CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DA ARTE
A partir da leitura do conto “Os sete corvos”, de autoria dos irmãos Grimm, traduzido do original por Ruth Salles e Renate Kaufmann, a professora Heloísa elaborou para a sua turma do quinto ano, a seguinte proposta:
“Imagine que você é o pai das crianças e queira contar para os vizinhos o que aconteceu após todos terem voltados para casa, pois os vizinhos estavam curiosos com a continuação da história dos meninos que haviam se transformado em corvos e recuperaram a forma humana. Assim, para que todos saibam a sua versão como pai, você decide escrever um e-mail para a rádio local, no qual você deverá narrar os fatos que aconteceram no retorno dos filhos e solicita que a rádio transmita sua história.” (Adaptado)
Correlacionando a proposta da BNCC para o ensino de Arte e a proposta da professora Heloisa, avalie as afirmações a seguir.
I. A proposta da professora contribuiu para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita por meio de textos que circulam cotidianamente.
II. A atividade proposta explora a unidade temática Artes Integradas, uma vez que além de articular diferentes linguagens e suas práticas, possibilitou também o uso das novas tecnologias de informação e comunicação.
III. Para o Componente Curricular Arte é importante considerar o diálogo entre as linguagens - Artes visuais, Dança, Música e Teatro -, o diálogo com a literatura, possibilitando o contato e a reflexão acerca das formas estéticas híbridas.
IV. A proposta de atividade deixa a desejar no momento em que solicita aos alunos para que escrevam um e-mail, tendo em vista que nem todos os alunos conseguem trabalhar com o computador.
É correto apenas o que se afirma em:
I, II e III.
I e III.
I e II.
II, III e IV.
II e IV.
Leia o texto a seguir para responder a questão:
Conforme OSTROVER, em sua obra - Universos da Arte (1983), a relação do homem primitivo com a natureza era bem diferente da de hoje. O ser humano não se sentia rei do universo. As tribos, muitas vezes, identificaram-se através de figuras de animais. Sua atitude em relação aos animais era muito diferente, pois havia um sentimento de insegurança e dependência diante da natureza. Havia um profundo respeito por tudo, vivo ou não- vivo. Eles atribuíam vida às águas, às pedras, às montanhas, ao céu, às estrelas. Por isso, a arte na pré-história, pode ter vários sentidos. São hipóteses a partir dos estudos das pinturas rupestres (pinturas nas cavernas). Um dos sentidos está ligado à ideia da existência de um conflito de ordem moral que os povos primitivos viveram entre não caçar os animais, que eram considerados como seus ancestrais e a necessidade deste ato para a sobrevivência dos grupos. Outro sentido é a utilização da magia como instrumento de luta pela sobrevivência, diante de um mundo totalmente incompreensível e incontrolável e instrumento de conciliação com o espírito do animal morto.
Em relação ao sentido de conflito, magia e conciliação, é correto afirmar que:
I - A magia consistia, sobretudo, em crenças e práticas para controlar um fenômeno ou apoderar-se de um objeto, no caso, o animal.
II- A pintura das cavernas deve ser vista apenas como uma forma de registro da história do homem primitivo, um prazer por essa forma de expressão artística.
III - Os desenhos podem estar ligados a ritos para a expiação de culpa.
IV- A conciliação se dá porque o homem primitivo acreditava que pintando essas imagens ele estaria homenageando os animais antes de matá-los.
Estão corretas as afirmativas contidas em:
I, II e III, apenas.
I e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, III e IV apenas.
II e III, apenas.
Leia, com atenção, o fragmento a seguir:
“‘Eu queria mesmo saber é por que existe música!’, disse Luís Fernando, de quatro anos, interrompendo uma de nossas atividades durante a aula. ‘É… essa é uma boa pergunta!’, respondi. ‘Quem saberia responder?’ ‘Pra deixar a gente animada’, disse Mariana, da mesma idade, após uma reflexão muito rápida. ‘Pra animar a gente, é?’, perguntei. ‘Posso falar uma coisa?’, interveio Ian. ‘Não é só pra deixar a gente animado, não, porque tem músicas que a minha mãe canta pra mim e pro meu irmão na hora de dormir, e a gente dorme. Tem música que é pra fazer a gente ficar calmo, como sono.’” (BRITO, 2003, p. 14).
Correlacionando o fragmento apresentado e a importância da música na educação escolar, avalie as afirmações a seguir.
I. A música enriquece o fazer pedagógico, por meio da música, a criança poderá harmonizar a relação entre o sentir e o pensar; perceber e explorar a beleza do som e dar-lhe sentido.
II. A música é um conteúdo enriquecedor para o desenvolvimento da criança nos aspectos cognitivo, afetivo, psicomotor e da capacidade de comunicação verbal e não verbal.
III. A música traz muitos benefícios para a formação das crianças porque colabora para o desenvolvimento da sensibilidade estética e artística, da imaginação e da criatividade das crianças.
IV. A música precisa ser trabalhada na escola como suporte para atender propostas de formação de hábitos e atitudes, relacionada a atividades de rotina - lavar as mãos antes das refeições, receber uma visita.
É correto apenas o que se afirma em:
I e II.
II e IV.
I, II e III.
II, III e IV.
I e III.
“As produções artísticas das crianças mostram-nos muita coisa. A criança revela-se diretamente e sem receio. Para ela, a arte é mais do que um passatempo; é uma comunicação significativa consigo mesma, é a seleção daqueles aspectos do seu meio, com que ela se identifica, e a organização desses aspectos em um novo e significativo todo.” (LOWENFELD; BRITTAIN, 2007, p.50).
No que diz respeito às fases do desenvolvimento do desenho infantil, é correto afirmar que:
I- O desenho é a primeira escrita da criança, antes de aprender a escrever a criança utiliza o desenho para expressar sua marca, falar seus medos, suas descobertas, suas alegrias e tristezas.
II- Na fase das Garatujas desordenadas é importante que o adulto ofereça oportunidades de garatujar e não busque formas e significados nas garatujas, nem queira que a criança copie algum desenho.
III- Transição para a inteligência representativa-simbólica: a criança começa a ser capaz de se expressar de forma simbólica, diz respeito a fase do desenho Garatujas controladas.
IV- Faz parte das fases do desenho infantil: Garatujas desordenadas, Garatujas controladas, Fase simbólica e Fase representativa.
V- Faz parte das fases do desenho infantil: Fase das garatujas (Garatujas desordenadas, Garatujas controladas), Fase pré-esquemática e Fase Esquemática.
Estão corretas as afirmativas:
I, III e V, apenas.
I, II, III e V, apenas.
III e V, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV, apenas.
“A precepção que o sujeito tem do mundo não é neutra ou passiva, mas a relação do sujeito com sua cultura. Essa relação se constrói nos conteúdos significados na cultura. É a cultura, criação coletiva, que dá sentido às imagens que o sujeito vê ou cria.” (PEREIRA, 2014. P. 19).
Considerando o que Katia Helena Pereira refere e sobre a linguagem do desenho, é correto afirmar que:
I- O professor de arte precisa, sobretudo, se preocupar com a expressão criadora que é emocional e não mental.
II- O ensino de arte na escola precisa ter compromisso com a cultura e com a história.
III- Ao apreciar obras de arte, observar algum objeto ou mesmo ver situações cotidianas, estamos produzindo conhecimento sobre aquilo que é visto.
IV- O professor pode utilizar diferentes imagens na sala de aula como forma de provocar a reflexão e o diálogo com diferentes culturas.
Estão corretas as afirmativas contidas em:
II e III apenas.
I, III, e IV apenas.
III e IV apenas.
II, III e IV apenas.
I, II e IV apenas.
Tendo em conta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental, sobre a linguagem da Dança, analise as assertivas a seguir.
I A Dança ocupa um lugar privilegiado nas datas comemorativas do calendário escolar, o que tenciona maior atenção por parte do professor ao elaborar o plano de aula.
II A Dança permite a articulação entre diferentes linguagens e processos cognitivos, assim, para desenvolver esta linguagem na escola, é fundamental que o professor seja formado em dança.
III Ao integrar as dimensões do pensamento e do sentimento do corpo, a dança articula os processos cognitivos e as experiências sensíveis envolvidos no movimento dançado.
IV Enquanto processo e produção artística, corporeidade e produção estética, a dança permite aos alunos maior reconhecimento de si e do mundo bem como reconhecimento de si mesmo, no mundo.
Está correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
IV, apenas.
III e IV, apenas.
No artigo É preciso mudar o olhar e o tempo sobre a Arte na Educação Infantil (NOVA ESCOLA, 2018), Ana Angélica Albano destaca a importância do olhar do professor para o tempo da criança e os caminhos que o professor pode abrir para que as possibilidades internas das crianças possam se manifestar: “as possibilidades estão dentro das próprias crianças”, afirma a autora.
Considerando as ideias destacadas, analise as asserções a seguir.
A promoção de diferentes momentos de experimentação nas variadas linguagens artísticas amplia o repertório estético das crianças e favorece o desenvolvimento da autonomia e da reflexão nas suas criações.
PORQUE
Diferentes experiências artísticas, culturais e científicas contribuem para que as crianças se expressem por várias linguagens, exercitem sua autoria, desenvolvam o senso estético e crítico, o conhecimento de si mesmas, dos outros e da realidade que as cerca.
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições falsas.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais buscam identificar os diversos argumentos sobre a importância do conhecimento artístico. A abordagem dramática na educação admite a importância do teatro infantil e considera-o como base da educação criativa.
O teatro na escola, de acordo com os PCNS, tem o intuito de que o aluno desenvolva um maior domínio do corpo, tornando-o expressivo, um melhor desempenho na verbalização, uma melhor capacidade para responder às situações emergentes e uma maior capacidade de organização de domínio de tempo. (ARCOVERDE, 2008, p. 602).
Disponível em: <http://www.artigos.com/artigos-academicos/19013-arte-cenica-na-educacao-infantil>. Acesso em: 02 de abril (adaptado)
Considerando um teatro espontâneo como jogo simbólico e a sua importância tanto cognitiva como afetiva, avalie as afirmações a seguir.
I. O jogo simbólico, cognitivamente permite à criança assimilar e tentar compreender a complexidade do mundo físico e social que a rodeia.
II. Para a afetividade, o jogo simbólico é o meio mais saudável de compensação dos desejos e frustações da criança.
III. Na idade pré-escolar, a relação da criança com o ambiente inclui, não apenas os objetos com quais pode operar, pois os jogos simbólicos permitem que ela faça adaptações com os quais os adultos lidam.
IV. O jogo simbólico é próprio da inteligência pré-operacional e permite o exercício de uma forma particular de pensamento que é a imaginação.
É correto apenas o que se afirma em:
I, III e IV.
I, II e III.
I, II, III e IV.
II e III.
III e IV.
Certa manhã, uma professora chega a escola, na sala de aula do segundo ano recebe seus alunos e pede que organizem as carteiras em roda, pois vão começar a aula debatendo um tema muito interessante seguido de uma atividade prática por meio do desenho. Após o debate do tema proposto, a professora verifica se tem folhas com reproduções e lápis de cor suficientes para todos os alunos. Ela pergunta se, entre os alunos, há alguém que gosta de desenhar. Alguns alunos respondem que gostam, mas a maioria respondem que não sabem desenhar. A partir daí, a professora convida os alunos para buscarem folha e lápis de cor que estão em sua mesa, orienta que ao terminarem a atividade de expressão, que pendurem o seu desenho no varal da sala. No final da aula, a professora chama um de seus alunos e pede que ele busque o seu desenho. O aluno vai até o varal de atividades, olha, procura, observa, questiona-se, e volta sem o desenho. A professora muito espantada, certa de que sua atividade tinha sido muito bem elaborada, pergunta ao aluno sobre o seu desenho. O aluno, por sua vez, responde a professora que não conseguiu encontrar o seu desenho e que ficou em dúvida sobre qual realmente lhe pertencia.
Pela descrição da aula da professora, infere-se que a sua prática contradiz a proposta de ensino aprendizagem de Arte apresentada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
“A BNCC vai além, e sugere caminhos para ampliar o acesso dos alunos a experiências estéticas nas aulas de Artes, colocando todas as crianças e jovens como protagonistas, que podem expressar seus sentimentos e sua criatividade por meio do processo artístico.” (Disponível em: https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/132/o-que-a-base-propoe-para-o-ensino-de-arte-conheca-as-unidades-tematicas)
Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. A professora apresenta os conteúdos e as atividades, relacionando-os ao processo criativo e sensível dos alunos.
II. A prática da professora considera que o aluno é capaz de debater sobre determinado tema, paticipar e se envolver nas discussões e que a sala de aula é espaço de construção compartilhada de conhecimentos.
III. A atividade proposta revela certo distanciamento do ideal para ensinar artes visuais, pois não possibilita aos alunos momentos de criação e de expressão para o desenvolvimento de suas competências.
IV. As atividades propostas pela professora faz parte da rotina das escolas brasileiras, salvo aquelas escolas que consideram os alunos como protagonistas que podem expressar seus sentimentos e sua criatividade por meio do processo artístico.
É correto apenas o que se afirma em:
I, II e III.
I e III.
I e II.
II, III e IV.
II e IV.
Leia o texto a seguir para responder a questão:
Conforme OSTROVER, em sua obra - Universos da Arte (1983), a relação do homem primitivo com a natureza era bem diferente da de hoje. O ser humano não se sentia rei do universo. As tribos, muitas vezes, identificaram-se através de figuras de animais. Sua atitude em relação aos animais era muito diferente, pois havia um sentimento de insegurança e dependência diante da natureza. Havia um profundo respeito por tudo, vivo ou não- vivo. Eles atribuíam vida às águas, às pedras, às montanhas, ao céu, às estrelas. Por isso, a arte na pré-história, pode ter vários sentidos. São hipóteses a partir dos estudos das pinturas rupestres (pinturas nas cavernas). Um dos sentidos está ligado à ideia da existência de um conflito de ordem moral que os povos primitivos viveram entre não caçar os animais, que eram considerados como seus ancestrais e a necessidade deste ato para a sobrevivência dos grupos. Outro sentido é a utilização da magia como instrumento de luta pela sobrevivência, diante de um mundo totalmente incompreensível e incontrolável e instrumento de conciliação com o espírito do animal morto.
Em relação ao sentido de conflito, magia e conciliação, é correto afirmar que:
I - A magia consistia, sobretudo, em crenças e práticas para controlar um fenômeno ou apoderar-se de um objeto, no caso, o animal.
II- A pintura das cavernas deve ser vista apenas como uma forma de registro da história do homem primitivo, um prazer por essa forma de expressão artística.
III - Os desenhos podem estar ligados a ritos para a expiação de culpa.
IV- A conciliação se dá porque o homem primitivo acreditava que pintando essas imagens ele estaria homenageando os animais antes de matá-los.
Estão corretas as afirmativas contidas em:
I, II e III, apenas.
I e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, III e IV apenas.
II e III, apenas.
Leia, com atenção, o fragmento a seguir:
“‘Eu queria mesmo saber é por que existe música!’, disse Luís Fernando, de quatro anos, interrompendo uma de nossas atividades durante a aula. ‘É… essa é uma boa pergunta!’, respondi. ‘Quem saberia responder?’ ‘Pra deixar a gente animada’, disse Mariana, da mesma idade, após uma reflexão muito rápida. ‘Pra animar a gente, é?’, perguntei. ‘Posso falar uma coisa?’, interveio Ian. ‘Não é só pra deixar a gente animado, não, porque tem músicas que a minha mãe canta pra mim e pro meu irmão na hora de dormir, e a gente dorme. Tem música que é pra fazer a gente ficar calmo, como sono.’” (BRITO, 2003, p. 14).
Correlacionando o fragmento apresentado e a importância da música na educação escolar, avalie as afirmações a seguir.
I. A música enriquece o fazer pedagógico, por meio da música, a criança poderá harmonizar a relação entre o sentir e o pensar; perceber e explorar a beleza do som e dar-lhe sentido.
II. A música é um conteúdo enriquecedor para o desenvolvimento da criança nos aspectos cognitivo, afetivo, psicomotor e da capacidade de comunicação verbal e não verbal.
III. A música traz muitos benefícios para a formação das crianças porque colabora para o desenvolvimento da sensibilidade estética e artística, da imaginação e da criatividade das crianças.
IV. A música precisa ser trabalhada na escola como suporte para atender propostas de formação de hábitos e atitudes, relacionada a atividades de rotina - lavar as mãos antes das refeições, receber uma visita.
É correto apenas o que se afirma em:
I e II.
II e IV.
I, II e III.
II, III e IV.
I e III.
“As produções artísticas das crianças mostram-nos muita coisa. A criança revela-se diretamente e sem receio. Para ela, a arte é mais do que um passatempo; é uma comunicação significativa consigo mesma, é a seleção daqueles aspectos do seu meio, com que ela se identifica, e a organização desses aspectos em um novo e significativo todo.” (LOWENFELD; BRITTAIN, 2007, p.50).
No que diz respeito às fases do desenvolvimento do desenho infantil, é correto afirmar que:
I- O desenho é a primeira escrita da criança, antes de aprender a escrever a criança utiliza o desenho para expressar sua marca, falar seus medos, suas descobertas, suas alegrias e tristezas.
II- Na fase das Garatujas desordenadas é importante que o adulto ofereça oportunidades de garatujar e não busque formas e significados nas garatujas, nem queira que a criança copie algum desenho.
III- Transição para a inteligência representativa-simbólica: a criança começa a ser capaz de se expressar de forma simbólica, diz respeito a fase do desenho Garatujas controladas.
IV- Faz parte das fases do desenho infantil: Garatujas desordenadas, Garatujas controladas, Fase simbólica e Fase representativa.
V- Faz parte das fases do desenho infantil: Fase das garatujas (Garatujas desordenadas, Garatujas controladas), Fase pré-esquemática e Fase Esquemática.
Estão corretas as afirmativas:
I, III e V, apenas.
I, II, III e V, apenas.
III e V, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV, apenas.
“A precepção que o sujeito tem do mundo não é neutra ou passiva, mas a relação do sujeito com sua cultura. Essa relação se constrói nos conteúdos significados na cultura. É a cultura, criação coletiva, que dá sentido às imagens que o sujeito vê ou cria.” (PEREIRA, 2014. P. 19).
Considerando o que Katia Helena Pereira refere e sobre a linguagem do desenho, é correto afirmar que:
I- O professor de arte precisa, sobretudo, se preocupar com a expressão criadora que é emocional e não mental.
II- O ensino de arte na escola precisa ter compromisso com a cultura e com a história.
III- Ao apreciar obras de arte, observar algum objeto ou mesmo ver situações cotidianas, estamos produzindo conhecimento sobre aquilo que é visto.
IV- O professor pode utilizar diferentes imagens na sala de aula como forma de provocar a reflexão e o diálogo com diferentes culturas.
Estão corretas as afirmativas contidas em:
II e III apenas.
I, III, e IV apenas.
III e IV apenas.
II, III e IV apenas.
I, II e IV apenas.
Tendo em conta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental, sobre a linguagem da Dança, analise as assertivas a seguir.
I A Dança ocupa um lugar privilegiado nas datas comemorativas do calendário escolar, o que tenciona maior atenção por parte do professor ao elaborar o plano de aula.
II A Dança permite a articulação entre diferentes linguagens e processos cognitivos, assim, para desenvolver esta linguagem na escola, é fundamental que o professor seja formado em dança.
III Ao integrar as dimensões do pensamento e do sentimento do corpo, a dança articula os processos cognitivos e as experiências sensíveis envolvidos no movimento dançado.
IV Enquanto processo e produção artística, corporeidade e produção estética, a dança permite aos alunos maior reconhecimento de si e do mundo bem como reconhecimento de si mesmo, no mundo.
Está correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
IV, apenas.
III e IV, apenas.
No artigo É preciso mudar o olhar e o tempo sobre a Arte na Educação Infantil (NOVA ESCOLA, 2018), Ana Angélica Albano destaca a importância do olhar do professor para o tempo da criança e os caminhos que o professor pode abrir para que as possibilidades internas das crianças possam se manifestar: “as possibilidades estão dentro das próprias crianças”, afirma a autora.
Considerando as ideias destacadas, analise as asserções a seguir.
A promoção de diferentes momentos de experimentação nas variadas linguagens artísticas amplia o repertório estético das crianças e favorece o desenvolvimento da autonomia e da reflexão nas suas criações.
PORQUE
Diferentes experiências artísticas, culturais e científicas contribuem para que as crianças se expressem por várias linguagens, exercitem sua autoria, desenvolvam o senso estético e crítico, o conhecimento de si mesmas, dos outros e da realidade que as cerca.
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições falsas.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais buscam identificar os diversos argumentos sobre a importância do conhecimento artístico. A abordagem dramática na educação admite a importância do teatro infantil e considera-o como base da educação criativa.
O teatro na escola, de acordo com os PCNS, tem o intuito de que o aluno desenvolva um maior domínio do corpo, tornando-o expressivo, um melhor desempenho na verbalização, uma melhor capacidade para responder às situações emergentes e uma maior capacidade de organização de domínio de tempo. (ARCOVERDE, 2008, p. 602).
Disponível em: <http://www.artigos.com/artigos-academicos/19013-arte-cenica-na-educacao-infantil>. Acesso em: 02 de abril (adaptado)
Considerando um teatro espontâneo como jogo simbólico e a sua importância tanto cognitiva como afetiva, avalie as afirmações a seguir.
I. O jogo simbólico, cognitivamente permite à criança assimilar e tentar compreender a complexidade do mundo físico e social que a rodeia.
II. Para a afetividade, o jogo simbólico é o meio mais saudável de compensação dos desejos e frustações da criança.
III. Na idade pré-escolar, a relação da criança com o ambiente inclui, não apenas os objetos com quais pode operar, pois os jogos simbólicos permitem que ela faça adaptações com os quais os adultos lidam.
IV. O jogo simbólico é próprio da inteligência pré-operacional e permite o exercício de uma forma particular de pensamento que é a imaginação.
É correto apenas o que se afirma em:
I, III e IV.
I, II e III.
I, II, III e IV.
II e III.
III e IV.
Certa manhã, uma professora chega a escola, na sala de aula do segundo ano recebe seus alunos e pede que organizem as carteiras em roda, pois vão começar a aula debatendo um tema muito interessante seguido de uma atividade prática por meio do desenho. Após o debate do tema proposto, a professora verifica se tem folhas com reproduções e lápis de cor suficientes para todos os alunos. Ela pergunta se, entre os alunos, há alguém que gosta de desenhar. Alguns alunos respondem que gostam, mas a maioria respondem que não sabem desenhar. A partir daí, a professora convida os alunos para buscarem folha e lápis de cor que estão em sua mesa, orienta que ao terminarem a atividade de expressão, que pendurem o seu desenho no varal da sala. No final da aula, a professora chama um de seus alunos e pede que ele busque o seu desenho. O aluno vai até o varal de atividades, olha, procura, observa, questiona-se, e volta sem o desenho. A professora muito espantada, certa de que sua atividade tinha sido muito bem elaborada, pergunta ao aluno sobre o seu desenho. O aluno, por sua vez, responde a professora que não conseguiu encontrar o seu desenho e que ficou em dúvida sobre qual realmente lhe pertencia.
Pela descrição da aula da professora, infere-se que a sua prática contradiz a proposta de ensino aprendizagem de Arte apresentada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
“A BNCC vai além, e sugere caminhos para ampliar o acesso dos alunos a experiências estéticas nas aulas de Artes, colocando todas as crianças e jovens como protagonistas, que podem expressar seus sentimentos e sua criatividade por meio do processo artístico.” (Disponível em: https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/132/o-que-a-base-propoe-para-o-ensino-de-arte-conheca-as-unidades-tematicas)
Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. A professora apresenta os conteúdos e as atividades, relacionando-os ao processo criativo e sensível dos alunos.
II. A prática da professora considera que o aluno é capaz de debater sobre determinado tema, paticipar e se envolver nas discussões e que a sala de aula é espaço de construção compartilhada de conhecimentos.
III. A atividade proposta revela certo distanciamento do ideal para ensinar artes visuais, pois não possibilita aos alunos momentos de criação e de expressão para o desenvolvimento de suas competências.
IV. As atividades propostas pela professora faz parte da rotina das escolas brasileiras, salvo aquelas escolas que consideram os alunos como protagonistas que podem expressar seus sentimentos e sua criatividade por meio do processo artístico.
É correto apenas o que se afirma em:
I, II e III, apenas.
I e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, III e IV apenas.
II e III, apenas.
Leia, com atenção, o fragmento a seguir:
“‘Eu queria mesmo saber é por que existe música!’, disse Luís Fernando, de quatro anos, interrompendo uma de nossas atividades durante a aula. ‘É… essa é uma boa pergunta!’, respondi. ‘Quem saberia responder?’ ‘Pra deixar a gente animada’, disse Mariana, da mesma idade, após uma reflexão muito rápida. ‘Pra animar a gente, é?’, perguntei. ‘Posso falar uma coisa?’, interveio Ian. ‘Não é só pra deixar a gente animado, não, porque tem músicas que a minha mãe canta pra mim e pro meu irmão na hora de dormir, e a gente dorme. Tem música que é pra fazer a gente ficar calmo, como sono.’” (BRITO, 2003, p. 14).
Correlacionando o fragmento apresentado e a importância da música na educação escolar, avalie as afirmações a seguir.
I. A música enriquece o fazer pedagógico, por meio da música, a criança poderá harmonizar a relação entre o sentir e o pensar; perceber e explorar a beleza do som e dar-lhe sentido.
II. A música é um conteúdo enriquecedor para o desenvolvimento da criança nos aspectos cognitivo, afetivo, psicomotor e da capacidade de comunicação verbal e não verbal.
III. A música traz muitos benefícios para a formação das crianças porque colabora para o desenvolvimento da sensibilidade estética e artística, da imaginação e da criatividade das crianças.
IV. A música precisa ser trabalhada na escola como suporte para atender propostas de formação de hábitos e atitudes, relacionada a atividades de rotina - lavar as mãos antes das refeições, receber uma visita.
É correto apenas o que se afirma em:
I e II.
II e IV.
I, II e III.
II, III e IV.
I e III.
“As produções artísticas das crianças mostram-nos muita coisa. A criança revela-se diretamente e sem receio. Para ela, a arte é mais do que um passatempo; é uma comunicação significativa consigo mesma, é a seleção daqueles aspectos do seu meio, com que ela se identifica, e a organização desses aspectos em um novo e significativo todo.” (LOWENFELD; BRITTAIN, 2007, p.50).
No que diz respeito às fases do desenvolvimento do desenho infantil, é correto afirmar que:
I- O desenho é a primeira escrita da criança, antes de aprender a escrever a criança utiliza o desenho para expressar sua marca, falar seus medos, suas descobertas, suas alegrias e tristezas.
II- Na fase das Garatujas desordenadas é importante que o adulto ofereça oportunidades de garatujar e não busque formas e significados nas garatujas, nem queira que a criança copie algum desenho.
III- Transição para a inteligência representativa-simbólica: a criança começa a ser capaz de se expressar de forma simbólica, diz respeito a fase do desenho Garatujas controladas.
IV- Faz parte das fases do desenho infantil: Garatujas desordenadas, Garatujas controladas, Fase simbólica e Fase representativa.
V- Faz parte das fases do desenho infantil: Fase das garatujas (Garatujas desordenadas, Garatujas controladas), Fase pré-esquemática e Fase Esquemática.
Estão corretas as afirmativas:
I, III e V, apenas.
I, II, III e V, apenas.
III e V, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV, apenas.
“A precepção que o sujeito tem do mundo não é neutra ou passiva, mas a relação do sujeito com sua cultura. Essa relação se constrói nos conteúdos significados na cultura. É a cultura, criação coletiva, que dá sentido às imagens que o sujeito vê ou cria.” (PEREIRA, 2014. P. 19).
Considerando o que Katia Helena Pereira refere e sobre a linguagem do desenho, é correto afirmar que:
I- O professor de arte precisa, sobretudo, se preocupar com a expressão criadora que é emocional e não mental.
II- O ensino de arte na escola precisa ter compromisso com a cultura e com a história.
III- Ao apreciar obras de arte, observar algum objeto ou mesmo ver situações cotidianas, estamos produzindo conhecimento sobre aquilo que é visto.
IV- O professor pode utilizar diferentes imagens na sala de aula como forma de provocar a reflexão e o diálogo com diferentes culturas.
Estão corretas as afirmativas contidas em:
II e III apenas.
I, III, e IV apenas.
III e IV apenas.
II, III e IV apenas.
I, II e IV apenas.
Tendo em conta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental, sobre a linguagem da Dança, analise as assertivas a seguir.
I A Dança ocupa um lugar privilegiado nas datas comemorativas do calendário escolar, o que tenciona maior atenção por parte do professor ao elaborar o plano de aula.
II A Dança permite a articulação entre diferentes linguagens e processos cognitivos, assim, para desenvolver esta linguagem na escola, é fundamental que o professor seja formado em dança.
III Ao integrar as dimensões do pensamento e do sentimento do corpo, a dança articula os processos cognitivos e as experiências sensíveis envolvidos no movimento dançado.
IV Enquanto processo e produção artística, corporeidade e produção estética, a dança permite aos alunos maior reconhecimento de si e do mundo bem como reconhecimento de si mesmo, no mundo.
Está correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
IV, apenas.
III e IV, apenas.
No artigo É preciso mudar o olhar e o tempo sobre a Arte na Educação Infantil (NOVA ESCOLA, 2018), Ana Angélica Albano destaca a importância do olhar do professor para o tempo da criança e os caminhos que o professor pode abrir para que as possibilidades internas das crianças possam se manifestar: “as possibilidades estão dentro das próprias crianças”, afirma a autora.
Considerando as ideias destacadas, analise as asserções a seguir.
A promoção de diferentes momentos de experimentação nas variadas linguagens artísticas amplia o repertório estético das crianças e favorece o desenvolvimento da autonomia e da reflexão nas suas criações.
PORQUE
Diferentes experiências artísticas, culturais e científicas contribuem para que as crianças se expressem por várias linguagens, exercitem sua autoria, desenvolvam o senso estético e crítico, o conhecimento de si mesmas, dos outros e da realidade que as cerca.
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições falsas.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais buscam identificar os diversos argumentos sobre a importância do conhecimento artístico. A abordagem dramática na educação admite a importância do teatro infantil e considera-o como base da educação criativa.
O teatro na escola, de acordo com os PCNS, tem o intuito de que o aluno desenvolva um maior domínio do corpo, tornando-o expressivo, um melhor desempenho na verbalização, uma melhor capacidade para responder às situações emergentes e uma maior capacidade de organização de domínio de tempo. (ARCOVERDE, 2008, p. 602).
Disponível em: <http://www.artigos.com/artigos-academicos/19013-arte-cenica-na-educacao-infantil>. Acesso em: 02 de abril (adaptado)
Considerando um teatro espontâneo como jogo simbólico e a sua importância tanto cognitiva como afetiva, avalie as afirmações a seguir.
I. O jogo simbólico, cognitivamente permite à criança assimilar e tentar compreender a complexidade do mundo físico e social que a rodeia.
II. Para a afetividade, o jogo simbólico é o meio mais saudável de compensação dos desejos e frustações da criança.
III. Na idade pré-escolar, a relação da criança com o ambiente inclui, não apenas os objetos com quais pode operar, pois os jogos simbólicos permitem que ela faça adaptações com os quais os adultos lidam.
IV. O jogo simbólico é próprio da inteligência pré-operacional e permite o exercício de uma forma particular de pensamento que é a imaginação.
É correto apenas o que se afirma em:
I, III e IV.
I, II e III.
I, II, III e IV.
II e III.
III e IV.
Certa manhã, uma professora chega a escola, na sala de aula do segundo ano recebe seus alunos e pede que organizem as carteiras em roda, pois vão começar a aula debatendo um tema muito interessante seguido de uma atividade prática por meio do desenho. Após o debate do tema proposto, a professora verifica se tem folhas com reproduções e lápis de cor suficientes para todos os alunos. Ela pergunta se, entre os alunos, há alguém que gosta de desenhar. Alguns alunos respondem que gostam, mas a maioria respondem que não sabem desenhar. A partir daí, a professora convida os alunos para buscarem folha e lápis de cor que estão em sua mesa, orienta que ao terminarem a atividade de expressão, que pendurem o seu desenho no varal da sala. No final da aula, a professora chama um de seus alunos e pede que ele busque o seu desenho. O aluno vai até o varal de atividades, olha, procura, observa, questiona-se, e volta sem o desenho. A professora muito espantada, certa de que sua atividade tinha sido muito bem elaborada, pergunta ao aluno sobre o seu desenho. O aluno, por sua vez, responde a professora que não conseguiu encontrar o seu desenho e que ficou em dúvida sobre qual realmente lhe pertencia.
Pela descrição da aula da professora, infere-se que a sua prática contradiz a proposta de ensino aprendizagem de Arte apresentada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
“A BNCC vai além, e sugere caminhos para ampliar o acesso dos alunos a experiências estéticas nas aulas de Artes, colocando todas as crianças e jovens como protagonistas, que podem expressar seus sentimentos e sua criatividade por meio do processo artístico.” (Disponível em: https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/132/o-que-a-base-propoe-para-o-ensino-de-arte-conheca-as-unidades-tematicas)
Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. A professora apresenta os conteúdos e as atividades, relacionando-os ao processo criativo e sensível dos alunos.
II. A prática da professora considera que o aluno é capaz de debater sobre determinado tema, paticipar e se envolver nas discussões e que a sala de aula é espaço de construção compartilhada de conhecimentos.
III. A atividade proposta revela certo distanciamento do ideal para ensinar artes visuais, pois não possibilita aos alunos momentos de criação e de expressão para o desenvolvimento de suas competências.
IV. As atividades propostas pela professora faz parte da rotina das escolas brasileiras, salvo aquelas escolas que consideram os alunos como protagonistas que podem expressar seus sentimentos e sua criatividade por meio do processo artístico.
É correto apenas o que se afirma em:
I e II.
II e IV.
I, II e III.
II, III e IV.
I e III.
“As produções artísticas das crianças mostram-nos muita coisa. A criança revela-se diretamente e sem receio. Para ela, a arte é mais do que um passatempo; é uma comunicação significativa consigo mesma, é a seleção daqueles aspectos do seu meio, com que ela se identifica, e a organização desses aspectos em um novo e significativo todo.” (LOWENFELD; BRITTAIN, 2007, p.50).
No que diz respeito às fases do desenvolvimento do desenho infantil, é correto afirmar que:
I- O desenho é a primeira escrita da criança, antes de aprender a escrever a criança utiliza o desenho para expressar sua marca, falar seus medos, suas descobertas, suas alegrias e tristezas.
II- Na fase das Garatujas desordenadas é importante que o adulto ofereça oportunidades de garatujar e não busque formas e significados nas garatujas, nem queira que a criança copie algum desenho.
III- Transição para a inteligência representativa-simbólica: a criança começa a ser capaz de se expressar de forma simbólica, diz respeito a fase do desenho Garatujas controladas.
IV- Faz parte das fases do desenho infantil: Garatujas desordenadas, Garatujas controladas, Fase simbólica e Fase representativa.
V- Faz parte das fases do desenho infantil: Fase das garatujas (Garatujas desordenadas, Garatujas controladas), Fase pré-esquemática e Fase Esquemática.
Estão corretas as afirmativas:
I, III e V, apenas.
I, II, III e V, apenas.
III e V, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV, apenas.
“A precepção que o sujeito tem do mundo não é neutra ou passiva, mas a relação do sujeito com sua cultura. Essa relação se constrói nos conteúdos significados na cultura. É a cultura, criação coletiva, que dá sentido às imagens que o sujeito vê ou cria.” (PEREIRA, 2014. P. 19).
Considerando o que Katia Helena Pereira refere e sobre a linguagem do desenho, é correto afirmar que:
I- O professor de arte precisa, sobretudo, se preocupar com a expressão criadora que é emocional e não mental.
II- O ensino de arte na escola precisa ter compromisso com a cultura e com a história.
III- Ao apreciar obras de arte, observar algum objeto ou mesmo ver situações cotidianas, estamos produzindo conhecimento sobre aquilo que é visto.
IV- O professor pode utilizar diferentes imagens na sala de aula como forma de provocar a reflexão e o diálogo com diferentes culturas.
Estão corretas as afirmativas contidas em:
II e III apenas.
I, III, e IV apenas.
III e IV apenas.
II, III e IV apenas.
I, II e IV apenas.
Tendo em conta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental, sobre a linguagem da Dança, analise as assertivas a seguir.
I A Dança ocupa um lugar privilegiado nas datas comemorativas do calendário escolar, o que tenciona maior atenção por parte do professor ao elaborar o plano de aula.
II A Dança permite a articulação entre diferentes linguagens e processos cognitivos, assim, para desenvolver esta linguagem na escola, é fundamental que o professor seja formado em dança.
III Ao integrar as dimensões do pensamento e do sentimento do corpo, a dança articula os processos cognitivos e as experiências sensíveis envolvidos no movimento dançado.
IV Enquanto processo e produção artística, corporeidade e produção estética, a dança permite aos alunos maior reconhecimento de si e do mundo bem como reconhecimento de si mesmo, no mundo.
Está correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
IV, apenas.
III e IV, apenas.
No artigo É preciso mudar o olhar e o tempo sobre a Arte na Educação Infantil (NOVA ESCOLA, 2018), Ana Angélica Albano destaca a importância do olhar do professor para o tempo da criança e os caminhos que o professor pode abrir para que as possibilidades internas das crianças possam se manifestar: “as possibilidades estão dentro das próprias crianças”, afirma a autora.
Considerando as ideias destacadas, analise as asserções a seguir.
A promoção de diferentes momentos de experimentação nas variadas linguagens artísticas amplia o repertório estético das crianças e favorece o desenvolvimento da autonomia e da reflexão nas suas criações.
PORQUE
Diferentes experiências artísticas, culturais e científicas contribuem para que as crianças se expressem por várias linguagens, exercitem sua autoria, desenvolvam o senso estético e crítico, o conhecimento de si mesmas, dos outros e da realidade que as cerca.
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições falsas.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais buscam identificar os diversos argumentos sobre a importância do conhecimento artístico. A abordagem dramática na educação admite a importância do teatro infantil e considera-o como base da educação criativa.
O teatro na escola, de acordo com os PCNS, tem o intuito de que o aluno desenvolva um maior domínio do corpo, tornando-o expressivo, um melhor desempenho na verbalização, uma melhor capacidade para responder às situações emergentes e uma maior capacidade de organização de domínio de tempo. (ARCOVERDE, 2008, p. 602).
Disponível em: <http://www.artigos.com/artigos-academicos/19013-arte-cenica-na-educacao-infantil>. Acesso em: 02 de abril (adaptado)
Considerando um teatro espontâneo como jogo simbólico e a sua importância tanto cognitiva como afetiva, avalie as afirmações a seguir.
I. O jogo simbólico, cognitivamente permite à criança assimilar e tentar compreender a complexidade do mundo físico e social que a rodeia.
II. Para a afetividade, o jogo simbólico é o meio mais saudável de compensação dos desejos e frustações da criança.
III. Na idade pré-escolar, a relação da criança com o ambiente inclui, não apenas os objetos com quais pode operar, pois os jogos simbólicos permitem que ela faça adaptações com os quais os adultos lidam.
IV. O jogo simbólico é próprio da inteligência pré-operacional e permite o exercício de uma forma particular de pensamento que é a imaginação.
É correto apenas o que se afirma em:
I, III e IV.
I, II e III.
I, II, III e IV.
II e III.
III e IV.
Certa manhã, uma professora chega a escola, na sala de aula do segundo ano recebe seus alunos e pede que organizem as carteiras em roda, pois vão começar a aula debatendo um tema muito interessante seguido de uma atividade prática por meio do desenho. Após o debate do tema proposto, a professora verifica se tem folhas com reproduções e lápis de cor suficientes para todos os alunos. Ela pergunta se, entre os alunos, há alguém que gosta de desenhar. Alguns alunos respondem que gostam, mas a maioria respondem que não sabem desenhar. A partir daí, a professora convida os alunos para buscarem folha e lápis de cor que estão em sua mesa, orienta que ao terminarem a atividade de expressão, que pendurem o seu desenho no varal da sala. No final da aula, a professora chama um de seus alunos e pede que ele busque o seu desenho. O aluno vai até o varal de atividades, olha, procura, observa, questiona-se, e volta sem o desenho. A professora muito espantada, certa de que sua atividade tinha sido muito bem elaborada, pergunta ao aluno sobre o seu desenho. O aluno, por sua vez, responde a professora que não conseguiu encontrar o seu desenho e que ficou em dúvida sobre qual realmente lhe pertencia.
Pela descrição da aula da professora, infere-se que a sua prática contradiz a proposta de ensino aprendizagem de Arte apresentada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
“A BNCC vai além, e sugere caminhos para ampliar o acesso dos alunos a experiências estéticas nas aulas de Artes, colocando todas as crianças e jovens como protagonistas, que podem expressar seus sentimentos e sua criatividade por meio do processo artístico.” (Disponível em: https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/132/o-que-a-base-propoe-para-o-ensino-de-arte-conheca-as-unidades-tematicas)
Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. A professora apresenta os conteúdos e as atividades, relacionando-os ao processo criativo e sensível dos alunos.
II. A prática da professora considera que o aluno é capaz de debater sobre determinado tema, paticipar e se envolver nas discussões e que a sala de aula é espaço de construção compartilhada de conhecimentos.
III. A atividade proposta revela certo distanciamento do ideal para ensinar artes visuais, pois não possibilita aos alunos momentos de criação e de expressão para o desenvolvimento de suas competências.
IV. As atividades propostas pela professora faz parte da rotina das escolas brasileiras, salvo aquelas escolas que consideram os alunos como protagonistas que podem expressar seus sentimentos e sua criatividade por meio do processo artístico.
É correto apenas o que se afirma em:
I, III e V, apenas.
I, II, III e V, apenas.
III e V, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV, apenas.
“A precepção que o sujeito tem do mundo não é neutra ou passiva, mas a relação do sujeito com sua cultura. Essa relação se constrói nos conteúdos significados na cultura. É a cultura, criação coletiva, que dá sentido às imagens que o sujeito vê ou cria.” (PEREIRA, 2014. P. 19).
Considerando o que Katia Helena Pereira refere e sobre a linguagem do desenho, é correto afirmar que:
I- O professor de arte precisa, sobretudo, se preocupar com a expressão criadora que é emocional e não mental.
II- O ensino de arte na escola precisa ter compromisso com a cultura e com a história.
III- Ao apreciar obras de arte, observar algum objeto ou mesmo ver situações cotidianas, estamos produzindo conhecimento sobre aquilo que é visto.
IV- O professor pode utilizar diferentes imagens na sala de aula como forma de provocar a reflexão e o diálogo com diferentes culturas.
Estão corretas as afirmativas contidas em:
II e III apenas.
I, III, e IV apenas.
III e IV apenas.
II, III e IV apenas.
I, II e IV apenas.
Tendo em conta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental, sobre a linguagem da Dança, analise as assertivas a seguir.
I A Dança ocupa um lugar privilegiado nas datas comemorativas do calendário escolar, o que tenciona maior atenção por parte do professor ao elaborar o plano de aula.
II A Dança permite a articulação entre diferentes linguagens e processos cognitivos, assim, para desenvolver esta linguagem na escola, é fundamental que o professor seja formado em dança.
III Ao integrar as dimensões do pensamento e do sentimento do corpo, a dança articula os processos cognitivos e as experiências sensíveis envolvidos no movimento dançado.
IV Enquanto processo e produção artística, corporeidade e produção estética, a dança permite aos alunos maior reconhecimento de si e do mundo bem como reconhecimento de si mesmo, no mundo.
Está correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
IV, apenas.
III e IV, apenas.
No artigo É preciso mudar o olhar e o tempo sobre a Arte na Educação Infantil (NOVA ESCOLA, 2018), Ana Angélica Albano destaca a importância do olhar do professor para o tempo da criança e os caminhos que o professor pode abrir para que as possibilidades internas das crianças possam se manifestar: “as possibilidades estão dentro das próprias crianças”, afirma a autora.
Considerando as ideias destacadas, analise as asserções a seguir.
A promoção de diferentes momentos de experimentação nas variadas linguagens artísticas amplia o repertório estético das crianças e favorece o desenvolvimento da autonomia e da reflexão nas suas criações.
PORQUE
Diferentes experiências artísticas, culturais e científicas contribuem para que as crianças se expressem por várias linguagens, exercitem sua autoria, desenvolvam o senso estético e crítico, o conhecimento de si mesmas, dos outros e da realidade que as cerca.
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições falsas.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais buscam identificar os diversos argumentos sobre a importância do conhecimento artístico. A abordagem dramática na educação admite a importância do teatro infantil e considera-o como base da educação criativa.
O teatro na escola, de acordo com os PCNS, tem o intuito de que o aluno desenvolva um maior domínio do corpo, tornando-o expressivo, um melhor desempenho na verbalização, uma melhor capacidade para responder às situações emergentes e uma maior capacidade de organização de domínio de tempo. (ARCOVERDE, 2008, p. 602).
Disponível em: <http://www.artigos.com/artigos-academicos/19013-arte-cenica-na-educacao-infantil>. Acesso em: 02 de abril (adaptado)
Considerando um teatro espontâneo como jogo simbólico e a sua importância tanto cognitiva como afetiva, avalie as afirmações a seguir.
I. O jogo simbólico, cognitivamente permite à criança assimilar e tentar compreender a complexidade do mundo físico e social que a rodeia.
II. Para a afetividade, o jogo simbólico é o meio mais saudável de compensação dos desejos e frustações da criança.
III. Na idade pré-escolar, a relação da criança com o ambiente inclui, não apenas os objetos com quais pode operar, pois os jogos simbólicos permitem que ela faça adaptações com os quais os adultos lidam.
IV. O jogo simbólico é próprio da inteligência pré-operacional e permite o exercício de uma forma particular de pensamento que é a imaginação.
É correto apenas o que se afirma em:
I, III e IV.
I, II e III.
I, II, III e IV.
II e III.
III e IV.
Certa manhã, uma professora chega a escola, na sala de aula do segundo ano recebe seus alunos e pede que organizem as carteiras em roda, pois vão começar a aula debatendo um tema muito interessante seguido de uma atividade prática por meio do desenho. Após o debate do tema proposto, a professora verifica se tem folhas com reproduções e lápis de cor suficientes para todos os alunos. Ela pergunta se, entre os alunos, há alguém que gosta de desenhar. Alguns alunos respondem que gostam, mas a maioria respondem que não sabem desenhar. A partir daí, a professora convida os alunos para buscarem folha e lápis de cor que estão em sua mesa, orienta que ao terminarem a atividade de expressão, que pendurem o seu desenho no varal da sala. No final da aula, a professora chama um de seus alunos e pede que ele busque o seu desenho. O aluno vai até o varal de atividades, olha, procura, observa, questiona-se, e volta sem o desenho. A professora muito espantada, certa de que sua atividade tinha sido muito bem elaborada, pergunta ao aluno sobre o seu desenho. O aluno, por sua vez, responde a professora que não conseguiu encontrar o seu desenho e que ficou em dúvida sobre qual realmente lhe pertencia.
Pela descrição da aula da professora, infere-se que a sua prática contradiz a proposta de ensino aprendizagem de Arte apresentada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
“A BNCC vai além, e sugere caminhos para ampliar o acesso dos alunos a experiências estéticas nas aulas de Artes, colocando todas as crianças e jovens como protagonistas, que podem expressar seus sentimentos e sua criatividade por meio do processo artístico.” (Disponível em: https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/132/o-que-a-base-propoe-para-o-ensino-de-arte-conheca-as-unidades-tematicas)
Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. A professora apresenta os conteúdos e as atividades, relacionando-os ao processo criativo e sensível dos alunos.
II. A prática da professora considera que o aluno é capaz de debater sobre determinado tema, paticipar e se envolver nas discussões e que a sala de aula é espaço de construção compartilhada de conhecimentos.
III. A atividade proposta revela certo distanciamento do ideal para ensinar artes visuais, pois não possibilita aos alunos momentos de criação e de expressão para o desenvolvimento de suas competências.
IV. As atividades propostas pela professora faz parte da rotina das escolas brasileiras, salvo aquelas escolas que consideram os alunos como protagonistas que podem expressar seus sentimentos e sua criatividade por meio do processo artístico.
É correto apenas o que se afirma em:
II e III apenas.
I, III, e IV apenas.
III e IV apenas.
II, III e IV apenas.
I, II e IV apenas.
Tendo em conta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental, sobre a linguagem da Dança, analise as assertivas a seguir.
I A Dança ocupa um lugar privilegiado nas datas comemorativas do calendário escolar, o que tenciona maior atenção por parte do professor ao elaborar o plano de aula.
II A Dança permite a articulação entre diferentes linguagens e processos cognitivos, assim, para desenvolver esta linguagem na escola, é fundamental que o professor seja formado em dança.
III Ao integrar as dimensões do pensamento e do sentimento do corpo, a dança articula os processos cognitivos e as experiências sensíveis envolvidos no movimento dançado.
IV Enquanto processo e produção artística, corporeidade e produção estética, a dança permite aos alunos maior reconhecimento de si e do mundo bem como reconhecimento de si mesmo, no mundo.
Está correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
IV, apenas.
III e IV, apenas.
No artigo É preciso mudar o olhar e o tempo sobre a Arte na Educação Infantil (NOVA ESCOLA, 2018), Ana Angélica Albano destaca a importância do olhar do professor para o tempo da criança e os caminhos que o professor pode abrir para que as possibilidades internas das crianças possam se manifestar: “as possibilidades estão dentro das próprias crianças”, afirma a autora.
Considerando as ideias destacadas, analise as asserções a seguir.
A promoção de diferentes momentos de experimentação nas variadas linguagens artísticas amplia o repertório estético das crianças e favorece o desenvolvimento da autonomia e da reflexão nas suas criações.
PORQUE
Diferentes experiências artísticas, culturais e científicas contribuem para que as crianças se expressem por várias linguagens, exercitem sua autoria, desenvolvam o senso estético e crítico, o conhecimento de si mesmas, dos outros e da realidade que as cerca.
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições falsas.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais buscam identificar os diversos argumentos sobre a importância do conhecimento artístico. A abordagem dramática na educação admite a importância do teatro infantil e considera-o como base da educação criativa.
O teatro na escola, de acordo com os PCNS, tem o intuito de que o aluno desenvolva um maior domínio do corpo, tornando-o expressivo, um melhor desempenho na verbalização, uma melhor capacidade para responder às situações emergentes e uma maior capacidade de organização de domínio de tempo. (ARCOVERDE, 2008, p. 602).
Disponível em: <http://www.artigos.com/artigos-academicos/19013-arte-cenica-na-educacao-infantil>. Acesso em: 02 de abril (adaptado)
Considerando um teatro espontâneo como jogo simbólico e a sua importância tanto cognitiva como afetiva, avalie as afirmações a seguir.
I. O jogo simbólico, cognitivamente permite à criança assimilar e tentar compreender a complexidade do mundo físico e social que a rodeia.
II. Para a afetividade, o jogo simbólico é o meio mais saudável de compensação dos desejos e frustações da criança.
III. Na idade pré-escolar, a relação da criança com o ambiente inclui, não apenas os objetos com quais pode operar, pois os jogos simbólicos permitem que ela faça adaptações com os quais os adultos lidam.
IV. O jogo simbólico é próprio da inteligência pré-operacional e permite o exercício de uma forma particular de pensamento que é a imaginação.
É correto apenas o que se afirma em:
I, III e IV.
I, II e III.
I, II, III e IV.
II e III.
III e IV.
Certa manhã, uma professora chega a escola, na sala de aula do segundo ano recebe seus alunos e pede que organizem as carteiras em roda, pois vão começar a aula debatendo um tema muito interessante seguido de uma atividade prática por meio do desenho. Após o debate do tema proposto, a professora verifica se tem folhas com reproduções e lápis de cor suficientes para todos os alunos. Ela pergunta se, entre os alunos, há alguém que gosta de desenhar. Alguns alunos respondem que gostam, mas a maioria respondem que não sabem desenhar. A partir daí, a professora convida os alunos para buscarem folha e lápis de cor que estão em sua mesa, orienta que ao terminarem a atividade de expressão, que pendurem o seu desenho no varal da sala. No final da aula, a professora chama um de seus alunos e pede que ele busque o seu desenho. O aluno vai até o varal de atividades, olha, procura, observa, questiona-se, e volta sem o desenho. A professora muito espantada, certa de que sua atividade tinha sido muito bem elaborada, pergunta ao aluno sobre o seu desenho. O aluno, por sua vez, responde a professora que não conseguiu encontrar o seu desenho e que ficou em dúvida sobre qual realmente lhe pertencia.
Pela descrição da aula da professora, infere-se que a sua prática contradiz a proposta de ensino aprendizagem de Arte apresentada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
“A BNCC vai além, e sugere caminhos para ampliar o acesso dos alunos a experiências estéticas nas aulas de Artes, colocando todas as crianças e jovens como protagonistas, que podem expressar seus sentimentos e sua criatividade por meio do processo artístico.” (Disponível em: https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/132/o-que-a-base-propoe-para-o-ensino-de-arte-conheca-as-unidades-tematicas)
Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. A professora apresenta os conteúdos e as atividades, relacionando-os ao processo criativo e sensível dos alunos.
II. A prática da professora considera que o aluno é capaz de debater sobre determinado tema, paticipar e se envolver nas discussões e que a sala de aula é espaço de construção compartilhada de conhecimentos.
III. A atividade proposta revela certo distanciamento do ideal para ensinar artes visuais, pois não possibilita aos alunos momentos de criação e de expressão para o desenvolvimento de suas competências.
IV. As atividades propostas pela professora faz parte da rotina das escolas brasileiras, salvo aquelas escolas que consideram os alunos como protagonistas que podem expressar seus sentimentos e sua criatividade por meio do processo artístico.
É correto apenas o que se afirma em:
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
IV, apenas.
III e IV, apenas.
No artigo É preciso mudar o olhar e o tempo sobre a Arte na Educação Infantil (NOVA ESCOLA, 2018), Ana Angélica Albano destaca a importância do olhar do professor para o tempo da criança e os caminhos que o professor pode abrir para que as possibilidades internas das crianças possam se manifestar: “as possibilidades estão dentro das próprias crianças”, afirma a autora.
Considerando as ideias destacadas, analise as asserções a seguir.
A promoção de diferentes momentos de experimentação nas variadas linguagens artísticas amplia o repertório estético das crianças e favorece o desenvolvimento da autonomia e da reflexão nas suas criações.
PORQUE
Diferentes experiências artísticas, culturais e científicas contribuem para que as crianças se expressem por várias linguagens, exercitem sua autoria, desenvolvam o senso estético e crítico, o conhecimento de si mesmas, dos outros e da realidade que as cerca.
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições falsas.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais buscam identificar os diversos argumentos sobre a importância do conhecimento artístico. A abordagem dramática na educação admite a importância do teatro infantil e considera-o como base da educação criativa.
O teatro na escola, de acordo com os PCNS, tem o intuito de que o aluno desenvolva um maior domínio do corpo, tornando-o expressivo, um melhor desempenho na verbalização, uma melhor capacidade para responder às situações emergentes e uma maior capacidade de organização de domínio de tempo. (ARCOVERDE, 2008, p. 602).
Disponível em: <http://www.artigos.com/artigos-academicos/19013-arte-cenica-na-educacao-infantil>. Acesso em: 02 de abril (adaptado)
Considerando um teatro espontâneo como jogo simbólico e a sua importância tanto cognitiva como afetiva, avalie as afirmações a seguir.
I. O jogo simbólico, cognitivamente permite à criança assimilar e tentar compreender a complexidade do mundo físico e social que a rodeia.
II. Para a afetividade, o jogo simbólico é o meio mais saudável de compensação dos desejos e frustações da criança.
III. Na idade pré-escolar, a relação da criança com o ambiente inclui, não apenas os objetos com quais pode operar, pois os jogos simbólicos permitem que ela faça adaptações com os quais os adultos lidam.
IV. O jogo simbólico é próprio da inteligência pré-operacional e permite o exercício de uma forma particular de pensamento que é a imaginação.
É correto apenas o que se afirma em:
I, III e IV.
I, II e III.
I, II, III e IV.
II e III.
III e IV.
Certa manhã, uma professora chega a escola, na sala de aula do segundo ano recebe seus alunos e pede que organizem as carteiras em roda, pois vão começar a aula debatendo um tema muito interessante seguido de uma atividade prática por meio do desenho. Após o debate do tema proposto, a professora verifica se tem folhas com reproduções e lápis de cor suficientes para todos os alunos. Ela pergunta se, entre os alunos, há alguém que gosta de desenhar. Alguns alunos respondem que gostam, mas a maioria respondem que não sabem desenhar. A partir daí, a professora convida os alunos para buscarem folha e lápis de cor que estão em sua mesa, orienta que ao terminarem a atividade de expressão, que pendurem o seu desenho no varal da sala. No final da aula, a professora chama um de seus alunos e pede que ele busque o seu desenho. O aluno vai até o varal de atividades, olha, procura, observa, questiona-se, e volta sem o desenho. A professora muito espantada, certa de que sua atividade tinha sido muito bem elaborada, pergunta ao aluno sobre o seu desenho. O aluno, por sua vez, responde a professora que não conseguiu encontrar o seu desenho e que ficou em dúvida sobre qual realmente lhe pertencia.
Pela descrição da aula da professora, infere-se que a sua prática contradiz a proposta de ensino aprendizagem de Arte apresentada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
“A BNCC vai além, e sugere caminhos para ampliar o acesso dos alunos a experiências estéticas nas aulas de Artes, colocando todas as crianças e jovens como protagonistas, que podem expressar seus sentimentos e sua criatividade por meio do processo artístico.” (Disponível em: https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/132/o-que-a-base-propoe-para-o-ensino-de-arte-conheca-as-unidades-tematicas)
Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. A professora apresenta os conteúdos e as atividades, relacionando-os ao processo criativo e sensível dos alunos.
II. A prática da professora considera que o aluno é capaz de debater sobre determinado tema, paticipar e se envolver nas discussões e que a sala de aula é espaço de construção compartilhada de conhecimentos.
III. A atividade proposta revela certo distanciamento do ideal para ensinar artes visuais, pois não possibilita aos alunos momentos de criação e de expressão para o desenvolvimento de suas competências.
IV. As atividades propostas pela professora faz parte da rotina das escolas brasileiras, salvo aquelas escolas que consideram os alunos como protagonistas que podem expressar seus sentimentos e sua criatividade por meio do processo artístico.
É correto apenas o que se afirma em:
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições falsas.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais buscam identificar os diversos argumentos sobre a importância do conhecimento artístico. A abordagem dramática na educação admite a importância do teatro infantil e considera-o como base da educação criativa.
O teatro na escola, de acordo com os PCNS, tem o intuito de que o aluno desenvolva um maior domínio do corpo, tornando-o expressivo, um melhor desempenho na verbalização, uma melhor capacidade para responder às situações emergentes e uma maior capacidade de organização de domínio de tempo. (ARCOVERDE, 2008, p. 602).
Disponível em: <http://www.artigos.com/artigos-academicos/19013-arte-cenica-na-educacao-infantil>. Acesso em: 02 de abril (adaptado)
Considerando um teatro espontâneo como jogo simbólico e a sua importância tanto cognitiva como afetiva, avalie as afirmações a seguir.
I. O jogo simbólico, cognitivamente permite à criança assimilar e tentar compreender a complexidade do mundo físico e social que a rodeia.
II. Para a afetividade, o jogo simbólico é o meio mais saudável de compensação dos desejos e frustações da criança.
III. Na idade pré-escolar, a relação da criança com o ambiente inclui, não apenas os objetos com quais pode operar, pois os jogos simbólicos permitem que ela faça adaptações com os quais os adultos lidam.
IV. O jogo simbólico é próprio da inteligência pré-operacional e permite o exercício de uma forma particular de pensamento que é a imaginação.
É correto apenas o que se afirma em:
I, III e IV.
I, II e III.
I, II, III e IV.
II e III.
III e IV.
Certa manhã, uma professora chega a escola, na sala de aula do segundo ano recebe seus alunos e pede que organizem as carteiras em roda, pois vão começar a aula debatendo um tema muito interessante seguido de uma atividade prática por meio do desenho. Após o debate do tema proposto, a professora verifica se tem folhas com reproduções e lápis de cor suficientes para todos os alunos. Ela pergunta se, entre os alunos, há alguém que gosta de desenhar. Alguns alunos respondem que gostam, mas a maioria respondem que não sabem desenhar. A partir daí, a professora convida os alunos para buscarem folha e lápis de cor que estão em sua mesa, orienta que ao terminarem a atividade de expressão, que pendurem o seu desenho no varal da sala. No final da aula, a professora chama um de seus alunos e pede que ele busque o seu desenho. O aluno vai até o varal de atividades, olha, procura, observa, questiona-se, e volta sem o desenho. A professora muito espantada, certa de que sua atividade tinha sido muito bem elaborada, pergunta ao aluno sobre o seu desenho. O aluno, por sua vez, responde a professora que não conseguiu encontrar o seu desenho e que ficou em dúvida sobre qual realmente lhe pertencia.
Pela descrição da aula da professora, infere-se que a sua prática contradiz a proposta de ensino aprendizagem de Arte apresentada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
“A BNCC vai além, e sugere caminhos para ampliar o acesso dos alunos a experiências estéticas nas aulas de Artes, colocando todas as crianças e jovens como protagonistas, que podem expressar seus sentimentos e sua criatividade por meio do processo artístico.” (Disponível em: https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/132/o-que-a-base-propoe-para-o-ensino-de-arte-conheca-as-unidades-tematicas)
Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. A professora apresenta os conteúdos e as atividades, relacionando-os ao processo criativo e sensível dos alunos.
II. A prática da professora considera que o aluno é capaz de debater sobre determinado tema, paticipar e se envolver nas discussões e que a sala de aula é espaço de construção compartilhada de conhecimentos.
III. A atividade proposta revela certo distanciamento do ideal para ensinar artes visuais, pois não possibilita aos alunos momentos de criação e de expressão para o desenvolvimento de suas competências.
IV. As atividades propostas pela professora faz parte da rotina das escolas brasileiras, salvo aquelas escolas que consideram os alunos como protagonistas que podem expressar seus sentimentos e sua criatividade por meio do processo artístico.
É correto apenas o que se afirma em:
I, III e IV.
I, II e III.
I, II, III e IV.
II e III.
III e IV.