ENSINO-APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA
A LDB (Lei 9394/96), em seu artigo 22, estabelece os objetivos para a educação básica, que visa “[...] desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores”.
Pensando nos princípios pedagógicos para atingir tal objetivo, o ensino de História deve priorizar:
A valorização de grandes fatos históricos, reforçando o papel dos heróis políticos na História.
O reconhecimento da vulnerabilidade do aluno como parte menos importante na relação de aprendizado.
O debate de temas polêmicos para tornar o aluno um cidadão crítico e militante.
A assimilação da maior quantidade de conteúdos por meio da memorização.
O desenvolvimento no aluno da capacidade de aprender e de adquirir conhecimentos vinculados à prática social e a formação de valores humanos.
Ao elaborar uma prova operatória, o professor deve ter alguns objetivos e cuidados, dentre os quais destacamos:
I - As questões operatórias são aquelas que exigem operações mentais, simples ou complexas, nas quais o aluno possa estabelecer relações significativas com o seu aprendizado.
II - Na elaboração da prova deve ficar claro em cada questão o que o professor deseja avaliar depois de ensinar determinado conteúdo.
III - A elaboração do contexto numa questão deve servir de apoio ao aluno para responde-la: “o que dá sentido ao texto é o contexto”.
IV - Na prova, devem ser colocados textos que obriguem a leitura, permitindo que a mesma seja respondida sem sustentação teórica, embora de acordo com o perguntado.
É correto apenas o que se afirma em:
I e IV.
II e III.
I e II.
II, III e IV.
I, II e III.
Leia com atenção:
A postura teórico-metodológica do educador faz a diferença na condução do processo de ensino e aprendizagem. E trabalhar com o livro didático requer uma série de conhecimentos, historiográficos e pedagógicos que otimizem sua utilização, percebendo-o como um documento que comporta vários outros documentos na sua estrutura, ou seja, além do texto principal de cada capítulo, um volume didático traz, em geral, um série de fontes textuais e iconográficas, como também diferentes linguagens visuais, que podem favorecer à uma “série de técnicas de aprendizagem” (TIMBÓ, Isaíde Bandeira. Livro didático de História: cultura material em destaque. ANPUH, Fortaleza, 2009, p.4-5).
Considerando o fragmento, é possível concluir que o livro didático é um importante:
produto comercial, isento de influências subjetivas e voltado apenas para o mercado.
instrumento pedagógico, portador de um sistema de valores, que agrega diferentes fontes e metodologias.
recurso didático, que deve ser utilizado como base essencial do conhecimento escolar, dispensando o uso de outras metodologias.
veículo de comunicação, pois oferece um suporte entre o aprendizado técnico e o saber acadêmico.
indispensável ao professor, pois ele é a única fonte de conhecimento histórico para a condução de suas aulas.
As propostas político-pedagógicas norteadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, sugerem um ensino de História que dialogue constantemente com outras disciplinas e saberes.
Sendo assim, podemos afirmar que a interdisciplinaridade defendida pelos PCNs é fruto da influência exercida por qual movimento da historiografia? Assinale a alternativa correta:
Dos Annales.
Medievalista.
Positivista.
Marxista.
Memorialista.
O ensino de História busca na atualidade aproximar os alunos de sua realidade, reafirmando princípios importantes que reforçam o papel transformador da História. Para atingir o propósito de um ensino crítico, um dos caminhos possíveis é abordar a História a partir de questões, temas e conceitos. Para isso, o professor deve:
I – Despertar o interesse dos alunos para o estudo de questões atuais e sua relação com o passado, problematizando o conhecimento histórico.
II – Fazer com que os alunos se percebam como sujeitos históricos, compreendendo a importância de conceitos como democracia, cultura e cidadania.
III – Levar os alunos a buscarem as verdades históricas absolutas, como sendo as únicas que devem ser consideradas para o estudo da História.
IV – Demonstrar com clareza que a História é feita a partir de documento escritos, que revelam a veracidade dos fatos, feita por grupos políticos, grandes homens e heróis nacionais.
É correto apenas o que se afirma em:
I e IV.
I e II.
II, III e IV.
I, II e IV.
III e IV.
A História que se ensina nas escolas brasileiras obedece, desde 1996, à recomendações pedagógicas seguras, que não inibem a iniciativa dos profissionais da educação, mas, aponta rumos e diretrizes.
Com base nas leituras sobre o ensino de história na atualidade a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais, como deve ser a construção didática do ensino de História? Assinale a alternativa correta.
Voltada para o estudo da memória. Quanto maior a capacidade de memorizar, maior é a competência do aluno.
Factual, já que o fato histórico é a essência do ofício do historiador.
Preocupada com a fidelidade absoluta ao conteúdo das fontes.
Sólida e consistente ao se basear exclusivamente nos documentos escritos.
Problematizadora e ousada, construindo um novo olhar sobre o passado.
Sobre os conceitos históricos que são essenciais à prática docente, analise as características apontadas a seguir, associando corretamente as colunas:
(1) História
(2) Processo histórico
(3) Tempo histórico
(4) Sujeito histórico
(5) Cultura
( ) Conjunto de práticas, problemáticas e comportamentos interligados por continuidades e rupturas, que visa aprimorar a problematização da vida social, buscando perceber diferenças/semelhanças, conflitos/contradições, igualdades/desigualdades existentes entre as sociedades.
( ) Agentes individuais ou coletivos que constroem identidades pessoais e sociais em dimensão temporal, desempenhando papel significativo na trama histórica, não ficando limitados apenas a figuras ilustres.
( ) Conhecimento que visa a compreensão dos processos e sujeitos históricos, buscando a problematização dos acontecimentos, delimitação do objeto de estudo, busca e levantamento de fontes, percepção dos sujeitos envolvidos e construção do conhecimento de forma interdisciplinar.
( ) Conceito interdisciplinar relacionado às representações sociais e manifestações individuais e artísticas, que envolve formas de organização de um determinado povo, do trabalho, da família, do cotidiano, das religiões, das festas, das identidades sociais, entre outros.
( ) Categoria central do conhecimento histórico, que implica na importância das formas de organização social e seus conflitos, sendo um produto cultural forjado pela complexidade das vivências humanas, cujas periodizações estabelecem relações de continuidades/rupturas, mudanças/transformações.
A sequência correta está contida em:
(2) (3) (1) (4) (5)
(1) (2) (3) (4) (5)
(1) (4) (2) (5) (3)
(5) (1) (2) (3) (4)
(2) (4) (1) (5) (3)
De acordo com a professora Circe Bittencourt “o livro didático possui limites, vantagens e desvantagens como os demais materiais dessa natureza e é nesse sentido que precisa ser avaliado.” (BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004, 301).
Assim, pensar o livro didático como objeto de estudo é fundamental no processo de formação e atuação do professor de História. Sobre seus usos no contexto escolar e na prática docente, analise as afirmativas a seguir:
I – O livro didático veicula diferentes valores e ideologias, que envolvem, entre outros, sua produção comercial, as orientações curriculares oficiais e os conteúdos pedagógicos.
II – Professores e escolas devem buscar o livro didático ideal, que atenda de forma especial e efetiva ao processo de ensino-aprendizagem.
III – O livro didático deve ser utilizado como uma das fontes de conhecimento histórico, mas não deve ser a única.
IV – Trabalhar com o livro didático exige do professor uma série de conhecimentos, historiográficos e pedagógicos, que otimizem sua utilização.
É correto apenas o que se afirma em:
II, III e IV.
II e III.
I e III.
III e IV.
I, III e IV.
Reflita sobre a afirmativa seguinte:
Não se trata de ensinar uma História, apenas, com base em datas, fatos e heróis brasileiros, mas dotar a criança de uma visão, mais próxima possível do país, por meio das formas de vida e pensamento dos brasileiros nas diversas épocas. Visão histórica amparada pela constante mediação do tempo e espaço históricos.
Considerando o ensino de História do Brasil segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, aponte a alternativa na qual a didática apresentada é coerente com a proposta pedagógica do texto anterior:
Fomentar em sala o discurso ufanista de amor pelos heróis nacionais.
Memorização de fatos e datas presentes nos textos lidos durante as aulas.
Estimular a criticidade do aluno e a sua capacidade de dialogar com o saber.
Punição dos alunos que não responderem a contento as arguições orais.
Premiação publica alunos que revelarem erudição.
Leia, com atenção, o trecho a seguir:
Outra grande e importante estratégia em sala de aula, em qualquer dos níveis, constitui a integração com outras disciplinas. (...) A integração de diversas disciplinas em projetos comuns produz resultados excepcionais. (FUNARI, Pedro Paulo. A Renovação da História Antiga. In: KARNAL, Leandro (org.) História na Sala de Aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2009, p. 102).
A estratégia apontada pelo autor condiz com o(a):
A valorização de grandes fatos históricos, reforçando o papel dos heróis políticos na História.
O reconhecimento da vulnerabilidade do aluno como parte menos importante na relação de aprendizado.
O debate de temas polêmicos para tornar o aluno um cidadão crítico e militante.
A assimilação da maior quantidade de conteúdos por meio da memorização.
O desenvolvimento no aluno da capacidade de aprender e de adquirir conhecimentos vinculados à prática social e a formação de valores humanos.
Ao elaborar uma prova operatória, o professor deve ter alguns objetivos e cuidados, dentre os quais destacamos:
I - As questões operatórias são aquelas que exigem operações mentais, simples ou complexas, nas quais o aluno possa estabelecer relações significativas com o seu aprendizado.
II - Na elaboração da prova deve ficar claro em cada questão o que o professor deseja avaliar depois de ensinar determinado conteúdo.
III - A elaboração do contexto numa questão deve servir de apoio ao aluno para responde-la: “o que dá sentido ao texto é o contexto”.
IV - Na prova, devem ser colocados textos que obriguem a leitura, permitindo que a mesma seja respondida sem sustentação teórica, embora de acordo com o perguntado.
É correto apenas o que se afirma em:
I e IV.
II e III.
I e II.
II, III e IV.
I, II e III.
Leia com atenção:
A postura teórico-metodológica do educador faz a diferença na condução do processo de ensino e aprendizagem. E trabalhar com o livro didático requer uma série de conhecimentos, historiográficos e pedagógicos que otimizem sua utilização, percebendo-o como um documento que comporta vários outros documentos na sua estrutura, ou seja, além do texto principal de cada capítulo, um volume didático traz, em geral, um série de fontes textuais e iconográficas, como também diferentes linguagens visuais, que podem favorecer à uma “série de técnicas de aprendizagem” (TIMBÓ, Isaíde Bandeira. Livro didático de História: cultura material em destaque. ANPUH, Fortaleza, 2009, p.4-5).
Considerando o fragmento, é possível concluir que o livro didático é um importante:
produto comercial, isento de influências subjetivas e voltado apenas para o mercado.
instrumento pedagógico, portador de um sistema de valores, que agrega diferentes fontes e metodologias.
recurso didático, que deve ser utilizado como base essencial do conhecimento escolar, dispensando o uso de outras metodologias.
veículo de comunicação, pois oferece um suporte entre o aprendizado técnico e o saber acadêmico.
indispensável ao professor, pois ele é a única fonte de conhecimento histórico para a condução de suas aulas.
As propostas político-pedagógicas norteadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, sugerem um ensino de História que dialogue constantemente com outras disciplinas e saberes.
Sendo assim, podemos afirmar que a interdisciplinaridade defendida pelos PCNs é fruto da influência exercida por qual movimento da historiografia? Assinale a alternativa correta:
Dos Annales.
Medievalista.
Positivista.
Marxista.
Memorialista.
O ensino de História busca na atualidade aproximar os alunos de sua realidade, reafirmando princípios importantes que reforçam o papel transformador da História. Para atingir o propósito de um ensino crítico, um dos caminhos possíveis é abordar a História a partir de questões, temas e conceitos. Para isso, o professor deve:
I – Despertar o interesse dos alunos para o estudo de questões atuais e sua relação com o passado, problematizando o conhecimento histórico.
II – Fazer com que os alunos se percebam como sujeitos históricos, compreendendo a importância de conceitos como democracia, cultura e cidadania.
III – Levar os alunos a buscarem as verdades históricas absolutas, como sendo as únicas que devem ser consideradas para o estudo da História.
IV – Demonstrar com clareza que a História é feita a partir de documento escritos, que revelam a veracidade dos fatos, feita por grupos políticos, grandes homens e heróis nacionais.
É correto apenas o que se afirma em:
I e IV.
I e II.
II, III e IV.
I, II e IV.
III e IV.
A História que se ensina nas escolas brasileiras obedece, desde 1996, à recomendações pedagógicas seguras, que não inibem a iniciativa dos profissionais da educação, mas, aponta rumos e diretrizes.
Com base nas leituras sobre o ensino de história na atualidade a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais, como deve ser a construção didática do ensino de História? Assinale a alternativa correta.
Voltada para o estudo da memória. Quanto maior a capacidade de memorizar, maior é a competência do aluno.
Factual, já que o fato histórico é a essência do ofício do historiador.
Preocupada com a fidelidade absoluta ao conteúdo das fontes.
Sólida e consistente ao se basear exclusivamente nos documentos escritos.
Problematizadora e ousada, construindo um novo olhar sobre o passado.
Sobre os conceitos históricos que são essenciais à prática docente, analise as características apontadas a seguir, associando corretamente as colunas:
(1) História
(2) Processo histórico
(3) Tempo histórico
(4) Sujeito histórico
(5) Cultura
( ) Conjunto de práticas, problemáticas e comportamentos interligados por continuidades e rupturas, que visa aprimorar a problematização da vida social, buscando perceber diferenças/semelhanças, conflitos/contradições, igualdades/desigualdades existentes entre as sociedades.
( ) Agentes individuais ou coletivos que constroem identidades pessoais e sociais em dimensão temporal, desempenhando papel significativo na trama histórica, não ficando limitados apenas a figuras ilustres.
( ) Conhecimento que visa a compreensão dos processos e sujeitos históricos, buscando a problematização dos acontecimentos, delimitação do objeto de estudo, busca e levantamento de fontes, percepção dos sujeitos envolvidos e construção do conhecimento de forma interdisciplinar.
( ) Conceito interdisciplinar relacionado às representações sociais e manifestações individuais e artísticas, que envolve formas de organização de um determinado povo, do trabalho, da família, do cotidiano, das religiões, das festas, das identidades sociais, entre outros.
( ) Categoria central do conhecimento histórico, que implica na importância das formas de organização social e seus conflitos, sendo um produto cultural forjado pela complexidade das vivências humanas, cujas periodizações estabelecem relações de continuidades/rupturas, mudanças/transformações.
A sequência correta está contida em:
(2) (3) (1) (4) (5)
(1) (2) (3) (4) (5)
(1) (4) (2) (5) (3)
(5) (1) (2) (3) (4)
(2) (4) (1) (5) (3)
De acordo com a professora Circe Bittencourt “o livro didático possui limites, vantagens e desvantagens como os demais materiais dessa natureza e é nesse sentido que precisa ser avaliado.” (BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004, 301).
Assim, pensar o livro didático como objeto de estudo é fundamental no processo de formação e atuação do professor de História. Sobre seus usos no contexto escolar e na prática docente, analise as afirmativas a seguir:
I – O livro didático veicula diferentes valores e ideologias, que envolvem, entre outros, sua produção comercial, as orientações curriculares oficiais e os conteúdos pedagógicos.
II – Professores e escolas devem buscar o livro didático ideal, que atenda de forma especial e efetiva ao processo de ensino-aprendizagem.
III – O livro didático deve ser utilizado como uma das fontes de conhecimento histórico, mas não deve ser a única.
IV – Trabalhar com o livro didático exige do professor uma série de conhecimentos, historiográficos e pedagógicos, que otimizem sua utilização.
É correto apenas o que se afirma em:
II, III e IV.
II e III.
I e III.
III e IV.
I, III e IV.
Reflita sobre a afirmativa seguinte:
Não se trata de ensinar uma História, apenas, com base em datas, fatos e heróis brasileiros, mas dotar a criança de uma visão, mais próxima possível do país, por meio das formas de vida e pensamento dos brasileiros nas diversas épocas. Visão histórica amparada pela constante mediação do tempo e espaço históricos.
Considerando o ensino de História do Brasil segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, aponte a alternativa na qual a didática apresentada é coerente com a proposta pedagógica do texto anterior:
Fomentar em sala o discurso ufanista de amor pelos heróis nacionais.
Memorização de fatos e datas presentes nos textos lidos durante as aulas.
Estimular a criticidade do aluno e a sua capacidade de dialogar com o saber.
Punição dos alunos que não responderem a contento as arguições orais.
Premiação publica alunos que revelarem erudição.
Leia, com atenção, o trecho a seguir:
Outra grande e importante estratégia em sala de aula, em qualquer dos níveis, constitui a integração com outras disciplinas. (...) A integração de diversas disciplinas em projetos comuns produz resultados excepcionais. (FUNARI, Pedro Paulo. A Renovação da História Antiga. In: KARNAL, Leandro (org.) História na Sala de Aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2009, p. 102).
A estratégia apontada pelo autor condiz com o(a):
I e IV.
II e III.
I e II.
II, III e IV.
I, II e III.
Leia com atenção:
A postura teórico-metodológica do educador faz a diferença na condução do processo de ensino e aprendizagem. E trabalhar com o livro didático requer uma série de conhecimentos, historiográficos e pedagógicos que otimizem sua utilização, percebendo-o como um documento que comporta vários outros documentos na sua estrutura, ou seja, além do texto principal de cada capítulo, um volume didático traz, em geral, um série de fontes textuais e iconográficas, como também diferentes linguagens visuais, que podem favorecer à uma “série de técnicas de aprendizagem” (TIMBÓ, Isaíde Bandeira. Livro didático de História: cultura material em destaque. ANPUH, Fortaleza, 2009, p.4-5).
Considerando o fragmento, é possível concluir que o livro didático é um importante:
produto comercial, isento de influências subjetivas e voltado apenas para o mercado.
instrumento pedagógico, portador de um sistema de valores, que agrega diferentes fontes e metodologias.
recurso didático, que deve ser utilizado como base essencial do conhecimento escolar, dispensando o uso de outras metodologias.
veículo de comunicação, pois oferece um suporte entre o aprendizado técnico e o saber acadêmico.
indispensável ao professor, pois ele é a única fonte de conhecimento histórico para a condução de suas aulas.
As propostas político-pedagógicas norteadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, sugerem um ensino de História que dialogue constantemente com outras disciplinas e saberes.
Sendo assim, podemos afirmar que a interdisciplinaridade defendida pelos PCNs é fruto da influência exercida por qual movimento da historiografia? Assinale a alternativa correta:
Dos Annales.
Medievalista.
Positivista.
Marxista.
Memorialista.
O ensino de História busca na atualidade aproximar os alunos de sua realidade, reafirmando princípios importantes que reforçam o papel transformador da História. Para atingir o propósito de um ensino crítico, um dos caminhos possíveis é abordar a História a partir de questões, temas e conceitos. Para isso, o professor deve:
I – Despertar o interesse dos alunos para o estudo de questões atuais e sua relação com o passado, problematizando o conhecimento histórico.
II – Fazer com que os alunos se percebam como sujeitos históricos, compreendendo a importância de conceitos como democracia, cultura e cidadania.
III – Levar os alunos a buscarem as verdades históricas absolutas, como sendo as únicas que devem ser consideradas para o estudo da História.
IV – Demonstrar com clareza que a História é feita a partir de documento escritos, que revelam a veracidade dos fatos, feita por grupos políticos, grandes homens e heróis nacionais.
É correto apenas o que se afirma em:
I e IV.
I e II.
II, III e IV.
I, II e IV.
III e IV.
A História que se ensina nas escolas brasileiras obedece, desde 1996, à recomendações pedagógicas seguras, que não inibem a iniciativa dos profissionais da educação, mas, aponta rumos e diretrizes.
Com base nas leituras sobre o ensino de história na atualidade a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais, como deve ser a construção didática do ensino de História? Assinale a alternativa correta.
Voltada para o estudo da memória. Quanto maior a capacidade de memorizar, maior é a competência do aluno.
Factual, já que o fato histórico é a essência do ofício do historiador.
Preocupada com a fidelidade absoluta ao conteúdo das fontes.
Sólida e consistente ao se basear exclusivamente nos documentos escritos.
Problematizadora e ousada, construindo um novo olhar sobre o passado.
Sobre os conceitos históricos que são essenciais à prática docente, analise as características apontadas a seguir, associando corretamente as colunas:
(1) História
(2) Processo histórico
(3) Tempo histórico
(4) Sujeito histórico
(5) Cultura
( ) Conjunto de práticas, problemáticas e comportamentos interligados por continuidades e rupturas, que visa aprimorar a problematização da vida social, buscando perceber diferenças/semelhanças, conflitos/contradições, igualdades/desigualdades existentes entre as sociedades.
( ) Agentes individuais ou coletivos que constroem identidades pessoais e sociais em dimensão temporal, desempenhando papel significativo na trama histórica, não ficando limitados apenas a figuras ilustres.
( ) Conhecimento que visa a compreensão dos processos e sujeitos históricos, buscando a problematização dos acontecimentos, delimitação do objeto de estudo, busca e levantamento de fontes, percepção dos sujeitos envolvidos e construção do conhecimento de forma interdisciplinar.
( ) Conceito interdisciplinar relacionado às representações sociais e manifestações individuais e artísticas, que envolve formas de organização de um determinado povo, do trabalho, da família, do cotidiano, das religiões, das festas, das identidades sociais, entre outros.
( ) Categoria central do conhecimento histórico, que implica na importância das formas de organização social e seus conflitos, sendo um produto cultural forjado pela complexidade das vivências humanas, cujas periodizações estabelecem relações de continuidades/rupturas, mudanças/transformações.
A sequência correta está contida em:
(2) (3) (1) (4) (5)
(1) (2) (3) (4) (5)
(1) (4) (2) (5) (3)
(5) (1) (2) (3) (4)
(2) (4) (1) (5) (3)
De acordo com a professora Circe Bittencourt “o livro didático possui limites, vantagens e desvantagens como os demais materiais dessa natureza e é nesse sentido que precisa ser avaliado.” (BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004, 301).
Assim, pensar o livro didático como objeto de estudo é fundamental no processo de formação e atuação do professor de História. Sobre seus usos no contexto escolar e na prática docente, analise as afirmativas a seguir:
I – O livro didático veicula diferentes valores e ideologias, que envolvem, entre outros, sua produção comercial, as orientações curriculares oficiais e os conteúdos pedagógicos.
II – Professores e escolas devem buscar o livro didático ideal, que atenda de forma especial e efetiva ao processo de ensino-aprendizagem.
III – O livro didático deve ser utilizado como uma das fontes de conhecimento histórico, mas não deve ser a única.
IV – Trabalhar com o livro didático exige do professor uma série de conhecimentos, historiográficos e pedagógicos, que otimizem sua utilização.
É correto apenas o que se afirma em:
II, III e IV.
II e III.
I e III.
III e IV.
I, III e IV.
Reflita sobre a afirmativa seguinte:
Não se trata de ensinar uma História, apenas, com base em datas, fatos e heróis brasileiros, mas dotar a criança de uma visão, mais próxima possível do país, por meio das formas de vida e pensamento dos brasileiros nas diversas épocas. Visão histórica amparada pela constante mediação do tempo e espaço históricos.
Considerando o ensino de História do Brasil segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, aponte a alternativa na qual a didática apresentada é coerente com a proposta pedagógica do texto anterior:
Fomentar em sala o discurso ufanista de amor pelos heróis nacionais.
Memorização de fatos e datas presentes nos textos lidos durante as aulas.
Estimular a criticidade do aluno e a sua capacidade de dialogar com o saber.
Punição dos alunos que não responderem a contento as arguições orais.
Premiação publica alunos que revelarem erudição.
Leia, com atenção, o trecho a seguir:
Outra grande e importante estratégia em sala de aula, em qualquer dos níveis, constitui a integração com outras disciplinas. (...) A integração de diversas disciplinas em projetos comuns produz resultados excepcionais. (FUNARI, Pedro Paulo. A Renovação da História Antiga. In: KARNAL, Leandro (org.) História na Sala de Aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2009, p. 102).
A estratégia apontada pelo autor condiz com o(a):
produto comercial, isento de influências subjetivas e voltado apenas para o mercado.
instrumento pedagógico, portador de um sistema de valores, que agrega diferentes fontes e metodologias.
recurso didático, que deve ser utilizado como base essencial do conhecimento escolar, dispensando o uso de outras metodologias.
veículo de comunicação, pois oferece um suporte entre o aprendizado técnico e o saber acadêmico.
indispensável ao professor, pois ele é a única fonte de conhecimento histórico para a condução de suas aulas.
As propostas político-pedagógicas norteadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, sugerem um ensino de História que dialogue constantemente com outras disciplinas e saberes.
Sendo assim, podemos afirmar que a interdisciplinaridade defendida pelos PCNs é fruto da influência exercida por qual movimento da historiografia? Assinale a alternativa correta:
Dos Annales.
Medievalista.
Positivista.
Marxista.
Memorialista.
O ensino de História busca na atualidade aproximar os alunos de sua realidade, reafirmando princípios importantes que reforçam o papel transformador da História. Para atingir o propósito de um ensino crítico, um dos caminhos possíveis é abordar a História a partir de questões, temas e conceitos. Para isso, o professor deve:
I – Despertar o interesse dos alunos para o estudo de questões atuais e sua relação com o passado, problematizando o conhecimento histórico.
II – Fazer com que os alunos se percebam como sujeitos históricos, compreendendo a importância de conceitos como democracia, cultura e cidadania.
III – Levar os alunos a buscarem as verdades históricas absolutas, como sendo as únicas que devem ser consideradas para o estudo da História.
IV – Demonstrar com clareza que a História é feita a partir de documento escritos, que revelam a veracidade dos fatos, feita por grupos políticos, grandes homens e heróis nacionais.
É correto apenas o que se afirma em:
I e IV.
I e II.
II, III e IV.
I, II e IV.
III e IV.
A História que se ensina nas escolas brasileiras obedece, desde 1996, à recomendações pedagógicas seguras, que não inibem a iniciativa dos profissionais da educação, mas, aponta rumos e diretrizes.
Com base nas leituras sobre o ensino de história na atualidade a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais, como deve ser a construção didática do ensino de História? Assinale a alternativa correta.
Voltada para o estudo da memória. Quanto maior a capacidade de memorizar, maior é a competência do aluno.
Factual, já que o fato histórico é a essência do ofício do historiador.
Preocupada com a fidelidade absoluta ao conteúdo das fontes.
Sólida e consistente ao se basear exclusivamente nos documentos escritos.
Problematizadora e ousada, construindo um novo olhar sobre o passado.
Sobre os conceitos históricos que são essenciais à prática docente, analise as características apontadas a seguir, associando corretamente as colunas:
(1) História
(2) Processo histórico
(3) Tempo histórico
(4) Sujeito histórico
(5) Cultura
( ) Conjunto de práticas, problemáticas e comportamentos interligados por continuidades e rupturas, que visa aprimorar a problematização da vida social, buscando perceber diferenças/semelhanças, conflitos/contradições, igualdades/desigualdades existentes entre as sociedades.
( ) Agentes individuais ou coletivos que constroem identidades pessoais e sociais em dimensão temporal, desempenhando papel significativo na trama histórica, não ficando limitados apenas a figuras ilustres.
( ) Conhecimento que visa a compreensão dos processos e sujeitos históricos, buscando a problematização dos acontecimentos, delimitação do objeto de estudo, busca e levantamento de fontes, percepção dos sujeitos envolvidos e construção do conhecimento de forma interdisciplinar.
( ) Conceito interdisciplinar relacionado às representações sociais e manifestações individuais e artísticas, que envolve formas de organização de um determinado povo, do trabalho, da família, do cotidiano, das religiões, das festas, das identidades sociais, entre outros.
( ) Categoria central do conhecimento histórico, que implica na importância das formas de organização social e seus conflitos, sendo um produto cultural forjado pela complexidade das vivências humanas, cujas periodizações estabelecem relações de continuidades/rupturas, mudanças/transformações.
A sequência correta está contida em:
(2) (3) (1) (4) (5)
(1) (2) (3) (4) (5)
(1) (4) (2) (5) (3)
(5) (1) (2) (3) (4)
(2) (4) (1) (5) (3)
De acordo com a professora Circe Bittencourt “o livro didático possui limites, vantagens e desvantagens como os demais materiais dessa natureza e é nesse sentido que precisa ser avaliado.” (BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004, 301).
Assim, pensar o livro didático como objeto de estudo é fundamental no processo de formação e atuação do professor de História. Sobre seus usos no contexto escolar e na prática docente, analise as afirmativas a seguir:
I – O livro didático veicula diferentes valores e ideologias, que envolvem, entre outros, sua produção comercial, as orientações curriculares oficiais e os conteúdos pedagógicos.
II – Professores e escolas devem buscar o livro didático ideal, que atenda de forma especial e efetiva ao processo de ensino-aprendizagem.
III – O livro didático deve ser utilizado como uma das fontes de conhecimento histórico, mas não deve ser a única.
IV – Trabalhar com o livro didático exige do professor uma série de conhecimentos, historiográficos e pedagógicos, que otimizem sua utilização.
É correto apenas o que se afirma em:
II, III e IV.
II e III.
I e III.
III e IV.
I, III e IV.
Reflita sobre a afirmativa seguinte:
Não se trata de ensinar uma História, apenas, com base em datas, fatos e heróis brasileiros, mas dotar a criança de uma visão, mais próxima possível do país, por meio das formas de vida e pensamento dos brasileiros nas diversas épocas. Visão histórica amparada pela constante mediação do tempo e espaço históricos.
Considerando o ensino de História do Brasil segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, aponte a alternativa na qual a didática apresentada é coerente com a proposta pedagógica do texto anterior:
Fomentar em sala o discurso ufanista de amor pelos heróis nacionais.
Memorização de fatos e datas presentes nos textos lidos durante as aulas.
Estimular a criticidade do aluno e a sua capacidade de dialogar com o saber.
Punição dos alunos que não responderem a contento as arguições orais.
Premiação publica alunos que revelarem erudição.
Leia, com atenção, o trecho a seguir:
Outra grande e importante estratégia em sala de aula, em qualquer dos níveis, constitui a integração com outras disciplinas. (...) A integração de diversas disciplinas em projetos comuns produz resultados excepcionais. (FUNARI, Pedro Paulo. A Renovação da História Antiga. In: KARNAL, Leandro (org.) História na Sala de Aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2009, p. 102).
A estratégia apontada pelo autor condiz com o(a):
Dos Annales.
Medievalista.
Positivista.
Marxista.
Memorialista.
O ensino de História busca na atualidade aproximar os alunos de sua realidade, reafirmando princípios importantes que reforçam o papel transformador da História. Para atingir o propósito de um ensino crítico, um dos caminhos possíveis é abordar a História a partir de questões, temas e conceitos. Para isso, o professor deve:
I – Despertar o interesse dos alunos para o estudo de questões atuais e sua relação com o passado, problematizando o conhecimento histórico.
II – Fazer com que os alunos se percebam como sujeitos históricos, compreendendo a importância de conceitos como democracia, cultura e cidadania.
III – Levar os alunos a buscarem as verdades históricas absolutas, como sendo as únicas que devem ser consideradas para o estudo da História.
IV – Demonstrar com clareza que a História é feita a partir de documento escritos, que revelam a veracidade dos fatos, feita por grupos políticos, grandes homens e heróis nacionais.
É correto apenas o que se afirma em:
I e IV.
I e II.
II, III e IV.
I, II e IV.
III e IV.
A História que se ensina nas escolas brasileiras obedece, desde 1996, à recomendações pedagógicas seguras, que não inibem a iniciativa dos profissionais da educação, mas, aponta rumos e diretrizes.
Com base nas leituras sobre o ensino de história na atualidade a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais, como deve ser a construção didática do ensino de História? Assinale a alternativa correta.
Voltada para o estudo da memória. Quanto maior a capacidade de memorizar, maior é a competência do aluno.
Factual, já que o fato histórico é a essência do ofício do historiador.
Preocupada com a fidelidade absoluta ao conteúdo das fontes.
Sólida e consistente ao se basear exclusivamente nos documentos escritos.
Problematizadora e ousada, construindo um novo olhar sobre o passado.
Sobre os conceitos históricos que são essenciais à prática docente, analise as características apontadas a seguir, associando corretamente as colunas:
(1) História
(2) Processo histórico
(3) Tempo histórico
(4) Sujeito histórico
(5) Cultura
( ) Conjunto de práticas, problemáticas e comportamentos interligados por continuidades e rupturas, que visa aprimorar a problematização da vida social, buscando perceber diferenças/semelhanças, conflitos/contradições, igualdades/desigualdades existentes entre as sociedades.
( ) Agentes individuais ou coletivos que constroem identidades pessoais e sociais em dimensão temporal, desempenhando papel significativo na trama histórica, não ficando limitados apenas a figuras ilustres.
( ) Conhecimento que visa a compreensão dos processos e sujeitos históricos, buscando a problematização dos acontecimentos, delimitação do objeto de estudo, busca e levantamento de fontes, percepção dos sujeitos envolvidos e construção do conhecimento de forma interdisciplinar.
( ) Conceito interdisciplinar relacionado às representações sociais e manifestações individuais e artísticas, que envolve formas de organização de um determinado povo, do trabalho, da família, do cotidiano, das religiões, das festas, das identidades sociais, entre outros.
( ) Categoria central do conhecimento histórico, que implica na importância das formas de organização social e seus conflitos, sendo um produto cultural forjado pela complexidade das vivências humanas, cujas periodizações estabelecem relações de continuidades/rupturas, mudanças/transformações.
A sequência correta está contida em:
(2) (3) (1) (4) (5)
(1) (2) (3) (4) (5)
(1) (4) (2) (5) (3)
(5) (1) (2) (3) (4)
(2) (4) (1) (5) (3)
De acordo com a professora Circe Bittencourt “o livro didático possui limites, vantagens e desvantagens como os demais materiais dessa natureza e é nesse sentido que precisa ser avaliado.” (BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004, 301).
Assim, pensar o livro didático como objeto de estudo é fundamental no processo de formação e atuação do professor de História. Sobre seus usos no contexto escolar e na prática docente, analise as afirmativas a seguir:
I – O livro didático veicula diferentes valores e ideologias, que envolvem, entre outros, sua produção comercial, as orientações curriculares oficiais e os conteúdos pedagógicos.
II – Professores e escolas devem buscar o livro didático ideal, que atenda de forma especial e efetiva ao processo de ensino-aprendizagem.
III – O livro didático deve ser utilizado como uma das fontes de conhecimento histórico, mas não deve ser a única.
IV – Trabalhar com o livro didático exige do professor uma série de conhecimentos, historiográficos e pedagógicos, que otimizem sua utilização.
É correto apenas o que se afirma em:
II, III e IV.
II e III.
I e III.
III e IV.
I, III e IV.
Reflita sobre a afirmativa seguinte:
Não se trata de ensinar uma História, apenas, com base em datas, fatos e heróis brasileiros, mas dotar a criança de uma visão, mais próxima possível do país, por meio das formas de vida e pensamento dos brasileiros nas diversas épocas. Visão histórica amparada pela constante mediação do tempo e espaço históricos.
Considerando o ensino de História do Brasil segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, aponte a alternativa na qual a didática apresentada é coerente com a proposta pedagógica do texto anterior:
Fomentar em sala o discurso ufanista de amor pelos heróis nacionais.
Memorização de fatos e datas presentes nos textos lidos durante as aulas.
Estimular a criticidade do aluno e a sua capacidade de dialogar com o saber.
Punição dos alunos que não responderem a contento as arguições orais.
Premiação publica alunos que revelarem erudição.
Leia, com atenção, o trecho a seguir:
Outra grande e importante estratégia em sala de aula, em qualquer dos níveis, constitui a integração com outras disciplinas. (...) A integração de diversas disciplinas em projetos comuns produz resultados excepcionais. (FUNARI, Pedro Paulo. A Renovação da História Antiga. In: KARNAL, Leandro (org.) História na Sala de Aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2009, p. 102).
A estratégia apontada pelo autor condiz com o(a):
I e IV.
I e II.
II, III e IV.
I, II e IV.
III e IV.
A História que se ensina nas escolas brasileiras obedece, desde 1996, à recomendações pedagógicas seguras, que não inibem a iniciativa dos profissionais da educação, mas, aponta rumos e diretrizes.
Com base nas leituras sobre o ensino de história na atualidade a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais, como deve ser a construção didática do ensino de História? Assinale a alternativa correta.
Voltada para o estudo da memória. Quanto maior a capacidade de memorizar, maior é a competência do aluno.
Factual, já que o fato histórico é a essência do ofício do historiador.
Preocupada com a fidelidade absoluta ao conteúdo das fontes.
Sólida e consistente ao se basear exclusivamente nos documentos escritos.
Problematizadora e ousada, construindo um novo olhar sobre o passado.
Sobre os conceitos históricos que são essenciais à prática docente, analise as características apontadas a seguir, associando corretamente as colunas:
(1) História
(2) Processo histórico
(3) Tempo histórico
(4) Sujeito histórico
(5) Cultura
( ) Conjunto de práticas, problemáticas e comportamentos interligados por continuidades e rupturas, que visa aprimorar a problematização da vida social, buscando perceber diferenças/semelhanças, conflitos/contradições, igualdades/desigualdades existentes entre as sociedades.
( ) Agentes individuais ou coletivos que constroem identidades pessoais e sociais em dimensão temporal, desempenhando papel significativo na trama histórica, não ficando limitados apenas a figuras ilustres.
( ) Conhecimento que visa a compreensão dos processos e sujeitos históricos, buscando a problematização dos acontecimentos, delimitação do objeto de estudo, busca e levantamento de fontes, percepção dos sujeitos envolvidos e construção do conhecimento de forma interdisciplinar.
( ) Conceito interdisciplinar relacionado às representações sociais e manifestações individuais e artísticas, que envolve formas de organização de um determinado povo, do trabalho, da família, do cotidiano, das religiões, das festas, das identidades sociais, entre outros.
( ) Categoria central do conhecimento histórico, que implica na importância das formas de organização social e seus conflitos, sendo um produto cultural forjado pela complexidade das vivências humanas, cujas periodizações estabelecem relações de continuidades/rupturas, mudanças/transformações.
A sequência correta está contida em:
(2) (3) (1) (4) (5)
(1) (2) (3) (4) (5)
(1) (4) (2) (5) (3)
(5) (1) (2) (3) (4)
(2) (4) (1) (5) (3)
De acordo com a professora Circe Bittencourt “o livro didático possui limites, vantagens e desvantagens como os demais materiais dessa natureza e é nesse sentido que precisa ser avaliado.” (BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004, 301).
Assim, pensar o livro didático como objeto de estudo é fundamental no processo de formação e atuação do professor de História. Sobre seus usos no contexto escolar e na prática docente, analise as afirmativas a seguir:
I – O livro didático veicula diferentes valores e ideologias, que envolvem, entre outros, sua produção comercial, as orientações curriculares oficiais e os conteúdos pedagógicos.
II – Professores e escolas devem buscar o livro didático ideal, que atenda de forma especial e efetiva ao processo de ensino-aprendizagem.
III – O livro didático deve ser utilizado como uma das fontes de conhecimento histórico, mas não deve ser a única.
IV – Trabalhar com o livro didático exige do professor uma série de conhecimentos, historiográficos e pedagógicos, que otimizem sua utilização.
É correto apenas o que se afirma em:
II, III e IV.
II e III.
I e III.
III e IV.
I, III e IV.
Reflita sobre a afirmativa seguinte:
Não se trata de ensinar uma História, apenas, com base em datas, fatos e heróis brasileiros, mas dotar a criança de uma visão, mais próxima possível do país, por meio das formas de vida e pensamento dos brasileiros nas diversas épocas. Visão histórica amparada pela constante mediação do tempo e espaço históricos.
Considerando o ensino de História do Brasil segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, aponte a alternativa na qual a didática apresentada é coerente com a proposta pedagógica do texto anterior:
Fomentar em sala o discurso ufanista de amor pelos heróis nacionais.
Memorização de fatos e datas presentes nos textos lidos durante as aulas.
Estimular a criticidade do aluno e a sua capacidade de dialogar com o saber.
Punição dos alunos que não responderem a contento as arguições orais.
Premiação publica alunos que revelarem erudição.
Leia, com atenção, o trecho a seguir:
Outra grande e importante estratégia em sala de aula, em qualquer dos níveis, constitui a integração com outras disciplinas. (...) A integração de diversas disciplinas em projetos comuns produz resultados excepcionais. (FUNARI, Pedro Paulo. A Renovação da História Antiga. In: KARNAL, Leandro (org.) História na Sala de Aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2009, p. 102).
A estratégia apontada pelo autor condiz com o(a):
Com base nas leituras sobre o ensino de história na atualidade a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais, como deve ser a construção didática do ensino de História? Assinale a alternativa correta.
Voltada para o estudo da memória. Quanto maior a capacidade de memorizar, maior é a competência do aluno.
Factual, já que o fato histórico é a essência do ofício do historiador.
Preocupada com a fidelidade absoluta ao conteúdo das fontes.
Sólida e consistente ao se basear exclusivamente nos documentos escritos.
Problematizadora e ousada, construindo um novo olhar sobre o passado.
Sobre os conceitos históricos que são essenciais à prática docente, analise as características apontadas a seguir, associando corretamente as colunas:
(1) História
(2) Processo histórico
(3) Tempo histórico
(4) Sujeito histórico
(5) Cultura
( ) Conjunto de práticas, problemáticas e comportamentos interligados por continuidades e rupturas, que visa aprimorar a problematização da vida social, buscando perceber diferenças/semelhanças, conflitos/contradições, igualdades/desigualdades existentes entre as sociedades.
( ) Agentes individuais ou coletivos que constroem identidades pessoais e sociais em dimensão temporal, desempenhando papel significativo na trama histórica, não ficando limitados apenas a figuras ilustres.
( ) Conhecimento que visa a compreensão dos processos e sujeitos históricos, buscando a problematização dos acontecimentos, delimitação do objeto de estudo, busca e levantamento de fontes, percepção dos sujeitos envolvidos e construção do conhecimento de forma interdisciplinar.
( ) Conceito interdisciplinar relacionado às representações sociais e manifestações individuais e artísticas, que envolve formas de organização de um determinado povo, do trabalho, da família, do cotidiano, das religiões, das festas, das identidades sociais, entre outros.
( ) Categoria central do conhecimento histórico, que implica na importância das formas de organização social e seus conflitos, sendo um produto cultural forjado pela complexidade das vivências humanas, cujas periodizações estabelecem relações de continuidades/rupturas, mudanças/transformações.
A sequência correta está contida em:
(2) (3) (1) (4) (5)
(1) (2) (3) (4) (5)
(1) (4) (2) (5) (3)
(5) (1) (2) (3) (4)
(2) (4) (1) (5) (3)
De acordo com a professora Circe Bittencourt “o livro didático possui limites, vantagens e desvantagens como os demais materiais dessa natureza e é nesse sentido que precisa ser avaliado.” (BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004, 301).
Assim, pensar o livro didático como objeto de estudo é fundamental no processo de formação e atuação do professor de História. Sobre seus usos no contexto escolar e na prática docente, analise as afirmativas a seguir:
I – O livro didático veicula diferentes valores e ideologias, que envolvem, entre outros, sua produção comercial, as orientações curriculares oficiais e os conteúdos pedagógicos.
II – Professores e escolas devem buscar o livro didático ideal, que atenda de forma especial e efetiva ao processo de ensino-aprendizagem.
III – O livro didático deve ser utilizado como uma das fontes de conhecimento histórico, mas não deve ser a única.
IV – Trabalhar com o livro didático exige do professor uma série de conhecimentos, historiográficos e pedagógicos, que otimizem sua utilização.
É correto apenas o que se afirma em:
II, III e IV.
II e III.
I e III.
III e IV.
I, III e IV.
Reflita sobre a afirmativa seguinte:
Não se trata de ensinar uma História, apenas, com base em datas, fatos e heróis brasileiros, mas dotar a criança de uma visão, mais próxima possível do país, por meio das formas de vida e pensamento dos brasileiros nas diversas épocas. Visão histórica amparada pela constante mediação do tempo e espaço históricos.
Considerando o ensino de História do Brasil segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, aponte a alternativa na qual a didática apresentada é coerente com a proposta pedagógica do texto anterior:
Fomentar em sala o discurso ufanista de amor pelos heróis nacionais.
Memorização de fatos e datas presentes nos textos lidos durante as aulas.
Estimular a criticidade do aluno e a sua capacidade de dialogar com o saber.
Punição dos alunos que não responderem a contento as arguições orais.
Premiação publica alunos que revelarem erudição.
Leia, com atenção, o trecho a seguir:
Outra grande e importante estratégia em sala de aula, em qualquer dos níveis, constitui a integração com outras disciplinas. (...) A integração de diversas disciplinas em projetos comuns produz resultados excepcionais. (FUNARI, Pedro Paulo. A Renovação da História Antiga. In: KARNAL, Leandro (org.) História na Sala de Aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2009, p. 102).
A estratégia apontada pelo autor condiz com o(a):
(2) (3) (1) (4) (5)
(1) (2) (3) (4) (5)
(1) (4) (2) (5) (3)
(5) (1) (2) (3) (4)
(2) (4) (1) (5) (3)
De acordo com a professora Circe Bittencourt “o livro didático possui limites, vantagens e desvantagens como os demais materiais dessa natureza e é nesse sentido que precisa ser avaliado.” (BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004, 301).
Assim, pensar o livro didático como objeto de estudo é fundamental no processo de formação e atuação do professor de História. Sobre seus usos no contexto escolar e na prática docente, analise as afirmativas a seguir:
I – O livro didático veicula diferentes valores e ideologias, que envolvem, entre outros, sua produção comercial, as orientações curriculares oficiais e os conteúdos pedagógicos.
II – Professores e escolas devem buscar o livro didático ideal, que atenda de forma especial e efetiva ao processo de ensino-aprendizagem.
III – O livro didático deve ser utilizado como uma das fontes de conhecimento histórico, mas não deve ser a única.
IV – Trabalhar com o livro didático exige do professor uma série de conhecimentos, historiográficos e pedagógicos, que otimizem sua utilização.
É correto apenas o que se afirma em:
II, III e IV.
II e III.
I e III.
III e IV.
I, III e IV.
Reflita sobre a afirmativa seguinte:
Não se trata de ensinar uma História, apenas, com base em datas, fatos e heróis brasileiros, mas dotar a criança de uma visão, mais próxima possível do país, por meio das formas de vida e pensamento dos brasileiros nas diversas épocas. Visão histórica amparada pela constante mediação do tempo e espaço históricos.
Considerando o ensino de História do Brasil segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, aponte a alternativa na qual a didática apresentada é coerente com a proposta pedagógica do texto anterior:
Fomentar em sala o discurso ufanista de amor pelos heróis nacionais.
Memorização de fatos e datas presentes nos textos lidos durante as aulas.
Estimular a criticidade do aluno e a sua capacidade de dialogar com o saber.
Punição dos alunos que não responderem a contento as arguições orais.
Premiação publica alunos que revelarem erudição.
Leia, com atenção, o trecho a seguir:
Outra grande e importante estratégia em sala de aula, em qualquer dos níveis, constitui a integração com outras disciplinas. (...) A integração de diversas disciplinas em projetos comuns produz resultados excepcionais. (FUNARI, Pedro Paulo. A Renovação da História Antiga. In: KARNAL, Leandro (org.) História na Sala de Aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2009, p. 102).
A estratégia apontada pelo autor condiz com o(a):
II, III e IV.
II e III.
I e III.
III e IV.
I, III e IV.
Reflita sobre a afirmativa seguinte:
Não se trata de ensinar uma História, apenas, com base em datas, fatos e heróis brasileiros, mas dotar a criança de uma visão, mais próxima possível do país, por meio das formas de vida e pensamento dos brasileiros nas diversas épocas. Visão histórica amparada pela constante mediação do tempo e espaço históricos.
Considerando o ensino de História do Brasil segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, aponte a alternativa na qual a didática apresentada é coerente com a proposta pedagógica do texto anterior:
Fomentar em sala o discurso ufanista de amor pelos heróis nacionais.
Memorização de fatos e datas presentes nos textos lidos durante as aulas.
Estimular a criticidade do aluno e a sua capacidade de dialogar com o saber.
Punição dos alunos que não responderem a contento as arguições orais.
Premiação publica alunos que revelarem erudição.
Leia, com atenção, o trecho a seguir:
Outra grande e importante estratégia em sala de aula, em qualquer dos níveis, constitui a integração com outras disciplinas. (...) A integração de diversas disciplinas em projetos comuns produz resultados excepcionais. (FUNARI, Pedro Paulo. A Renovação da História Antiga. In: KARNAL, Leandro (org.) História na Sala de Aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2009, p. 102).
A estratégia apontada pelo autor condiz com o(a):
Não se trata de ensinar uma História, apenas, com base em datas, fatos e heróis brasileiros, mas dotar a criança de uma visão, mais próxima possível do país, por meio das formas de vida e pensamento dos brasileiros nas diversas épocas. Visão histórica amparada pela constante mediação do tempo e espaço históricos.
Considerando o ensino de História do Brasil segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, aponte a alternativa na qual a didática apresentada é coerente com a proposta pedagógica do texto anterior:
Fomentar em sala o discurso ufanista de amor pelos heróis nacionais.
Memorização de fatos e datas presentes nos textos lidos durante as aulas.
Estimular a criticidade do aluno e a sua capacidade de dialogar com o saber.
Punição dos alunos que não responderem a contento as arguições orais.
Premiação publica alunos que revelarem erudição.
Leia, com atenção, o trecho a seguir:
Outra grande e importante estratégia em sala de aula, em qualquer dos níveis, constitui a integração com outras disciplinas. (...) A integração de diversas disciplinas em projetos comuns produz resultados excepcionais. (FUNARI, Pedro Paulo. A Renovação da História Antiga. In: KARNAL, Leandro (org.) História na Sala de Aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2009, p. 102).
A estratégia apontada pelo autor condiz com o(a):
Outra grande e importante estratégia em sala de aula, em qualquer dos níveis, constitui a integração com outras disciplinas. (...) A integração de diversas disciplinas em projetos comuns produz resultados excepcionais. (FUNARI, Pedro Paulo. A Renovação da História Antiga. In: KARNAL, Leandro (org.) História na Sala de Aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2009, p. 102).
A estratégia apontada pelo autor condiz com o(a):