ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM GESTÃO DE PESSOAS


O ponto de partida para o processamento da seleção de pessoal é a obtenção de informações sobre o cargo a ser preenchido ou a definição das competências individuais que o candidato deverá oferecer. Nesse sentido, as informações a respeito do padrão ou critério de seleção podem ser colhidas por meio de:

Análise do cargo Seleção de pessoal Aplicação da técnica dos incidentes críticos Análise da requisição de empregado

Analise as assertivas e assinale a alternativa CORRETA:


I, III e IV.
I e II apenas.
I, II, III e IV.
I, II e III.
II e IV.

O sistema de recrutamento e seleção não deve ser considerado apenas como um conjunto de normas, diretrizes, processos, rotinas e esquemas de trabalho que precisa funcionar rigidamente.

 

PORQUE

 

Como todo sistema aberto, é um organismo vivo, adaptável, que procura alcançar objetivos definidos e em contínua interação com o ambiente externo, ajustando-se as suas demandas e necessidades, fazendo parte de um sistema maior, a organização, a qual, por sua vez, está inserida em outro sistema maior, a sociedade a qual pertence.

 

Considerando-se essas assertivas, é CORRETO afirmar que:

 


As duas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. 
As duas são falsas.
A primeira é falsa, e a segunda é verdadeira. 
A primeira é verdadeira, e a segunda é falsa. 
As duas são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

Apesar de parecer uma solução atraente apenas para empresas com milhares de colaboradores, os programas de recursos humanos na nuvem (sistema online acessível de qualquer dispositivo conectado à internet) são viáveis para companhias de todos os portes. A empresa JK, por exemplo, utiliza um software na nuvem, para manter os dados de 15 funcionários registrados. “Com os cadastros online, fica tudo num único lugar, e é mais rápido conseguir qualquer informação”, diz a responsável pelo setor de RH dessa empresa e pela implementação do software.

Considerando o texto acima e as recentes metodologias de recrutamento e seleção online, avalie as afirmações a seguir.

I. Por ser mais eficiente para comparar candidatos com economia de tempo, o banco de dados online substituir as entrevistas e as dinâmicas.

II. O uso de banco de currículos online torna acessíveis as vagas aos candidatos e agiliza a análise futura das informações fornecidas por eles.

III. A utilização de soluções em nuvem evidencia a tendência progressista da área de RH de extinguir o arquivamento físico de registros de informações.

É correto o que se afirma em:

 


III, apenas.
I e II, apenas.
I, apenas.
I, II e III.
II e III, apenas.

Considerando o desenvolvimento do processo de Recrutamento e Seleção por diversos atores – a área que solicita a contratação, a equipe de Recursos Humanos e consultorias especializadas –, de quem é a responsabilidade da decisão de contratação?


A responsabilidade da decisão é da área de Recursos Humanos, pois ela pode trazer os melhores candidatos, ajustando a política de recrutamento e seleção para atrair talentos.
A responsabilidade da decisão é da área de Recursos Humanos, pois ela tem condições de conhecer o perfil necessário para o cargo e a cultura organizacional.
A responsabilidade da decisão é da área que solicita a contratação, pois o pessoal de Recursos Humanos pode não conseguir atender a todas as áreas com a rapidez necessária.
A responsabilidade da decisão é da área que solicita a contratação, pois a chefia imediata conhece a função e pode adequar os requisitos do cargo à cultura organizacional.
A responsabilidade da decisão é das consultorias especializadas, pois elas têm as condições necessárias para definir as técnicas adequadas de acordo com o perfil solicitado.

A empresa "Cyello" recentemente enfrentou problemas para sua entrada no mercado europeu, perdendo uma significativa negociação em razão de problemas éticos que foram identificados nas suas políticas de gestão de pessoal. Essas políticas demonstram alto nível de preconceito e discriminação por questões de gênero, saúde e etnia. A empresa resolveu, então, adotar a seguinte diretriz de gestão de pessoas, que assume o compromisso de incentivar a diversidade organizacional. “A  Cyello considera prioridade o fortalecimento da diversidade cultural, étnica, etária, de gênero e relativa à saúde física e mental, inclusive para a ocupação de cargos em todos os níveis organizacionais.” Entre as providências que devem ser tomadas pela empresa para implementar efetivamente essa política, encontram-se os seguintes:

I. revisão de técnicas de seleção que propiciem o julgamento de características necessárias às funções;

II. melhoria dos programas de avaliação do potencial e do desempenho para privilegiar a discriminação pelo desempenho;

III. divulgação dos planos de ação afirmativa comunicando interna e externamente à empresa as medidas tomadas;

IV. controle de indicadores correspondentes ao número das minorias na organização e acompanhamento deles ao longo do tempo.

Estão CORRETAS somente as afirmativas:

 


I e III.
III e IV.
II, III e IV.
II e III.
I, II e IV.

A comunicação é uma variável imprescindível em qualquer  subsistema de gestão de pessoas. Na aplicação de treinamentos, pode ser utilizada para transmitir aos colaboradores  a importância e os benefícios do programa, bem como levantar sugestão e críticas do público. Dessa forma, pode ser percebida como uma variável positiva ou negativa no contexto organizacional.

 

Diante do exposto, avalie as asserções e a relação entre elas:

 

I) As pessoas possuem enorme capacidade para adquirir novos conhecimentos, aprender novas habilidades, captar informações e modificar conceitos e comportamentos. Ao serem desenvolvidas, as pessoas desenvolvem as equipes, as quais desenvolvem os setores específicos, que desenvolvem a organização.

                                                           

 

PORQUE

 

 

II) A comunicação organizacional reduz o foco da visão do trabalho, compartimentalizando problemas, o que gera produtividade organizacional.

 

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:

 


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

A respeito da política de treinamento organizacional, avalie as afirmações a seguir:

 

I. O processo de treinamento é constituído por quatro etapas: levantamento de necessidades, desenho do treinamento/ programação, implementação e execução do treinamento e avaliação dos resultados.

 

II. A responsabilidade do processo de treinamento é exclusiva dos aprendizes (colaboradores) e dos facilitadores do treinamento.

 

III. Os programas de treinamento mais eficazes são aqueles ministrados por empresas terceirizadas nesse tipo de atendimento, pois apresentam os processos mais modernos, assegurando melhor desempenho dos colaboradores egressos do programa.

 

É CORRETO o que se afirma em:

 


I, II e III.
I, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.

O capital intelectual significa inteligência competitiva e representa um ativo intangível que a contabilidade moderna tem dificuldade de manipular por meios de seus procedimentos tradicionais. Um ativo intangível que reside na cabeça das pessoas: são elas que pensam, interpretam, raciocinam, tomam decisões e agem dentro das empresas. Mais do que isso, são as pessoas que criam novos produtos e serviços, visualizam a concorrência, melhoram os processos internos e encantam os clientes. São elas que dão vida, razão e ação para as organizações (CHIAVENATO, 2009).

 

I) A gestão de desempenho, ao contrário da gestão de provisão de recursos humanos, presume um processo em que haja a interdependência entre os atos de planejar, acompanhar e avaliar.  

 

 

PORQUE

 

 

II)  Nos ambientes organizacionais modernos, comprometidos com o desenvolvimento de uma cultura de gestão do conhecimento, a avaliação e a validação do treinamento ganham importância peculiar dentro de uma abordagem sistêmica, quando analisam, planejam, desenvolvem, implementam e avaliam os processos de treinamento e desenvolvimento

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:

 


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

No livro "Manual de treinamento e desenvolvimento: processos e operações", organizado por Boog et at. (2006, p. 53), o presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos na gestão de 2006 afirma:  “Não basta mais oferecer uma boa remuneração ou um pacote atraente de benefícios para manter os melhores em casa. Faz-se necessário dar condições de desenvolvimento e crescimento por meio de desafios arrojados e de ganhos de competências. Isso é o que de fato estimula, retém e atrai grandes talentos”.

 

Com relação ao tema abordado no texto, avalie as asserções a seguir e a relação entre elas:

 

I) O treinamento apresenta diversas vantagens dentre as quais podemos citar a propensão de um clima organizacional saudável e a redução de desperdícios e retrabalho.

 

 

PORQUE

 

 

II)  Ao promover a formação dos colaboradores, a empresa modifica os interesses pessoais de cada profissional, que no futuro, estarão aptos a gerí-la.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:

 


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.

Ao elaborar uma avaliação de desempenho, cria-se um instrumento gerencial que possibilita aos gestores mensurar os resultados obtidos por um profissional, mediante critérios previamente estabelecidos.  Chiavenato (2015) considera que a avaliação de desempenho é um processo que serve para apreciar sistematicamente as competências de um profissional e suas contribuições para o negócio e sucesso das organizações.

 

Considerando esse contexto, avalie as afirmações a seguir.

 

I. A Avaliação de Desempenho analisa a performance dos profissionais, geralmente estabelecendo critérios e intervalos de tempo. Cada organização define a periodicidade em que a avaliação de desempenho deve ocorrer de acordo com sua sistemática de trabalho.

 

II. Na gestão por desempenho, o avaliador deve receber treinamento adequado no sentido de realizar uma avaliação, a mais assertiva possível, analisar seu viés subjetivo, estabelecendo um processo de comunicação clara e cooperativa com o subordinado.

 

III. Na implantação da avaliação de desempenho, deve-se ter cuidado ao se estabelecer períodos, pois as organizações   possuem o objetivo de disseminar a visão de que a avaliação de desempenho tem foco no passado, no que foi realizado, sem uma visão de presente e de desafios futuros.

 

É CORRETO o que se afirma em:

 


I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
III, apenas.
I, apenas.
Páginas: 12