixos estruturantes, a BNCC traz os direitos de aprendizagem e desenvolvimento. São eles:
Brincar, cuidar e educar.
Brincar, cuidar, educar, participar; explorar.
Matemática, linguagem oral e escrita, movimento, artes visuais e natureza e sociedade.
Conviver; brincar; participar; explorar; expressar; conhecer-se.
Eu o outro e nós, Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
O projeto político-pedagógico elaborado apenas por especialistas não consegue representar os anseios da comunidade escolar, por isso ele deve ser entendido como um processo que inclui as discussões sobre a comunidade local, as prioridades e os objetivos de cada escola e os problemas que precisam ser superados, por meio da criação de práticas pedagógicas coletivas e da co-responsabilidade de todos os membros da comunidade escolar.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_cad1.pdf Acesso em: 15 ago. 2017.
Para a elaboração coletiva desse projeto educativo, é importante considerar:
I. a experiência acumulada dos profissionais da educação mais antigos da escola, pois eles são os responsáveis pela cultura organizacional e nada pode ser mudado para não atrapalhar o trabalho que já vem sendo desenvolvido há anos naquela instituição;
II. os objetivos e os valores a serem coletivamente assumidos, definindo prioridades e contribuindo para a organização do currículo de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, levando em conta a realidade do contexto local;
III. o desafio de constituir uma gestão democrática que contribua efetivamente para o processo de construção da autonomia pedagógica, financeira e administrativa, combatendo a ideia burocrática de hierarquia e autoritarismo;
IV. a filosofia da escola, deve se sustentar por uma análise crítica da realidade que a caracterize em sua singularidade, permitindo um acompanhamento e avaliação contínuos por parte de toda a comunidade escolar.
Estão corretos os itens:
I – II – III, apenas.
III – IV, apenas.
II – III – IV, apenas.
I – II – IV, apenas.
II – III, apenas.
Durante muitos anos, foi praticado no Brasil, o ensino da Geografia Tradicional que se traduziu, e muitas vezes ainda se traduz, pelo estudo descritivo das paisagens naturais e humanizadas, de forma dissociada do espaço vivido pela sociedade e das relações contraditórias de produção e organização do espaço [...]. Com as mudanças no cenário mundial, a realidade tornou-se mais complexa: o desenvolvimento do capitalismo e da globalização [...] as realidades locais passaram a estar articuladas em uma rede de escala mundial. Cada lugar deixou de explicar-se por si mesmo. Os métodos e as teorias da Geografia Tradicional tornaram-se insuficientes para alcançar essa complexidade e principalmente para explicá-la.
Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro052.pdf. Acesso em 08/02/19.
De acordo com as afirmações do texto, assinale o que, com essas mudanças, o ensino da Geografia deve enfatizar.
O Estudo não só do espaço geográfico, mas a análise das relações mundiais, contemplando as questões econômicas, sociais, políticas e ideológicas.
O Estudo não só do espaço geográfico, mas a origem das paisagens naturais, das paisagens construídas e sua produtividade.
O Estudo do espaço geográfico, as paisagens naturais, a urbanização, o cenário mundial, a globalização e o capitalismo.
O Estudo não só do espaço geográfico, mas também o desenvolvimento do capitalismo ponderando sobre a importância do mercado financeiro.
O Estudo somente do espaço geográfico com suas paisagens naturais de forma descritiva porque essa é a finalidade da disciplina Geografia.
As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil - DCNEI/2010, em seu artigo 9º define os eixos estruturantes das práticas pedagógicas para a Educação Infantil: as Interações e as Brincadeiras. Para garantir esses eixos estruturantes, a BNCC traz os direitos de aprendizagem e desenvolvimento. São eles:
Brincar, cuidar e educar.
Brincar, cuidar, educar, participar; explorar.
Matemática, linguagem oral e escrita, movimento, artes visuais e natureza e sociedade.
Conviver; brincar; participar; explorar; expressar; conhecer-se.
Eu o outro e nós, Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.
I – II – III, apenas.
III – IV, apenas.
II – III – IV, apenas.
I – II – IV, apenas.
II – III, apenas.
Durante muitos anos, foi praticado no Brasil, o ensino da Geografia Tradicional que se traduziu, e muitas vezes ainda se traduz, pelo estudo descritivo das paisagens naturais e humanizadas, de forma dissociada do espaço vivido pela sociedade e das relações contraditórias de produção e organização do espaço [...]. Com as mudanças no cenário mundial, a realidade tornou-se mais complexa: o desenvolvimento do capitalismo e da globalização [...] as realidades locais passaram a estar articuladas em uma rede de escala mundial. Cada lugar deixou de explicar-se por si mesmo. Os métodos e as teorias da Geografia Tradicional tornaram-se insuficientes para alcançar essa complexidade e principalmente para explicá-la.
Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro052.pdf. Acesso em 08/02/19.
De acordo com as afirmações do texto, assinale o que, com essas mudanças, o ensino da Geografia deve enfatizar.
O Estudo não só do espaço geográfico, mas a análise das relações mundiais, contemplando as questões econômicas, sociais, políticas e ideológicas.
O Estudo não só do espaço geográfico, mas a origem das paisagens naturais, das paisagens construídas e sua produtividade.
O Estudo do espaço geográfico, as paisagens naturais, a urbanização, o cenário mundial, a globalização e o capitalismo.
O Estudo não só do espaço geográfico, mas também o desenvolvimento do capitalismo ponderando sobre a importância do mercado financeiro.
O Estudo somente do espaço geográfico com suas paisagens naturais de forma descritiva porque essa é a finalidade da disciplina Geografia.
As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil - DCNEI/2010, em seu artigo 9º define os eixos estruturantes das práticas pedagógicas para a Educação Infantil: as Interações e as Brincadeiras. Para garantir esses eixos estruturantes, a BNCC traz os direitos de aprendizagem e desenvolvimento. São eles:
Brincar, cuidar e educar.
Brincar, cuidar, educar, participar; explorar.
Matemática, linguagem oral e escrita, movimento, artes visuais e natureza e sociedade.
Conviver; brincar; participar; explorar; expressar; conhecer-se.
Eu o outro e nós, Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.
O Estudo não só do espaço geográfico, mas a análise das relações mundiais, contemplando as questões econômicas, sociais, políticas e ideológicas.
O Estudo não só do espaço geográfico, mas a origem das paisagens naturais, das paisagens construídas e sua produtividade.
O Estudo do espaço geográfico, as paisagens naturais, a urbanização, o cenário mundial, a globalização e o capitalismo.
O Estudo não só do espaço geográfico, mas também o desenvolvimento do capitalismo ponderando sobre a importância do mercado financeiro.
O Estudo somente do espaço geográfico com suas paisagens naturais de forma descritiva porque essa é a finalidade da disciplina Geografia.
As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil - DCNEI/2010, em seu artigo 9º define os eixos estruturantes das práticas pedagógicas para a Educação Infantil: as Interações e as Brincadeiras. Para garantir esses eixos estruturantes, a BNCC traz os direitos de aprendizagem e desenvolvimento. São eles:
Brincar, cuidar e educar.
Brincar, cuidar, educar, participar; explorar.
Matemática, linguagem oral e escrita, movimento, artes visuais e natureza e sociedade.
Conviver; brincar; participar; explorar; expressar; conhecer-se.
Eu o outro e nós, Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.
Brincar, cuidar e educar.
Brincar, cuidar, educar, participar; explorar.
Matemática, linguagem oral e escrita, movimento, artes visuais e natureza e sociedade.
Conviver; brincar; participar; explorar; expressar; conhecer-se.
Eu o outro e nós, Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.