EQUIPE E LIDERANÇA DOS RECURSOS HUMANOS
Liderança é o processo de orientar, influenciar e conduzir pessoas a partir de decisões administrativas e estratégias organizacionais. A metodologia que envolve o desenvolvimento das equipes segue fases que formam as técnicas empregadas em sua dinâmica. O processo com que as equipes desenvolvem seu trabalho irá depender muito das ações de liderança em sua condução.
I ) No estágio desempenho, o grupo transfere o esforço voltado à compreensão mútua dos seus membros para o cumprimento de tarefas.
II) Para os grupos permanentes de trabalho, o estágio tormenta não existe, pois o grupo já está constituído naturalmente pelo contrato de trabalho.
III) O estágio formação é caracterizado por uma grande dose de certeza sobre os propósitos do grupo, uma vez que, ao ser formado, seus membros já conheciam os objetivos e sabiam o que deles era esperado.
Podemos afirmar que estão corretas as seguintes assertivas:
I e II, apenas.
I, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
A definição detalhada de conflito é um processo de oposição e confronto que ocorre entre indivíduos ou grupos nas organizações, quando as partes envolvidas exercem poder na busca de metas ou objetivos valorizados e obstruem o progresso de uma ou várias metas. Isso é de fácil visualização nas organizações, sejam elas públicas ou privadas (DUBRIN, 2006, p. 16 apud ELIAS, 2013b, p.126). Os conflitos expressos de forma sutil/velada e caracterizados por sentimento de raiva e ódio são denominados de:
Manifestados.
Pessoais.
Hierárquicos.
Percebidos.
Experienciados.
Gestão Participativa, faz parte de um modelo de gestão disponível para os gestores que desejam potencializar as competências presentes nas pessoas que integram as organizações (capital humano). Não deve ser entendida como uma estratégia para reduzir o número de reclamações no ambiente de trabalho, ou atuar como um controlador de massa de operários ou colaboradores. A Gestão Participativa deriva-se da concepção sobre a abordagem da complexidade da relação Homem x Organização. (RAMILLO, 2010, [s.p.])
Considerando as informações do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I) A administração participativa constitui uma forma de administração em que as pessoas tem reais possibilidades de participar, com liberdade de questionar, sugerir, discutir, modificar, alterar, questionar uma decisão, um projeto ou uma simples proposta.
PORQUE
II) O sucesso da gestão participativa depende da definição clara de metas de mudança, assim como o consenso de todos os colaboradores em torno dos valores e resultados que se pretende alcançar.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Luck ( 2013) afirma que a prática da gestão participativa envolve o estar presente, o oferecer ideias e opiniões, o expressar o pensamento, o analisar de forma interativa as situações, o tomar decisões sobre o encaminhamento de questões, com base em análises compartilhadas e envolver-se de forma comprometida no encaminhamento e nas ações necessárias e adequadas para a efetivação das decisões tomadas.
Alinha-se a essa política:
I) Estimular a competição interna entre os colaboradores com foco na melhoria dos resultados.
II) Dar visibilidade às pessoas e proporcionar reconhecimento por seus esforços e resultados.
III) Compartilhar responsabilidades com os colaboradores e delegar-lhes autoridade.
Das alternativas acima enumeradas, são corretas:
I, apenas.
I e II, apenas.
II, apenas.
II e III, apenas.
I, II, III.
Os novos paradigmas gerenciais requerem funções descentralizadas, participativas, interdependentes e integradas. O desenvolvimento organizacional depende da melhoria contínua dos processos de gestão, de apoio e de base, pois a eficiência dos processos depende dos referenciais e recursos neles utilizados. O ser humano é totalmente determinante nesses novos paradigmas, pois sua capacitação e motivação é que tornam possível o aumento da eficiência dos processos e da produtividade de qualquer organização.A implementação do empowerment pela organização contempla algumas etapas como: tolerância a erros, desenvolvimento de confiança, visão, fixação de metas, avaliação e motivação.
Relacione as etapas do empowerment com suas respectivas ações:
1) Tolerância a erros
2) Desenvolvimento de confiança
3) Visão
4) Fixação de metas
5) Avaliação
6) Motivação
( ) Apropriação das responsabilidades diante do desenvolvimento da organização.
( ) Reflete o direcionamento dos objetivos e metas a serem atingidos pela organização.
( ) Corresponde ao diálogo estabelecido entre o planejado e o realizado.
( ) Representa a tônica das estratégias a serem estabelecidas para a conquista dos objetivos estipulados pela organização.
( ) Representa um conjunto de elementos relacionados ao comprometimento e reconhecimento dos colaboradores.
( ) Exercício realizado pelo gestor devido a autonomia dos colaboradores.
A sequência está correta em:
2, 3, 5, 4, 6,1.
2, 1, 4, 3, 5, 6.
2, 5, 1, 3, 4, 6.
6, 5, 4, 3, 1, 2.
6, 5, 4, 1, 3, 2.
Bolden (2004) afirma que Liderança é um fenômeno complexo que toca em muitos outros procesos organizacionais, sociais e pessoais importantes. Ela baseia-se em um processo de influência, por meio do qual as pessoas são inspiradas a trabalhar na direção dos objetivos grupais, não por meio de coerção, mas de motivação pessoal. Destarte, podemos dizer que no ambiente organizacional o líder possui como atribuição:
Aprimorar a partir de cursos e treinamentos habilidades e competências do colaborador para a execução de trabalhos atuais e futuros na empresa.
Realizar cursos para apreender a aplicar testes psicológicos, mesmo que o líder não tenha graduação em psicologia.
Avaliar o desempenho do funcionário comparado ao de outras pessoas.
Enfatizar exclusivametne os aspectos internos como a política de RH e a política salarial da empresa como requisitos essenciais na adminsitração de salários.
Captar candidatos a uma vaga específica a partir de critérios subjetivos e pessoais do líder.
A liderança é uma soft skills, ou seja, uma competência comportamental que pode influenciar as pessoas a partir do estabelecimento e atingimento de metas organizacionais. O líder poderá conduzir grupos de subordinados para determinados resultados, mirando as dimensões da organização, dos clientes, dos empregados dos investidores. Analise as seguintes assertivas sobre a relação entre líderes e liderados.
I) Um líder formal é alguém que foi oficialmente investido de autoridade e poder organizacional e geralmente recebe o título de gerente, diretor ou supervisor.
PORQUE
II) A liderança é uma relação entre pessoas através da influência e do poder que são distribuídos de maneira desigual numa base legítima (contratual ou consensual). A liderança não ocorre no isolamento, ou seja, não há líderes sem seguidores.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Liderar é “conduzir um grupo de pessoas, influenciando seus comportamentos e ações, para atingir objetivos e metas de interesse comum desse grupo, de acordo com uma visão do futuro baseada em um conjunto coerente de ideias e princípios” (Lacombe e Heiborn, 2009, p.191.) Evidenciada por diversos teóricos da administração, a liderança pode ser reconhecida como apoiadora, diretiva, participativa e orientada.
I) A liderança diretiva consiste no apoio e compreensão do líder, que trata seus subordinados com igualdades; apresenta simpatia e preocupação com a equipe.
II) Na liderança participativa o líder determina as atividades aos seus subordinados deixando claras as regras e os prazos; é metódico e suas ações são planejadas.
III) A liderança orientada consiste no cumprimento de metas a partir de desafios aos seus profissionais, incentivando suas habilidades para que tenham o melhor desempenho.
Podemos afirmar que estão corretas as seguintes assertivas:
I e II, apenas.
III, apenas.
I, II, III.
I, apenas.
II e III, apenas.
Fonte: https://jornaldobolsao.com.br/lideranca-transformacional-o-que-e-e-como-aplicar
A charge representa uma liderança contrária à teoria da Liderança embasada em Resultados, a qual preconiza que além do caráter, moral, integridade e energia, os líderes são detentores de pensamento estratégico. A maioria das empresas objetivam resultados e fins lucrativos, portanto, as empresas necessitam estar voltadas para algum tipo de resultado, segundo essa teoria da liderança.
Analise as seguintes assertivas sobre relação entre líderes e liderados.
I) A liderança embasada em resultados enfatiza a motivação dos liderados, procurando satisfazer as necessidades mais elevadas desses profissionais e engajar o colaborador completamente.
PORQUE
II) A liderança embasada em resultados atribui valor ao conhecimento, à educação, à experiência e à criatividade da força de trabalho, tendo como principais stakeholders os empregados, a organização, os clientes e investidores.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Segundo Daniel Goleman (2002), os diversos estilos de liderança contribuem para um efeito positivo no clima e nos resultados organizacionais. O autor afirma que os líderes ou executivos mais eficazes além de apresentarem habilidades técnicas e raciocínio analítico significativos, têm como requisito comum e indispensável um alto grau de inteligência emocional. Analise as seguintes assertivas sobre liderança:
I) O feedback, essencial para uma boa atuação na gestão de pessoas, deve ser dado aos subordinados em público, de modo a desafiá-los a promoverem alterações positivas em seu comportamento.
II) Alguns líderes também podem trazer malefícios para a empresa e para os funcionários, dependendo de sua forma de liderar, podendo causar influências negativas no clima e nos resultados empresariais.
III) A motivação dos membros do grupo é um dos fatores que influenciam na produtividade da equipe.
Podemos afirmar que estão corretas as seguintes assertivas:
I e II, apenas.
I, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
A definição detalhada de conflito é um processo de oposição e confronto que ocorre entre indivíduos ou grupos nas organizações, quando as partes envolvidas exercem poder na busca de metas ou objetivos valorizados e obstruem o progresso de uma ou várias metas. Isso é de fácil visualização nas organizações, sejam elas públicas ou privadas (DUBRIN, 2006, p. 16 apud ELIAS, 2013b, p.126). Os conflitos expressos de forma sutil/velada e caracterizados por sentimento de raiva e ódio são denominados de:
Manifestados.
Pessoais.
Hierárquicos.
Percebidos.
Experienciados.
Gestão Participativa, faz parte de um modelo de gestão disponível para os gestores que desejam potencializar as competências presentes nas pessoas que integram as organizações (capital humano). Não deve ser entendida como uma estratégia para reduzir o número de reclamações no ambiente de trabalho, ou atuar como um controlador de massa de operários ou colaboradores. A Gestão Participativa deriva-se da concepção sobre a abordagem da complexidade da relação Homem x Organização. (RAMILLO, 2010, [s.p.])
Considerando as informações do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I) A administração participativa constitui uma forma de administração em que as pessoas tem reais possibilidades de participar, com liberdade de questionar, sugerir, discutir, modificar, alterar, questionar uma decisão, um projeto ou uma simples proposta.
PORQUE
II) O sucesso da gestão participativa depende da definição clara de metas de mudança, assim como o consenso de todos os colaboradores em torno dos valores e resultados que se pretende alcançar.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Luck ( 2013) afirma que a prática da gestão participativa envolve o estar presente, o oferecer ideias e opiniões, o expressar o pensamento, o analisar de forma interativa as situações, o tomar decisões sobre o encaminhamento de questões, com base em análises compartilhadas e envolver-se de forma comprometida no encaminhamento e nas ações necessárias e adequadas para a efetivação das decisões tomadas.
Alinha-se a essa política:
I) Estimular a competição interna entre os colaboradores com foco na melhoria dos resultados.
II) Dar visibilidade às pessoas e proporcionar reconhecimento por seus esforços e resultados.
III) Compartilhar responsabilidades com os colaboradores e delegar-lhes autoridade.
Das alternativas acima enumeradas, são corretas:
I, apenas.
I e II, apenas.
II, apenas.
II e III, apenas.
I, II, III.
Os novos paradigmas gerenciais requerem funções descentralizadas, participativas, interdependentes e integradas. O desenvolvimento organizacional depende da melhoria contínua dos processos de gestão, de apoio e de base, pois a eficiência dos processos depende dos referenciais e recursos neles utilizados. O ser humano é totalmente determinante nesses novos paradigmas, pois sua capacitação e motivação é que tornam possível o aumento da eficiência dos processos e da produtividade de qualquer organização.A implementação do empowerment pela organização contempla algumas etapas como: tolerância a erros, desenvolvimento de confiança, visão, fixação de metas, avaliação e motivação.
Relacione as etapas do empowerment com suas respectivas ações:
1) Tolerância a erros
2) Desenvolvimento de confiança
3) Visão
4) Fixação de metas
5) Avaliação
6) Motivação
( ) Apropriação das responsabilidades diante do desenvolvimento da organização.
( ) Reflete o direcionamento dos objetivos e metas a serem atingidos pela organização.
( ) Corresponde ao diálogo estabelecido entre o planejado e o realizado.
( ) Representa a tônica das estratégias a serem estabelecidas para a conquista dos objetivos estipulados pela organização.
( ) Representa um conjunto de elementos relacionados ao comprometimento e reconhecimento dos colaboradores.
( ) Exercício realizado pelo gestor devido a autonomia dos colaboradores.
A sequência está correta em:
2, 3, 5, 4, 6,1.
2, 1, 4, 3, 5, 6.
2, 5, 1, 3, 4, 6.
6, 5, 4, 3, 1, 2.
6, 5, 4, 1, 3, 2.
Bolden (2004) afirma que Liderança é um fenômeno complexo que toca em muitos outros procesos organizacionais, sociais e pessoais importantes. Ela baseia-se em um processo de influência, por meio do qual as pessoas são inspiradas a trabalhar na direção dos objetivos grupais, não por meio de coerção, mas de motivação pessoal. Destarte, podemos dizer que no ambiente organizacional o líder possui como atribuição:
Aprimorar a partir de cursos e treinamentos habilidades e competências do colaborador para a execução de trabalhos atuais e futuros na empresa.
Realizar cursos para apreender a aplicar testes psicológicos, mesmo que o líder não tenha graduação em psicologia.
Avaliar o desempenho do funcionário comparado ao de outras pessoas.
Enfatizar exclusivametne os aspectos internos como a política de RH e a política salarial da empresa como requisitos essenciais na adminsitração de salários.
Captar candidatos a uma vaga específica a partir de critérios subjetivos e pessoais do líder.
A liderança é uma soft skills, ou seja, uma competência comportamental que pode influenciar as pessoas a partir do estabelecimento e atingimento de metas organizacionais. O líder poderá conduzir grupos de subordinados para determinados resultados, mirando as dimensões da organização, dos clientes, dos empregados dos investidores. Analise as seguintes assertivas sobre a relação entre líderes e liderados.
I) Um líder formal é alguém que foi oficialmente investido de autoridade e poder organizacional e geralmente recebe o título de gerente, diretor ou supervisor.
PORQUE
II) A liderança é uma relação entre pessoas através da influência e do poder que são distribuídos de maneira desigual numa base legítima (contratual ou consensual). A liderança não ocorre no isolamento, ou seja, não há líderes sem seguidores.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Liderar é “conduzir um grupo de pessoas, influenciando seus comportamentos e ações, para atingir objetivos e metas de interesse comum desse grupo, de acordo com uma visão do futuro baseada em um conjunto coerente de ideias e princípios” (Lacombe e Heiborn, 2009, p.191.) Evidenciada por diversos teóricos da administração, a liderança pode ser reconhecida como apoiadora, diretiva, participativa e orientada.
I) A liderança diretiva consiste no apoio e compreensão do líder, que trata seus subordinados com igualdades; apresenta simpatia e preocupação com a equipe.
II) Na liderança participativa o líder determina as atividades aos seus subordinados deixando claras as regras e os prazos; é metódico e suas ações são planejadas.
III) A liderança orientada consiste no cumprimento de metas a partir de desafios aos seus profissionais, incentivando suas habilidades para que tenham o melhor desempenho.
Podemos afirmar que estão corretas as seguintes assertivas:
I e II, apenas.
III, apenas.
I, II, III.
I, apenas.
II e III, apenas.
Fonte: https://jornaldobolsao.com.br/lideranca-transformacional-o-que-e-e-como-aplicar
A charge representa uma liderança contrária à teoria da Liderança embasada em Resultados, a qual preconiza que além do caráter, moral, integridade e energia, os líderes são detentores de pensamento estratégico. A maioria das empresas objetivam resultados e fins lucrativos, portanto, as empresas necessitam estar voltadas para algum tipo de resultado, segundo essa teoria da liderança.
Analise as seguintes assertivas sobre relação entre líderes e liderados.
I) A liderança embasada em resultados enfatiza a motivação dos liderados, procurando satisfazer as necessidades mais elevadas desses profissionais e engajar o colaborador completamente.
PORQUE
II) A liderança embasada em resultados atribui valor ao conhecimento, à educação, à experiência e à criatividade da força de trabalho, tendo como principais stakeholders os empregados, a organização, os clientes e investidores.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Segundo Daniel Goleman (2002), os diversos estilos de liderança contribuem para um efeito positivo no clima e nos resultados organizacionais. O autor afirma que os líderes ou executivos mais eficazes além de apresentarem habilidades técnicas e raciocínio analítico significativos, têm como requisito comum e indispensável um alto grau de inteligência emocional. Analise as seguintes assertivas sobre liderança:
I) O feedback, essencial para uma boa atuação na gestão de pessoas, deve ser dado aos subordinados em público, de modo a desafiá-los a promoverem alterações positivas em seu comportamento.
II) Alguns líderes também podem trazer malefícios para a empresa e para os funcionários, dependendo de sua forma de liderar, podendo causar influências negativas no clima e nos resultados empresariais.
III) A motivação dos membros do grupo é um dos fatores que influenciam na produtividade da equipe.
Podemos afirmar que estão corretas as seguintes assertivas:
Manifestados.
Pessoais.
Hierárquicos.
Percebidos.
Experienciados.
Gestão Participativa, faz parte de um modelo de gestão disponível para os gestores que desejam potencializar as competências presentes nas pessoas que integram as organizações (capital humano). Não deve ser entendida como uma estratégia para reduzir o número de reclamações no ambiente de trabalho, ou atuar como um controlador de massa de operários ou colaboradores. A Gestão Participativa deriva-se da concepção sobre a abordagem da complexidade da relação Homem x Organização. (RAMILLO, 2010, [s.p.])
Considerando as informações do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I) A administração participativa constitui uma forma de administração em que as pessoas tem reais possibilidades de participar, com liberdade de questionar, sugerir, discutir, modificar, alterar, questionar uma decisão, um projeto ou uma simples proposta.
PORQUE
II) O sucesso da gestão participativa depende da definição clara de metas de mudança, assim como o consenso de todos os colaboradores em torno dos valores e resultados que se pretende alcançar.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Luck ( 2013) afirma que a prática da gestão participativa envolve o estar presente, o oferecer ideias e opiniões, o expressar o pensamento, o analisar de forma interativa as situações, o tomar decisões sobre o encaminhamento de questões, com base em análises compartilhadas e envolver-se de forma comprometida no encaminhamento e nas ações necessárias e adequadas para a efetivação das decisões tomadas.
Alinha-se a essa política:
I) Estimular a competição interna entre os colaboradores com foco na melhoria dos resultados.
II) Dar visibilidade às pessoas e proporcionar reconhecimento por seus esforços e resultados.
III) Compartilhar responsabilidades com os colaboradores e delegar-lhes autoridade.
Das alternativas acima enumeradas, são corretas:
I, apenas.
I e II, apenas.
II, apenas.
II e III, apenas.
I, II, III.
Os novos paradigmas gerenciais requerem funções descentralizadas, participativas, interdependentes e integradas. O desenvolvimento organizacional depende da melhoria contínua dos processos de gestão, de apoio e de base, pois a eficiência dos processos depende dos referenciais e recursos neles utilizados. O ser humano é totalmente determinante nesses novos paradigmas, pois sua capacitação e motivação é que tornam possível o aumento da eficiência dos processos e da produtividade de qualquer organização.A implementação do empowerment pela organização contempla algumas etapas como: tolerância a erros, desenvolvimento de confiança, visão, fixação de metas, avaliação e motivação.
Relacione as etapas do empowerment com suas respectivas ações:
1) Tolerância a erros
2) Desenvolvimento de confiança
3) Visão
4) Fixação de metas
5) Avaliação
6) Motivação
( ) Apropriação das responsabilidades diante do desenvolvimento da organização.
( ) Reflete o direcionamento dos objetivos e metas a serem atingidos pela organização.
( ) Corresponde ao diálogo estabelecido entre o planejado e o realizado.
( ) Representa a tônica das estratégias a serem estabelecidas para a conquista dos objetivos estipulados pela organização.
( ) Representa um conjunto de elementos relacionados ao comprometimento e reconhecimento dos colaboradores.
( ) Exercício realizado pelo gestor devido a autonomia dos colaboradores.
A sequência está correta em:
2, 3, 5, 4, 6,1.
2, 1, 4, 3, 5, 6.
2, 5, 1, 3, 4, 6.
6, 5, 4, 3, 1, 2.
6, 5, 4, 1, 3, 2.
Bolden (2004) afirma que Liderança é um fenômeno complexo que toca em muitos outros procesos organizacionais, sociais e pessoais importantes. Ela baseia-se em um processo de influência, por meio do qual as pessoas são inspiradas a trabalhar na direção dos objetivos grupais, não por meio de coerção, mas de motivação pessoal. Destarte, podemos dizer que no ambiente organizacional o líder possui como atribuição:
Aprimorar a partir de cursos e treinamentos habilidades e competências do colaborador para a execução de trabalhos atuais e futuros na empresa.
Realizar cursos para apreender a aplicar testes psicológicos, mesmo que o líder não tenha graduação em psicologia.
Avaliar o desempenho do funcionário comparado ao de outras pessoas.
Enfatizar exclusivametne os aspectos internos como a política de RH e a política salarial da empresa como requisitos essenciais na adminsitração de salários.
Captar candidatos a uma vaga específica a partir de critérios subjetivos e pessoais do líder.
A liderança é uma soft skills, ou seja, uma competência comportamental que pode influenciar as pessoas a partir do estabelecimento e atingimento de metas organizacionais. O líder poderá conduzir grupos de subordinados para determinados resultados, mirando as dimensões da organização, dos clientes, dos empregados dos investidores. Analise as seguintes assertivas sobre a relação entre líderes e liderados.
I) Um líder formal é alguém que foi oficialmente investido de autoridade e poder organizacional e geralmente recebe o título de gerente, diretor ou supervisor.
PORQUE
II) A liderança é uma relação entre pessoas através da influência e do poder que são distribuídos de maneira desigual numa base legítima (contratual ou consensual). A liderança não ocorre no isolamento, ou seja, não há líderes sem seguidores.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Liderar é “conduzir um grupo de pessoas, influenciando seus comportamentos e ações, para atingir objetivos e metas de interesse comum desse grupo, de acordo com uma visão do futuro baseada em um conjunto coerente de ideias e princípios” (Lacombe e Heiborn, 2009, p.191.) Evidenciada por diversos teóricos da administração, a liderança pode ser reconhecida como apoiadora, diretiva, participativa e orientada.
I) A liderança diretiva consiste no apoio e compreensão do líder, que trata seus subordinados com igualdades; apresenta simpatia e preocupação com a equipe.
II) Na liderança participativa o líder determina as atividades aos seus subordinados deixando claras as regras e os prazos; é metódico e suas ações são planejadas.
III) A liderança orientada consiste no cumprimento de metas a partir de desafios aos seus profissionais, incentivando suas habilidades para que tenham o melhor desempenho.
Podemos afirmar que estão corretas as seguintes assertivas:
I e II, apenas.
III, apenas.
I, II, III.
I, apenas.
II e III, apenas.
Fonte: https://jornaldobolsao.com.br/lideranca-transformacional-o-que-e-e-como-aplicar
A charge representa uma liderança contrária à teoria da Liderança embasada em Resultados, a qual preconiza que além do caráter, moral, integridade e energia, os líderes são detentores de pensamento estratégico. A maioria das empresas objetivam resultados e fins lucrativos, portanto, as empresas necessitam estar voltadas para algum tipo de resultado, segundo essa teoria da liderança.
Analise as seguintes assertivas sobre relação entre líderes e liderados.
I) A liderança embasada em resultados enfatiza a motivação dos liderados, procurando satisfazer as necessidades mais elevadas desses profissionais e engajar o colaborador completamente.
PORQUE
II) A liderança embasada em resultados atribui valor ao conhecimento, à educação, à experiência e à criatividade da força de trabalho, tendo como principais stakeholders os empregados, a organização, os clientes e investidores.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Segundo Daniel Goleman (2002), os diversos estilos de liderança contribuem para um efeito positivo no clima e nos resultados organizacionais. O autor afirma que os líderes ou executivos mais eficazes além de apresentarem habilidades técnicas e raciocínio analítico significativos, têm como requisito comum e indispensável um alto grau de inteligência emocional. Analise as seguintes assertivas sobre liderança:
I) O feedback, essencial para uma boa atuação na gestão de pessoas, deve ser dado aos subordinados em público, de modo a desafiá-los a promoverem alterações positivas em seu comportamento.
II) Alguns líderes também podem trazer malefícios para a empresa e para os funcionários, dependendo de sua forma de liderar, podendo causar influências negativas no clima e nos resultados empresariais.
III) A motivação dos membros do grupo é um dos fatores que influenciam na produtividade da equipe.
Podemos afirmar que estão corretas as seguintes assertivas:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Luck ( 2013) afirma que a prática da gestão participativa envolve o estar presente, o oferecer ideias e opiniões, o expressar o pensamento, o analisar de forma interativa as situações, o tomar decisões sobre o encaminhamento de questões, com base em análises compartilhadas e envolver-se de forma comprometida no encaminhamento e nas ações necessárias e adequadas para a efetivação das decisões tomadas.
Alinha-se a essa política:
I) Estimular a competição interna entre os colaboradores com foco na melhoria dos resultados.
II) Dar visibilidade às pessoas e proporcionar reconhecimento por seus esforços e resultados.
III) Compartilhar responsabilidades com os colaboradores e delegar-lhes autoridade.
Das alternativas acima enumeradas, são corretas:
I, apenas.
I e II, apenas.
II, apenas.
II e III, apenas.
I, II, III.
Os novos paradigmas gerenciais requerem funções descentralizadas, participativas, interdependentes e integradas. O desenvolvimento organizacional depende da melhoria contínua dos processos de gestão, de apoio e de base, pois a eficiência dos processos depende dos referenciais e recursos neles utilizados. O ser humano é totalmente determinante nesses novos paradigmas, pois sua capacitação e motivação é que tornam possível o aumento da eficiência dos processos e da produtividade de qualquer organização.A implementação do empowerment pela organização contempla algumas etapas como: tolerância a erros, desenvolvimento de confiança, visão, fixação de metas, avaliação e motivação.
Relacione as etapas do empowerment com suas respectivas ações:
1) Tolerância a erros
2) Desenvolvimento de confiança
3) Visão
4) Fixação de metas
5) Avaliação
6) Motivação
( ) Apropriação das responsabilidades diante do desenvolvimento da organização.
( ) Reflete o direcionamento dos objetivos e metas a serem atingidos pela organização.
( ) Corresponde ao diálogo estabelecido entre o planejado e o realizado.
( ) Representa a tônica das estratégias a serem estabelecidas para a conquista dos objetivos estipulados pela organização.
( ) Representa um conjunto de elementos relacionados ao comprometimento e reconhecimento dos colaboradores.
( ) Exercício realizado pelo gestor devido a autonomia dos colaboradores.
A sequência está correta em:
2, 3, 5, 4, 6,1.
2, 1, 4, 3, 5, 6.
2, 5, 1, 3, 4, 6.
6, 5, 4, 3, 1, 2.
6, 5, 4, 1, 3, 2.
Bolden (2004) afirma que Liderança é um fenômeno complexo que toca em muitos outros procesos organizacionais, sociais e pessoais importantes. Ela baseia-se em um processo de influência, por meio do qual as pessoas são inspiradas a trabalhar na direção dos objetivos grupais, não por meio de coerção, mas de motivação pessoal. Destarte, podemos dizer que no ambiente organizacional o líder possui como atribuição:
Aprimorar a partir de cursos e treinamentos habilidades e competências do colaborador para a execução de trabalhos atuais e futuros na empresa.
Realizar cursos para apreender a aplicar testes psicológicos, mesmo que o líder não tenha graduação em psicologia.
Avaliar o desempenho do funcionário comparado ao de outras pessoas.
Enfatizar exclusivametne os aspectos internos como a política de RH e a política salarial da empresa como requisitos essenciais na adminsitração de salários.
Captar candidatos a uma vaga específica a partir de critérios subjetivos e pessoais do líder.
A liderança é uma soft skills, ou seja, uma competência comportamental que pode influenciar as pessoas a partir do estabelecimento e atingimento de metas organizacionais. O líder poderá conduzir grupos de subordinados para determinados resultados, mirando as dimensões da organização, dos clientes, dos empregados dos investidores. Analise as seguintes assertivas sobre a relação entre líderes e liderados.
I) Um líder formal é alguém que foi oficialmente investido de autoridade e poder organizacional e geralmente recebe o título de gerente, diretor ou supervisor.
PORQUE
II) A liderança é uma relação entre pessoas através da influência e do poder que são distribuídos de maneira desigual numa base legítima (contratual ou consensual). A liderança não ocorre no isolamento, ou seja, não há líderes sem seguidores.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Liderar é “conduzir um grupo de pessoas, influenciando seus comportamentos e ações, para atingir objetivos e metas de interesse comum desse grupo, de acordo com uma visão do futuro baseada em um conjunto coerente de ideias e princípios” (Lacombe e Heiborn, 2009, p.191.) Evidenciada por diversos teóricos da administração, a liderança pode ser reconhecida como apoiadora, diretiva, participativa e orientada.
I) A liderança diretiva consiste no apoio e compreensão do líder, que trata seus subordinados com igualdades; apresenta simpatia e preocupação com a equipe.
II) Na liderança participativa o líder determina as atividades aos seus subordinados deixando claras as regras e os prazos; é metódico e suas ações são planejadas.
III) A liderança orientada consiste no cumprimento de metas a partir de desafios aos seus profissionais, incentivando suas habilidades para que tenham o melhor desempenho.
Podemos afirmar que estão corretas as seguintes assertivas:
I e II, apenas.
III, apenas.
I, II, III.
I, apenas.
II e III, apenas.
Fonte: https://jornaldobolsao.com.br/lideranca-transformacional-o-que-e-e-como-aplicar
A charge representa uma liderança contrária à teoria da Liderança embasada em Resultados, a qual preconiza que além do caráter, moral, integridade e energia, os líderes são detentores de pensamento estratégico. A maioria das empresas objetivam resultados e fins lucrativos, portanto, as empresas necessitam estar voltadas para algum tipo de resultado, segundo essa teoria da liderança.
Analise as seguintes assertivas sobre relação entre líderes e liderados.
I) A liderança embasada em resultados enfatiza a motivação dos liderados, procurando satisfazer as necessidades mais elevadas desses profissionais e engajar o colaborador completamente.
PORQUE
II) A liderança embasada em resultados atribui valor ao conhecimento, à educação, à experiência e à criatividade da força de trabalho, tendo como principais stakeholders os empregados, a organização, os clientes e investidores.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Segundo Daniel Goleman (2002), os diversos estilos de liderança contribuem para um efeito positivo no clima e nos resultados organizacionais. O autor afirma que os líderes ou executivos mais eficazes além de apresentarem habilidades técnicas e raciocínio analítico significativos, têm como requisito comum e indispensável um alto grau de inteligência emocional. Analise as seguintes assertivas sobre liderança:
I) O feedback, essencial para uma boa atuação na gestão de pessoas, deve ser dado aos subordinados em público, de modo a desafiá-los a promoverem alterações positivas em seu comportamento.
II) Alguns líderes também podem trazer malefícios para a empresa e para os funcionários, dependendo de sua forma de liderar, podendo causar influências negativas no clima e nos resultados empresariais.
III) A motivação dos membros do grupo é um dos fatores que influenciam na produtividade da equipe.
Podemos afirmar que estão corretas as seguintes assertivas:
I, apenas.
I e II, apenas.
II, apenas.
II e III, apenas.
I, II, III.
Os novos paradigmas gerenciais requerem funções descentralizadas, participativas, interdependentes e integradas. O desenvolvimento organizacional depende da melhoria contínua dos processos de gestão, de apoio e de base, pois a eficiência dos processos depende dos referenciais e recursos neles utilizados. O ser humano é totalmente determinante nesses novos paradigmas, pois sua capacitação e motivação é que tornam possível o aumento da eficiência dos processos e da produtividade de qualquer organização.A implementação do empowerment pela organização contempla algumas etapas como: tolerância a erros, desenvolvimento de confiança, visão, fixação de metas, avaliação e motivação.
Relacione as etapas do empowerment com suas respectivas ações:
1) Tolerância a erros
2) Desenvolvimento de confiança
3) Visão
4) Fixação de metas
5) Avaliação
6) Motivação
( ) Apropriação das responsabilidades diante do desenvolvimento da organização.
( ) Reflete o direcionamento dos objetivos e metas a serem atingidos pela organização.
( ) Corresponde ao diálogo estabelecido entre o planejado e o realizado.
( ) Representa a tônica das estratégias a serem estabelecidas para a conquista dos objetivos estipulados pela organização.
( ) Representa um conjunto de elementos relacionados ao comprometimento e reconhecimento dos colaboradores.
( ) Exercício realizado pelo gestor devido a autonomia dos colaboradores.
A sequência está correta em:
2, 3, 5, 4, 6,1.
2, 1, 4, 3, 5, 6.
2, 5, 1, 3, 4, 6.
6, 5, 4, 3, 1, 2.
6, 5, 4, 1, 3, 2.
Bolden (2004) afirma que Liderança é um fenômeno complexo que toca em muitos outros procesos organizacionais, sociais e pessoais importantes. Ela baseia-se em um processo de influência, por meio do qual as pessoas são inspiradas a trabalhar na direção dos objetivos grupais, não por meio de coerção, mas de motivação pessoal. Destarte, podemos dizer que no ambiente organizacional o líder possui como atribuição:
Aprimorar a partir de cursos e treinamentos habilidades e competências do colaborador para a execução de trabalhos atuais e futuros na empresa.
Realizar cursos para apreender a aplicar testes psicológicos, mesmo que o líder não tenha graduação em psicologia.
Avaliar o desempenho do funcionário comparado ao de outras pessoas.
Enfatizar exclusivametne os aspectos internos como a política de RH e a política salarial da empresa como requisitos essenciais na adminsitração de salários.
Captar candidatos a uma vaga específica a partir de critérios subjetivos e pessoais do líder.
A liderança é uma soft skills, ou seja, uma competência comportamental que pode influenciar as pessoas a partir do estabelecimento e atingimento de metas organizacionais. O líder poderá conduzir grupos de subordinados para determinados resultados, mirando as dimensões da organização, dos clientes, dos empregados dos investidores. Analise as seguintes assertivas sobre a relação entre líderes e liderados.
I) Um líder formal é alguém que foi oficialmente investido de autoridade e poder organizacional e geralmente recebe o título de gerente, diretor ou supervisor.
PORQUE
II) A liderança é uma relação entre pessoas através da influência e do poder que são distribuídos de maneira desigual numa base legítima (contratual ou consensual). A liderança não ocorre no isolamento, ou seja, não há líderes sem seguidores.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Liderar é “conduzir um grupo de pessoas, influenciando seus comportamentos e ações, para atingir objetivos e metas de interesse comum desse grupo, de acordo com uma visão do futuro baseada em um conjunto coerente de ideias e princípios” (Lacombe e Heiborn, 2009, p.191.) Evidenciada por diversos teóricos da administração, a liderança pode ser reconhecida como apoiadora, diretiva, participativa e orientada.
I) A liderança diretiva consiste no apoio e compreensão do líder, que trata seus subordinados com igualdades; apresenta simpatia e preocupação com a equipe.
II) Na liderança participativa o líder determina as atividades aos seus subordinados deixando claras as regras e os prazos; é metódico e suas ações são planejadas.
III) A liderança orientada consiste no cumprimento de metas a partir de desafios aos seus profissionais, incentivando suas habilidades para que tenham o melhor desempenho.
Podemos afirmar que estão corretas as seguintes assertivas:
I e II, apenas.
III, apenas.
I, II, III.
I, apenas.
II e III, apenas.
Fonte: https://jornaldobolsao.com.br/lideranca-transformacional-o-que-e-e-como-aplicar
A charge representa uma liderança contrária à teoria da Liderança embasada em Resultados, a qual preconiza que além do caráter, moral, integridade e energia, os líderes são detentores de pensamento estratégico. A maioria das empresas objetivam resultados e fins lucrativos, portanto, as empresas necessitam estar voltadas para algum tipo de resultado, segundo essa teoria da liderança.
Analise as seguintes assertivas sobre relação entre líderes e liderados.
I) A liderança embasada em resultados enfatiza a motivação dos liderados, procurando satisfazer as necessidades mais elevadas desses profissionais e engajar o colaborador completamente.
PORQUE
II) A liderança embasada em resultados atribui valor ao conhecimento, à educação, à experiência e à criatividade da força de trabalho, tendo como principais stakeholders os empregados, a organização, os clientes e investidores.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Segundo Daniel Goleman (2002), os diversos estilos de liderança contribuem para um efeito positivo no clima e nos resultados organizacionais. O autor afirma que os líderes ou executivos mais eficazes além de apresentarem habilidades técnicas e raciocínio analítico significativos, têm como requisito comum e indispensável um alto grau de inteligência emocional. Analise as seguintes assertivas sobre liderança:
I) O feedback, essencial para uma boa atuação na gestão de pessoas, deve ser dado aos subordinados em público, de modo a desafiá-los a promoverem alterações positivas em seu comportamento.
II) Alguns líderes também podem trazer malefícios para a empresa e para os funcionários, dependendo de sua forma de liderar, podendo causar influências negativas no clima e nos resultados empresariais.
III) A motivação dos membros do grupo é um dos fatores que influenciam na produtividade da equipe.
Podemos afirmar que estão corretas as seguintes assertivas:
2, 3, 5, 4, 6,1.
2, 1, 4, 3, 5, 6.
2, 5, 1, 3, 4, 6.
6, 5, 4, 3, 1, 2.
6, 5, 4, 1, 3, 2.
Bolden (2004) afirma que Liderança é um fenômeno complexo que toca em muitos outros procesos organizacionais, sociais e pessoais importantes. Ela baseia-se em um processo de influência, por meio do qual as pessoas são inspiradas a trabalhar na direção dos objetivos grupais, não por meio de coerção, mas de motivação pessoal. Destarte, podemos dizer que no ambiente organizacional o líder possui como atribuição:
Aprimorar a partir de cursos e treinamentos habilidades e competências do colaborador para a execução de trabalhos atuais e futuros na empresa.
Realizar cursos para apreender a aplicar testes psicológicos, mesmo que o líder não tenha graduação em psicologia.
Avaliar o desempenho do funcionário comparado ao de outras pessoas.
Enfatizar exclusivametne os aspectos internos como a política de RH e a política salarial da empresa como requisitos essenciais na adminsitração de salários.
Captar candidatos a uma vaga específica a partir de critérios subjetivos e pessoais do líder.
A liderança é uma soft skills, ou seja, uma competência comportamental que pode influenciar as pessoas a partir do estabelecimento e atingimento de metas organizacionais. O líder poderá conduzir grupos de subordinados para determinados resultados, mirando as dimensões da organização, dos clientes, dos empregados dos investidores. Analise as seguintes assertivas sobre a relação entre líderes e liderados.
I) Um líder formal é alguém que foi oficialmente investido de autoridade e poder organizacional e geralmente recebe o título de gerente, diretor ou supervisor.
PORQUE
II) A liderança é uma relação entre pessoas através da influência e do poder que são distribuídos de maneira desigual numa base legítima (contratual ou consensual). A liderança não ocorre no isolamento, ou seja, não há líderes sem seguidores.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Liderar é “conduzir um grupo de pessoas, influenciando seus comportamentos e ações, para atingir objetivos e metas de interesse comum desse grupo, de acordo com uma visão do futuro baseada em um conjunto coerente de ideias e princípios” (Lacombe e Heiborn, 2009, p.191.) Evidenciada por diversos teóricos da administração, a liderança pode ser reconhecida como apoiadora, diretiva, participativa e orientada.
I) A liderança diretiva consiste no apoio e compreensão do líder, que trata seus subordinados com igualdades; apresenta simpatia e preocupação com a equipe.
II) Na liderança participativa o líder determina as atividades aos seus subordinados deixando claras as regras e os prazos; é metódico e suas ações são planejadas.
III) A liderança orientada consiste no cumprimento de metas a partir de desafios aos seus profissionais, incentivando suas habilidades para que tenham o melhor desempenho.
Podemos afirmar que estão corretas as seguintes assertivas:
I e II, apenas.
III, apenas.
I, II, III.
I, apenas.
II e III, apenas.
Fonte: https://jornaldobolsao.com.br/lideranca-transformacional-o-que-e-e-como-aplicar
A charge representa uma liderança contrária à teoria da Liderança embasada em Resultados, a qual preconiza que além do caráter, moral, integridade e energia, os líderes são detentores de pensamento estratégico. A maioria das empresas objetivam resultados e fins lucrativos, portanto, as empresas necessitam estar voltadas para algum tipo de resultado, segundo essa teoria da liderança.
Analise as seguintes assertivas sobre relação entre líderes e liderados.
I) A liderança embasada em resultados enfatiza a motivação dos liderados, procurando satisfazer as necessidades mais elevadas desses profissionais e engajar o colaborador completamente.
PORQUE
II) A liderança embasada em resultados atribui valor ao conhecimento, à educação, à experiência e à criatividade da força de trabalho, tendo como principais stakeholders os empregados, a organização, os clientes e investidores.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Segundo Daniel Goleman (2002), os diversos estilos de liderança contribuem para um efeito positivo no clima e nos resultados organizacionais. O autor afirma que os líderes ou executivos mais eficazes além de apresentarem habilidades técnicas e raciocínio analítico significativos, têm como requisito comum e indispensável um alto grau de inteligência emocional. Analise as seguintes assertivas sobre liderança:
I) O feedback, essencial para uma boa atuação na gestão de pessoas, deve ser dado aos subordinados em público, de modo a desafiá-los a promoverem alterações positivas em seu comportamento.
II) Alguns líderes também podem trazer malefícios para a empresa e para os funcionários, dependendo de sua forma de liderar, podendo causar influências negativas no clima e nos resultados empresariais.
III) A motivação dos membros do grupo é um dos fatores que influenciam na produtividade da equipe.
Podemos afirmar que estão corretas as seguintes assertivas:
Aprimorar a partir de cursos e treinamentos habilidades e competências do colaborador para a execução de trabalhos atuais e futuros na empresa.
Realizar cursos para apreender a aplicar testes psicológicos, mesmo que o líder não tenha graduação em psicologia.
Avaliar o desempenho do funcionário comparado ao de outras pessoas.
Enfatizar exclusivametne os aspectos internos como a política de RH e a política salarial da empresa como requisitos essenciais na adminsitração de salários.
Captar candidatos a uma vaga específica a partir de critérios subjetivos e pessoais do líder.
A liderança é uma soft skills, ou seja, uma competência comportamental que pode influenciar as pessoas a partir do estabelecimento e atingimento de metas organizacionais. O líder poderá conduzir grupos de subordinados para determinados resultados, mirando as dimensões da organização, dos clientes, dos empregados dos investidores. Analise as seguintes assertivas sobre a relação entre líderes e liderados.
I) Um líder formal é alguém que foi oficialmente investido de autoridade e poder organizacional e geralmente recebe o título de gerente, diretor ou supervisor.
PORQUE
II) A liderança é uma relação entre pessoas através da influência e do poder que são distribuídos de maneira desigual numa base legítima (contratual ou consensual). A liderança não ocorre no isolamento, ou seja, não há líderes sem seguidores.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Liderar é “conduzir um grupo de pessoas, influenciando seus comportamentos e ações, para atingir objetivos e metas de interesse comum desse grupo, de acordo com uma visão do futuro baseada em um conjunto coerente de ideias e princípios” (Lacombe e Heiborn, 2009, p.191.) Evidenciada por diversos teóricos da administração, a liderança pode ser reconhecida como apoiadora, diretiva, participativa e orientada.
I) A liderança diretiva consiste no apoio e compreensão do líder, que trata seus subordinados com igualdades; apresenta simpatia e preocupação com a equipe.
II) Na liderança participativa o líder determina as atividades aos seus subordinados deixando claras as regras e os prazos; é metódico e suas ações são planejadas.
III) A liderança orientada consiste no cumprimento de metas a partir de desafios aos seus profissionais, incentivando suas habilidades para que tenham o melhor desempenho.
Podemos afirmar que estão corretas as seguintes assertivas:
I e II, apenas.
III, apenas.
I, II, III.
I, apenas.
II e III, apenas.
Fonte: https://jornaldobolsao.com.br/lideranca-transformacional-o-que-e-e-como-aplicar
A charge representa uma liderança contrária à teoria da Liderança embasada em Resultados, a qual preconiza que além do caráter, moral, integridade e energia, os líderes são detentores de pensamento estratégico. A maioria das empresas objetivam resultados e fins lucrativos, portanto, as empresas necessitam estar voltadas para algum tipo de resultado, segundo essa teoria da liderança.
Analise as seguintes assertivas sobre relação entre líderes e liderados.
I) A liderança embasada em resultados enfatiza a motivação dos liderados, procurando satisfazer as necessidades mais elevadas desses profissionais e engajar o colaborador completamente.
PORQUE
II) A liderança embasada em resultados atribui valor ao conhecimento, à educação, à experiência e à criatividade da força de trabalho, tendo como principais stakeholders os empregados, a organização, os clientes e investidores.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Segundo Daniel Goleman (2002), os diversos estilos de liderança contribuem para um efeito positivo no clima e nos resultados organizacionais. O autor afirma que os líderes ou executivos mais eficazes além de apresentarem habilidades técnicas e raciocínio analítico significativos, têm como requisito comum e indispensável um alto grau de inteligência emocional. Analise as seguintes assertivas sobre liderança:
I) O feedback, essencial para uma boa atuação na gestão de pessoas, deve ser dado aos subordinados em público, de modo a desafiá-los a promoverem alterações positivas em seu comportamento.
II) Alguns líderes também podem trazer malefícios para a empresa e para os funcionários, dependendo de sua forma de liderar, podendo causar influências negativas no clima e nos resultados empresariais.
III) A motivação dos membros do grupo é um dos fatores que influenciam na produtividade da equipe.
Podemos afirmar que estão corretas as seguintes assertivas:
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Liderar é “conduzir um grupo de pessoas, influenciando seus comportamentos e ações, para atingir objetivos e metas de interesse comum desse grupo, de acordo com uma visão do futuro baseada em um conjunto coerente de ideias e princípios” (Lacombe e Heiborn, 2009, p.191.) Evidenciada por diversos teóricos da administração, a liderança pode ser reconhecida como apoiadora, diretiva, participativa e orientada.
I) A liderança diretiva consiste no apoio e compreensão do líder, que trata seus subordinados com igualdades; apresenta simpatia e preocupação com a equipe.
II) Na liderança participativa o líder determina as atividades aos seus subordinados deixando claras as regras e os prazos; é metódico e suas ações são planejadas.
III) A liderança orientada consiste no cumprimento de metas a partir de desafios aos seus profissionais, incentivando suas habilidades para que tenham o melhor desempenho.
Podemos afirmar que estão corretas as seguintes assertivas:
I e II, apenas.
III, apenas.
I, II, III.
I, apenas.
II e III, apenas.
Fonte: https://jornaldobolsao.com.br/lideranca-transformacional-o-que-e-e-como-aplicar
A charge representa uma liderança contrária à teoria da Liderança embasada em Resultados, a qual preconiza que além do caráter, moral, integridade e energia, os líderes são detentores de pensamento estratégico. A maioria das empresas objetivam resultados e fins lucrativos, portanto, as empresas necessitam estar voltadas para algum tipo de resultado, segundo essa teoria da liderança.
Analise as seguintes assertivas sobre relação entre líderes e liderados.
I) A liderança embasada em resultados enfatiza a motivação dos liderados, procurando satisfazer as necessidades mais elevadas desses profissionais e engajar o colaborador completamente.
PORQUE
II) A liderança embasada em resultados atribui valor ao conhecimento, à educação, à experiência e à criatividade da força de trabalho, tendo como principais stakeholders os empregados, a organização, os clientes e investidores.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Segundo Daniel Goleman (2002), os diversos estilos de liderança contribuem para um efeito positivo no clima e nos resultados organizacionais. O autor afirma que os líderes ou executivos mais eficazes além de apresentarem habilidades técnicas e raciocínio analítico significativos, têm como requisito comum e indispensável um alto grau de inteligência emocional. Analise as seguintes assertivas sobre liderança:
I) O feedback, essencial para uma boa atuação na gestão de pessoas, deve ser dado aos subordinados em público, de modo a desafiá-los a promoverem alterações positivas em seu comportamento.
II) Alguns líderes também podem trazer malefícios para a empresa e para os funcionários, dependendo de sua forma de liderar, podendo causar influências negativas no clima e nos resultados empresariais.
III) A motivação dos membros do grupo é um dos fatores que influenciam na produtividade da equipe.
Podemos afirmar que estão corretas as seguintes assertivas:
I e II, apenas.
III, apenas.
I, II, III.
I, apenas.
II e III, apenas.
Fonte: https://jornaldobolsao.com.br/lideranca-transformacional-o-que-e-e-como-aplicar
A charge representa uma liderança contrária à teoria da Liderança embasada em Resultados, a qual preconiza que além do caráter, moral, integridade e energia, os líderes são detentores de pensamento estratégico. A maioria das empresas objetivam resultados e fins lucrativos, portanto, as empresas necessitam estar voltadas para algum tipo de resultado, segundo essa teoria da liderança.
Analise as seguintes assertivas sobre relação entre líderes e liderados.
I) A liderança embasada em resultados enfatiza a motivação dos liderados, procurando satisfazer as necessidades mais elevadas desses profissionais e engajar o colaborador completamente.
PORQUE
II) A liderança embasada em resultados atribui valor ao conhecimento, à educação, à experiência e à criatividade da força de trabalho, tendo como principais stakeholders os empregados, a organização, os clientes e investidores.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Segundo Daniel Goleman (2002), os diversos estilos de liderança contribuem para um efeito positivo no clima e nos resultados organizacionais. O autor afirma que os líderes ou executivos mais eficazes além de apresentarem habilidades técnicas e raciocínio analítico significativos, têm como requisito comum e indispensável um alto grau de inteligência emocional. Analise as seguintes assertivas sobre liderança:
I) O feedback, essencial para uma boa atuação na gestão de pessoas, deve ser dado aos subordinados em público, de modo a desafiá-los a promoverem alterações positivas em seu comportamento.
II) Alguns líderes também podem trazer malefícios para a empresa e para os funcionários, dependendo de sua forma de liderar, podendo causar influências negativas no clima e nos resultados empresariais.
III) A motivação dos membros do grupo é um dos fatores que influenciam na produtividade da equipe.
Podemos afirmar que estão corretas as seguintes assertivas:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.