ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM PEDAGOGIA


A complexidade do homem enquanto objeto de estudo é evidente: simultaneamente é um ser biológico e não biológico; possui um cérebro que é um órgão morfológico e um espírito ou uma consciência que é psíquica. Possui um pensamento que é racional, empírico e técnico e ao mesmo tempo simbólico, mítico e mágico. Possui um código genético que estabelece possibilidades e limitações, mas interage efetivamente com uma enorme diversidade de meios físico-geográficos e socioculturais. (COUTINHO E MOREIRA, 2006).

 

Para o profissional de educação é muito importante saber dessa complexidade humana, e conhecer bem o seu aluno, por quê?

I- Para propor atividades adequadas à faixa etária de seus alunos oportunizando estímulos na medida certa, para que suas aulas sejam ao mesmo tempo interessantes e desafiadoras.

II- Para detectar, avaliar e resolver os problemas cognitivos, psicológicos e de relacionamento que os alunos, por ventura, venham a apresentar durante o período de suas aulas.

III- Para trabalhar de forma contextualizada, levando em consideração a realidade do aluno, sua cultura, sua etnia, a sociedade a qual pertence permitindo-lhe processar suas mudanças internas e externas de forma saudável e natural.

IV- Para considerar seu aluno como um ser integral, alguém com sentimentos, necessidades e habilidades específicas. É preciso propiciar aos alunos a capacidade de se conhecer e conhecer e interpretar o mundo.

 

É correto o que se afirma em:




  • III e IV, apenas.

  • I, II, III e IV.

  • I e IV, apenas.

  • I, III e IV, apenas.

  • I, II e III, apenas.