ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM PEDAGOGIA


Durante muitos anos, foi praticado no Brasil, o ensino da Geografia Tradicional que se traduziu, e muitas vezes ainda se traduz, pelo estudo descritivo das paisagens naturais e humanizadas, de forma dissociada do espaço vivido pela sociedade e das relações contraditórias de produção e organização do espaço [...]. Com as mudanças no cenário mundial, a realidade tornou-se mais complexa: o desenvolvimento do capitalismo e da globalização [...] as realidades locais passaram a estar articuladas em uma rede de escala mundial.  Cada lugar deixou de explicar-se por si mesmo. Os métodos e as teorias da Geografia Tradicional tornaram-se insuficientes para alcançar essa complexidade e principalmente para explicá-la.

Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro052.pdf. Acesso em 08/02/19.

 

De acordo com as afirmações do texto, assinale o que, com essas mudanças, o ensino da Geografia deve enfatizar.




  • O Estudo não só do espaço geográfico, mas a análise das relações mundiais, contemplando as questões econômicas, sociais, políticas e ideológicas.

  • O Estudo não só do espaço geográfico, mas a origem das paisagens naturais, das paisagens construídas e sua produtividade.

  • O Estudo do espaço geográfico, as paisagens naturais, a urbanização, o cenário mundial, a globalização e o capitalismo. 

  • O Estudo não só do espaço geográfico, mas também o desenvolvimento do capitalismo ponderando sobre a importância do mercado financeiro.

  • O Estudo somente do espaço geográfico com suas paisagens naturais de forma descritiva  porque essa é a finalidade da disciplina Geografia.